Com 11 semanas de gestação, a barriga ainda é imperceptível e não pesa. 

Essa fase é perfeita para que a mamãe comece a preparar a casa para a chegada do bebê. Talvez seja necessário fazer algumas reformas ou adaptações para acomodar o novo membro que em breve chegará. 

A mamãe também pode pesquisar e pensar em formas de contar para os amigos e familiares que está grávida, se ainda não o fez. 

Quais são os sintomas na 11ª semana de gestação? 

Cada fase da gravidez possui sintomas que podem ser específicos daquele momento ou perdurarem ao longo dos 9 meses. 

Na 11ª semana, é comum a gestante ter os seguintes sinais: 

Coração acelerado  

É normal que a mulher perceba que o coração está batendo mais rápido.

Esse aceleramento acontece porque a quantidade de fluxo sanguíneo aumentou, devido à presença do neném dentro do útero. Em consequência disso, o coração (responsável por bombear sangue para todas as partes do corpo) precisa trabalhar com um ritmo mais acelerado. 

Dor de cabeça 

A dor de cabeça pode estar presente em todas as fases da gestação, principalmente se a mulher já tinha crises antes de engravidar.  


Se a dor for muito intensa, a gestante pode conversar com seu obstetra sobre um tratamento (geralmente medicamentoso) seguro para cada caso. 

Desejos 

Os enjoos, que eram frequentes até agora, começam a diminuir e o apetite aumenta. 

Com 11 semanas de gestação, a gestante pode começar a sentir os tão famosos “desejos de grávida”, que podem fazê-la incluir no cardápio muitas comidas exóticas ou até mesmo que a mulher não gostava de comer antes da gestação.   

11 semanas são quantos meses? 

11 semanas de gestação equivalem a quase 3 meses completos. O 1º semestre (que é o período com mais chances de aborto) está se encerrando. Faltam aproximadamente 6 meses para o nascimento do bebê. 

Nessa fase, a produção de sangue e de glóbulos vermelhos do pequeno ou pequena vai começar. E para isso, é importante que a mamãe forneça a quantidade necessária de ferro. 

Assim, a grávida deve procurar ingerir alimentos como fígado, trigo, legumes e vegetais verdes (como brócolis e espinafre). 

Qual é o tamanho do bebê com 11 semanas de gestação?

Com 11 semanas de gestação, o neném mede cerca de 5cm (da cabeça até o bumbum) e pesa aproximadamente 9g. 

O bebê já tem orelhas e olhos que poderão ser observados na primeira ultrassom. Ele também já possui os dedos dos pés e das mãos formados, e a unha já está começando a crescer. 

O coraçãozinho está trabalhando a todo vapor com uma velocidade que varia entre 120 e 160 batidas por minuto.  

Nessa fase, o pequeno vai começar a explorar o próprio corpo (começando a espreguiçar-se, abrindo e fechando a mão, brincando com o nariz). É muita fofura! 


A 11ª semana de gestação é um momento muito importante para o bom desenvolvimento do bebê. Os desejos de comidas (mesmo algumas diferentes) também podem começar nessa fase. A mamãe deve aproveitar para preparar o enxoval e o quarto do pequeno ou pequena. 

O Minuto Saudável traz muitos outros textos sobre gravidez. Confira nossas postagens!!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *