A salivação é de extrema importância para a saúde da boca. Quando ela diminui as defesas do organismo podem ser prejudicadas, aumentando as chances de sofrer com complicações, como a proliferação de bactérias. E, devido a isso, problemas de saúde podem estar relacionados à essa disfunção.

Em um dia as glândulas salivares chegam a produzir cerca de um litro do líquido. A xerostomia, nome dado ao problema, se trata de uma condição onde a produção de saliva se torna pouca, ou nula. Essa alteração tende a trazer riscos à saúde.

Maus hábitos

Alguns dos motivos ligados ao seu aparecimento são: respirar pela boca, desidratação, ronco, fumo, falta de higiene bucal e consumo de bebidas alcoólicas.

Medicamentos e doenças

Entretanto, quando há a diminuição acentuada e visível na produção salivar essa alteração pode estar associada a alguns fatores. O consumo de determinados medicamentos, como antidepressivos e antialérgicos, ou mesmo doenças como a diabetes (a qual leva a destruição das glândulas salivares devido às altas taxas de glicemia) estão entre as causas.

A xerostomia pode se apresentar também em pacientes com artrite, Alzheimer e doença de Parkinson. Idosos e pessoas expostas ao estresse constante estão mais suscetíveis a esse distúrbio.

Tratamentos contra câncer

Por serem fortes, as drogas utilizadas na radioterapia ou quimioterapia podem levar a secura da boca, por prejudicarem as glândulas salivares. A disfunção pode se apresentar até mesmo de maneira permanente.

Por que se preocupar?

A ausência ou pouca produção de saliva abre espaço para outros problemas. Nesse líquido presente na boca é possível encontrar substâncias importantes não só para essa região, como também para todo o organismo. São aminoácidos, minerais e enzimas que juntos evitam a proliferação de bactérias como, as que causam a cárie e a halitose.

A saliva também é responsável por proteger o corpo contra vírus e bactérias que entram pela boca, e tem um papel importante na defesa do sistema respiratório contra infecções. Além disso, ela é essencial para digestão dos alimentos, que começa ainda na boca.

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Editor Médico

Dr. Paulo Caproni

CRM/PR 27.679

Graduado em Medicina pela PUCPR. Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela USP. MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV.

Farmacêutica Responsável

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR 24612

Farmacêutica generalista, com Mestrado em Ciências Farmacêuticas, ambos pela Unicentro. Doutorado em Farmacologia pela UFPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *