Com 10 semanas de gestação, pode ser que a mãe já tenha notado alguma movimentação lá dentro da barriga. Mas é bem possível que a agitação que já está ocorrendo não possa ser percebida ainda.

Nessa fase, a gestação está na última fase do 3º trimestre. Ou seja, no terceiro mês.

A barriga começa a ficar mais saliente, mas é provável que aqueles sintomas mais intensos reduzam. Isso porque as variações hormonais agora tendem a ser menores.

A mãe também pode ficar mais tranquila, pois finalizar o primeiro trimestre com saúde é um bom sinal de que tudo correrá bem. Esses 3 primeiros meses costumam ser um período mais crítico, com maiores riscos à continuidade da gestação ou à correta formação do bebê.

10 semanas de gestação são quantos meses?

10 semanas de gestação equivalem a primeira semana do 3º mês — e compreende 70 a 77 dias de gravidez! Ou seja, na semana anterior a mãe ainda estava no segundo mês. Agora, a mãe vai iniciar a reta final do primeiro trimestre.

Tamanho do bebê: já dá pra ver a barriga?

O bebê tem um tamanho aproximado de 31mm, medindo da cabeça até o fim da coluna. Seu tamanho pequeno vai evoluir rapidamente nas próximas semanas, mas o peso ainda é de apenas 4g. Se desse para comprar, seria algo como uma unidade de uva. 

Pode ser que a mãe já perceba e exiba a barriguinha de gestante, mas pode ser que ela ainda seja mais discreta. Isso vai depender do biotipo da mulher e sua estrutura corporal. No geral, a partir de agora a cintura vai ficar mais larguinha e a barriga vai ficar arredondada.

Apesar de parecer que há poucas mudanças externas na mãe, lá dentro do útero as alterações estão a todo vapor! As estruturas iniciais do bebê estão formadas e aprimorando-se. Alguns órgãos já estão funcionando e já há produção de fluidos! 


O suco gástrico já está sendo formado e os rins produzem urina. As pequenas articulações estão formadas e possibilitam que o pequeno ou pequena faça movimentos. Aliás, há bastante espaço ainda no útero. Isso permite que a criança se mexa bastante. Porém, essa energia pode não ser muito perceptível, devido ao espaço uterino.

Sintomas com 10 semanas de gestação

O sono e o cansaço ainda podem estar intensos. Apesar de poderem durar toda a gravidez, no primeiro trimestre eles tendem a ser ainda mais fortes. A dor nas costas pode aparecer agora, sobretudo pelo peso extra que começa a afetar a postura da mãe. 

É sempre bom pensar em travesseiros e posições confortáveis para dormir. Enjoo a náuseas podem ocorrer, mas há um sintoma mais específico que pode surgir: aumento da salivação.

Não se sabe exatamente o motivo dessa alteração ocorrer. Mas pode estar acompanhada pelo excesso de vômitos ou acidez estomacal.

Além disso, outras mudanças que podem ser percebidas são a sensibilidade nos seios, escurecimento da aréola e aumento do peso mamário.

Agora, a circulação sanguínea também vai ser alterada. O coração da mãe começa a bombear mais sangue que vai ser importante para nutrir a placenta e garantir o desenvolvimento do bebê. 

Devido a isso, é importante que a mãe busque atividades e comportamentos que auxiliem nessa circulação, evitando varizes ou inchaços nos pés. 

Cuidados com 10 semanas de gestação

Fazer pequenas caminhadas vai ser bem eficaz para estimular e facilitar a circulação sanguínea. Isso reduz inchaços e dores nas pernas e pés. Usar sapatos confortáveis, evitar roupas que possam apertar a pele e evitar ficar longas horas na mesma posição são medidas simples que melhoram a circulação sanguínea.

Manter uma boa ingestão de líquidos auxilia a manter os rins e bexigas trabalhando adequadamente. Aos poucos, a vontade de urinar é mais frequente devido ao feto comprimir a bexiga, mas manter a hidratação é bem importante.

Apostar na alimentação rica em nutrientes é fundamental. Assim, ir à consulta obstétrica e seguir as orientações sobre alimentação, exames e atividades é a melhor maneira de continuar uma gravidez saudável!

Incluir ovos, leite, oleaginosas e uma variedade de frutas vai ser ótimo para o bem-estar da mãe. Aliás, o intestino também pode dar sinais de que está mais preguiçoso. Por isso, alimentos ricos em fibras fazem a diferença na alimentação.

Ultrassom

Com 10 semanas de gestação já é possível que a data da ultrassonografia esteja chegando. Em geral, o exame é feito até a 13ª semana, sendo bem importante para avaliar a formação do bebê, a integridade do saco gestacional, além de avaliar os batimentos cardíacos do pequeno ou pequena. 

Caso a mãe não saiba exatamente quando ocorreu a última menstruação (DUM), a ultrassonografia pode ajudar a estimar ou conformar a idade gestacional. 

A realização da primeira ultrassonografia é bastante importante para fazer essa confirmação do tempo de gravidez. Isso porque nem sempre a estimativa da última menstruação está correta. Porém, os bebês passam a ter formação diferente a partir do 2º trimestre, podendo crescer e desenvolver-se em ritmos diferentes. Assim, fica mais difícil estimar a idade deles pelo exame de imagem.

Para saber o sexo do bebê, o ultrassom com 10 semanas não é o mais indicado. Somente a partir da 13ª dá para ver se é um menino ou menina. Porém, para as mães curiosas, há o exame de sexagem fetal, que pode ser feito a partir da 8ª semana e já responde a dúvida.

_________

Com 10 semanas de gestação várias mudanças estão ocorrendo. A formação do bebê está intensa e acelerada. Seu crescimento continua acelerado e muitas novidades ainda vão ocorrer.

A mãe também vivencia mudanças físicas e emocionais. Pode ser que a sensibilidade do corpo esteja maior, mas é bem provável que a ansiedade e a emotividade estejam mais acentuadas também.

Nessa hora, aliar atividades relaxantes, cuidados com a alimentação, alguns exercícios leves e atenção à saúde materna e fetal são as dicas para continuar uma gravidez saudável!

Quer saber mais dicas e informações sobre gravidez e tudo que ocorre nesses 9 meses, além de dicas para a saúde da mulher? Acompanhe o Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *