Não há regra, mas normalmente os primeiros sintomas e sinais da gravidez surgem por volta da 5ª semana, o que representa aproximadamente 40 dias.

Eles têm intensidades e frequências diferentes para cada mulher.

De maneira geral, o primeiro sinal percebido é o atraso da menstruação. Em alguns dias, começam a surgir outros, como aumento da frequência urinária, náuseas e vômitos.

Fatores emocionais também estão envolvidos nesse começo. Por isso, alterações de humor podem ser comuns nas primeiras semanas.

Quais os sintomas de gravidez nos primeiros dias?

Os primeiros sintomas de gravidez nem sempre são notados, pois é frequente que no começo sejam sutis e aconteçam com menor intensidade. Assim, logo no começo eles podem passar despercebidos. Mas, quando ocorrem, geralmente envolvem:

  • Corrimento vaginal cor-de-rosa;
  • Cólicas;
  • Variações de humor;
  • Tonturas;
  • Mamas sensíveis e inchadas;
  • Aumento da vontade de urinar.

Muitas mulheres que ainda não desconfiam da gravidez podem, inclusive, confundir a condição com a TPM, logo que os sintomas podem ser bastante semelhantes.

Quando começam os sintomas de enjoo na gravidez?

Os enjoos começam, em geral, a partir de 6ª semana e podem permanecer até o final da gravidez. É um dos sintomas mais relacionados à gestação e pode ocorrer acompanhado com outras manifestações, como vômitos, maior frequência urinária e sensibilidade nos seios.


As náuseas geralmente acontecem pelo período da manhã, sendo que algumas mulheres podem senti-las mais frequentemente ou por maior tempo, enquanto outras podem ter casos isolados.

No segundo e no terceiro mês, em geral, ocorre uma diminuição dos enjoos, mas tudo depende do organismo de cada mulher.

Quantos dias após a relação posso saber se estou grávida?

Em geral, os exames de urina e sangue têm boas taxas de detecção após o 1º dia do atraso menstrual. Isso porque o teste detecta a gestação por meio da taxa de um hormônio, o HCG.

Ele começa a ser produzido quando o embrião se implanta no útero, o que pode levar até 14 dias após a relação sexual. Isso depende de de fatores, como o período fértil.

O diagnóstico pode ser de diferentes maneiras, seja em testes de farmácias ou por exames laboratoriais, como de sangue e de urina.

Por isso, o melhor período para realizar o teste e minimizar os riscos de resultados incorretos é a partir do 1º dia do atraso menstrual.

Leia mais: Como fazer teste de gravidez (farmácia e exame de sangue)?


Estar por dentro das principais informações sobre a gravidez e esclarecer as dúvidas sobre esse assunto é fundamental para que a sua gestação aconteça de forma saudável, garantindo mais saúde para o bebê e para você.

Então acompanhe mais conteúdos como esse no Minuto Saudável!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

12 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Minha menstruação acabou no dia 01/09, no dia 02/09 eu e meu marido começamos a marcar o sexo para um dia sim e um dia não. No dia 04 (começaria meu período menstrual de acordo com o app) porém no dia 03 eu senti uma fisgada no ovário direito de manhã e a noite senti no pé da barriga e no ovário esquerdo. Não senti mais nada até então. De acordo com o app o dia da minha ovulação seria dia 09. No dia 08 (6 dias depois da primeira cólica leve, mas 1 dia antes previsto pro dia da ovulação no app) saiu um muco mto pastoso e branco na hora do sexo (sem cheiro e sem coceira, li q pode ser progesterona alta). Hj dia 11, estou ainda com umas cólicas leves, mto leves mesmo, mas mta sonolência. Pode me explicar oq aconteceu? Tenho chances de engravidar?

    1. Olá, Carol.
      Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual e causas os sintomas mencionados.
      Além da gravidez, o estresse, alimentação, mudanças comuns dos hormônios ou uso de medicamentos podem estar entre as causas.
      A única forma de detectar ou descartar uma possível gravidez é por meio do teste de urina ou de sangue.
      Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

  2. Eu tive relação com meu marido, sem uso de preservativo e não estou usando anticoncepcional, e dia 17/09/2019 eu menstruei, porém muito pouco , se ficasse sem fazer movimento algum eu só via observava quando ia fazer xixi se tomasse banho à noite, e fosse dormir, no outro dia parecia já ter acabado menstruação. Só observava, a partir de alguns minutos que tinha levantado, mas era muito pouca menstruação.

    1. Olá, Marinalva.
      Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual e causar os sintomas mencionados.
      Além da gravidez, o estresse, alimentação, mudanças comuns dos hormônios ou uso de medicamentos podem estar entre as causas.
      A única forma de detectar ou descartar uma possível gravidez é por meio do teste de urina ou de sangue.
      Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

    1. Olá, Maicon.
      É muito difícil que os sintomas de menstruação aparecem no 2º ou no 3º dia, já que talvez ainda nem tenha ocorrido a fecundação ou a implementação do óvulo fecundado (zigoto) na parede do útero (leva entre 7 a 10 dias para que isso aconteça).
      Mesmo assim, se houver sintomas de gestação, deve-se fazer um teste de gravidez a partir do 1º dia de atraso menstrual.

  3. Bom dia mentruei dia 30 de outubro ,mas já tem uma semana que estou com cólicas frequentemente e meus seios estão muito doloridos. Sinto tbem umasfisgadas na barriga .fiz um beta deu 2.0. Estou em dúvida pq toda vez qdo não estou grávida sempre da 0,6. O que devo fazer

  4. Olá!
    Tive relação sexual desprotegida no dia 09/11, sempre tomo meu ac a noite, e, exatamente nesse dia, acabei não tomando,visto que, nos dias anteriores, tomei certinho, tenho alguma chance de ter engravidado?
    A minha cartela de ac já terminou, porém, faço uso de ac Nick, faço a pausa, e mesmo assim, não menstruo, as vezes vem um leve corrimento. Esse mês, não veio nada, porém, senti algumas cólicas ( que tenho mesmo que ela não venha) Tô com medo de fazer o teste, embora não tenha nenhum sintoma

    1. Olá, Ana.

      Toda relação sexual (mesmo protegida) possui chances de gerar um gestação.
      Se houve a proteção (com camisinha, remédios, dispositivos intra uterinos ou cirurgia), as chances são menores, mas ainda sim existem.
      Caso apresente sintomas de gestação, o mais recomendado é fazer um teste de sangue ou de urina.
      Um profissional ginecologista também poderá te orientar, se houver outras dúvidas.

  5. Minha menstruação veio dia 06/11/2019 veio normal tive relação desprotegida não usei preservativo dia 02/12/2019 almoçei e senti um forte enjoo vomitei duas vezes será que pode ser sintoma de gravidez não tive nenhum corrimento na cor rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *