O teste de gravidez pode ser feito a partir de 1 semana antes da data prevista para a próxima menstruação. Por exemplo, se a menstruação deveria descer no dia 10, a partir do dia 3 daquele mesmo mês já se pode detectar uma gravidez pelos testes (principalmente o de sangue).

Mesmo assim, para que um teste de gravidez tenha mais eficácia, é aconselhável esperar o atraso da menstruação para fazê-lo.

Leia mais: Como fazer teste de gravidez (farmácia e exame de sangue)?

Com quantos dias posso fazer o teste de gravidez?

Existem 2 tipos de exames de gravidez que funcionam comprovadamente: o teste de gravidez feito por exame de sangue laboratorial e o teste de gravidez de farmácia.

Ambos os testes medem a presença do hormônio Beta hCG, que só é liberado no organismo feminino quando a mulher está grávida.

A fecundação pode levar até 6 dias para ocorrer e o zigoto (óvulo fecundado pelo espermatozoide) precisa de, em média, 1 semana para se alojar no útero.

Por isso, se há hipótese de gestação, faça o primeiro teste de gravidez cerca de 2 semanas depois da possível concepção.

Exame de sangue

É recomendado que se faça o teste de gravidez de sangue apenas depois de, no mínimo, 2 dias de atraso da menstruação. Se o ciclo menstrual for irregular, deve-se esperar mais dias para ver se a menstruação virá ou não.


Fazer o exame antes desse tempo pode gerar um “falso negativo” como resultado.

Em alguns casos, mulheres com menos de 3 semanas podem ter um resultado negativo para gravidez, pois nesse início podem liberar quantidades baixas de hormônio hCG que não serão diagnosticados no exame de sangue.

O teste de gravidez de sangue é um exame laboratorial comum e leva alguns minutos para ser feito. Deve-se esperar cerca de 3 dias, caso queira repetir o exame.

Teste de farmácia

O teste de gravidez de farmácia deve ser feito somente após o atraso da menstruação. 2 dias de atraso menstrual já podem ser o suficiente para o exame detectar a gravidez. É importante ressaltar que mesmo o teste de farmácia indicando “negativo”, ainda há chances de gravidez.

Isso acontece porque esses testes de farmácia medem a quantidade de hormônios (principalmente o Beta HCG) presentes no organismo da mulher somente durante a gestação.

Se essas substâncias estiverem sendo produzidas, mas em baixa quantidade, o exame de farmácia pode indicar “negativo”. Por isso, mesmo com esse resultado, se ainda suspeitar de gestação, procure um ginecologista.

Se o teste de gravidez for feito cedo demais ou de forma errada, também tem grandes chances de indicar ‘negativo’ mesmo que a mulher esteja grávida.

Se feitos no dia correto e da forma adequada, os testes de gravidez de farmácia têm, em média, 95% de chance de serem precisos no resultado.

Quando devo fazer o teste de gravidez se o ciclo menstrual é irregular?

Se o ciclo menstrual não for regulado, espere pelo menos 15 dias de atraso de um ciclo normal (28 dias). Ou seja, conte no mínimo 43 dias depois da sua última menstruação.

Ciclos desregulados não impedem a gravidez, somente dificultam a descoberta. Por isso, se manifestar sintomas e suspeitar de gravidez, faça o teste.

Quando fazer o teste de gravidez depois de passar pela fertilização in vitro?

Depende do caso. Existem duas possibilidades:

  • Transferência do embrião a fresco: neste caso, a mulher deve fazer o teste de gravidez 14 dias após a fertilização;
  • Transferência do embrião descongelado: neste caso, a mulher deve fazer o teste de gravidez entre 9 e 11 dias após a fertilização.

Se você passou por uma fertilização in vitro e fizer o teste antes do dia correto, o resultado pode ser “falso positivo”.

Isso porque a quantidade de hormônio Beta hCG (aplicada no final do procedimento) ainda pode estar presente no corpo e ser detectada pelos testes de gravidez.

Quais são os sintomas de gravidez?

Os principais sintomas de gravidez são:

  • Mamas sensíveis e doloridas;
  • Enjoo e vertigem;
  • Cansaço;
  • Variações de humor;
  • Tontura;
  • Desmaio e perda de consciência.

Somente esses sintomas não são o suficiente para confirmar uma gestação, uma vez que podem estar relacionados a outras condições e doenças.

Também é possível que algumas mulheres estejam grávidas e não sintam nenhum destes sintomas.

Por isso, em caso de suspeita, o mais recomendado é consultar um especialista para o diagnóstico correto.


Diante dos sintomas de gravidez, a hipótese de uma gestação é sempre cogitada. Os testes de gravidez comprovam ou não a gestação. O resultado positivo prenuncia a maternidade e promete grandes mudanças de vida.

No Minuto Saudável tem tudo sobre gestação, desde as mudanças no corpo da mamãe, o crescimento do bebê semana a semana e até dicas para essa fase delicada que requer mais cuidados.

Acompanhe nossas postagens!!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

14 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Boa noite a 6 dias antes de menstruar tive relação sem preservativo com meu marido agora está saindo uma borra preta e com um sangue rosado e sentindo um pouco de cólica posso estar gravida?

    1. Olá, Andrea.
      Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual e causas os sintomas mencionados. Além da gravidez, o estresse, alimentação, mudanças comuns dos hormônios ou uso de medicamentos podem estar entre as causas. A única forma de detectar ou descartar uma possível gravidez é por meio do teste de urina ou de sangue. Lembrando que toda relação sexual desprotegida envolve riscos de gravidez.
      Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

        1. Olá.
          Toda relação sexual desprotegida envolve riscos de gravidez.
          Nesses casos, a única forma de confirmar ou descartar a possibilidade é por meio de um exame de sangue ou urina.
          Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

  2. Bom dia !
    Uso o diu há 1 ano minha menstruação sempre foi certinha, mas depois do diu à alguns meses ela está tendo irregularidades,mestruei dia 06/08/19 no dia 21 começei a sentir cólicas, e começou a melar como se eu fosse menstruar, esse processo ficou mas ou até o dia 02/09/19 a menstruação era pra vir dia 31/08/19 mas ainda não veio, minha menstruação já está marcando 7 dias de atraso sinto cólicas e nada posso estar grávida?

    1. Olá, Luciana.
      Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual e causas os sintomas mencionados.
      Além da gravidez, o estresse, alimentação, mudanças comuns dos hormônios ou uso de medicamentos podem estar entre as causas.
      A única forma de detectar ou descartar uma possível gravidez é por meio do teste de urina ou de sangue.
      Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

  3. A minha mestruação e irregular, o último dia que veio foi no dia 5 de agosto e nesse mês não veio, estou sentindo muita dor na lombar, cólica, tontura, dor de cabeça será que já devo fazer um teste de gravidez o esperar mais.

    1. Olá, Stefany.
      Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual e causas os sintomas mencionados.
      Além da gravidez, o estresse, alimentação, mudanças comuns dos hormônios ou uso de medicamentos podem estar entre as causas.
      A única forma de detectar ou descartar uma possível gravidez é por meio do teste de urina ou de sangue.
      Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

  4. Olá, após 2 meses de uma relaçao, o resultado do teste de farmácia já é confiável?

    1. Olá.
      Sim, os testes de gravidez (tanto de sangue quanto de farmácia) podem ter um diagnóstico correto a partir do 1º dia do atraso menstrual.
      Se forem feitos corretamente, esses testes costumam ser confiáveis com poucas chances de resultados incorretos.
      Mesmo assim, se desejar, você poderá fazer outro teste de farmácia ou de sangue.

  5. Oi meu nome e Luiza tive relação a quase 22 dias atrás e a camisinha rasgou somente na parte de cima próximo aquele elástico w tbm tomo cerazete uso continuo pq amamento só tinha esquecido de tomar 2 comprimido da cartela 1 no início e outro já no final será que posso está grávida pq não mentruo a meses desde que meu bebê nasceu a 9 meses já posso fazer o teste????

    1. Olá Luiza.
      A amamentação é um dos fatores que podem interferir no ciclo menstrual e causar atrasos na menstruação.
      Mesmo assim, para tirar a dúvida, o mais recomendado é fazer um teste de sangue ou de urina.
      Em casos de maiores dúvidas, procure auxílio ginecológico.

  6. Boa tarde! Estou com um dúvida, mês passado eu tive relação e usei camisinha, só que ela estourou, nisso o meu parceiro já havia gozado dentro isso aconteceu dia 25 ede agosto de madrugada eu estava em dia fertil, eu tomei a pílula do dia seguinte na segunda feira na parte da manhã, pois onde estávamos não tínhamos acesso a farmácia, e até agora não desceu, estou em dúvida se pode ser o efeito da pílula ou corre o risco deu estar grávida ! Quais a chance disso acontecer?

    1. Olá, Jéssica.
      Devido à dosagem hormonal contida na pílula do dia seguinte, é provável que o atraso menstrual seja decorrente de seu uso.
      Se a pílula for tomada em até 48h após a relação desprotegida, a eficácia dela é de cerca de 95%.
      Assim, a possibilidade de gravidez ainda é baixa.Nesses casos, a única forma de confirmar ou descartar a possibilidade é por meio de um exame de sangue ou urina.
      Em geral, o organismo tende a normalizar-se novamente, regulando o ciclo em poucas semanas. Em caso de dúvidas, consulte um(a) ginecologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *