Eduardo (Minuto Saudável)
31/05/2019 08:00

Em quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez?

Não há regra, mas normalmente os primeiros sintomas e sinais da gravidez surgem por volta da 5ª semana, o que representa aproximadamente 40 dias.

Eles têm intensidades e frequências diferentes para cada mulher.

De maneira geral, o primeiro sinal percebido é o atraso da menstruação. Em alguns dias, começam a surgir outros, como aumento da frequência urinária, náuseas e vômitos.

Fatores emocionais também estão envolvidos nesse começo. Por isso, alterações de humor podem ser comuns nas primeiras semanas.

Quais os sintomas de gravidez nos primeiros dias?

Os primeiros sintomas de gravidez nem sempre são notados, pois é frequente que no começo sejam sutis e aconteçam com menor intensidade. Assim, logo no começo eles podem passar despercebidos. Mas, quando ocorrem, geralmente envolvem:

  • Corrimento vaginal cor-de-rosa;
  • Cólicas;
  • Variações de humor;
  • Tonturas;
  • Mamas sensíveis e inchadas;
  • Aumento da vontade de urinar.

Muitas mulheres que ainda não desconfiam da gravidez podem, inclusive, confundir a condição com a TPM, logo que os sintomas podem ser bastante semelhantes.

Quando começam os sintomas de enjoo na gravidez?

Os enjoos começam, em geral, a partir de 6ª semana e podem permanecer até o final da gravidez. É um dos sintomas mais relacionados à gestação e pode ocorrer acompanhado com outras manifestações, como vômitos, maior frequência urinária e sensibilidade nos seios.

As náuseas geralmente acontecem pelo período da manhã, sendo que algumas mulheres podem senti-las mais frequentemente ou por maior tempo, enquanto outras podem ter casos isolados.

No segundo e no terceiro mês, em geral, ocorre uma diminuição dos enjoos, mas tudo depende do organismo de cada mulher.

Quantos dias após a relação posso saber se estou grávida?

Em geral, os exames de urina e sangue têm boas taxas de detecção após o 1º dia do atraso menstrual. Isso porque o teste detecta a gestação por meio da taxa de um hormônio, o HCG.

Ele começa a ser produzido quando o embrião se implanta no útero, o que pode levar até 14 dias após a relação sexual. Isso depende de de fatores, como o período fértil.

O diagnóstico pode ser de diferentes maneiras, seja em testes de farmácias ou por exames laboratoriais, como de sangue e de urina.

Por isso, o melhor período para realizar o teste e minimizar os riscos de resultados incorretos é a partir do 1º dia do atraso menstrual.

Leia mais: Como fazer teste de gravidez (farmácia e exame de sangue)?


Estar por dentro das principais informações sobre a gravidez e esclarecer as dúvidas sobre esse assunto é fundamental para que a sua gestação aconteça de forma saudável, garantindo mais saúde para o bebê e para você.

Então acompanhe mais conteúdos como esse no Minuto Saudável!!

22/05/2019 18:46

Eduardo (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*