As 7 semanas de gestação representam um período cheio de emoções durante a gestação da mulher.

Fase em que o coração começa desenvolver-se e os primeiros batimentos podem ser percebidos.

O cérebro, as pálpebras, o nariz, os dedinhos das mãos e dos pés estão formando-se agora. Já no corpo da mulher, mudanças de humor, cansaço e enjoos podem ocorrer e são muito comuns.

Mas calma! Em algumas semanas tudo melhora. Enquanto isso, curta cada experiência, elas são essenciais para esse processo cheio de novidades.

Dá pra ver a barriga com 7 semanas de gestação?

A barriga ainda não é notável, pois o bebê possui o tamanho equivalente ao de um grão de feijão ou semente de papoula. Porém, é natural que ocorram diferenças no peso da mãe em decorrência da mudança de hormônios e do crescimento da barriga. 

Quais são os sintomas com 7 semanas de gestação?

Um ponto muito forte durante esse período são os enjoos. Ficam muito evidentes durante a alimentação, principalmente quando os alimentos são gordurosos e com aromas intensos. Se o incômodo for grande, o médico ou médica pode receitar o uso de remédios específicos.

Outros sintomas presentes são a falta de vontade de comer, e consequentemente a ausência dos nutrientes necessários, como também muito sono. 

Por isso, consuma alimentos ricos em ferro e principalmente: descanse bem! É essencial para que todo esse fluxo de sensações e hábitos novos se adequem bem na sua rotina. 


As dores de cabeça podem ser comuns nessa fase. É interessante que as mulheres que sofrem com crises de enxaqueca ou cefaleia conversem com o médico ou médica para avaliar a rotina e os cuidados nessa fase.

Como nem todo medicamento pode ser usado, é sempre importante recorrer às opções naturais, como exercícios físicos, boa alimentação e atividades que aliviem o estresse.

Dá para ouvir os batimentos cardíacos pelo ultrassom?

Não. Nessa fase, o bebê ainda é muito pequeno e seu corpinho está no início do desenvolvimento. Apesar de alguns órgãos e estruturas estarem formando-se, ainda é preciso mais algumas semanas para que desempenhem funções.

Com 7 semanas de gestação, os pulmões, músculos e ossos estão entrando em uma fase de desenvolvimento acelerado. Em breve, essas partes do corpo estarão bem delineadas e vão começar a desempenhar suas funções.


Mudanças constantes e grandes emoções são características que definem muito a sétima semana de gestação. Por isso, não deixe de cuidar da sua saúde e do bem-estar em todos os aspectos.

Acesse ao Minuto Saudável e encontre outras matérias como essa para a sua próxima semana de gestação!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *