O que são cravos?

Cravos, também conhecidos por comedão, são acúmulos de sebo em poros entupidos pela produção de óleo da pele e células mortas. Frequentes no rosto, costumam aparecer como pontinhos pretos, resultado da oxidação do sebo. São mais comuns em peles oleosas, mas quase todo mundo tem. Podem ser um sintoma inicial de acne.

Índice – neste artigo você encontrará as seguintes informações:

  1. O que são cravos?
  2. Como o cravo se forma?
  3. Tipos
  4. Cravos brancos e miliuns
  5. Causas
  6. Mitos
  7. Grupos de risco
  8. Como é feito o diagnóstico?
  9. Como tirar cravos do nariz e do rosto?
  10. Vídeo
  11. Receitas para tirar cravos
  12. Produtos anti-cravo
  13. Prognóstico
  14. Complicações
  15. Prevenção

Como o cravo se forma?

O rosto é cheio de poros, podendo ter até 300 mil deles. Dentro de cada um, existem folículos capilares, onde ficam as raízes dos pelos e as glândulas sebáceas.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Essas glândulas são responsáveis pela produção de sebo, um tipo de gordura que evita que a pele fique ressecada. Vários fatores podem fazer com que as glândulas sebáceas produzam sebo em excesso.

Quando isso acontece, o sebo preenche o folículo que pode ficar entupido. Mas isso não impede a glândula de continuar produzindo sebo, que fica preso lá dentro, criando o cravo.

Tipos

Nem sempre os cravos aparecem como pontinhos pretos. Existem dois tipos:

Cravos pretos

Os cravos pretos são mais conhecidos e mais óbvios. Eles aparecem quando o entupimento faz com que o sebo que está em contato com o oxigênio endureça, escurecendo e agindo como uma tampa para o folículo.

É o chamado cravo aberto, já que o poro não está fechado por pele, apenas por sebo. Esse tipo de cravo é fácil de se retirar.

Cravos brancos

Já o cravo branco, também chamado de cravo fechado, acontece quando o poro fica entupido pela própria produção de queratina da pele. Isso acontece porque alguns poros são mais estreitos do que outros. Quando o poro é fechado dessa forma, a glândula sebácea continua produzindo sebo, que não consegue sair do poro, criando o cravo branco.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

A diferença entre o cravo branco e o preto é que um se forma dentro da pele, e o outro fora. Isso dificulta a retirada do cravo, além de ele ser facilmente confundido com outra condição, o milium. Além disso, por ser aberto, o cravo preto raramente vira uma espinha.

Cravos brancos e miliuns

Cravos brancos são muito parecidos com miliuns, pequenos cistos de queratina que surgem na pele. Um milium pode aparecer em qualquer idade, mas são mais comuns em recém nascidos. Na maioria dos casos, eles desaparecem em poucas semanas por conta própria.

Diferente dos cravos brancos, miliuns não podem ser espremidos. Tentar fazer isso pode causar feridas na pele, deixar cicatrizes e causar infecções. Um dermatologista pode fazer a identificação apropriada.

Causas

Os cravos surgem quando um poro fica entupido e se preenche de sebo. Isso costuma acontecer com grande produção sebácea, e várias coisas podem causar essa produção. Exemplos:

Puberdade e gravidez

Durante a puberdade, diversos hormônios são produzidos no corpo, e o mesmo acontece durante uma gravidez. Esses hormônios aumentam a produção de oleosidade da pele, e por isso, essas são épocas da vida em que muita gente desenvolve cravos e acne.

Ressecamento da pele

A lavagem de rostos oleosos pode prevenir cravos, retirando o excesso de sebo, mas lavar demais acaba tendo o efeito contrário. Isso é chamado de efeito rebote.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Se você retira a oleosidade do rosto com muita frequência, ele pode ficar ressecado, e o corpo pode tentar compensar, criando mais sebo. Esse aumento de produção sebácea facilita o entupimento dos poros, criando mais cravos ao invés de evitá-los.

Poros dilatados

Poros dilatados produzem mais sebo, o que também facilita o entupimento deles e a criação de novos cravos.

Maquiagem e cosméticos

Maquiagem oleosa pode colaborar com o entupimento dos poros, o que traria mais cravos para o rosto. Se sua pele for oleosa e você usar produtos à base de óleo para hidratar a pele, os poros também ficarão entupidos.

Genética

A maior causa dos cravos é genética. O corpo de cada pessoa produz uma quantidade diferente de sebo e, quando ele é excessivo, os cravos surgem.

Mitos

Assim como a acne, os cravos são envoltos por mitos, muitos deles os mesmos. São os seguintes:

Cravos são contagiosos

Cravos não são contagiosos. Algumas bactérias que vivem na pele podem contaminar os cravos, transformando-os em espinhas, mas essas bactérias, na maior parte das vezes, já vivem na pele de todas as pessoas.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Pasta de dentes remove cravos

A pasta de dentes não foi feita para ser usada na pele. Ela pode ressecar o tecido, fazendo com que, momentaneamente, a oleosidade diminua, mas o corpo irá reagir e aumentar a produção, criando mais cravos.

Alimentação

Não existem evidências claras que conectem a alimentação com cravos. Chocolates e amendoim são frequentemente ligados a oleosidade da pele, o que aumentaria a quantidade de cravos e acne, mas não há provas de que isso acontece.

Masturbação causa cravos e espinhas

A conexão entre masturbação com cravos e espinhas não é real. O mito surgiu pois tanto a prática da masturbação quanto o aumento da oleosidade da pele começam na época da puberdade. As duas situações são consequência do aumento hormonal, mas uma não causa a outra.

Cravos são aracnídeos na sua pele

É um mito com algum fundo de verdade. Os cravos não são seres vivos, são só o acúmulo de sebo. Porém, eles podem atrair algumas criaturinhas que gostam de lugares com gordura e sem contato direto com o ar. Além de bactérias, o ácaro Demodex folliculorum gosta de viver dentro de folículos. Como todos os ácaros, ele é um aracnídeo.

Além disso, o Demodex folliculorum não precisa de cravos para viver. O ácaro é frequente na pele humana, e raramente causa algum problema. Ele pode ficar em folículos saudáveis, mas em alguns casos de problemas como o sistema imunológico, causa inflamação e prurido com sua mordida.

Grupos de risco

Quase todo mundo possui cravos. O entupimento dos poros é algo comum, mas algumas pessoas têm mais do que outras. Os principais grupos de risco são:

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Adolescentes

Não dá pra escapar. A puberdade traz consigo hormônios aos montes, para todo mundo, e esses hormônios fazem com que as glândulas sebáceas aumentem sua produção de sebo, o que causa cravos e espinhas. A acne afeta até 80% dos adolescentes, e os cravos sempre vem com ela.

Grávidas

Assim como a puberdade, a gravidez descarrega hormônios do corpo da mulher, e os cravos surgem em maior quantidade.

Usuários de maquiagem

A maquiagem em excesso pode obstruir os poros, fazendo com que eles sejam preenchidos por sebo e criem cravos.

Como é feito o diagnóstico?

Os cravos são claramente visíveis e surgem rápido quando a pele se torna oleosa. Os pontinhos pretos são o sinal definitivo e a própria pessoa pode diagnosticá-los através da simples observação.

Porém, devido a possibilidade de confusão entre cravos brancos e miliuns, é importante que um dermatologista os examine para se ter certeza.

Como tirar cravos do nariz e do rosto?

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Recomenda-se consultar um dermatologista para que a remoção dos cravos seja feita. Porém, se você quiser fazer o serviço por si só, é possível.

Cravos brancos, por serem cobertos por queratina, precisam de produtos específicos para a remoção sem o rompimento da pele. Caso contrário, “estourar” os cravos brancos aumenta os riscos de infecção, e ainda existe a possibilidade de haver a confusão com miliuns.

Por terem os poros abertos, os cravos pretos podem ser retirados facilmente, e a remoção pode ser feita em casa caso não haja infecção. Mas, antes de sair cutucando sua pele, é bom tomar alguns cuidados:

Higiene

Antes de remover os cravos, lave bem suas mãos e rosto. A ideia aqui é remover bactérias que, ao entrar nos poros, transformam os cravos em espinhas.

Abra os poros

Os poros abertos facilitam a remoção dos cravos sem que haja feridas. Para abrir os poros, você pode usar um banho de água quente. O vapor que sai da água durante o banho expande os poros.

Outra opção é encher uma bacia com água quente, colocar a cabeça sobre ela e cobrí-la com uma toalha. O vapor, preso pela toalha, abrirá seus poros. Mas cuidado para não se queimar!

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Retirando o cravo preto

Usando um pano limpo, você pode espremer a pele ao redor do cravo, que sairá pelo poro. Tenha cuidado e não use muita força. Se ela for excessiva, você pode machucar sua pele.

Lembrando que a pele e as mãos precisam estar muito limpas!

Após a retirada

Depois da retirada do cravo, é importante lavar bem a região com água morna e sabão. Alguns produtos de limpeza facial podem ser usados na pele para evitar que ele apareça novamente.

Se você abriu seus poros com vapor, utiliza água na temperatura ambiente para fechá-los novamente, evitando que bactérias entrem.

Peeling

O peeling é uma opção para quem quer manter o rosto livre de cravos. O procedimento é uma limpeza profunda da pele, que retira a camada mais superficial dela, incluindo os cravos.

Vídeo

Muita gente gosta de ver cravos sendo retirados. Se você é uma dessas pessoas, esse vídeo aqui é pra você.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

More Blackhead removal

Close up to blackhead removal…

Posted by Mach5Weird on Saturday, September 10, 2016

Receitas para tirar cravos

Existem algumas receitas caseiras para a retirada de cravos. Mas atenção! Não há provas de que elas funcionam ou de que são seguras, portanto tome cuidado ao utilizá-las.

Esfoliantes caseiros

Você pode fazer um esfoliante caseiro usando meia colher de pó de café e uma colher de iogurte caseiro. A mistura deve ser passada no rosto delicadamente, em movimentos circulares, e usada uma ou duas vezes por semana.

Também é possível fazer um esfoliante caseiro misturando açúcar com sabonete líquido. A receita é simples, com materiais que todos têm em casa, e os cravos ficam saltados, facilitando o acesso a eles e sua retirada.

Outro esfoliante caseiro é feito com mel e canela. A mistura leva quatro colheres de chá de mel e uma de canela, e deve ser passada no rosto, nas partes onde há cravos, de noite, e deixada no rosto até de manhã, quando deve ser lavada. Repetir o procedimento por duas semanas deve eliminar os cravos.

Máscara de maçã

Bata meia maçã vermelha, sem sementes, mas com casca, em um liquidificador junto com uma colher de sopa de suco de limão. Passe a mistura no rosto e deixe por dez minutos. Lave com água morna.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Atenção!
Não tome sol depois de usar essa receita sem lavar bem o rosto e as mãos! A acidez do limão, reagindo com o sol, pode deixar manchas na pele.

Máscara de carvão ativado

A máscara de carvão ativado é usada para a remoção dos cravos da pele do rosto, e pode ser feita com materiais fáceis de se encontrar. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de leite integral;
  • 2 comprimidos de carvão ativado (podem ser comprados em farmácias);
  • 1 colher de sopa de gelatina sem sabor;
  • 1 colher de sopa de cola branca.

Você vai precisar triturar os comprimidos de carvão ativado e misturá-los ao leite. Em seguida, adicione a gelatina sem sabor e a cola na mistura (a colher não precisa estar muito cheia, um pouquinho de cola está bom).

Depois de misturar tudo, leve ao microondas por trinta segundos. O resultado deve ser uma pasta preta, que deve ser passada com um pincel no rosto, nas regiões onde há cravos, como testa e nariz.

Espere alguns minutos, até que a máscara seque. Cuidado para não esquecer dela, já que o carvão é abrasivo e, se ficar muito tempo, pode machucar a pele.

Depois de secar, você pode remover a máscara com os dedos mesmo. Ela deve sair inteira, e os cravos ficam nela!

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Máscara de iogurte, pepino e salsa

Bata duas colheres de sopa de iogurte natural, folhas de salsa e meio pepino em um liquidificador, até que haja uma pasta homogênea. Aplique no rosto e deixe descansar por 15 minutos, então retire a mistura da pele com água morna.

Tônico caseiro

Você pode fazer um tônico para a pele usando meio copo de soro fisiológico e um pedaço de aproximadamente 3 cm de pepino. Depois de bater a mistura em um liquidificador, basta usar um pedaço de algodão para passar o resultado no rosto. Não é necessário enxaguar.

Facilite a retirada dos cravos

Você pode misturar meio copo de água morna com 10 gotas de óleo essencial de melaleuca, umedecer pedaços de algodão no líquido e deixar o algodão descansando no rosto por cerca de vinte minutos. Isso deve deixar os cravos mais soltos e fáceis de se retirar. Lembre de limpar bem as mãos antes de fazer a retirada dos cravos, evitando infecções.

Produtos anti-cravo

Outra maneira de se livrar dos cravos é usar dermocosméticos anti-cravos, como:

Atenção!

Consulte sempre um dermatologista para que ele indique o tratamento correto de acordo com suas necessidades.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Prognóstico

No geral, os cravos não são um grande incômodo e podem desaparecer sozinhos, mas é sempre bom ficar de olho.

Um cravo infeccionado pode se tornar uma espinha ou um cisto. Espinhas desaparecem sozinhas depois de um tempo, mas não devem ser estouradas para não deixar cicatriz e não infeccionarem novamente.

Complicações

Os cravos, por si só, não fazem mal algum, mas o acúmulo de sebo pode atrair bactérias. Esses microrganismos encontram nutrientes no poro obstruído e podem se alojar ali, causando uma infecção. Isso pode trazer alguns problemas. Entenda:

Espinhas

Um cravo infeccionado é uma espinha. Quando bactérias se alimentam do sebo produzido no poro entupido, elas começam a se reproduzir e causam uma inflamação.

Espinhas não devem ser espremidas. Espremer uma espinha pode espalhar a infecção. Normalmente, elas desaparecem por si só, com seu sistema imunológico as expulsando.

Entretanto, em alguns casos, dependendo da quantidade de bactérias, a espinha pode ficar inflamada. Quando isso acontece em cravos brancos, surge a pápula que deixa os tecidos ao entorno do cravo vermelhos, inchados e levemente doloridos.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Com uma inflamação forte o bastante, surge aquela espinha clássica de dia de encontro ou de apresentação de escola. Uma bolha de pus se forma acima da pele, e ela parece pronta para explodir.

Por mais tentadora que seja a vontade, não esprema a espinha. A infecção só irá piorar, e espremer pústulas pode deixar cicatrizes grandes no rosto. O certo é esperar que ela passe.

Acne

Grande parte das pessoas passará pela acne, com frequência durante a adolescência. Os cravos, em si, não levam à acne, mas já que tanto um quanto o outro surgem por conta do aumento da oleosidade da pele, podem ser um sinal inicial da condição.

A acne é acontece quando vários poros são bloqueados pela produção de sebo. Ela pode ser leve, surgindo na forma de cravos, e se desenvolver para espinhas, pústulas e cistos sob a pele. A acne não tem cura, mas na maioria das vezes passa com o tempo, frequentemente durando menos do que a puberdade.

As espinhas causadas pela acne podem causar problemas de auto-estima, e estourá-las deixa diversas cicatrizes no rosto do paciente.

Se sua acne for severa e você tiver espinhas no peito ou nas costas, um tratamento mais agressivo pode ser necessário. Procure um dermatologista e ele saberá indicar.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Prevenção

O principal jeito de evitar os cravos é manter a pele limpa e os poros desentupidos. Algumas dicas são:

Lavar o rosto

Lave o rosto com água, usando sabonete antibacteriano ou com ácido salicílico uma vez pela manhã e uma pela noite.

Exagerar na lavagem pode ressecar a pele e fazer as glândulas aumentarem a produção de sebo, mas manter a limpeza regular e moderada evita acúmulos e entupimentos dos poros.

Evite usar água quente, pois ela também resseca a pele.

Protetor solar sem óleo

Proteger a pele do sol evita que ela fique ressecada, o que aumenta a produção de sebo e diminui sua elasticidade, facilitando o entupimento. Porém, o uso de um protetor solar  específico para o rosto é importante, já que a pele da face é diferente e os protetores solares normais costumam ser mais oleosos, o que facilita o entupimento dos poros.

Use maquiagens não-comedogênicas

Esse tipo de maquiagem não entope os poros, evita a formação de cravos e é o indicado se você quiser evitá-los.


Os cravos afetam a maioria das pessoas, mas é possível evitar que eles se tornem um problema maior, reduzir sua quantidade e o impacto em nossas vidas! Compartilhe com seus amigos para que eles saibam disso também!

E caso tenha problemas mais sérios com cravos e acne, procure um dermatologista, ele saberá te ajudar!

Referências

https://mundoestranho.abril.com.br/saude/como-nascem-os-cravos-e-as-espinhas/
https://www.dermaclub.com.br/noticia/pele-oleosa-saiba-as-caracteristicas-e-dicas-de-cuidados-para-mante-la-livre-da-oleosidade-excessiva_a265/1
http://diariodebiologia.com/2011/10/e-verdade-que-os-cravos-na-nossa-pele-sao-aracnideos/
http://diariodebiologia.com/2017/02/livre-se-definitivamente-dos-cravos-com-um-ingrediente-que-todo-mundo-tem-na-cozinha/
https://www.mensmarket.com.br/guia/cravos-no-nariz
https://www.vix.com/pt/beleza/536225/como-nao-deixar-cicatriz-no-rosto-ao-tentar-tirar-cravos-da-pele-veja-jeito-certo
http://delas.ig.com.br/beleza/pele/dez-perguntas-respondidas-sobre-cravos/n1237815225332.html
https://guiadocorpo.com/peeling-de-cristal/
https://mundoestranho.abril.com.br/saude/como-nascem-os-cravos-e-as-espinhas/
http://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/cravos-brancos-e-pretos-entenda-as-diferencas-e-saiba-como-como-cuidar-da-pele-acneica_a14579/1
http://programaatualize.blogspot.com.br/2013/08/mitos-e-verdades-cravos-e-espinhas.html
https://www.vix.com/pt/bdm/beleza/como-tirar-cravos-em-casa-passo-a-passo-com-receitas-simples
https://www.dicasdemulher.com.br/mascara-caseira-de-carvao-ativiado-para-cravos/

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Faça um comentário:

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui