O chá é uma das bebidas mais populares no mundo interno. E um dos mais famosos é o chá de hortelã. 

Essa planta é usada há milhares de anos por várias culturas, principalmente por causa dos seus benefícios para a saúde. 

Para que serve o chá de hortelã? 

O chá de hortelã pode ser consumido sozinho ou acompanhado de outras ervas ou ingredientes. 

Ele também pode ser usado de modo externo, como cosmético (para tratar problemas de pele como a acne).  

Com limão

O chá de hortelã com limão é indicado para reduzir o estresse e tratar os distúrbios do sono, que podem ser causados por complicações como depressão e ansiedade, devido às propriedades calmantes da hortelã.

O limão é um bom auxiliar à digestão e por quem deseja reforçar a imunidade. Isso porque ele estimula o suco gástrico e é rico em vitamina C.

Com canela

A canela é um alimento termogênico, ou seja, sua digestão demanda mais energia (queima mais calorias) do que o seu consumo. Assim, ela auxilia no processo de emagrecimento. 

E, quando combinada com a hortelã, o efeito da canela é potencializado. Por isso, chá de hortelã com canela é indicado para quem deseja perder alguns quilinhos, desde que aliado a bons hábitos alimentares.   


Com gengibre

O gengibre é uma raiz bastante usada no fortalecimento da imunidade, por isso, combinado com a hortelã, pode combater sintomas de gripes e resfriados (como febre, tosse dores musculares e de cabeça).

Além disso, suas propriedades ajudam a elevar o gasto calórico, sendo que o gengibre é considerado um alimento termogênico. Quem quer uma ajuda para emagrecer pode incluir a bebida na rotina.

Outra vantagem dessa relação são os efeitos no sistema digestivo. Tanto o gengibre como a hortelã são indicados para combater a má digestão, o intestino preso e as dores abdominais. 

Quais os benefícios do chá de hortelã?

A hortelã possui várias vitaminas (A, B6, C, E e K), além de substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo ou que previnem doenças (como antioxidantes e anti-inflamatórias). Por isso, ela é indicada para combater problemas digestivos, de insônia, mau hálito, de fígado e entre outros. 

Saiba um pouco mais sobre esses e outros benefícios dessa bebida: 

Melhora o sono 

A hortelã é um calmante natural que atua sobre o sistema nervoso, deixando a pessoa mais relaxada e propensa a descansar. 

Por isso, o chá de hortelã é recomendado para pessoas que possuem dificuldades em dormir. 

Reduz os sintomas da gripe 

A hortelã também possui propriedades (como o mentol) que ajudam a aumentar a imunidade e auxiliam o sistema imunológico a funcionar corretamente. 

Assim, ele pode prevenir essa complicação ou aliviar alguns sintomas de gripes como tosse e dor de garganta

Melhora o hálito 

Sim, o chá de hortelã é bom para combater o mau hálito. Ela ajuda a eliminar as bactérias que causam cárie e provocam o cheiro desagradável na boca. 

Por causa disso, a hortelã é usada na composição de vários produtos para a higiene bucal, como pastas de dentes e fios dentais. 

Ajuda nas funções do fígado

O chá de hortelã também ajuda o fígado a regenerar-se da alimentação errada e do consumo excessivo de álcool, além de ajudar na eliminação de toxinas prejudiciais a esse órgão. 

Na circulação sanguínea

A hortelã ajuda a melhorar a circulação sanguínea, uma vez que pode diminuir a quantidade de colesterol e gorduras presentes nas veias. 

E com o sangue circulando livremente, reduz-se os riscos de problemas cardiovasculares (como infartos, AVCs e insuficiência cardíaca).  

In natura ou em saquinho?

Os chás em saquinho são menos saudáveis que os in natura. Isso porque tais produtos são industrializados e produzidos com ervas que podem ser velhas ou não ser frescas. 

Além disso, o processo de industrialização, torra, manuseio e armazenamento podem fazer com que o chá de caixinha perca suas propriedades.

Por isso, se for possível, o mais recomendado é que se consuma o chá de hortelã (e os outros) in natura. 

Tem malefícios?

Sim. Apesar de todos os benefícios, a hortelã, se consumida em excesso, pode provocar ou agravar os problemas renais. Por isso, o seu consumo é contraindicado para quem possui alguma complicação (como insuficiência) nos rins. 

Quem pode tomar?

A hortelã pode ser consumida por quase todo mundo, exceto crianças (com menos de 2 anos) e quem tem problemas renais. 

O consumo é recomendado para as pessoas que possuem dificuldades para dormir ou doenças de fígado (como hepatite). 


O chá de hortelã é um tipo de bebida que tende a trazer benefícios, se for consumido corretamente. 

O Minuto Saudável traz outras informações sobre alimentação. Confira nossas postagens!!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *