Breno H. M. (Minuto Saudável)
25/10/2018 17:13

Tomar colágeno funciona? Entenda como ocorre a absorção

Publicidade

O colágeno é uma proteína que tem a função de dar estrutura para nossas células, mantendo a aparência jovem da pele, unhas e cabelos. Além disso, ajuda nossos ossos, músculos e articulações.

É a proteína mais comum em nosso organismo, representando até 30% delas. A substância é produzida pelo próprio corpo, mas pode ser ingerida para que haja suplementação. Para a correta produção dessa proteína tão essencial o corpo precisa da vitamina C, o ácido ascórbico. Esta vitamina é a matéria prima do colágeno.

Quando você consome colágeno, seu corpo o distribui como qualquer outro nutriente, usando-o da forma como acredita ser melhor. Ou seja, é o seu corpo que escolhe pra onde vai cada nutriente e o que fazer com ele.

Assim, ingerir altas doses da quantidade necessária de colágeno não significa que o corpo irá produzir mais desta proteína. Essa ingestão pode fazer com que outras proteínas sejam produzidas — ou talvez seu corpo mande tudo isso embora.

Ao mesmo tempo, se o corpo achar que precisa produzir mais colágeno, é importante que as substâncias necessárias (especialmente a vitamina C e alguns aminoácidos) estejam presentes para que a produção ocorra de maneira adequada. Dentre os aminoácidos que participam desse processo estão:

  • Glicina: encontrada na pele de porco, pele de frango, carne, proteína da soja e semente de abóbora;
  • Lisina: encontrada em frutos do mar, produtos à base de soja, derivados do leite e verduras e legumes (baixa concentração);
  • Prolina: encontrada na clara de ovo, repolho, aspargos e cogumelos.

Portanto, se você é saudável, tem uma alimentação equilibrada, com boa ingestão de proteínas, e sua produção de colágeno é suficiente, a suplementação pode não trazer os benefícios esperados.

Entretanto, não faz mal nutrir o corpo, e caso você queira garantir que o seu possui colágeno o bastante, você pode ingerir diariamente alimentos ricos neste nutriente, deixando que seu organismo faça seu trabalho.

Se você deseja iniciar a suplementação com colágeno, consulte um nutricionista para que ele avalie essa necessidade. Em certos casos (como em pessoas veganas ou vegetarianas, além de idosos), a prática pode ser necessária e trazer bons resultados.

25/10/2018 17:14

Breno H. M. (Minuto Saudável)

Redator, é jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Produz matérias sobre exercícios, saúde masculina e exames.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*