O teste de gravidez pode ser feito a partir de 1 semana antes da data prevista para a próxima menstruação. Por exemplo, se a menstruação deveria descer no dia 10, a partir do dia 3 daquele mesmo mês já se pode detectar uma gravidez pelos testes (principalmente o de sangue).

Mesmo assim, para que um teste de gravidez tenha mais eficácia, é aconselhável esperar o atraso da menstruação para fazê-lo.

Leia mais: Como fazer teste de gravidez (farmácia e exame de sangue)?

Com quantos dias posso fazer o teste de gravidez?

Existem 2 tipos de exames de gravidez que funcionam comprovadamente: o teste de gravidez feito por exame de sangue laboratorial e o teste de gravidez de farmácia.

Ambos os testes medem a presença do hormônio Beta hCG, que só é liberado no organismo feminino quando a mulher está grávida.

A fecundação pode levar até 6 dias para ocorrer e o zigoto (óvulo fecundado pelo espermatozoide) precisa de, em média, 1 semana para se alojar no útero.

Por isso, se há hipótese de gestação, faça o primeiro teste de gravidez cerca de 2 semanas depois da possível concepção.

Exame de sangue

É recomendado que se faça o teste de gravidez de sangue apenas depois de, no mínimo, 2 dias de atraso da menstruação. Se o ciclo menstrual for irregular, deve-se esperar mais dias para ver se a menstruação virá ou não.

Fazer o exame antes desse tempo pode gerar um “falso negativo” como resultado.

Em alguns casos, mulheres com menos de 3 semanas podem ter um resultado negativo para gravidez, pois nesse início podem liberar quantidades baixas de hormônio hCG que não serão diagnosticados no exame de sangue.

O teste de gravidez de sangue é um exame laboratorial comum e leva alguns minutos para ser feito. Deve-se esperar cerca de 3 dias, caso queira repetir o exame.

Teste de farmácia

O teste de gravidez de farmácia deve ser feito somente após o atraso da menstruação. 2 dias de atraso menstrual já podem ser o suficiente para o exame detectar a gravidez. É importante ressaltar que mesmo o teste de farmácia indicando “negativo”, ainda há chances de gravidez.

Isso acontece porque esses testes de farmácia medem a quantidade de hormônios (principalmente o Beta HCG) presentes no organismo da mulher somente durante a gestação.

Se essas substâncias estiverem sendo produzidas, mas em baixa quantidade, o exame de farmácia pode indicar “negativo”. Por isso, mesmo com esse resultado, se ainda suspeitar de gestação, procure um ginecologista.

Se o teste de gravidez for feito cedo demais ou de forma errada, também tem grandes chances de indicar ‘negativo’ mesmo que a mulher esteja grávida.

Se feitos no dia correto e da forma adequada, os testes de gravidez de farmácia têm, em média, 95% de chance de serem precisos no resultado.

Quando devo fazer o teste de gravidez se o ciclo menstrual é irregular?

Se o ciclo menstrual não for regulado, espere pelo menos 15 dias de atraso de um ciclo normal (28 dias). Ou seja, conte no mínimo 43 dias depois da sua última menstruação.

Ciclos desregulados não impedem a gravidez, somente dificultam a descoberta. Por isso, se manifestar sintomas e suspeitar de gravidez, faça o teste.

Quando fazer o teste de gravidez depois de passar pela fertilização in vitro?

Depende do caso. Existem duas possibilidades:

  • Transferência do embrião a fresco: neste caso, a mulher deve fazer o teste de gravidez 14 dias após a fertilização;
  • Transferência do embrião descongelado: neste caso, a mulher deve fazer o teste de gravidez entre 9 e 11 dias após a fertilização.

Se você passou por uma fertilização in vitro e fizer o teste antes do dia correto, o resultado pode ser “falso positivo”.

Isso porque a quantidade de hormônio Beta hCG (aplicada no final do procedimento) ainda pode estar presente no corpo e ser detectada pelos testes de gravidez.

Quais são os sintomas de gravidez?

Os principais sintomas de gravidez são:

  • Mamas sensíveis e doloridas;
  • Enjoo e vertigem;
  • Cansaço;
  • Variações de humor;
  • Tontura;
  • Desmaio e perda de consciência.

Somente esses sintomas não são o suficiente para confirmar uma gestação, uma vez que podem estar relacionados a outras condições e doenças.

Também é possível que algumas mulheres estejam grávidas e não sintam nenhum destes sintomas.

Por isso, em caso de suspeita, o mais recomendado é consultar um especialista para o diagnóstico correto.


Diante dos sintomas de gravidez, a hipótese de uma gestação é sempre cogitada. Os testes de gravidez comprovam ou não a gestação. O resultado positivo prenuncia a maternidade e promete grandes mudanças de vida.

No Minuto Saudável tem tudo sobre gestação, desde as mudanças no corpo da mamãe, o crescimento do bebê semana a semana e até dicas para essa fase delicada que requer mais cuidados.

Acompanhe nossas postagens!!!

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Editor Médico

Dr. Paulo Caproni

CRM/PR 27.679

Graduado em Medicina pela PUCPR. Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela USP. MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV.

Farmacêutica Responsável

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR 24612

Farmacêutica generalista, com Mestrado em Ciências Farmacêuticas, ambos pela Unicentro. Doutorado em Farmacologia pela UFPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *