Beleza

Dmae: o que é, benefícios à saúde e possíveis efeitos colaterais

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 16/11/2021Última atualização: 16/02/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 16/11/2021Última atualização: 16/02/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Dimetilaminoetanol, popularmente conhecido como Dmae, foi usado durante anos no tratamento de algumas condições psiquiátricas, como depressão de quadro leve e perda de memória. Contudo, ao longo do tempo notou-se que os pacientes tratados com a substância obtiveram benefícios adicionais.

Atualmente, o ativo é acrescentado na composição de produtos que prometem ajudar a retardar o envelhecimento precoce e utilizado em clínicas de estética, onde é injetado para amenizar sinais de tempo.

No artigo a seguir você entenderá um pouco mais sobre o Dmae, seus benefícios à saúde e à pele, contraindicações e mais. Confira!

O que é e para que serve o Dmae

O Dmae (Dimetilaminoetanol) é uma substância produzida naturalmente pelo cérebro e comumente encontrada em espécies de peixes como anchovas, sardinha e salmão. A constatação de seus benefícios à pele surgiu durante tratamentos psiquiátricos que faziam o uso do composto com prescrição médica.

O tônus muscular, ou seja, enrijecimento e aspecto liso da pele, começou a ser observado pelos médicos psiquiatras após o uso controlado e regular do Dmae em vários pacientes. A partir daí, estudos começaram a ser realizados na tentativa de comprovar sua eficácia na área estética.

Publicidade
Publicidade

Como funciona o Dmae na pele?

O Dimetilaminoetanol (Dmae) age estimulando a produção de colágeno e as fibras dos músculos, proporcionando assim firmeza, elasticidade e efeito lifting na pele.

Esses efeitos são possíveis porque a substância ativa o neurotransmissor acetilcolina, responsável justamente pela contração muscular e precursor da produção de colágeno.

O Dmae injetável é uma ótima opção para tratar a flacidez do rosto e de outras regiões do corpo.
Publicidade
Publicidade

Para quem é indicado?

Por se tratar de uma substância que pode desencadear alguns efeitos colaterais e reações, é necessário consultar seu (a) médico (a) antes de fazer uso de produtos enriquecidos com a substância ou aplicação de injeções de Dmae em clínicas estéticas. 

Caso o procedimento e o uso de cosméticos que levam o ativo sejam liberados, pessoas com as seguintes características podem utilizá-lo com acompanhamento profissional:

  • Linhas finas na região dos olhos e boca (“bigode chinês” e “pés de galinha”, por exemplo);
  • Rugas profundas;
  • Flacidez em diferentes regiões do corpo.

Já no tratamento de condições psiquiátricas, pode haver recomendação do uso de Dmae nos seguintes quadros:

Benefícios do Dmae

Os benefícios proporcionados pelo uso de Dmae são muitos, mas vale lembrar que ele sozinho não é capaz de solucionar todos os problemas. A conciliação com outros procedimentos estéticos, cuidado regular com a pele (como uso de protetor solar, limpeza, tonificação e hidratação), além de uma alimentação saudável e equilibrada e ingestão de água adequada são essenciais para conseguir a tão desejada pele bonita e radiante.

Alguns dos principais benefícios observados em estudos ao longo dos anos foram:

  • Estímulo da produção de colágeno e, consequentemente, melhora na elasticidade da pele;
  • Retardo da ação dos radicais livres graças à seu poder antioxidante;
  • Nutrição da pele e da musculatura facial;
  • Maciez;
  • Efeito cinderela (tensor, lifting) na pele;
  • Auxilia no bem-estar, favorecendo a saúde mental e o humor quando consumido na versão em cápsulas.
Publicidade
Publicidade

Como usar Dmae?

Antes de utilizar qualquer produto ou suplemento e iniciar um tratamento estético injetável com o Dmae, é preciso consultar seu (a) médico (a) para saber dos possíveis riscos que a substância pode causar à sua saúde.

Caso haja liberação por parte dele (a), é possível que, dependendo das suas necessidades, o (a) profissional lhe recomende alguma das opções a seguir:

1. Uso tópico

Cremes e séruns anti-idade são algumas das opções disponíveis no mercado que podem levar dimetilaminoetanol na composição. O efeito tensor desses produtos dura apenas alguns minutos depois da aplicação, mas seu uso regular conciliado com alguns cuidados podem, a longo prazo, trazer diversos benefícios à pele. 

Podem ser usados tanto de dia quanto à noite, contudo, para garantir a efetividade desses produtos, não se esqueça de montar uma rotina de cuidados específicos para seu tipo de pele e usar diariamente protetor solar. Em caso de dúvida, consulte seu (a) dermatologista.

2. Injetável

Essa versão só deve ser aplicada em clínicas de estética especializadas nesse tipo de procedimento. O Dmae é aplicado nas regiões mais acometidas pela flacidez e, em alguns casos, pelas linhas finas e rugas com o propósito de contrair a musculatura e amenizar e camuflar essas imperfeições.

Diferentemente da versão de uso tópico, a injetável pode ocasionar diversos efeitos colaterais, portanto, verifique com seu (a) médico (a) se é a melhor opção para você.

3. Suplementos

As cápsulas de dimetilaminoetanol também agem na contração da musculatura. Contudo, assim como qualquer outro suplemento, esse tipo de fármaco deve ser recomendado por um (a) médico (a), pois seu uso indevido também pode causar sérios riscos à saúde.

A dose diária e o horário de consumo varia de acordo com as necessidades de cada um, portanto, vale lembrar que consultar seu (a) médico (a) é essencial para evitar complicações.

Dmae X Toxina Botulínica

Há quem afirme que o Dmae e a toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, sejam concorrentes diretos. Contudo, apesar de proporcionarem benefícios muito parecidos, o mecanismo de ação de ambas as técnicas é diferente.

Enquanto o Dmae contrai a musculatura, a fim de proporcionar o efeito lifting e amenizar a flacidez, o botox relaxa a musculatura, evitando expressões pouco naturais e camuflando as linhas finas ou rugas. Portanto, ambos se complementam e são uma ótima opção para harmonizações faciais.

A aplicação do Dmae e de qualquer outro tipo de solução injetável deve ser feito apenas por profissionais licenciados e certificados.

Efeitos colaterais e contraindicações

O uso em altas dosagens de suplementos e injeções de Dmae pode trazer uma série de complicações para a saúde. Entre as mais comuns estão:

  • Piora da flacidez;
  • Paralisia muscular;
  • Tensão muscular;
  • Inchaço;
  • Hematomas;
  • Dores de cabeça;
  • Insônia;
  • Irritações e alergias de pele.

Se você possui um ou mais sintomas como os descritos acima e faz uso de Dmae, procure um (a) médico (a) imediatamente.

Os dermocosméticos de uso tópico não costumam causar reações, mas é imprescindível consultar seu (a) dermatologista antes de utilizar esse tipo de produto.

Produtos à base de dimetilaminoetanol são contraindicados para gestantes, lactantes, crianças e para alérgicos (as) à substância.


O Dimetilaminoetanol (Dmae) pode trazer uma série de benefícios à pele madura, especialmente quando o assunto é flacidez e opacidade da pele. Contudo, seu uso precisa ser orientado por um (a) profissional médico (a).

Opte por fazer os procedimentos injetáveis com especialistas licenciados e em clínicas de confiança pois, como vimos, o uso irregular e em doses acima do adequado pode comprometer a saúde do (a) paciente.

Acesse as categorias Saúde e Beleza do Minuto Saudável para mais informações sobre procedimentos, benefícios e seus riscos!

Imagem do profissional Carolina Milanez
Este artigo foi escrito por:

Dra. Carolina Milanez

CRM: 124114CompletarLeia mais artigos de Dra. Carolina
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade