Uma alimentação saudável é essencial para se ter bons resultados na academia. Os alimentos gordurosos e pobres em nutrientes, além de afetar sua dieta, também podem prejudicar o desempenho durante os exercícios físicos.

De forma geral, antes da academia o recomendado é consumir mais alimentos ricos em carboidratos e proteínas, como frutas e ovos.

Além de oferecer um alto teor energético, eles também possuem pouco açúcar e gordura.

Mesmo sabendo que esses alimentos são os mais indicados, é comum surgir dúvidas relacionadas a alimentação, já que a pessoas vão a academia por diferentes motivos.

Por exemplo, você está fazendo academia para emagrecer ou ganhar massa magra?

Seja antes, depois ou até mesmo para quem não treina na academia, é importante estar bem alimentado, dentro de uma dieta equilibrada.

Isso porque os alimentos consumidos funcionam como uma forma que o nosso corpo usa para prevenir a fadiga e também ajudar do desempenho físico.

Eles podem servir como fonte de energia durante os exercícios e também colaborar na regeneração da musculatura após os treinos.


Afinal, para ter um bom desempenho, nada melhor do que adotar uma dieta adequada ao seu estilo de vida.

Para ajudar você a escolher qual dieta sua rotina e seu corpo pedem, além de quais os alimentos que podem melhorar os resultados, separamos algumas dicas.

Confira no texto abaixo!

O que comer antes da academia para emagrecer?

Quem vai à academia com o objetivo de emagrecer e reduzir as medidas deve ter uma alimentação baseada na quantidade calórica de cada alimento, equilibrando as calorias ingeridas com as atividades físicas.

Abaixo, separamos alguns alimentos que podem ser ingeridos antes dos treinos para ajudar no emagrecimento, como proteínas, cereais, derivados do leite e carboidratos. Confira:

  • Aveia;
  • Frutas (maçã, pêssego, ameixa, cereja etc.);
  • Pão integral + peito de peru light;
  • Claras de ovo + bolacha integral do tipo água e sal;
  • Granola sem açúcar;
  • Iogurte desnatado.

Esses são alguns exemplos de alimentos considerados de baixo índice glicêmico.

Ou seja, são aqueles que não elevam tanto o açúcar no sangue e por isso são boas escolhas para quem deseja emagrecer.

Quais alimentos ajudam a ganhar massa magra?

É importante estar ciente de que há um gasto alto de energia nos treinos e para ganhar massa magra é preciso comer bem.

Por isso, o ideal é escolher proteínas magras e carboidratos pelo menos de 2 a 3 horas antes do treino, por exemplo:

  • Arroz integral;
  • Verduras e legumes;
  • Filé de frango;
  • Lentilha;
  • Carne vermelha magra (grelhada ou cozida);
  • Peixe assado ou grelhado;

Se antes do treino você for fazer uma refeição maior, como um almoço, mais uma vez vamos te lembrar que, as refeições devem ser feitas em um espaço de 2 a 3 horas dos treinos, pois são alimentos que demoram mais tempo para serem digeridos.

Então já sabe né?

Refeições como essa precisam ser feitas horas antes da sua ida a academia.

Assim, seu corpo aproveita melhor as energias metabolizadas dos alimentos e você não corre o risco de sofrer com uma má digestão durante o treino.

O que comer até 30 minutos antes de malhar?

No caso daqueles que necessitam de um lanche rápido antes ir na academia, cerca de uns 30 a 60 minutos antes do treino, o ideal é fazer uma refeição pobre em gordura.

Apesar das gorduras também contribuírem para o nosso organismo quando consumidas de forma adequada, esses alimentos têm uma digestão mais lenta e podem atrapalhar sua série de exercícios.

Mas essas refeições rápidas, quando são feitas para ganhar massa muscular, precisam conter alimentos que proporcionem energia e tenham os nutrientes necessários.

É o caso dos aminoácidos, responsáveis pelo processo de reparo das células e também no crescimento muscular.

Separamos algumas receitas rápidas e fáceis que vão te ajudar a ganhar massa e também te darão energia suficiente para ir para o treino, confira:

  • Batata doce com whey protein;
  • Suco de laranja com mel e whey protein;
  • Granola com iogurte;
  • Banana com aveia e mel;
  • Shake de whey com banana;
  • Omelete de clara de ovo servido com pão;
  • Pão com queijo branco;
  • Açaí com granola;
  • Pão com pasta de amendoim.

Cardápio pré-treino

Alguns alimentos podem fazer parte do cardápio pré-treino para potencializar os resultados. Saiba o que escolher de acordo com o horário da prática de atividade física:

Manhã

O café da manhã, considerado a principal refeição do dia, pode se tornar um excelente pré-treino para quem prefere ir academia no período matutino.

Vale lembrar que as refeições antes de ir a academia nunca devem ser próximas da hora de começar a malhar. A recomendação é de que as pessoas se alimentem, em média, até 1 horas e meia antes do treino.

No entanto, esse intervalo de horas também pode variar de acordo com a quantidade de comida consumida ou até mesmo pelo tipo de alimento.

Os gordurosos, por exemplo, levam mais tempo para serem metabolizados.

Por isso, o ideal é priorizar alimentos mais leves, mas que ajudem a deixá-lo mais  disposto e cheio de energia.

Pensando nisso, separamos alguns dos principais alimentos que devem fazer parte do seu café da manhã pré-treino:

  • Banana;
  • Iogurte e frutas;
  • Tapioca;
  • Ovos;
  • Shakes de Whey protein e frutas.

É preciso levar em consideração o tempo que se estava em jejum enquanto dormia, além de repor essas energias, pensar que também precisa de combustível para ter um bom desempenho no treino.

Noite

Devido a correria do dia a dia, é comum que algumas pessoas optem por ir à academia no período da noite. Para elas, a recomendação é de que se priorize o consumo de alimentos ricos em proteínas, cereais e frutas que não sejam pesadas e de digestão lenta.

Veja algumas opções que podem ajudar nos treinos:

  • Frutas leves, como maçã e pera;
  • Frutas secas;
  • Sanduíche de pão integral;
  • Cereais;
  • Peito de peru;
  • Frango;
  • Queijo branco.

Consumindo alimentos que vão te trazer energia durante a noite, você terá disposição suficiente para ir na academia.

O importante é apenas evitar pratos pesados que possam atrapalhar seu descanso, um fator tão fundamental para quem treina.


Independentemente do horário e objetivo, é preciso estar com bastante energia para ter um bom desempenho na academia e logo ver os resultados.

Para isso, nada melhor do que estar por dentro de todas as informações sobre alimentação saudável e exercícios físicos.

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2 comentários

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