Não é bom sentir um gosto amargo ou azedo na boca. Além de ser ruim para quem está com o problema pelo sabor desagradável, pode ser negativo também por causar insegurança em momentos específicos. Isso porque o gosto amargo geralmente é acompanhado de mau hálito.

Esse pode ser um sintoma de muitas condições, pois são várias as causas. Muitas vezes é simples de tratar, mas é importante investigar o que está provocando esse gosto ruim.

No texto a seguir, elencamos as principais causas do gosto amargo na boca. Confira!

O que pode ser um gosto amargo na boca?

O gosto amargo na boca pode ter muitas causas. Pode ser algo simples, causado pela alimentação, medicamentos, falta de higiene ou pela boca seca (comum depois de acordar). Pode ser também algo presente na gestação ou um indício de problemas mais graves, como infecções, doenças gástricas, no fígado e na gengiva, por exemplo.

Entenda melhor cada uma dessas possíveis causas:

Gengivite

A gengivite é uma inflamação causada por uma placa bacteriana que se adere aos dentes, mas que afeta a gengiva. A causa desse problema é a má higiene dos dentes, algo que pode ser muito prejudicial se não corrigido a tempo.

Além do gosto amargo na boca, a gengivite pode causar outros sintomas como sangramentos, inchaço da gengiva, etc. Eles podem evoluir para a periodontite (forma mais grave da doença).


Leia mais: Remédios caseiros para dor de dente: como reduzir o incômodo?

Medicamentos

Alguns medicamentos, como os antibióticos, hipertensivos, remédios para gota e antidepressivos, podem causar como efeito colateral um gosto mais amargo na boca.

Ao notar essa reação, é importante consultar o médico e ver o que pode ser feito para tratar ou amenizar o problema, especialmente no caso dos medicamentos de uso contínuo.

Boca seca

A boca seca (ou xerostomia) é a baixa produção de saliva pelas glândulas salivares. Com isso, a proliferação de bactérias e fungos é favorecida, pois não há um bom equilíbrio do pH na região bucal.

Consequentemente, a pessoa pode ter como sintoma um gosto amargo na boca.

Falta de higiene

Não escovar os dentes na quantidade correta ou escovar de forma ineficiente pode causar um gosto amargo na boca. Isso é devido aos alimentos que podem ficar entre os dentes ou até mesmo presos a amígdala.

Além do gosto amargo, a falta de higiene causa mau hálito.

Leia mais: O que é saúde bucal? Saiba sua importância e dicas de cuidados

Cáries

A presença de cáries, normalmente causadas por presença bacteriana e má higiene bucal, também pode ser uma das causas do gosto amargo na boca.

Língua com fungo

Quando a língua apresenta um aspecto mais esbranquiçado (saburrosa), pode ser um indício de infecção fúngica. Além do mau cheiro, a condição também está associada ao gosto amargo ou azedo na boca.

Suplementos

Existem suplementos vitamínicos que possuem substâncias metálicas (cobre, zinco, ferro e cromo) em quantidades que podem interferir no surgimento desse gosto mais amargo ou metálico na boca.

Refluxo

Distúrbios gástricos, como o refluxo, podem causar gosto amargo na boca pelo fato do conteúdo do estômago poder alcançar o esôfago.

Ansiedade

A ansiedade se relaciona com o gosto amargo na boca por deixar a pessoa que sofre com a condição com a cavidade bucal seca, por reduzir a quantidade de saliva.

Com isso, o paciente pode sentir um gosto mais amargo ou metálico na boca.

Dengue

A febre causada pela dengue pode deixar o paciente desidratado. Com isso, a pessoa pode ter a sensação de um gosto mais amargo ou metálico na boca.

Gripe e outras infecções respiratórias

Algumas infecções respiratórias, como a gripe e a sinusite crônica, também podem estar associadas ao gosto amargo na boca.

Nesses casos, quando a pessoa apresenta um grande volume de secreção nas cavidades nasais, pode ocorrer de o muco chegar à garganta e causar um gosto ruim.

Para evitar que isso ocorra, é importante realizar uma limpeza nasal com soro fisiológico e beber muito líquido. Se não resolver, indica-se procurar um médico otorrinolaringologista para drenagem da secreção.

Problemas no fígado

O fígado é o órgão que transforma amônia (substância tóxica) em ureia, que deve ser excretada na urina.

Quando ele não está funcionando perfeitamente, ocorre um acúmulo de amônia no organismo e isso acaba interferindo no paladar.

Por isso, pacientes com algum distúrbio no fígado podem sentir um gosto característico semelhante a peixe ou cebola na boca.

Gosto amargo na boca pode ser gravidez?

Apesar de não ser um dos sintomas mais associados à gestação, o gosto amargo na boca é uma condição que pode estar presente pela gravidez. É um problema que pode ser consequência das alterações hormonais da mulher no período ou efeito colateral de suplementos vitamínicos e medicamentos.

Não é algo que acontece em todos os casos, mas quando ocorre pode distorcer ou reduzir a sensibilidade do paladar, sendo chamada de disgeusia.

Não se sabe exatamente o que causa a condição. Mas existem algumas hipóteses que buscam entender porque na gestação a mulher tem maior chance de sentir um gosto mais azedo, amargo ou metálico na boca.

Uma das hipóteses está no fato do corpo da mulher sofrer com muitas oscilações hormonais nesse período, o que pode alterar alguns dos sentidos, como paladar e olfato.

Há também estudos que mostram que as papilas gustativas na língua da gestante sofrem um crescimento durante a gestação, o que alteraria a forma como a mulher percebe o sabor.

Além disso, o uso de medicamentos, vitaminas e suplementos também pode estar relacionado.

O que é importante destacar, acima de tudo, é que esse sabor amargo não é considerado um problema grave e não oferece risco à saúde da mulher ou do bebê.

Mas, para sanar as dúvidas, é importante consultar-se com um médico, para que o profissional possa avaliar o que está causando, eliminando a hipótese de se tratar de uma doença.

Leia mais: Quando fazer o teste de gravidez de farmácia e de sangue?

É normal acordar com a boca amarga?

Depende. Acordar e perceber que se está com um hálito não muito agradável não é uma cena difícil de imaginar. Depois de horas de sono, o hálito ruim é considerado normal. Isso porque, com uma menor quantidade de fluxo de saliva, o pH da boca se torna mais ácido. O que favorece a concentração de microrganismos que causam mau cheiro.

Essa condição, chamada também de halitose não patológica, tem como principal característica o mau cheiro. O gosto amargo na boca pode acontecer nesses casos, mas está mais associado a outros problemas.

Não é considerado um motivo de preocupação, pois é apenas um desconforto que é resolvido com a higiene bucal adequada logo pela manhã.

Contudo, se o gosto amargo for um problema persistente ou se torna ainda mais intenso com o tempo, o ideal é investigar a causa com um médico.

O que é gosto de ferro na boca?

O gosto de ferro na boca, assim como o amargo, pode ocorrer por diferentes motivos. As mudanças hormonais na gravidez, alimentação, doenças e o uso de medicamentos são as principais causas relacionadas ao sintoma. Entre outras causas desse gosto metálico, semelhantes ao do gosto amargo, estão:

  • Uso de antibióticos;
  • Deficiência de vitamina B12 e ferro;
  • Boca seca por diminuição de saliva;
  • Intoxicação por chumbo e mercúrio;
  • Dengue;
  • Distúrbios renais;
  • Distúrbios neurológicos;
  • Infecções.

Como tirar gosto amargo na boca?

Depende muito da causa, por isso é importante procurar um médico para diagnóstico. O que pode ser recomendado para todas as pessoas que sofrem com esse problema é uma higiene adequada.

Realizar uma limpeza eficiente, pelo menos três vezes ao dia, dependendo da causa, ajuda a tratar ou amenizar o gosto amargo na boca.

Por isso, é importante lembrar-se de escovar bem os dentes. Fazer gargarejos e manter a boa hidratação também são dicas que podem ajudar.

Já o uso de balas e chicletes, apesar de melhorar temporariamente o problema, não o resolve de forma definitiva. O ideal é entender a causa e buscar os tratamentos certos.


O gosto amargo na boca pode ser um sintoma da gestação, falta de higiene, uso de medicamentos, cáries, gengivite ou doenças mais graves. As causas são várias, mas o desconforto é o mesmo para todos que passam por isso.

Se esse é um problema que te incomoda e não passa mesmo com uma boa higiene, procure um médico para investigar o que é.

Obrigada pela leitura e compartilhe com seus amigos essas informações!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

3 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Tendo consulta.estando mto constipado e princípio pneumonia embora com oxigénio médico receitou 2 antibióticos tomar almoço/ jantar 1 antiallergico Lorata dina 1Aphfarma 10 mg Obgdoa Beclotaide para inalação Forte 250. Tenho 92 anos

  2. Estou mto constipado e princípio pneumonia.Tenho 92 anosmedico receitou 2 antibióticos tomar ambos almoço/jantar imprimido efervescenteAcetilcisteina Sandoz 600mg aermax nasal 100 microgramas/dose.fiquei boca e tenho mto amarga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *