Quem deseja reduzir algumas medidas, diminuir o percentual de gordura corporal ou afinar a cintura sabe que a alimentação merece atenção. Dificilmente dá para emagrecer sem aliar uma rotina de refeições adequadas, com produtos nutritivos e saudáveis.

Fazer escolhas nutricionais adequadas, além de poder ajudar a perder alguns quilinhos, garante um organismo fortalecido e uma vida mais equilibrada.

Entre as opções que prometem ser boas aliadas à redução de números na balança estão os sucos. 

Uma bebida, em geral, feita com produtos in natura, rica em nutrientes, com capacidade de fortalecer o organismo e, de quebra, acelerar o metabolismo ou fazer um detox no corpo.

Apesar de serem boas escolhas quando o assunto é nutrição, os sucos, sozinhos, podem não ser tão eficazes na redução de peso. Isso porque o ideal é combiná-los com mudanças alimentares orientadas por nutricionistas, atividades físicas e hábitos saudáveis.

Alguns ingredientes adicionados à bebida podem estimular o metabolismo e até promover maior queima calórica. Porém, a orientação é nunca usar um suco como substituto às refeições principais, mas sim como complementares.

O que é dieta do suco para emagrecer?

A dieta do suco consiste em trocar as refeições sólidas por sucos. Também pode ser conhecida como dieta líquida, mas neste caso a alimentação pode incluir chás, sopas e outras bebidas. 

É importante destacar que mesmo sucos reforçados com folhas verdes, legumes e frutas não devem ser usados para substituir refeições completas, como almoço ou jantar. 


Em poucos dias, carências nutricionais podem surgir e os sintomas disso incluem fraqueza, mal-estar, dor de cabeça e tonturas.

As orientações que costumam ser passadas na dieta do suco incluem a pessoa passar 2 ou 3 dias tomando apenas sucos variados. Ou seja, todas as refeições são substituídas. A promessa é que ocorra um detox no organismo, eliminando toxinas e estimulando a redução do peso.

Porém, é sempre válido lembrar que restrições alimentares severas incluem riscos à saúde, podendo ainda não serem efetivas para o emagrecimento. 

Isso porque a rápida mudança calórica pode provocar uma emagrecimento rápido, feito por meio do consumo de massa magra. Ou seja, em vez do corpo eliminar as indesejadas gordurinhas, ele reduz os músculos e a água apenas.

Por isso, basta que a pessoa volte à alimentação normal para que os quilinhos perdidos sejam recuperados.

Suco detox para desinchar e perder barriga

Sucos detox são aqueles que aliam produtos ricos em antioxidantes, com baixas calorias e que podem estimulam o metabolismo. Tudo isso ajuda na eliminação de possíveis toxinas do corpo.

Essa dieta é, geralmente, recorrida por quem abusou dos alimentos considerados não saudáveis ou quem deseja perder uns quilinhos.

Porém, sempre vale o cuidado com essas mudanças bruscas, que podem trazer mais danos do que benefícios à saúde e ao metabolismo. Além disso, vale lembrar que não é necessário fazer um detox no corpo, pois o organismo possui seu próprio mecanismo de eliminação de impurezas.

Mas a vantagem de incluir uns suquinhos entre as refeições é fortalecer a ingestão de nutrientes e consumir mais líquidos.

Isso ajuda a reduzir a retenção de líquidos, que pode sim diminuir algumas medidas. Além disso, sucos nutritivos podem ajudar na saciedade, fazendo a pessoa sentir menos fome.

Aos poucos, essa mudança favorece, de modo saudável, o emagrecimento devido à redução da ingestão de calorias em cada refeição.

Ou seja, dá sim para perder barriga e desinchar apenas incluindo os sucos entre refeições, trocando refrigerantes e bebidas ricas em calorias por sucos naturais.

Nesses casos, o melhor é optar por aquele com poucas calorias e ingredientes ricos em água. Por exemplo:

  • Suco verde de couve, limão e pepino;
  • Suco de melancia e gengibre;
  • Suco de abacaxi, couve e gengibre;
  • Suco de abacaxi, hortelã e gengibre;
  • Suco de couve, limão e gengibre.

Suco para emagrecer dormindo funciona?

Não tem segredo e nem milagre para emagrecer rápido (e dormindo). A forma eficaz para emagrecer é aliar uma boa alimentação com atividades físicas regulares. Sempre dá para incluir alguns alimentos que ajudam esse processo, como verduras e legumes pobres em calorias, ricos em nutrientes e que possam estimular um pouquinho o metabolismo.

Vale lembrar que mesmo aqueles alimentos chamados de termogênicos, como a pimenta e o gengibre, sozinhos não são capazes de levar à redução de peso. Mas associados com outros hábitos em busca de redução de peso, podem ser uma boa opção.

Além de fazer o corpo gastar um pouquinho mais de calorias, eles podem dar mais energia, disposição e fazer o sabor das refeições ficarem melhores.

Assim, dá pra adicionar esses produtos termogênicos nos sucos também. Nesse caso, o suco deve ser tomado antes de dormir e, devido ao gengibre, limão, vinagre de maçã ou outros itens, o metabolismo vai ser aumentado durante as horas de sono.

Mas vale lembrar que essa elevação do gasto calórico devido ao aceleramento do metabolismo não é muito grande e não leva à redução de gordura ou peso.

Receitas de suco emagrecedor

Apesar de, sozinho, o chamado suco para emagrecer não trazer muitas mudanças no peso, ele pode sim ser aliado de uma vida mais saudável e de um emagrecimento adequado.

Para isso, basta escolher os ingredientes e preparar o suco, tomando-o entre as refeições, como substituto daqueles pequenos lanches (e não das grandes refeições) ou no lugar dos refrigerantes ou bebidas industrializadas.

Suco para desinchar 

A receita é simples: 

  • 1/2 mamão maduro;
  • 2 colheres de ameixa seca;
  • 200mL de água gelada;
  • 1 colher de aveia (opcional). 

Basta bater no liquidificador até ficar bem homogêneo. A promessa de reduzir o inchaço ocorre porque a bebida é rica em fibras, o que ajuda no bom funcionamento intestinal. Com o trânsito do intestino adequado, os gases diminuem e o inchaço da constipação é eliminado. 

Suco para emagrecer 

Para o preparo basta adicionar: 

  • 1/2 maçã; 
  • 1/2 banana; 
  • 1 colher de linhaça; 
  • 150mL de água ou leite desnatado. 

A bebida pode ser usada para auxiliar no emagrecimento pois é rico em fibras e nutrientes. 

Como a banana tem uma boa quantia de carboidratos e a linhaça ajuda a digestão ficar mais lenta, a saciedade é promovida.

Assim, dá para beber entre as refeições e reduzir a sensação de fome na próxima alimentação.

Suco Detox

Para preparar uma das versões do suco detox dá para bater no liquidificador:

  • 1 cenoura;
  • 1 maçã;
  • 1 limão inteiro (polpa e casca);
  • 2 folhas de couve;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 150mL de água.

Nesse caso, a bebida é rica em fibras, o que ajuda a dar saciedade e reduzir a ingestão de alimentos na próxima refeição. Além disso, mesmo que pequena, o gengibre pode elevar a taxa metabólica e fazer o corpo gastar mais calorias na digestão.

Suco para reduzir barriga

Um dos modos de diminuir uns centímetros na cintura é fazer o intestino funcionar regularmente. Para isso, uma boa receita de suco inclui:

  • 1 folha de couve manteiga;
  • 1 maçã verde com casca;
  • Suco de meio limão;
  • 150mL de água.

A bebida é rica em fibras e pectina (presente na casca da maçã), que auxilia o bom funcionamento intestinal. Com isso, aquele inchaço decorrente da prisão de ventre ou gases é eliminado.

Suco para perder peso

Para perder peso, o gasto calórico tem que ser maior do que a ingestão. Por isso, uma boa forma de conseguir isso é diminuindo a ingestão de alimentos calóricos ou hipercalóricos (como os ricos em sal, gordura e açúcar).

Sem precisar adotar dietas restritivas, dá para incluir na alimentação uma bebida que estimule a saciedade, como:

  • 2 maçãs em cubos sem semente;
  • 1 castanha-do-Pará;
  • 1 colher linhaça moída;
  • Suco de 1 laranja lima;
  • 100mL de água de coco;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 folha de couve.

Os produtos são ricos em fibras e, por isso, ajudam na sensação de saciedade. Se a bebida for consumida entre as refeições, pode auxiliar a reduzir a fome, fazendo com que o consumo de calorias seja menor.

______________

Várias dietas e alimentos surgem, de tempos em tempos, como aliados ao emagrecimento. Os sucos, por exemplo, são opções saudáveis para incluir na rotina alimentar, mas devem sempre ser aliados à boa alimentação.

Buscar orientações nutricionais com especialistas é a melhor maneira de emagrecer com saúde. Assim, dá para consumir sucos e outros produtos de forma equilibrada e manter o peso adequado de forma saudável!

Veja mais informações sobre emagrecimento e bem-estar no Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *