Com 9 semanas de gestação, a barriga da mãe pode sequer ser perceptível ainda. Nessa fase, que equivale a 2 meses, algumas mães ainda nem sabem que estão grávidas. Mas não vai demorar muito para que sinais, sintomas ou indícios sejam percebidos.

No entanto, algumas mães já podem começar a notar a cintura mais arredondada e algumas calças mais apertadas. 

Agora, organizar as rotinas médicas, preparar as mudanças no ritmo de vida e dar atenção para os meses que ainda vão vir é bastante importante para que toda a gestação seja um momento de prazer e bem-estar.

Quantos meses de gestação são 9 semanas?

9 semanas de gestação são equivalentes a 2 meses. Essa fase compreende do 63º dia até o 70º. Assim, a mãe ainda está no primeiro trimestre gestacional, que costuma ser uma fase bastante intensa no que se refere às mudanças do feto. Enquanto algumas mães sequer têm sintomas, outras já vivenciam um turbilhão de mudanças.

Como é um feto de 9 semanas?

As 9 semanas ainda são um período inicial de gestação. Mas o bebê já passou por várias formações. Em relação à semana anterior, o tamanho dele praticamente dobrou, mas a cabeça continua maior do que o corpinho.

Seu rosto está mais delineado e desenvolvido, assim como o coração, que está fortalecendo a musculatura. 

O tamanho do bebê ainda é bastante pequeno, cerca de 20mm a 30mm. Se desse para comparar, seria algo como uma uva. Porém, ele já tem as articulações formadas, o que permite sutis movimentos dos ombros, cotovelos, joelhos e pulsos dentro da bolsa de líquido amniótico. 

Os olhos estão em formação e as pálpebras estão fechadas. O cérebro está desenvolvendo-se rapidamente, com cerca de 100 mil neurônios criados por minuto! Os demais órgãos também estão em formação, mas cada um tem um ritmo próprio.


O bebê já mexe?

Sim! Essa fase é marcada por movimentos mais frequentes do pequeno ou pequena. Isso também ocorre pois suas articulações estão formadas e possibilitam que bracinhos e perninhas se mexam mais facilmente.

Porém, o bebê ainda é pequeno e há bastante espaço dentro da barriga. Ou seja, sentir toda essa energia, provavelmente, ainda vai demorar mais um pouco.

Sinais e sintomas com 9 semanas

As mudanças dentro da barriga estão ocorrendo em uma intensidade grande. O pequeno ou pequena cresce rapidamente, ganhando peso, ocupando espaço e fortalecendo os laços maternos cada vez mais. Porém, não é só lá dentro que as mudanças ocorrem. 

Apesar de algumas mães estarem descobrindo a gravidez agora (ou ainda nas próximas semanas), outras já começaram a reparar nas mudanças físicas. Náuseas, mal-estar, cansaço e alterações de humor podem ter ocorrido com bastante frequência nesse comecinho de gestação. As dores de cabeça e uma sensação de desconforto na coluna também podem ocorrer. Veja mais sobre o que a mulher pode perceber fisicamente nessa fase:

Cólicas 

As cólicas são comuns durante toda a gestação, mas nesse comecinho elas podem ocorrer com mais intensidade, sobretudo em mulheres que não costumam apresentar o sintoma devido à menstruação. Como o útero está crescendo, as cólicas podem correr com mais frequência.

Barriga saliente

Há mulheres que demoram para notar a barriguinha mais saliente. Outras rapidamente notam que a cintura está um pouquinho mais larga. Na verdade, isso depende bastante do biotipo da mulher.

Mas, no geral, essa fase é marcada pelo crescimento abdominal. Por isso, talvez já dê para observar a barriga mais estufadinha.

Sensibilidade nos seios 

Pode ser que as mamas fiquem mais sensíveis, inchadas e mais pesadas. Essa mudança nos seios é bastante comum no primeiro trimestre, mas geralmente a sensibilidade reduz depois do 4º mês.  

Pode ser que a mãe note a aparição dos Tubérculos de Montgomery, que são pequenas bolinhas ou nódulos brancos nas aréolas. 

Essas glândulas são responsáveis pela produção de óleos que mantêm os mamilos úmidos durante a amamentação.

Cansaço

O cansaço é bastante comum durante o primeiro trimestre. Isso porque uma série de mudanças no organismo estão ocorrendo e as mudanças hormonais podem deixar a mãe mais cansada.

Alterações de sono e picos de ansiedade também podem manifestar-se. Por isso, essa é uma boa hora para buscar atividades relaxantes ou exercícios físicos que possam auxiliar na regulação do sono.

Enjoos e náuseas

O enjoo e as náuseas são um dos sintomas mais associados à gravidez. Eles são predominantes no primeiro trimestre, mas tendem a amenizar depois. Isso ocorre porque as variações hormonais, sobretudo do HCG, são intensas no comecinho. 

Se forem muito intensos ou acompanhados de vômitos, o ideal é buscar orientação médica, porque, apesar de geralmente não serem nada fora do comum, os vômitos podem levar a deficiências nutricionais. Isso pode ser perigoso à mãe e ao bebê.

Gestação sem sintomas 

É bastante comum as mães buscarem saber sobre sintomas que têm ou que poderão ocorrer. No entanto, algumas mães podem passar tranquilamente várias semanas (ou até a gestação toda) sem nenhum sintoma significativo.

Os sintomas, como náuseas, enjoos, dores de cabeça e mudanças de humor são causados por variações hormonais. 

Apesar do estrogênio e da progesterona, que são os hormônios relacionados à gestação, terem alterações quando a gravidez está em curso, algumas mulheres são mais tolerantes com essas variações. Isso faz com que todos aqueles típicos sintomas sejam muito amenos ou sequer ocorram!

Algumas mães até ficam mais ansiosas e apreensivas com isso, mas não há com o que preocupar-se. Uma gravidez por ser perfeitamente conduzida sem que nenhum enjoo ocorra.

Consultando um(a) obstetra rotineiramente e fazendo os exames indicados para verificar que tudo anda bem, a gravidez com ou sem sintomas é normal.


O segundo mês de gestação é cheio de mudanças no organismo materno. Hormônios e crescimento uterino estão alterando-se vigorosamente. No entanto, nem sempre essas alterações são percebidas ou sentidas pela mulher.

Com 9 semanas, o bebê está em crescimento e formação acelerados. Rostinho e articulações estão aperfeiçoando-se, mas seu tamanho ainda é bem pequeno.

Não vai demorar muito para que a mãe comece a notar respostas aos estímulos externos. Ou seja, movimentações dentro do útero vão ocorrer em breve!

Leia mais sobre cada fase da gestação aqui no Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *