As opções de procedimentos para trazer mais beleza e saúde à pele são inúmeras. Combinando tratamentos, produtos e rotinas de cuidados, é possível manter ou recuperar uma derme jovem, revitalizada e fortalecida. 

Mas com tantas possibilidades e finalidade, não tem jeito, somente uma avaliação profissional pode indicar o que a pele precisa e qual o tratamento mais adequado. Entre essas novas formas de combinar tratamentos está a harmonização facial.

Seja para hidratar, estimular, recuperar ou apenas manter o tecido firme, é com a ajuda de uma avaliação profunda que dá para conhecer o que esse método tem para oferecer!

O que é a Harmonização facial?

A harmonização facial é a combinação de procedimentos estéticos que buscam aperfeiçoar a estética facial, reduzir linhas de expressão, suavizar olheiras e marcas da face, além de auxiliar no realce dos traços do rosto, deixando-o mais harmonioso.

Os processos que fazem parte da harmonização facial são: bichectomia, toxina botulínica, preenchimento labial, skinbooster, toxina botulínica para sorriso gengival e rinomodelação. 

É possível que os tratamentos sejam complementados com outros procedimentos, por exemplo, com clareamento dental e bioestimulação de colágeno. 

Como é feita a harmonização facial?

Antes dos procedimentos serem realizados é necessário agendar uma avaliação com o profissional escolhido, relatar todos os detalhes que deseja realçar e os detalhes que são incômodos.

Após a  avaliação são realizadas algumas fotos e então o profissional irá fazer um estudo do rosto do paciente e sugerir quais são os procedimentos indicados para obter o resultado desejado.


Para cada paciente será indicado um tipo de combinação de procedimentos que se adequem melhor ao que é necessário para obter uma imagem mais harmônica e satisfatória. O processo pode variar de acordo com os procedimentos feitos:

Bichectomia

A Bichectomia é utilizada para afinar o rosto. Ela é realizada com anestesia local e dura em torno de 30 minutos. Sua técnica consiste em retirar o tecido gorduroso chamado bola de Bichat que se encontra na região interna das bochechas. 

Antes, é necessária a realização de alguns exames, como o coagulograma. Ele indica como será a coagulação e cicatrização da pequena incisão feita para a retirada da bola de Bichat.

É feito uma incisão no interior da bochecha para a retirada da bola de Bichat, o pós operatório é tranquilo, requer o uso de antibiótico e enxágue bucal com antisséptico, não é necessário repouso.

Essa cirurgia pode ser executada em consultório ou em centro cirúrgico, depende dos critérios estabelecidos pelo cirurgião dentista ou cirurgião plástico escolhido.

Skinbooster 

O Skinbooster é um procedimento tranquilo, em que é injetado ácido hialurônico para a hidratação e revitalização da pele. Sua utilização melhora os aspectos da derme proporcionando hidratação intensa  pois atua em camadas mais profundas da pele.

Sua aplicação pode ser realizada com o uso de anestesia tópica, mas isso depende da sensibilidade de cada paciente. 

Toxina Botulínica

A toxina botulínica é aplicada com uma agulha fina em músculos específicos de cada região, depende de quais rugas deseja amenizar. Pode ser utilizado um creme anestésico antes da aplicação para diminuir o desconforto.

Sua ação bloqueia os estímulos neuromusculares e paralisa, temporariamente o músculo. 

O procedimento dura em torno de 20 minutos, não fica qualquer cicatriz, a recomendação após a aplicação é de não massagear a região por 4 horas.

Seus efeitos são temporários, pois após alguns meses o organismo começa a produzir novas ligações para o estímulo muscular, fazendo com que o bloqueio criado pela toxina não tenha mais efeito. Deve-se então realizar uma nova aplicação.

É indicado iniciar o tratamento com toxina botulínica após os 25 anos quando já começam a surgir pequenas linhas de expressão, evitando  com que as marcas fiquem mais profundas com o passar do tempo.

Preenchimento labial

Aplicação é realizada pelos cantos externos da boca e também no arco de cupido (“V” labial), logo após injetar o ácido hialurônico o profissional irá realizar a modelação dos lábios pressionando-os até ficarem com delineado e volume desejados.

A técnica é simples e rápida, sendo realizada com ácido hialurônico e feita com agulhas ou microcânulas.

O volume de ácido hialurônico utilizado varia do tamanho da proporção indicada para os lábios de cada pessoa, por isso se faz necessária a avaliação antes de aplicação do método. 

Os cuidados após a aplicação são basicamente evitar radiação solar para evitar a formação de manchas, por ser absorvível pelo organismo é indicado que sejam feitas aplicações anualmente para manter o efeito nos lábios.

A toxina botulínica para sorriso gengival é bastante semelhante à aplicação tradicional. É aplicada a toxina botulina no interior da parte superior do lábio, causando a paralisação parcial do músculo que contrai o lábio durante o sorriso.

Lembrando que o preenchimento labial não é igual ao Lip Lift. Este é um procedimento cirúrgico realizado com anestesia local, feito por um(a) profissional de cirurgia plástica. 

Nele, é retirada uma porção do lábio superior, reduzindo a flacidez e diminuindo a aparência de “lábio caído”, e após isso se realiza um preenchimento com ácido hialurônico.

Rinomodelação 

A rinomodelação é uma técnica onde são utilizadas algumas substâncias como o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio para preencher pequenas imperfeições e auxiliar na remodelação do contorno do nariz.

Aplicados com agulhas em regiões específicas do nariz. Pode ser realizado uma prévia do procedimento com soro fisiológico para ter uma noção do resultado. Sua execução é rápida e não requer cuidados prévios, seu resultado é imediato.

Os preenchedores utilizados são absorvidos pelo organismo o que indica que esse procedimento deve ser repetido em 12 meses para que o resultado seja mantido.

Qual a finalidade de cada procedimento?

A Bichectomia  é utilizada para afinar o rosto e em tratamentos para pessoas que mordem o interior da bochecha.

O Skinbooster é indicado para homens e mulheres em todas as idades, podendo:

  • Melhorar o aspecto de olheiras;
  • Tratar manchas de acne;
  • Auxiliar no estímulo de produção de colágeno;
  • Reduzir marcas de rugas leves. 

A Toxina Botulínica pode ser utilizada tanto para melhorar a estética facial, como também para diminuir o bruxismo, que é caracterizado pelo ranger dos dentes, e também para o tratamento de enxaqueca.

Além disso, seus uso incluem:

  • Redução de linhas de rugas;
  • Diminuição das linhas de expressão.

O Preenchimento labial é indicado para o realce dos lábios criando uma melhor proporção entre a boca e o formato do rosto, além de destacar o contorno dos lábios e melhorar o volume dos lábios.

O ácido Hialurônico também é indicado para outros tratamentos, como:

  • Tratamento para olheiras;
  • Diminuição do bigode chinês;
  • Cicatrizes profundas de acne;
  • Celulites.

Já a toxina botulínica para sorriso gengival auxilia na diminuição da exposição da gengiva durante o sorriso, proporcionando sorriso mais equilibrado.

A Rinomodelação tem como finalidade auxiliar na melhora dos traços do nariz e corrigindo imperfeições nos traços e contornos do nariz, além de defeitos de rinoplastia anterior.

A modelação pode ser realizada também na área da mandíbula que é utilizada para:

  • Enfatizar os contornos da mandíbula;
  • Equilibrar a proporção da mandíbula e queixo com as outras porções do rosto;
  • Reduzir a flacidez tissular.

Indicação: quando fazer a harmonização facial?

A harmonização facial é indicada quando o paciente não se sente satisfeito com os aspectos e contornos do rosto. Ela é indicada para melhorar o equilíbrio do rosto e trazer um realce à beleza natural de cada pessoa.

Quais são os riscos e contraindicações? 

Na bichectomia, a atenção fica quanto o processo de recuperação, em relação à  coagulação e cicatrização. 

Além disso, o procedimento é irreversível e, em alguns formatos de rostos, não surte muito efeito. Isso porque a face oval, devido à estrutura óssea e muscular, algumas vezes, pode fazer com que a retirada da bola de Bichat tenha um resultado imperceptível. 

No caso da rinomodelação existem alguns riscos como infecções devido à aplicação em peles muito finas. Apenas profissionais habilitados e capacitados podem fazer esse procedimento.

A rinomodelação é contraindicada para gestantes, pessoas que tenham alergia a componentes do produto injetado, imunossuprimidos e pessoas que estejam com algum tipo de lesão no nariz ou que possuam implante na região.

A toxina botulínica não é indicada para menores de 18 anos. Em geral, ela não traz contraindicações. Por ser um método reversível e um produto absorvível pelo organismo, é considerada uma técnica segura e confiável quando realizada por profissionais capacitados.

Imunossuprimidos não devem realizar procedimentos invasivos devido o risco de desenvolverem alguma inflamação ou rejeição do produto aplicado.

Gestantes podem realizar os procedimentos desde que possuam um atestado médico com autorização.

Diabéticos podem fazer a aplicação desde que estejam com a glicose controlada, porém é indicada a apresentação de atestado médico com autorização para a realização do procedimento.

Quais profissionais podem fazer esses procedimentos?

Dentre os profissionais que podem trabalhar com injetáveis na área da estética estão:

  • Médicos(as) dermatologistas;
  • Cirurgiões(ãs) plásticos;
  • Dentistas habilitados(as) para estética;
  • Biomédicos(as) estetas;
  • Farmacêuticos(as) com habilitação em estética.

Porém, para o procedimento da bichectomia apenas cirurgiões(ãs) dentistas podem aplicar.

Antes de escolher o(a) profissional para realizar esses procedimentos sempre deve ser realizada uma pesquisa para saber se há habilitação e capacitação.


A harmonização facial busca, por meio da escolha de e combinação de tratamentos, manter a face harmônica, saudável e bem cuidada. 

Com uma avaliação profissional e a manutenção de uma rotina de cuidados é possível recuperar e manter a pele bonita, além de corrigir ou suavizar regiões que sejam incômodas, como manchinhas ou saliências.

Quer saber mais dicas e informações sobre novidades no mundo da beleza e saúde? Acompanhe o Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *