Saúde

Botox: quando é indicado e quem pode fazer? Tem efeito colateral?

Publicado em: 20/08/2020Última atualização: 02/09/2020
Publicado em: 20/08/2020Última atualização: 02/09/2020
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Muitas pessoas procuram tratamentos anti-idade. Existem muitas formas de prevenir o aparecimento de linhas finas e rugas, mas quando esses sinais da idade já apareceram, não costumam ser suficientes as medidas de prevenção — uso de cremes ou séruns, por exemplo.

Nesse caso, são necessários procedimentos estéticos feitos com especialistas. Atualmente, já se tem acesso a muitas opções, voltadas a diferentes finalidades (combate a manchas, rugas, linhas, marcas etc).

Dentre tantas alternativas, o botox ainda se destaca e é realizado por muitos homens e mulheres. Pensando nisso, separamos algumas informações sobre esse procedimento, confira:

O que é Botox?

O botox é feito a partir de uma substância chamada Toxina Botulínica A, que é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Essa, também é responsável por causar botulismo — condição em que ocorre paralisia muscular generalizada, devido à ingestão de altas doses da toxina.

Quanto às finalidades estéticas, o botox é utilizado a fim de minimizar e eliminar alguns sinais da idade. O procedimento é feito por meio da aplicação da toxina botulínica em áreas estratégicas do rosto.

A substância é injetada (com a ajuda de agulhas muito finas) diretamente nos músculos em que se deseja a paralisação. No geral, é feita em áreas como testa, canto dos olhos (onde ficam os “pés-de-galinha”) e entre as sobrancelhas.

Com isso, deixa a pele com uma aparência mais esticada e rejuvenescida, sem marcas.

Essa técnica deve ser realizada por um(a) profissional capacitado. Atualmente, no Brasil, profissionais de biomedicina, enfermagem, medicina e odontologia estão aptos para atuar com o botox.

De maneira geral, a aplicação de toxina botulínica é bem rápida (cerca de 15 minutos) e segura, desde que feitas as avaliações necessárias. Seus efeitos não são vitalícios, então é necessário que seja feita uma reaplicação entre 4 a 6 meses.

Por fim, cabe destacar que além de seu uso para finalidades estéticas, o botox também pode ser útil no tratamento de distúrbios como a hiperidrose. Ou seja, quando a pessoa sofre com suor excessivo em determinadas áreas do corpo. 

Publicidade
Publicidade

O que é Botox Completo? 

Como o próprio nome sugere, o Botox Completo (ou global) é um procedimento que inclui a aplicação da toxina botulínica em várias ou todas as partes da região facial. Sendo assim, ele pode abranger testa, área dos olhos e glabela (espaço entre as sobrancelhas).

As especificações quanto ao que esse pacote inclui podem variar conforme o(a) profissional ou clínica. Em alguns casos, por exemplo, a pessoa pode escolher se deseja fazer essa aplicação completa na face ou dividir as doses.

Ou seja, pagar o valor do pacote completo e  aplicar em momentos diferentes mas na mesma região. Com isso, pode ser feito de acordo com as necessidades de cada um.

Sendo assim, quando feito em várias áreas ao mesmo tempo, o objetivo desse procedimento é proporcionar uma aparência mais rejuvenescida como um todo e não só amenizar sinais da idade de forma isolada.

Publicidade
Publicidade

Toxina botulínica: qual o efeito do botox no rosto?

Quando a toxina botulínica é aplicada, logo ao entrar no corpo já se liga aos receptores dos neurônios responsáveis pelo movimento muscular. Então, após aproximadamente uma hora, a toxina atravessa as terminações nervosas e entra no citoplasma (estrutura celular essencial).

Ao entrar nesse segmento, a substância “procura” a estrutura celular responsável pela liberação da acetilcolina — neurotransmissor responsável pelas contrações musculares. Por fim, a partir de reações químicas, a liberação desse neurotransmissor é interrompida.

Quando isso acontece, o músculo fica parado e não apresenta mais contrações. É isso o que proporciona a aparência de pele esticada.

Sendo assim, o efeito do botox no rosto é uma pele sem marcas. O que inclui linhas e rugas, até mesmo as estáticas, aquelas que aparecem mesmo sem que seja feito algum movimento.

Vale destacar que a paralisação do músculo é temporária, ou seja, a aplicação do botox não é vitalícia e precisa ser refeita após um determinado período de tempo.

Quanto tempo dura o efeito do botox no rosto?

Como mencionado, quando a toxina botulínica entra no organismo, ocorrem alguns processos e reações químicas que permitem que ela interrompa a liberação da acetilcolina. Ou seja, paralisa a ação do neurotransmissor responsável pelas contrações musculares.

Porém, quando o corpo percebe que não consegue movimentar a região onde foi aplicado o botox, começa a apresentar reações. Aproximadamente 10 dias após a aplicação, começam a aparecer novos terminais nervosos a fim de restabelecer o movimento da musculatura.

Sendo assim, a partir desse momento, a acetilcolina volta a ser liberada. Entretanto, cabe destacar que essas novas ramificações começam a funcionar plenamente só a partir de 4 meses depois de seu aparecimento.

Após esse período, o músculo volta a se movimentar como antes e o botox para de fazer efeito. Por isso, no geral, os(as) profissionais indicam que o tempo de duração desse procedimento é de 4 a 6 meses.

Publicidade
Publicidade

Botox: para que é indicado? Quem pode fazer?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a toxina botulínica é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas. Isso inclui regiões como:

  • Fronte (testa);
  • Pés-de-galinha (linhas de expressão no canto dos olhos);
  • Glabela (entre as sobrancelhas);
  • Contorno facial inferior (pontos na região do pescoço).

Além de servir para atenuar os sinais da idade, também pode ser aplicado a fim de reposicionar as sobrancelhas (deixando-as mais arqueadas). Nesse caso, a quantidade de toxina botulínica é menor, visando apenas enfraquecer o músculo e não paralisar totalmente.

Isso porque o músculo que levanta as sobrancelhas (assim como os da linha do sorriso) é necessário para as expressões faciais e até mesmo para comer. De forma que não pode sofrer grandes interferências.

Quanto à idade indicada para aplicação do botox, no geral pode ser feito a partir dos 25 ou 30 anos, idade em que os primeiros sinais da idade costumam aparecer. Assim, o procedimento pode ajudar a evitar a formação de rugas na pele e sinais de expressão mais profundos.

Entretanto, cabe destacar que é necessário passar por avaliação prévia para saber se o tratamento é indicado para o seu caso ou não — podendo ser recomendado outro tipo de cuidado.

Botox é indicado para transpiração excessiva (hiperidrose)?

Em alguns casos, sim. A hiperidrose é uma condição que causa transpiração anormal e excessiva, podendo atingir regiões como: palma das mãos, pés, axilas, rosto, seios, couro cabeludo ou outras partes do corpo com muitas glândulas sudoríparas.

Dentre as opções de tratamento está  a aplicação de injeções altamente diluídas da toxina botulínica.

A substância é injetada na pele na área afetada pela hiperidrose. Com isso, ocorre a paralisação das glândulas sudoríparas responsáveis pela transpiração excessiva.

Normalmente, uma única sessão fornece meses de alívio. A frequência indicada varia conforme cada caso e de acordo com a indicação médica, mas costuma ser de no máximo 2 aplicações por ano.

Quais são os benefícios do botox?

Como mencionado no tópico anterior, o botox é indicado principalmente para atenuar e eliminar os sinais da idade, mas também pode ser recomendado em casos de problemas de saúde — como a hiperidrose.

Nesse sentido, pode-se destacar como benefícios do botox os seguintes fatores:

  • Minimiza os efeitos da hiperatividade da musculatura do rosto — responsável pelo surgimento de rugas dinâmicas (ocasionadas pelos movimentos faciais);
  • Proporciona ao rosto uma aparência mais jovem e alivia o ar de cansaço;
  • Previne o aparecimento dos sinais da idade;
  • Suaviza linhas de expressão e rugas;
  • Possibilita modificar temporariamente estruturas anatômicas da face — como o arqueamento das sobrancelhas e para amenizar a presença da gengiva ao sorrir.

Dessa forma, tanto quando o botox é utilizado para finalidades estéticas como as mencionadas como em casos que é indicado para tratar a hiperidrose, contribui diretamente para a autoestima e até mesmo a qualidade de vida do(a) paciente.

https://minutosaudavel.com.br/harmonizacao-facial/

Como é feita a aplicação de botox? 

A aplicação do botox é feita com auxílio de uma injeção, contendo uma pequena quantidade da toxina botulínica. O procedimento é feito em consultório e, no geral, é quase indolor e bem tolerado pelos(as) pacientes — a duração pode variar entre 10 e 15 minutos.

Cabe destacar que, previamente, o(a) profissional faz a marcação dos pontos para aplicação da substância. Esse passo requer uma pequena análise, a fim de escolher o local correto e proporcionar resultados mais satisfatórios. 

A distância é de aproximadamente 1,5cm entre cada ponto em que será realizada a injeção.

Para pessoas mais sensíveis e que possam ter medo da dor do procedimento, vale lembrar que antes das injeções é feita a aplicação de um anestésico tópico para garantir mais conforto.

Outra parte comum de todo o processo de realização do botox é que sempre é solicitado um retorno do(a) paciente após 15 dias. Isso é feito para que seja possível analisar como está o resultado e se são necessários retoques.

O que não pode fazer após aplicar botox? 

É comum que após a realização de um procedimento estético alguns cuidados sejam necessários, em especial os invasivos como a aplicação de toxina botulínica (botox). Nesse caso, podem ser feitas recomendações como, por exemplo, evitar massagear e/ou apertar a região e não se expor ao sol por até 10 dias.

Além desses cuidados, o(a) profissional também pode indicar que você:

  • Evite praticar exercícios físicos por 2 dias após a aplicação de botox — uma vez que movimentos bruscos podem causar a “migração” da toxina para outros músculos, nos quais não é desejado o efeito;
  • Evite viagens aéreas imediatamente após o procedimento — a alteração de pressão causada nos voos também pode provocar a migração da toxina para áreas não desejadas;
  • Evite se deitar nas primeiras 4 horas após realizar o botox — apenas em caso de ter feito aplicação em áreas compostas por pequenos músculos, tais como a região dos olhos no tratamento dos “pés de galinha”.

É de suma importância conversar antes com o(a) especialista e prestar bastante atenção às recomendações dos cuidados pós botox. Assim, evitam-se possíveis reações adversas e se garante um melhor resultado do procedimento.

Reações após aplicar botox

Mesmo com todos os cuidados necessários, é bastante comum que algumas pessoas apresentem leves reações após a aplicação do botox. Nesse sentido, podem apresentar:

  • Vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos de aplicação — dura em torno de 5 horas;
  • Dores de cabeça ou dores nos pontos em que foi injetado o botox — normalmente desaparece nas primeiras 24 horas;
  • Pequenos hematomas nos pontos de aplicação — no geral, ocorre quando há o comprometimento de pequenos vasos sanguíneos próximos do músculo em que a toxina foi aplicada. 

Além disso, cabe destacar que os hematomas também tendem a surgir em pessoas que fazem uso de remédios como a Aspirina ou medicamento similar. 

Com isso, reforça-se a necessidade de informar ao(à) profissional sobre o uso de qualquer medicação antes de realizar o procedimento.

Contraindicações: quem não pode fazer aplicação de botox?

Assim como em qualquer procedimento que envolva ingerir ou aplicar determinada substância, o botox é contraindicado para pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade à toxina botulínica.

Também não deve ser realizado por mulheres grávidas ou lactantes. Além de ser contraindicado a pessoas portadoras de doenças autoimunes, neuromusculares (como distrofia muscular, miopatia etc) ou distúrbios da coagulação sanguínea (coagulopatias).

Cabe destacar que a contraindicação também se aplica a pessoas que façam uso de anticoagulantes, aminoglicosídeos (tais como Gentamicina, Amicacina etc) e/ou medicações que interfiram na transmissão neuromuscular.

Malefícios: quais são os riscos do botox? 

Qualquer substância química não comum ao nosso organismo, ao ser aplicada ou ingerida, pode apresentar riscos. No caso da aplicação de botox, de forma geral, quando é realizada de forma correta e nas doses ideais, não costuma apresentar nenhuma complicação ao(à) paciente (nem mesmo a longo prazo).

Os riscos de que ocorra alguma infecção ou inflamação por conta da toxina botulínica existe, mas é pequeno e raro. Em especial, considerando o fato de que devem ser administradas concentrações muito baixas da substância.

Porém, se aplicada indevidamente de forma a atingir músculos errados ou se usado em grandes quantidades, pode causar paralisia em outras partes do corpo. Além disso, outro risco é que o(a) paciente sofra com botulismo — o que é bastante raro, mas pode acontecer.

Trata-se de uma doença causada pela bactéria a partir da qual é fabricado o botox, ou seja, a toxina botulínica. Essa condição pode paralisar os músculos e causar dificuldades na deglutição. 

Em casos graves, pode desencadear problemas respiratórios e até mesmo fazer com que o coração (maior músculo do corpo humano) perca sua elasticidade.

Mas é preciso deixar claro que isso só tem chances de ocorrer se for realizada a aplicação de doses muito altas da substância ou se for feito o uso de produto ilegal. 

Por isso, é imprescindível buscar um(a) profissional de confiança e se certificar que o material usado está certificado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Quais os efeitos do botox a longo prazo?

Como mencionado no tópico anterior, o botox não apresenta riscos nem mesmo se usado a longo prazo. Além disso, todos os efeitos desse procedimento são temporários e reversíveis.

Para manter o efeito proporcionado pelo uso da toxina botulínica, é preciso realizar uma nova aplicação aproximadamente a cada 6 meses, uma vez que passado esse período a musculatura já volta a seu funcionamento normal.

Algumas pessoas também têm dúvidas sobre se o uso contínuo da substância pode causar paralisação permanente ou perda da expressão facial. A resposta é não.

Sendo assim, pode-se concluir que não há efeitos a longo prazo do uso de botox. Trata-se de um procedimento que, quando feito de forma correta, proporciona os efeitos desejados apenas pelo tempo previsto (máximo de 6 meses) e não causa complicações.

É cancerígeno?

Não. Existem muitas pesquisas envolvendo a toxina botulínica, porém, nenhuma delas aponta que essa substância pode aumentar os riscos ou estar associada ao aparecimento de câncer.

Felizmente, o botox é considerado seguro e não costuma apresentar riscos à saúde. Quando ocorrem complicações, de forma rara ou isolada, estão associadas a alguma sensibilidade do(a) paciente ou reações leves que podem comumente se manifestar (dores de cabeça, hematomas etc).

Essas, podem ser facilmente tratadas e/ou revertidas, sendo de baixíssima periculosidade.

Vale destacar que a associação de câncer e toxina botulínica não tem evidência científica, porém, isso se aplica a substâncias devidamente regulamentadas como seguras. Ou seja, não se pode afirmar o mesmo com relação a produtos ilegais.

Assim, reforça-se a necessidade de buscar profissionais sérios e comprometidos não só com resultados estéticos mas com a saúde e bem-estar do paciente.

Qual especialista (profissional) pode aplicar botox?

A aplicação do botox deve ser realizada sempre por um profissional capacitado e com treinamento em tal procedimento. Porém, mais do que isso, são necessárias regulamentações legais e autorização do conselho da determinada classe — tais como o Conselho Federal de Medicina (CFM), por exemplo.

Por isso, no Brasil, atualmente os especialistas que podem fazer aplicação de botox são:

  • Médicos dermatologistas;
  • Biomédicos;
  • Dentistas;
  • Enfermeiros — como forma de auxílio ao médico.

Vale destacar que pode haver restrição quanto a atuação de cada profissional, o que varia conforme o que está disposto na resolução da classe. Além disso, reforça-se a necessidade de capacitação para realizar o(s) procedimento(s) com toxina botulínica.

Preço e onde fazer?

Como mencionado, diferentes profissionais podem fazer a aplicação de botox. Porém, de maneira geral, o procedimento é sempre realizado em clínicas e consultórios — podendo ser feito em ambiente hospitalar quando voltado à saúde, como nos casos de hiperidrose.

Quanto ao preço dessa terapia, pode variar conforme o(a) especialista e também de acordo com a sua localidade, uma vez que há cidades em que pode ser mais caro que outras. Fator que está atrelado a questões como custos relacionados à estrutura e material, por exemplo.

Além disso, a marca do produto e a quantidade utilizada também interferem no preço final.

De forma geral, o valor pode sofrer variações entre R$600 até R$2000 (uma sessão), conforme os fatores listados. Normalmente isso inclui a aplicação do botox e as consultas, tanto a inicial quanto possíveis retornos (para retoque ou em caso de complicações).

Botox e preenchimento: qual a diferença?

Há muitos procedimentos que visam minimizar os sinais da idade. Dentre esses, destacam-se o botox e o preenchimento. Apesar de muito comuns, podem surgir algumas dúvidas quanto à diferença entre eles.

Primeiro, é importante saber que não são técnicas iguais. Portanto, não são utilizados da mesma forma, embora tenham o mesmo objetivo: reduzir as marcas da idade. Sendo assim, um não substitui o outro.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a toxina botulínica é usada no tratamento de rugas e linhas de expressão provocadas pelo movimento dos músculos faciais, são as chamadas “rugas dinâmicas”.

Assim, essa substância é aplicada direto nos músculos a fim de proporcionar o relaxamento e deixar a pele com aparecimento mais “esticada” e livre de marcas.

Em contrapartida, o preenchimento é feito com ácido hialurônico. O procedimento visa a correção de rugas finas, olheiras, sulcos (bigode chinês) e a devolução do volume facial perdido pela idade — tais como nos lábios, depressões do rosto etc.

Outra diferença importante está no tempo de duração, enquanto o botox precisa de retoque a cada 6 meses, o preenchimento pode durar até 2 anos.

Por fim, cabe destacar que ambos são processos feitos a partir da injeção de substâncias feitas por um(a) profissional capacitado(a).


Buscar cuidados ou procedimentos estéticos a fim de melhorar a autoestima não é nenhum erro ou problema. Pelo contrário, priorizar nosso bem-estar é muito importante!

Entretanto, lembre-se sempre de fazer isso com responsabilidade e sabendo exatamente o que envolve todo o processo. Buscar informações evita que você se decepcione com os resultados ou que sofra com possíveis complicações.

Se você gostou e quer ver mais conteúdos, continue acompanhando o Minuto Saudável!

Fontes consultadas

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade