8 semanas de gestação é praticamente o início da gravidez. Parece bastante tempo, porém, muitas mulheres só descobrem que estão grávidas nessa fase.

Tudo é ainda muito novo, as emoções estão à flor da pele e pode ser difícil lidar com as mudanças. Mas é preciso ter calma e preparar-se para um mundo de descobertas.

Ainda que para algumas mulheres não seja o primeiro filho, cada gestação é única e traz novas surpresas e desafios. Também pode ser difícil entender os próprios sentimentos.

Para as mamães de primeira viagem, é um desafio ainda maior, pois ela vai ter que  lidar com o desconhecido. 

Não há sinais visíveis no corpo com 8 semanas, pois a barriga ainda não começou a crescer. Mas isso não quer dizer que muitas coisas não estejam acontecendo em seu interior.

Em breve, a mamãe irá ver essas mudanças internas se manifestarem e seu corpo irá confirmar que seu bebê está desenvolvendo-se.

Para ajudar quem ainda está meio perdida, vamos falar um pouco mais sobre as 8 semanas de gestação a seguir.

8 semanas de gestação são quantos meses?

Com 8 semanas de gestação quer dizer que a mãe está completando 2 meses. Ainda é o começo da gravidez, mas veremos a seguir que muitas coisas já aconteceram com a mulher e o bebê até esse momento.


Espera-se que a mãe já tenha iniciado suas consultas do pré-natal na 8ª semana. Para as que descobriram recentemente, o ideal é que procurem o quanto antes um(a) especialista para iniciar as consultas de acompanhamento da gestação.

Nessa semana, já é possível realizar uma ultrassonografia para identificar se o bebê está corretamente posicionado no útero e se é uma gravidez de apenas um bebê ou mais (gêmeos, trigêmeos etc.).

Pelo exame de sexagem fetal é possível descobrir o sexo do bebê já na 8ª semana, que consiste em uma coleta de sangue simples na mãe. Isso porque as células do bebê passam para o sangue da mulher, portanto, é possível identificar no teste qual o cromossomo que aparece.

Se aparecer o cromossomo Y, é um menino, já que o homem carrega um cromossomo X e um Y. Se não tiver o Y, é uma menina, já que a mulher tem apenas dois cromossomos X.

O exame é eficaz e tem 99% de confiabilidade, porém, pode ser um pouco caro. Para quem não aguenta a curiosidade para descobrir mais tarde através da ultrassonografia o sexo do bebê, vale a pena pesquisar mais sobre a sexagem fetal. 

O bebê já mexe?

A mãe ainda não consegue sentir os movimentos do bebê. Mas isso não quer dizer que ele não se mexa.

Na 8ª semana de gestação, ele está desenvolvendo-se a todo vapor. Sua musculatura começa a formar-se, mas por ser tão pequenininho seus movimentos ainda não conseguem ser identificados pela mãe.

Isso em geral começa a acontecer por volta da 12ª semana, com movimentos suaves, e por volta da 18ª semana esses movimentos vão ficando mais evidentes. 

Como é o feto com 8 semanas de gestação?

Com 8 semanas de gestação o bebê é do tamanho aproximado de uma ervilha ou uma uva, pesa cerca de 7g e mede aproximadamente 2cm. São apenas 2 meses de gestação e, apesar de pequeno o corpinho do bebê já está desenvolvendo-se a todo vapor.

Nessa fase, ele começa a formar os braços e as mãos, bem como as pernas e pés, que começam a posicionar-se no devido lugar.

Já é possível identificar o contorno dos dedos que, até então, eram todos grudados, assemelhando-se a um pé de pato.

A cauda embrionária (estrutura necessária para o desenvolvimento da medula espinhal) do bebê começa a desaparecer aos poucos. 

O rosto dele começa a formar-se. Os olhos ainda são bastante separados e permanecem fechados, e já é possível ver um leve volume onde será o nariz. O coração do bebê já está batendo cerca de 150 vezes por minuto.

Quais são os sintomas com 8 semanas de gestação?

Ao completar as 8 semanas de gestação, alguns sintomas costumam ser recorrentes na mãe. Veja alguns deles a seguir:

  • Enjoo: o estômago fica sensível a alguns cheiros e comidas;
  • Acne: devido à grande variação hormonal;
  • Dor no abdômen: devido ao crescimento do útero;
  • Crescimento dos seios: apesar de a barriga ainda não ter crescido muito, já é possível perceber o aumento no tamanho dos seios.

Todas as fases da gestação são incríveis, mas esse começo tem um gostinho a mais de novidade. 

Muitas mães ainda não contaram para a família sobre a gestação, pois esperam completar mais algumas semanas para se sentirem mais seguras.

E você, contou para a sua família sobre a gestação assim que soube?

Compartilhe conosco sua experiência nos comentários!

Continue acompanhando o Minuto Saudável nessa jornada da gestação!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Oi , tenho 25 anos
    Minha menstruação nunca foi regular
    Não tomo anticoncepcional já faz anos.
    Bom , Minha última menstruação foi dia 7 de agosto e até agora não desceu (2/10/19)
    Ontem (1/10/19), sujou minha calcinha de rosa. Pensei que era sinal de iria descer , coloquei absorvente e depois de um tempo fui olhar, parou.
    E hoje de manhã a mesma coisa. Só que permanece assim. Um líquido rosado muita cólica dor nos seios (parece que bati com eles em algum lugar ) vou fazer transvaginal amanhã!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *