Com 30 semanas de gestação, a mamãe e o bebê já estão no 7º mês. 

Nessa fase, é normal que a gestante se sinta mais cansada do que o habitual, sobretudo pelo peso da barriga. 

O tamanho dela também pode começar a incomodar, causando dores nas costas e impedindo a mamãe de fazer algumas atividades como dirigir ou agachar completamente. 

Por outro lado, é um ótimo momento para organizar algumas coisas para a chegada do bebê: montar enxoval, planejar e arrumar o quarto são bons exemplos de atividades que podem ser feitas. 

A pele da barriga, que está se esticando, pode começar a coçar. Nesses casos, recomenda-se que em vez de coçar, a mulher faça massagens com hidratantes ou óleos.

O humor também merece atenção. Por conta dos hormônios e da ansiedade, é normal que algumas mulheres se sintam mais tristes durante esta reta final. 

Em algumas situações, os sintomas de depressão pós-parto começam a manifestar-se algumas semanas antes do parto. Então, se a tristeza ou desânimo forem persistentes, é importante conversar com o(a) obstetra.  

Leia mais: Terceiro trimestre de gravidez: conheça os sintomas e exames


Qual o peso ideal para 30 semanas de gestação? 

Em média, o neném com 30 semanas, pesa entre 1,5 kg e 1,8 kg, medindo aproximadamente 36 cm. Ele tende a crescer, ganhando peso e estatura a cada dia. 

Para isso, a alimentação da mãe é muito importante. 

O ferro ingerido a partir de agora vai fortalecer o neném e permanecer com ele até os 6 meses de idade, quando poderá começar a alimentar-se de outras coisas, além do leite materno. 

O cálcio e outras vitaminas (A, B, C, D e K) vão ajudar a fortalecer o sistema imunológico, cardiorrespiratório e outras partes do corpo como os ossos, os músculos e os neurônios. 

Assim, dieta da mãe, rica e com variedades de frutas, verduras, legumes e grãos, contribui para a saúde do pequeno dentro e posteriormente fora da barriga. 

O ideal é que a mãe ganhe cerca de  500g por semana, já que o bebê está crescendo e engordando. 

Leia mais: Alimentos ricos em ferro: dieta para gestantes e para anemia

Como está o feto com 30 semanas? 

Há 30 semanas dentro da barriga da mãe, o neném está com quase todos os sistemas e órgãos formados. Se o parto ocorrer nessa fase, não há tantos riscos à saúde e término da formação do bebê, embora talvez ainda precise ficar em incubadoras hospitalares para desenvolver os sistema imunológico e respiratório. 

As unhas já estão formadas e devem crescer até o momento do parto. É comum que alguns bebês tenham que cortar as unhas ainda na maternidade para evitar que se machuquem. 

No 7º mês, a pele dele é rosada e lisa, já que a fina camada de pelos que o cobria (lanugem) caiu. Mas os fios de certas regiões (cílios e cabelos) podem permanecer. 

Agora, o provavelmente já começa a virar-se para encaixar na pélvis da mãe e, assim, esperar o parto nessa posição. 

Leia mais: É normal sentir cólicas na gravidez? Até quando elas ocorrem?

Movimentos do bebê: é normal sentir a barriga tremendo? 

Sim, é normal e até aconselhável que as gestantes tentem sentir os movimentos do neném, já que essa agitação é sinal que está tudo bem e ele continua se desenvolvendo saudavelmente. 

Os tremores frequentes são características de uma gestação normal, já que eles são causados pelos soluços do neném. 

Quando a barriga tremer novamente, a grávida pode observar os movimentos que tendem a serem ritmados e mais sutis que uma cotovelada ou um chute. 

Os tremores causados pelo soluço são movimentos leves, sem dores intensas, febre ou sangramentos. Se esses sintomas se manifestarem junto com os tremores, procure auxílio médico. 

Esses soluços do bebê são um bom indicativo que o sistema respiratório está se desenvolvendo e amadurecendo conforme o esperado.  

As crenças populares para parar o soluço (levar um susto, prender a respiração, tomar três goles de água, etc), mesmo que funcionem com a mãe, podem não funcionar com o pequeno. 

O melhor jeito de lidar com esses tremores é sentar ou deitar em uma posição confortável, relaxar e esperar passar. Geralmente, tal desconforto dura apenas alguns minutinhos. 

O neném tende a ser mais agitado e ter mais soluços depois das refeições, principalmente se a mamãe comeu algo com açúcar, que fornece energia para ele.


A gestação é um momento mágico. Com 30 semanas, o grande dia do nascimento começa a aproximar-se causando ansiedade e euforia. 

O neném está quase prontinho para vir ao mundo, só falta ganhar peso e crescer mais um pouco.

Por isso, de agora em diante, a gestante deve preocupar-se ainda mais com sua qualidade de vida, especialmente com a alimentação. 

O Minuto Saudável traz outras informações sobre gravidez. Acompanhe nossos posts!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *