Daniele (Minuto Saudável)
24/01/2019 08:00

Água de coco (de caixinha, natural): benefícios, calorias, engorda?

Publicidade

Um dos símbolos que remetem ao clima tropical é o coqueiro. Dele vem uma das frutas mais populares do país: o coco!

A origem da fruta é bastante discutida até hoje, mas a resposta mais aceita pelos pesquisadores é que ela veio do continente asiático, sendo trazida ao Brasil por volta de 1553 pelos portugueses.

A água de coco pode ser utilizada na culinária em diversos pratos e, também, como componente de produtos voltados à beleza.

O líquido da fruta contém muitas qualidades que auxiliam na alimentação, com suas propriedades nutricionais e também terapêuticas.

Vamos conhecer todos os benefícios e tirar as dúvidas sobre a água de coco?

Índice — neste artigo você encontrará as seguintes informações:

  1. O que é a água de coco?
  2. Propriedades
  3. Benefícios
  4. Água de coco para a pele
  5. Água de coco para o cabelo
  6. Água de coco engorda?
  7. Água de coco na gravidez
  8. Tipos e qual escolher
  9. Malefícios
  10. Receitas com água de coco
  11. Perguntas frequentes

O que é a água de coco?

A água de coco é um líquido rico em nutrientes e bastante refrescante, considerado um isotônico natural.

Com capacidades hidratantes e diuréticas, a bebida pode ser aliada à alimentação equilibrada e fornecer diversos benefícios à saúde, como o bom funcionamento intestinal e reposição de sais minerais, além de ser uma bebida natural.

Na natureza, ela é uma reserva de nutrientes que auxilia a germinação da planta (coqueiro).

Os nutrientes são obtidos pelo solo e água da chuva, e percorrem todo o caule do coqueiro até chegarem ao fruto, fazendo com que o líquido que se forma dentro da casca seja enriquecido nutricionalmente.

Aos poucos, a polpa vai se tornando mais grossa, a água diminui e a casca começa a ficar mais dura e com cor marrom, o que a torna bastante utilizada na produção e confecção de artesanatos.

Por isso, a melhor época para aproveitar os benefícios da bebida é quando o coco ainda está verde.

Propriedades

Vitaminas, minerais e aminoácidos estão presentes na composição da água de coco, além deles outros nutrientes também fazem parte do líquido, confira:

Carboidratos

A principal função dos carboidratos é atuar como um combustível para o cérebro, garantindo a energia que os tecidos nervosos necessitam para funcionar. Apesar de necessário ao organismo, o consumo excessivo pode interferir no peso e gerar aumento de gordura.

A água de coco contém cerca de 6,6mg de carboidratos em 200ml da bebida, o que oferece uma quantidade pequena de carboidratos.

Proteínas

A concentração de proteína na água de coco é de 1,65g em 200ml da bebida.

O nutriente é responsável pela produção de hormônios, músculos, pele e cabelo, sendo fundamental para o correto funcionamento do corpo.

Aliada a uma dieta equilibrada e diversa, a água de coco auxilia a complementar a ingestão ideal de proteínas diariamente.

Fibra alimentar

As fibras alimentares ajudam a melhorar as funções no intestino, evitam doenças cardiovasculares, auxiliam a regular os níveis de insulina do corpo e a diminuir o colesterol ruim do sangue.

Além de auxiliar na hidratação do organismo, a água de coco confere cerca de 1,65g de fibra alimentar ao organismo.

Leia mais: Por que devemos comer fibras e qual a quantidade diária ideal

Sódio

O sódio é conhecido por ser, muitas vezes, vilão nas dietas, mas ele desempenha funções importantes no nosso organismo. Por exemplo, participa das contrações musculares e do ritmo cardíaco.

A água de coco contém 252mg do nutriente, o que é considerado um baixo teor, pois a recomendação máxima de ingestão deve ser de 2000mg diariamente.

Potássio

O potássio é um importante mineral que ajuda a manter o funcionamento dos rins, que filtram o sangue e mantêm o correto funcionamento de diversas estruturas do corpo.

Além disso, o nutriente também auxilia a manter o coração saudável, pois, em níveis adequados, possui função vasodilatadora (alargamento das veias, que gera melhor fluxo do sangue e redução da pressão sanguínea).

A água de coco concentra cerca de 600mg de potássio em sua composição, que possibilita rins e coração mais saudáveis.

Calorias

Tomar água de coco, além de ser bom para a saúde, não fornece muitas calorias à dieta. Em sua composição, são aproximadamente 33kcal para um copo com 200mL.

A função das calorias no organismo é de realizar a manutenção de funções básicas, como respirar e pensar, mas é preciso consumir sem exagerar para que o acúmulo delas não resulte em aumento de peso.

Benefícios

A água de coco, além de refrescante, possui muitos benefícios para a nossa saúde, por exemplo:

Imunidade

Devido a presença da vitamina C em sua composição, a água de coco é capaz de fortalecer o sistema imunológico. Isso ocorre devido a produção de glóbulos brancos que combatem agentes infecciosos e reduzem os riscos de doenças.

Ajuda no processo de digestão

A água de coco contém fibras alimentares que auxiliam o nosso sistema digestivo a fazer seu trabalho de forma correta e regular. Além disso, a saúde do intestino auxilia na correta absorção dos alimentos, garantindo uma boa nutrição ao organismo.

Reduz a retenção de líquidos

A desidratação é um fator que acarreta na retenção de líquidos. Por isso, uma boa maneira de reduzir e evitar os inchaços é investir na hidratação do organismo.

A água de coco é uma ótima aliada, ajudando no trabalho dos rins, tornando a bebida uma maneira saborosa de manter todo o sistema do organismo equilibrado.

Água de coco para a pele

Além dos benefícios ao se ingerir a água de coco, o líquido também possui a vantagem de dar um up quando passado diretamente na pele:

Hidratante natural

A água de coco contém as vitaminas A, B e E que cuidam da hidratação dos tecidos do corpo. Quando aplicada no rosto, o produto natural auxilia a repor líquidos e nutrientes, deixando a pele mais saudável e fortalecida.

Uma forma fácil de utilizar é embebedar um pedaço de algodão na água, aplicar na pele seca e limpa antes de dormir, e lavar o rosto normalmente pela manhã.

Aliada contra a acne

Além de hidratar, a água de coco serve como uma espécie de remédio natural para ajudar no combate das temidas espinhas.

Isso acontece porque o líquido reduz a produção de sebo e limpa os poros, evitando o nascimento de cravos e espinhas.

Quando a bebida é passada sobre a acne, pode auxiliar na cicatrização sem deixar a pele gordurosa.

Pele jovem

Devido à presença da vitamina E, a água de coco é um remédio natural para a pele contra o envelhecimento, pois reduz as ações de oxidação das células, auxiliando na regeneração e prevenindo o aparecimento de marcas e rugas.

O uso contínuo do produto natural pode auxiliar, inclusive, na melhora de cicatrizes recentes. Apesar de não ter muitos efeitos naquelas mais antigas ou maiores, a água de coco pode nutrir a pele para que as marcas fiquem menos evidentes.

Água de coco no cabelo

Percebendo as vantagens que a água de coco traz para a pele e a saúde, algumas indústrias de cosméticos passaram a utilizar a bebida em suas composições para o cabelo. Cremes, shampoos e sprays, vendidos em farmácias e lojas especializadas, contam com os nutrientes do produto.

Leia mais: O que é Cronograma Capilar, oficial, adaptado, como fazer, produtos

Mas você pode também utilizar a água de coco de forma caseira, obtendo os benefícios com tratamentos simples:

Tratando o ressecamento

Quando o cabelo passa por tratamentos químicos (como tingimento ou progressiva), que fazem sua estrutura quebrar ou ficar com a aparência ressecada, é necessário realizar uma hidratação para que ele fique saudável de novo.

A água de coco pode ser ótima para situações como essa, ajudando principalmente no ressecamento dos fios.

A dica é pegar a água (pelo menos 100ml) e a polpa do coco (cerca de 2 colheres), bater as duas no liquidificador e peneirar. Essa mistura deve ser passada nos fios úmidos e ficar agindo por 15 minutos. Depois, basta enxaguar normalmente.

Potencializando a nutrição

Combinar a água de coco com o óleo da fruta potencializa a nutrição dos cabelos, pois repõe os nutrientes que faltam ao fio.

Uma forma de utilizar é bater 2 colheres da polpa do coco, 150ml da água da fruta e uma colher de chá do óleo de coco (aqueles comprados em mercados e farmácias).

Basta passar nas madeixas e deixar agir por 15 minutos. Após essa pausa, enxaguar e finalizar como preferir, com algum creme para pentear ou leave-in (creme sem enxágue).

Finalizador

Para cabelos que possuem o fio cacheado ou crespo, a água de coco é uma opção natural para destacar as ondas do cabelo. Devido ao açúcar presente na bebida, faz com que o fio fique mais volumoso e definido.

Para aplicar, basta usar um borrifador no cabelo da forma que desejar. Você ainda pode guardar a água de coco para usar nos outros dias, deixando-a dentro do recipiente bem fechado.

Para quem não possui o cabelo cacheado ou crespo, a dica também vale para dar brilho nas madeixas.

Água de coco engorda?

Não, desde que consumida moderadamente. Por exemplo, a ingestão de 1 copo diariamente não fornece um acréscimo muito grande de calorias ao organismo.

Além disso, pelos poucos carboidratos e pelas fibras presentes, a bebida é capaz de promover saciedade, o que evita ou reduz o consumo de outros produtos mais calóricos.

Água de coco na gravidez

Beber a água de coco durante a gravidez traz muitos benefícios para as futuras mamães, pois, junto com os demais hábitos saudáveis, ela pode:

  • Aliviar a azia e o enjoo;
  • Evitar um quadro de infecção urinária;
  • Auxiliar no crescimento e formação dos novos tecidos;
  • Regular a pressão arterial;
  • Equilibrar os líquidos do organismo;
  • Hidratar naturalmente;
  • Amenizar prisão de ventre;
  • Melhorar a função do intestino.

O ideal é incluir a bebida na rotina alimentar, que deve sempre ser acompanhada pelo médico e nutricionista.

Leia mais: O que comer na gestação?

Tipos e qual escolher

A água de coco pode ser consumida de duas maneiras: na fruta (chamada também de in natura) ou industrializada (vendida em caixinhas).

O ideal é optar pelo fruto natural. Mas se não for possível, opte pela caixinha, pois em comparação com outras bebidas, como refrigerantes e sucos processados, geralmente é uma opção mais saudável.

Conheça as diferenças na maneira de consumir que podem afetar o sabor e nutrientes da bebida:

Natural

Consumir frutas ao natural é sempre a melhor maneira, pois elas mantêm os nutrientes naturalmente presentes. Por isso, beber a água diretamente do coco é ótima para aproveitar melhor os benefícios da bebida.

Ela é facilmente encontrada em mercados, feiras, lanchonetes e, principalmente, praias. Cada coco contém, em média, 80kcal em 400ml, que é a quantidade aproximada de cada fruta.

Caixinha

Para a água de coco durar mais tempo, a indústria utiliza alguns processos que adicionam conservantes e estabilizantes.

Além disso, algumas marcas podem apresentar maiores quantidades de sódio ou açúcares, que são usados para destacar o sabor do produto.

Dependendo do processo de produção, a bebida também pode perder algumas vitaminas e minerais. Por isso, a atenção ao rótulo é fundamental.

Isso não quer dizer que seja necessariamente ruim beber a versão da caixinha, porque ainda assim possui seus benefícios, só que geralmente minimizados em comparação a forma in natura.

Malefícios

Tomar muita água de coco pode sim fazer mal à saúde, devido à alta concentração de potássio presente na bebida.

O potássio, ao ser ingerido em excesso, acaba trazendo complicações para a saúde, como:

  • Alteração da função renal;
  • Quebra de células vermelhas (hemólise);
  • Sensação de queimação;
  • Perda de consciência;
  • Tonturas;
  • Náuseas;
  • Alteração da glicemia.

Por isso, sobretudo pessoas com pressão alta, diabetes ou com deficiência renal devem evitar o consumo ou ingerir com moderação.

Além da alta concentração de potássio, a água de coco em excesso pode causar uma desidratação, pois sua capacidade diurética faz com que as idas ao banheiro sejam mais frequentes, gerando a perda de líquidos pelo organismo.

Receitas com água de coco

A água de coco pode ser adicionada em diferentes receitas, dando um toque no sabor:

Suco refrescante

Você vai precisar de:

  • 200g de abacaxi;
  • 20ml de água coco;
  • 2 ramos de hortelã;
  • 1/2 limão raspado.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, acrescente pedras de gelo e sirva em seguida.

Cocada de colher

Você vai precisar de:

  • 1 coco seco ralado (3 colheres);
  • 2 copos de açúcar;
  • 1/2 copo da água do coco;
  • 4 gemas peneiradas.

Pegue o coco ralado, as gemas, a água de coco, o açúcar e misture tudo e leve ao fogo mexendo até formar uma calda grossa. Enquanto estiver cozinhando não pare de mexer, pois a mistura pode grudar e queimar na panela.

Após engrossar, desligue o fogo, deixe esfriar e se preferir, acrescente mais um pouco de coco ralado por cima e se sirva.

Picolé de fruta

Você vai precisar de:

  • 2 fatias de abacaxi;
  • 200ml de água de coco;
  • Folhinhas de hortelã;
  • Açúcar a gosto (opcional).

Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador, depois coloque o líquido em forminhas de picolé e leve ao congelador.

Perguntas frequentes

Mesmo com muitas informações e pesquisas, as perguntas sobre a água de coco ainda existem. Confira as dúvidas mais comuns:

Água de coco emagrece?

Depende. A água de coco é um auxílio secundário na perda de peso. Ou seja, sozinha, a bebida não é responsável pela diminuição dos quilinhos extra, mas pode ser uma boa aliada na alimentação saudável.

Pode-se consumir a bebida em sucos detox com frutas, o que dá uma força ao organismo pelo valor nutricional e as poucas calorias.

Por ser um diurético natural, a água de coco faz com que as toxinas do organismo sejam eliminadas com maior facilidade, reduzindo a retenção de líquidos e o inchaço.

Além disso, como auxilia na digestão e é fonte de nutrientes, a bebida pode complementar a dieta, dando mais saciedade.

Água de coco prende ou solta o intestino?

Em geral, solta. A água de coco ajuda no alívio do intestino, fazendo com que o ele volte a funcionar normalmente. As fibras e o açúcar presentes na bebida auxiliam na motilidade do intestino, amenizando sintomas de prisão de ventre.

Água de coco ajuda em casos de diarreia?

Sim! A água de coco ajuda em casos de diarreia por auxiliar na reposição dos líquidos importantes perdidos nas fezes, auxiliando o organismo a manter o equilíbrio de nutrientes e hidratação até se recuperar.

Água de coco quente tem benefícios?

Não. Ingerir água de coco quente ou fria vai fazer os mesmos efeitos conhecidos do fruto. Boatos diziam que a água de coco quente poderia curar o câncer, mas segundo pesquisas é falsa essa informação.

Tomar água de coco todo dia faz mal?

Depende da quantidade ingerida. O recomendado é tomar no máximo 3 copos de água de coco por dia. Devido ao seu poder diurético, exagerar na bebida pode prejudicar o organismo.

Para pessoas hipertensas, que possuem doenças renais ou com diabetes, o consumo deve ser moderado.

Pode dar água de coco para o bebê?

Depende. Para bebês antes dos seis meses não é recomendado, pois o leite materno possui tudo o que o recém-nascido necessita. Mas passando os seis meses, quando o bebê começa a ingerir outros alimentos, é possível dar água de coco, desde que de maneira equilibrada e sempre com conhecimento do pediatra.

Pode dar água de coco para o cachorro?

Sim! Em dias mais quentes é ótimo dar água de coco para hidratar os cães, pois é uma bebida natural, vitaminada e refrescante. Mas, assim como para as pessoas, é preciso não abusar.


Difícil encontrar alguém que não goste de água de coco, não é?

Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares para que eles saibam dos benefícios que essa deliciosa fruta pode nos proporcionar!

24/01/2019 09:25

Daniele (Minuto Saudável)

Redatora, é jornalista e especialista em Mídias Digitais, ambos pela Universidade Positivo. Produz matérias sobre saúde e bem-estar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*