Fitness

Folha de amora: veja o chá que promete muitos benefícios

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

As folhas de amora são opções cada vez mais populares para quem aprecia um chá ou busca benefícios para a saúde.

Com nutrientes, elas podem proporcionar mais bem-estar e saúde ao organismo!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Quais são as propriedades do chá de amora?
  2. Quais são os benefícios da folha de amora?
  3. Como preparar e tomar o chá de amora com folhas verdes e secas?
  4. Quais são as contraindicações?

Quais são as propriedades do chá de amora?

O chá de amora é preparado com as folhas da amoreira. Por isso, a bebida contém vitaminas e minerais importantes para o organismo. Entre eles, destacam-se o cálcio, potássio, magnésio e as vitaminas B e C.

Além disso, as folhas de amora possuem fitormônios, que é um tipo de hormônio vegetal que pode ser benéfico para o corpo humano. E também contém flavonoides, fibras e substâncias antioxidantes.

Quais são os benefícios da folha de amora?

Por conta dos seus nutrientes, as folhas de amora podem proporcionar diversos benefícios para a saúde. Para se ter uma ideia, elas são usadas pelos chineses há milhares de anos devido às suas propriedades nutricionais.

 Veja detalhes dos benefícios abaixo:

  • Diminui os sintomas da menopausa: por conter fitormônios, a bebida pode atuar da mesma forma que o hormônio estrogênio no organismo das mulheres que estão na menopausa. Sendo assim, o consumo reduz os sintomas frequentes dessa fase, como o calor intenso, a insônia e a secura vaginal, por exemplo;
  • Reduz a TPM: sabe-se que o chá de amora também atua diminuindo os sintomas pré-menstruais, conhecidos como Tensão Pré-Menstrual (TPM). Entre eles, estão as dores de cabeça e a irritação constante, por exemplo. Isso acontece devido à presença de substâncias como os flavonoides;
  • Faz bem para  os ossos: a presença do cálcio e do magnésio ajuda a manter o ossos saudáveis e evita problemas comuns como osteoporose, que é uma condição que fragiliza os ossos levando a fraturas;
  • Controla o açúcar no sangue: a bebida contém um composto químico conhecido como 1-desoxinojirimicina que ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, principalmente após as refeições que tenham carboidratos em excesso;
  • Controla o colesterol “ruim”: contém substâncias como a isoquercitrina e a astragalina, que melhoram os níveis de colesterol “ruim”’ da circulação sanguínea. Dessa forma, também contribui indiretamente com a saúde cardíaca, uma vez que o colesterol “ruim” em excesso é um fator de risco para os problemas cardiovasculares como infartos;
  • Afasta o risco de anemia: por conter ferro e vitamina C em sua composição, o chá de amora pode prevenir a anemia. Vale destacar que o organismo precisa de uma fonte de vitamina C para absorver o ferro dos alimentos;
  • Faz bem para o sistema nervoso: esse benefício ocorre por causa da presença da vitamina B1, que contribui com a manutenção da bainha de mielina, um tipo de membrana de tecido adiposo que protege as células nervosas cerebrais;
  • Estimula o sistema imunológico: a presença da vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças como resfriados ou gripes e combatendo infecções;
  • Controla a pressão arterial: por conter potássio e magnésio, o chá de amora pode diminuir os níveis da pressão arterial;
  • Retarda o envelhecimento: os antioxidantes presentes no chá de amora auxiliam no combate dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce;
  • Diminui inflamações: pode contribuir com o tratamento de inflamações da mucosa da boca e da garganta. Beber o chá de amora ou fazer gargarejos pode  diminuir a dor de garganta ou das aftas;
  • Faz bem para digestão: o consumo regular de chá de amora pode  estimular a produção de algumas enzimas digestivas que ajudam a decompor os alimentos com mais eficiência. Por isso, pode ser benéfico para a digestão.

Reduz a queda de cabelo?

Não há comprovação científica de que o chá de amora reduz a queda de cabelo. Mas, por conta do fitormônio que atua como estrogênio, consumir a bebida pode ser benéfico para quem sofre com a perda excessiva dos fios.

Por isso, há quem tome mais chá de amora para evitar esse problema e também quem passe diretamente no couro cabeludo para estimular os fios de cabelo.

O ideal é preparar um litro de água e com folhas de amora seca e deixar ferver até reduzir pela metade e ficar com uma coloração escura.

Depois disso, é preciso lavar os cabelos e borrifar a preparação ou passar com algodão no couro cabeludo e deixar secar. Em seguida, basta lavar novamente.

Ajuda a emagrecer?

Alguns estudos indicam que sim, mas não há comprovações científicas. Isso porque contém 1-desoxinojirimicina, que é uma substância que atua naturalmente na absorção de carboidratos. Ela inibe uma enzima no trato intestinal conhecida como alfa-glicosidase que está envolvida na digestão de carboidratos.

Por isso, alimentos ricos em carboidratos e amido, como pão e batata, não se transformam em glicose no organismo que pode ter um efeito positivo para a redução de peso (desde que aliado a hábitos saudáveis). 

Além disso, a bebida, assim como outros chás, tem efeito diurético, o que ajuda a evitar ou reduzir a retenção de líquidos.

Faz descer a menstruação?

Não há comprovação científica de que qualquer chá consiga adiantar o ciclo menstrual. O que se sabe é que o chá de amora pode regular o fluxo menstrual, além de diminuir os sintomas pré-menstruais como inchaços e irritações.

Ajuda no funcionamento dos rins?

Pode ser benéfico para os rins. O chá de amora contém propriedades diuréticas, o que contribui para aumentar a quantidade de urina e melhorar o funcionamento dos rins. 

Além disso, quem tem cálculo renal (conhecido popularmente como pedras nos rins) pode ser beneficiado com a bebida, pois ela ajuda a eliminá-las mais facilmente por meio da urina.

Como preparar e tomar o chá de amora com folhas verdes e secas?

É bastante simples preparar o chá de amora. Ele pode ser preparado com folhas secas ou frescas. Se optar pelas folhas frescas, é preciso cortar e amassá-las.

É possível preparar por infusão, ou seja, deixar a água ferver e logo em seguida adicionar as folhas, que devem ficar em imersão alguns minutos. E também por decocção, ou seja, quando as folhas são fervidas junto com a água.

Em uma panela com cerca de 250mL de água ou a medida de um copo americano, coloque duas colheres de chá de folha de amora em infusão (cerca de 40g). Deixe no fogo por 10 minutos e depois ele já está pronto para ser consumido.

Se passar mais do que esse período na infusão, o sabor pode ficar um pouco mais amargo para o paladar.  Evite ferver a bebida e usar o açúcar refinado para não perder as propriedades nutricionais da folha.

Se quiser adoçar, opte por adoçantes naturais como mel, por exemplo. O chá de folha de amora pode ser servido tanto quente quanto gelado e consumido em qualquer horário.

Quais são as contraindicações?

Apesar de ser seguro para a maioria das pessoas, o chá de folha de amora deve ser consumido com moderação: a indicação é beber no máximo 3 xícaras de chá por dia.

Além disso, a bebida é contraindicada para gestantes ou lactantes, pois não há estudos que mostrem se o consumo do chá de amora é totalmente seguro. E para algumas pessoas com estômago ou intestino sensível o consumo do chá de amora pode fazer mal, causando desconfortos.


Os chás fazem parte da rotina de muitas pessoas — seja em busca de propriedades medicinais, seja para o bem-estar e prazer de ingerir a bebida. O chá de folha amora é uma opção que promete muitos benefícios!

Conheça mais sobre chás e rotinas saudáveis no Minuto Saudável!

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade