Fitness

Umami: o que é o sabor além do doce, amargo, salgado e azedo?

Publicado em: 25/10/2021Última atualização: 13/02/2023
Publicado em: 25/10/2021Última atualização: 13/02/2023
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Quando saboreamos um alimento, nosso paladar pode se deparar com um ou mais dos cinco sabores básicos que sentimos: doce, amargo, salgado, azedo e umami (também conhecido como glutamato monossódico).

A palavra “umami” é de origem japonesa e significa “um sabor bastante saboroso e agradável” ou “essência da delícia”. Ele se diferencia dos outros sabores por se espalhar pela língua, durar mais que os outros gostos básicos e proporcionar uma sensação de água na boca. Por isso, vamos entender melhor sobre o sabor e em que alimentos ele está presente!

O que é o sabor umami?

Basicamente, o umami é um termo geral usado principalmente para substâncias que combinam o aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato com minerais como o sódio e o potássio. Mas o que isso significa? Para entender um pouco mais sobre esse sabor, ele costuma ser descrito como um sabor salgado ou “carnudo”. 

Apesar de ainda causar estranheza, esse sabor foi descoberto há mais de um século (1908) pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. No entanto, só foi reconhecido cientificamente como um novo sabor no ano 2000. Isso após pesquisadores constatarem a existência de receptores específicos para esse gosto nas papilas gustativas, que são as responsáveis por distinguir os diferentes sabores.

O umami realça o sabor dos alimentos, já que permanece por mais tempo na boca e ajuda a aumentar a produção de saliva (o que explica a sensação de água na boca). Isso aumenta a interação dos alimentos com as papilas gustativas e aumenta a sensação de prazer ao comer.

Geralmente, o sabor umami é percebido após o consumo de alimentos com sabores doces e ácidos ou salgados. A indústria alimentícia costuma adicionar esse sabor em produtos industrializados, o que os tornam mais saborosos ao paladar.

Sabe-se que há a presença de receptores desse sabor não apenas na língua, mas também no estômago. E que o umami está intimamente envolvido na digestão e absorção de proteínas.

Foi demonstrado que seu uso permite que o teor de sal seja reduzido sem comprometer o sabor das receitas. Por isso, pode ser benéfico para a saúde ao reduzir a quantidade de sódio da alimentação e, consequentemente, problemas como hipertensão arterial (pressão alta), por exemplo. Além disso, pode ser benéfico para pessoas que sofrem com a boca seca, ao estimular a maior produção de saliva.

Publicidade
Publicidade

Como identificar o sabor umami?

O umami é reconhecido pelo paladar quando comemos alimentos que possuem substâncias chamadas aminoácidos (ácido glutâmico ou glutamato) e nucleotídeos (inosina monofosfato ou inosinato e guanosina monofosfato ou guanilato).

De modo geral, o sabor é reconhecido quando provamos alimentos ricos em glutamato. Nesse momento, é possível notar um “algo a mais” no sabor. Pode ser definido como um gosto que, às vezes, se confunde com o doce ou salgado e permanece no paladar por cinco a dez minutos logo depois que a comida é engolida.

Inicialmente, percebe-se um gosto salgado e depois a salivação aumenta. Em seguida, nota-se uma sensação agradável ao paladar, bastante diferente e harmônica. Esse é o sabor umami.

Se você ficou com vontade de identificar o sabor umami, experimente com uma técnica bastante simples:

  • Separe um copo com água, uma bala de qualquer sabor e um pedaço de queijo parmesão ou um tomate;
  • Beba um pouco de água e abra a embalagem da bala;
  • Tampe o nariz e coloque a bala na boca;
  • Neste momento, solte a respiração para sentir o sabor doce da bala;
  • Beba mais um pouco de água;
  • Em seguida, deguste o queijo parmesão ou o tomate;
  • Nesse momento, aumentará a quantidade de saliva na boca e ficará um sabor prolongado. Pronto, esse é o sabor umami!

Leia também: Gosto amargo na boca: o que pode ser e o que fazer? | MS (minutosaudavel.com.br)

Publicidade
Publicidade

Alimentos com sabor umami

O sabor umami está presente em diferentes alimentos, com intensidade variada. Embora seja difícil identificá-lo por si só, o umami é um grande intensificador de sabor. Adicionar alimentos com umami nas receitas garante um prato com sabores mais intensos. 

Alimentos com sabor umami

Então, a seguir, veja detalhes de alguns itens que possuem esse sabor:

Peixes e frutos do mar

Os frutos do mar e peixes contêm naturalmente glutamato e inosinato, um composto de sabor umami que é usado como aditivo alimentar. Entre eles, podemos citar: ostras, camarões, cavala, atum e sardinha

Algas marinhas

As algas marinhas são alimentos ricos em glutamato. Dependendo do tipo, os níveis de glutamato variam entre 1.200 a 3.000 mg por 85 gramas de alga. Os caldos e molhos tradicionais japoneses costumam incluir algas, por conta do seu sabor umami.

Cogumelos

Os cogumelos possuem glutamato e guanilato em abundância, principalmente nos cogumelos secos.

Legumes e vegetais

Pode ser encontrado em uma variedade de legumes e vegetais. O composto está presente em quantidades diferentes, de acordo com a maturação dos alimentos.

Entre os alimentos que encontramos o umami, podemos citar: milho, alho, ervilha, batata, cenoura, repolho, cebola, brócolis, espinafre, gengibre, entre outros.

Veja também: Dieta plant-based: entenda como fazer e quais os benefícios | MS (minutosaudavel.com.br)

Alimentos à base de soja

A soja é um alimento básico na culinária asiática, que possui o sabor umami, assim como seus derivados: tofu, missô e molhos de soja entram na lista.

Queijos envelhecidos

Quanto mais velho e forte for o queijo, maior será o sabor umami. Conforme o queijo envelhece, ele passa por alterações como a quebra em aminoácidos, o que aumenta os níveis de ácido glutâmico. Entre os tipos mais comuns, estão: parmesão, cheddar e gouda.

Chá verde

O chá verde é uma bebida popular e bastante saudável. Além disso, é  rica em glutamato, por isso tem sabor doce, amargo e umami. Possui também teanina, que tem uma estrutura semelhante ao glutamato e pode aumentar seus níveis de compostos umami.

Carnes  

Tanto as carnes vermelhas, quanto a suína e a de frango são alimentos que costumam ter alto teor de sabor umami. Assim como ocorre com os frutos do mar, elas possuem naturalmente os compostos glutamato e inosinato.

Além disso, carnes secas ou processadas têm consideravelmente mais ácido glutâmico, já que nesse processo quebram as proteínas completas e liberam o ácido glutâmico.

Porém, é preciso lembrar do equilíbrio na alimentação saudável e consultar um (a) nutricionista pode ajudar a encontrar formas de incluir alimentos com sabor umami na rotina alimentar.

Ovos

As gemas de ovos também são fontes de sabor umami: podem fornecer de 10 a 20 mg de glutamato em cada 100 gramas do alimento.

Leia mais em: Ovo: diferença entre os tipos e os benefícios para a saúde | MS (minutosaudavel.com.br)

Tomate

Os tomates são uma das melhores fontes vegetais que contêm o sabor umami. O seu gosto único (nem doce nem salgado) vem do seu alto teor de ácido glutâmico. Os níveis de ácido glutâmico dos tomates continuam a aumentar conforme eles amadurecem.

____ 

Você já conhecia o nome desse sabor? Gostou deste conteúdo? Então, siga acompanhando o Minuto Saudável e saiba muito mais sobre Saúde, Alimentação, Bem-estar e Beleza em nosso site. 

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade