A nidação é um dos sinais iniciais da gestação. Significa que o óvulo fecundado foi implantado na parede uterina. Quando acontece, pode provocar alguns sintomas, como um pequeno sangramento.

Muitas vezes, esse sangue da nidação não é reconhecido pelas mulheres, por ser confundido com um escape da menstruação.

A partir da nidação, começa todo o desenvolvimento de uma gravidez, como a formação da placenta e a produção de hormônios como gonadotrofina coriônica humana, o HCG. É com a presença desse hormônio que a gestação é confirmada.

Para saber tudo sobre a nidação, confira o texto a seguir!

Índice – neste artigo você vai encontrar as seguintes informações:

  1. O que é nidação?
  2. Quando ocorre a fecundação?
  3. Como acontece a nidação?
  4. Quando os sintomas ocorrem?
  5. Sintomas da nidação
  6. Causas de sangramentos durante a gestação
  7. Quanto tempo dura a nidação?
  8. Como é o aspecto do sangramento da nidação?
  9. Quais fatores podem prejudicar a nidação?
  10. Diferenças entre nidação e menstruação
  11. Quando buscar auxílio médico?
  12. Nidação e aborto
  13. Perguntas frequentes

O que é nidação?

A nidação é um estado natural, caracterizado pela implantação do embrião no útero da mulher. Ela ocorre uma semana após o período ovulatório, sendo a fase inicial da gestação.

O sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários (que geram os óvulos), as tubas uterinas (que transportam os óvulos que atravessaram a superfície do ovário até a cavidade uterina), o útero (que recebe o óvulo fecundado, propiciando-lhe as condições necessárias para seu desenvolvimento), vagina e vulva.

O útero é um órgão vazio com paredes musculares espessas. Além de abrigar o embrião, o útero possui uma passagem que permite que o espermatozoide chegue à tuba uterina.


O embrião, por sua vez, corresponde à fase de desenvolvimento que dura até a 08ª semana de gestação.

A implantação pode causar um pequeno sangramento, que muitas vezes é confundido com a menstruação, conhecido como sinal de Hartman.

Apesar de todas as futuras mamães passarem pela nidação, nem todas apresentam os sintomas. Somente 20% delas possuem o sangramento quando ocorre a fixação do óvulo.

Os sintomas da nidação são brandos. No geral, apenas algumas mulheres conseguem reconhecer os indícios. Testes de gravidez e exames de sangue podem ser feitos para ter uma confirmação.

Quando ocorre a fecundação?

Antes de iniciar a implantação, ocorre o processo de fecundação ou fertilização, como também é chamado. A fecundação faz parte do processo de reprodução sexuada, no qual dois tipos de células reprodutivas sexuais ou gametas (óvulo e espermatozoide) se fundem.

As células sexuais contêm informações genéticas que possuem particularidades que serão passadas para a próxima geração. Cada uma delas possui metade do material genético da mãe (óvulo) e metade do pai (espermatozoide).

Quando as duas se fundem, o zigoto, ou célula-ovo, como também é chamado, é formado. Esse processo é denominado hereditariedade.

É a partir da relação sexual que os espermatozoides são enviados dentro do corpo da mulher para chegarem ao óvulo.

O gameta masculino é atraído por substâncias químicas liberadas pelo óvulo e tentam alcançá-lo. Substâncias no sêmen também favorecem seu deslocamento, pois incitam contrações na musculatura do útero.

Este movimento, combinado com os dos flagelos, (estrutura ligada à membrana plasmática das células com função locomotora) permitem o transporte dos gametas masculinos até a tuba uterina.

A grande maioria dos espermatozoides morrem no trajeto, pois a área vaginal é ácida, além de contar com células de defesa.

Quando o espermatozoide alcança a membrana vitelínica – camada mais externa do óvulo -, a membrana do acrossomo (vesícula com diversas enzimas digestivas, encontrada na cabeça do espermatozoide) se une à membrana do óvulo, liberando as enzimas.

As enzimas do acrossomo desmancham a membrana vitelínica, o que permite a passagem do espermatozoide. A fusão entre a membrana do gameta masculino e a membrana do óvulo possibilita que o núcleo do espermatozoide chegue ao óvulo.

Feito isso, a membrana do óvulo tem mudanças químicas e elétricas, passando a ser uma membrana de fertilização, impedindo que os demais espermatozoides entrem.

Com sua introdução, a fecundação se inicia quando as estruturas do espermatozoide se unem com a do óvulo, originando o zigoto. Este processo se dá 24 horas depois da entrada dos espermatozoides no útero.

O zigoto passa por diversas divisões celulares, gerando o embrião, que irá se desenvolver, formando um novo indivíduo.

Como acontece a nidação?

O espermatozoide fica ativo no corpo da mulher por até 5 dias. Quando a mulher ovula, o óvulo gerado resiste em torno de 12 a 24 horas, que é o tempo que o espermatozoide tem para realizar a fecundação. Quando constituído, o zigoto se desloca por um período de até 5 dias para chegar ao útero.

A implantação do embrião ocorre em 3 estágios:

  • No primeiro estágio, conhecido como implantação do óvulo, o novo embrião passa a ser denominado blastocisto e se une as paredes uterinas. Nesta etapa, o embrião possui em torno de 5 a 6 dias de vida;
  • No segundo estágio, o óvulo transpassa a parede uterina para ficar protegido, aderindo-se ao endométrio (mucosa que reveste a parte interna do útero);
  • No terceiro estágio, a fixação no útero é completa. O óvulo está situado na cavidade endometrial.

A implantação do óvulo assinala o começo da gravidez. No momento da aderência do embrião com a parede do útero, pequenas veias e artérias da membrana uterina podem se romper, resultando em perda de sangue.

Quando os sintomas ocorrem?

Para que o bebê se desenvolva, é preciso que o útero de adapte para possibilitar seu desenvolvimento. É como se útero precisasse fazer uma caminha onde o embrião vai se alojar. Para fazer isso, o endométrio se “engrossa” e ele fica pronto com todos os nutrientes necessários para a implantação e nutrição do embrião.

Quando o embrião se fixa na “caminha”, ele pode desencadear a descamação do endométrio e se houver acesso, o sangue pode ser expelido pela vagina. Normalmente, o sangramento de nidação ocorre sem a presença de fluxo e durante um breve intervalo de tempo.

Os sintomas da nidação aparecem entre os 7 e 15 dias depois do período fértil (14 dias antes do início da menstruação, em um ciclo de 28 dias), variando sua intensidade para cada mulher. No entanto, os indicativos da nidação podem ocorrer no final do ciclo, próximo a data do início da menstruação.

Em situações de ovulação demorada, os sintomas podem surgir até 15 dias depois da ovulação.

Durante a gestação, a mulher desenvolve o hormônio Ganadatrofina Cariônica Humana (HCG) – que tem como finalidade evitar que o corpo lúteo seja destruído. O corpo-lúteo produz e libera a progesterona, que prepara o corpo da mulher para a gestação.

Os testes de gravidez medem a quantidade de HCG para um resultado assertivo. É através dele também que o tempo aproximado de gestação é determinado.

Sintomas da nidação

Os indícios da nidação compreendem:

  • Falha no período menstrual;
  • Sangramento.

1 a cada 3 mulheres apresentam os sintomas, que muitas vezes não são percebidos, pois variam de intensidade de acordo com cada pessoa. Outros sintomas que podem ocorrer nesse início da gestação são:

  • Enjoos;
  • Vômitos;
  • Sono e cansaço;
  • Pressão na parte inferior do ventre;
  • Melasma (manchas escuras na pele).

Além disso, as alterações hormonais são as principais responsáveis pelas mudanças no estado físico e emocional da mulher. Outros sinais podem ajudar a identificar uma gravidez:

Sensibilidade nos seios

Conforme os hormônios vão sofrendo alterações, os seios podem ficar inchados ou sensíveis.

Oscilações de humor

Oscilações de humor, se tornar mais sentimental que o normal, são sinais bastante comuns.

Inchaço

O inchaço pode aparecer no início do período menstrual, mas também pode ser um indício de uma possível gravidez.

Repulsa alimentar

Sentir repulsa a determinados sabores ou odores, particularmente por alimentos.

Congestão nasal

Os hormônios podem causar inchaço nas membranas mucosas no nariz, tornando-as líquidas ou congestionadas. Sangramentos nasais também podem ocorrer.

Prisão de ventre

As variações hormonais podem afetar o sistema digestivo da mulher.

Aumento da temperatura basal

A temperatura corporal basal (TCB) é maior durante a implantação e pode ser medida logo após despertar pela manhã. O nível de TCB é maior quando acontece a ovulação, devido ao aumento do hormônio progesterona e continua elevado na implantação.

Urinar frequentemente

A vontade de urinar se intensifica após uma semana da implantação. Entre as alterações corporais para abrigar o bebê, está o aumento de fornecimento sanguíneo na região pélvica, o que ocasiona pressão na bexiga. Essa pressão é o motivo pelo desejo acentuado de urinar.

Ondas de calor

Pouco frequente em processos de implantação, as ondas de calor normalmente duram 15 minutos no ato da implantação. Isto porque os hormônios sofrem oscilações rapidamente, culminando nas ondas de calor.

Cólicas

A contar pelo momento da fertilização, a célula-ovo percorre o caminho até o útero ao mesmo tempo em que se inicia a divisão celular.

O movimento de contração das trompas ao levar os óvulos ao útero, pode causar desconforto e a sensação de cólica.

Causas de sangramentos durante a gestação

Ainda durante a gravidez, a mulher pode ser acometida por sangramento ocasionado por outros fatores, além da nidação.

Alguns deles são:

Falha menstrual

O término do processo de nidação corresponde com a data em que a mulher deveria ficar menstruada novamente, levando em consideração um ciclo de 28 dias. Por isso, a falha menstrual pode ser apontada como um dos primeiros sintomas da nidação.

Sangramento

O sangramento é um dos sinais mais comuns da nidação. Ele aparece de maneira leve, por um período de até 3 dias. No entanto, é apenas com o aparecimento do HCG no organismo que se pode garantir que o sangramento foi causado pela nidação.

Sexo

Recorrente no início da gravidez, o sangramento devido às relações sexuais também pode surgir em qualquer período gestacional. Alterações hormonais podem estar relacionadas com o problema. No geral, o sangramento cessa sozinho.

Gravidez ectópica

Caracterizada pela implantação do embrião fora do útero, a gravidez ectópica pode desencadear sangramento acompanhado de dor e cãibras. Esta condição é muito perigosa. A consulta com um médico deve ser feita o mais rápido possível.

Aborto espontâneo

Em torno de 15% das mulheres sofrem aborto espontâneo nos primeiros meses. Os sinais geralmente são sangramento e cólica.

Outras causas de sangramento

Vale ressaltar que nem todo o sangramento leve e de cor mais clara que aparece dentro do ciclo menstrual é originário da nidação. Outras possíveis causas envolvem:

Ovulação

Na maioria das vezes, o sangramento é resultante do processo normal de ovulação, que pode aparecer 14 dias antes da menstruação, mas que normalmente não é repetido.

Medicamentos

Privação ou reação do organismo a determinados medicamentos, como anticoncepcional ou a pílula do dia seguinte podem causar sangramento.

Quanto tempo dura a nidação?

Normalmente, os sintomas da nidação duram 1 semana, mas em casosraros, pode se estender por 2 semanas. Como é um processo normal, as mulheres não precisam se preocupar, pois os sintomas desaparecem sozinhos. Vale ressaltar que o sangramento de nidação não deve exceder o período de 3 dias, sem ocorrência de fluxo.

Níveis baixos do hormônio progesterona podem trazer riscos para a gestação. Por conta disso, a consulta com o ginecologista é necessária.

Como é o aspecto do sangramento de nidação?

Sua coloração pode ser vermelho amarronzado, rosada ou de aspecto aguado. O sangramento também pode se apresentar como uma borra ou corrimento marrom. Vale ressaltar que ele não deve possuir volume e nem fluxo.

Quais fatores podem prejudicar a nidação?

Alguns fatores podem prejudicar o processo de nidação. São eles:

Alterações na estrutura do endométrio

As alterações nas estruturas do endométrio podem dificultar a gravidez.

Endométrio não trilaminar

O endométrio precisa ter uma espessura adequada para que o embrião possa se fixar. O endométrio trilaminar é definido por 3 camadas diferenciadas.

Endométrio fino

O endométrio precisa ter de 7 a 14 milímetros para propiciar uma gestação.

Endométrio fino ou Síndrome de Asherman, é quando a espessura do endométrio está abaixo de 6 milímetros na fase de implantação.

O problema dificulta a gravidez, pois o endométrio não possui a profundidade necessária para a implantação do embrião, por isso, o índice de abortamento nesses casos é muito grande.

Ele se torna fino pela descamação mensal quando não ocorre a implantação, o que resulta em paredes uterinas com sinéquias intrauterinas (ligações do tecido cicatricial com paredes uterinas opostas) e cicatrizes. Tais anomalias podem provocar a infertilidade feminina.

Endometriose

Endometriose é um distúrbio no qual o endométrio cresce fora do útero, podendo acometer regiões como trompas, ovários e intestino.

A causa da doença é desconhecida, mas se familiares próximos, como mãe e irmã tiverem endometriose, as chances aumentam.

Problemas no útero

Útero bicorno e septado podem atrapalhar a nidação.

Útero bicorno

Útero bicorno ou útero com dois “chifres”, como também é chamado, se refere a uma deformação no aspecto do órgão. Sua causa está relacionada a uma membrana que causa uma separação uterina, podendo ser parcial (em formato de Y) ou absoluta, dividindo o útero em duas partes.

Quanto à gravidez, há chances de abortos espontâneos e partos prematuros.

Útero septado

Assim como o útero bicorno, o útero septado apresenta divisão parcial ou total. Contudo, essa bifurcação é ocasionada por uma parede.

Por volta de 9 semanas de gestação, a menina possui seu útero formado. Para isso, os ductos de Muller (canais que formam as trompas uterinas, útero e a maior parte da região superior da vagina) devem se unir.

Durante esta etapa, dois ductos devem se fundir e formar uma única cavidade. Sem motivo aparente, em algumas meninas o processo é incompleto, o que resulta em uma membrana fina chamada septo. Esta membrana divide o útero.

Diferenças entre nidação e menstruação

O sangramento de nidação pode ter aparência amarronzada ou rosada. No geral, ele apresenta pequenos fragmentos de sangue. Sua quantidade é baixa, apenas sujando a calcinha ou mostrada no papel higiênico. As cólicas são contínuas, porém de forma moderada.

Já a menstruação se diferencia pelo volume de sangue, que é maior, e pela sua coloração, de um vermelho intenso. Além disso, o fluxo menstrual geralmente dura mais tempo, sendo as cólicas mais intensas.

Quando buscar auxílio médico?

Em casos de suspeita de gravidez devido ao atraso na menstruação ou presença de  sintomas de nidação, a mulher pode recorrer a um médico a fim de tirar a dúvida.

Entretanto, alguns sinais indicam que há algo errado, que precisa ser avaliado e tratado. Alguns são:

  • Sangramento abundante, com duração superior a 3 dias, com coloração intensa;
  • Dor abdominal forte;
  • Febre.

Nidação e aborto

O aborto é um tema que levanta diversas questões e opiniões, sejam elas contrárias ou favoráveis. No entanto, pela lei, a vida é amparada após a nidação.

Por isso, enquanto não houver a implantação do embrião, não é possível garantir a proteção através da lei penal.

A pílula do dia seguinte, por exemplo, é um composto com doses elevadas de levonorgestrel. É um artifício utilizado como emergência para evitar uma gravidez. Mesmo considerada abortiva, por não permitir a implantação do óvulo, não é vista como um crime.

Perguntas frequentes

Nidação tem cheiro?

Não. O sangramento originado pela nidação não possui odor forte e nem específico. Caso o corrimento apresentar um cheiro mais acentuado, pode ser um indicativo de infecção.

O que acontece com o colo do útero na nidação?

Colo do útero é uma parte inferior do útero, onde fica o orifício do órgão, situado no côncavo da vagina.

Seu formato é cilíndrico, com uma abertura na região central, chamada de canal cervical, por onde passa o fluxo menstrual e o esperma. Ele também separa os órgãos internos dos externos e permite a passagem do bebê durante o parto.

No geral, durante a nidação, seu estado permanece o mesmo: fechado, alto e com uma espessura mais grossa. Entretanto, seu aspecto pode variar conforme a pessoa.

Sangramento de implantação traz riscos?

Não, o sangramento de nidação não possui riscos. Porém, ele passa a ser alarmante se o sangramento continuar por mais de 3 dias e se coloração for de um vermelho vivo, semelhante ao da menstruação.

Ter relação no período fértil e sangrar, pode ser nidação?

Não, pois ainda é muito recente para ter ocorrido a implantação do zigoto.

Após os sintomas de nidação, quanto tempo devo esperar para realizar o teste de gravidez?

Em média, 1 a cada 3 óvulos fecundados evoluem para uma gravidez. Em tese, o teste de gravidez deve ser feito instantaneamente ou 24 horas depois do surgimento dos sintomas da nidação. Contudo, a reação do organismo é diferente para cada mulher.

No geral, o resultado positivo aparece no final da 5º semana sem menstruar.

Os níveis de HCG aumentam até o 20º dia depois da ovulação e diminuem de maneira gradual a datar a 10ª semana até o término da gestação.

Para o resultado dar positivo, os níveis de HCG devem estar acima de 5 UI/L.

Nidação de gêmeos tem distinção?

Os sintomas são iguais ao de uma gestação única. Também não é possível distinguir quantos bebês há dentro do útero só pela nidação.

Como aumentar a possibilidade de nidação?

A melhor maneira de engravidar é saber as datas do ciclo e do período fértil. Manter relações sexuais durante o período fértil é uma das maneiras mais eficientes para conseguir o teste positivo.


Nidação é um processo natural, considerado o estágio inicial da gravidez. A implantação do embrião no útero pode desencadear sangramento e outros sintomas, mas nem todas as mulheres os apresentam. Fique atenta, pois a próxima futura mamãe pode ser você!

Compartilhe estas informações com familiares e amigas!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

222 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Tomo anticoncecional repopil a 5 meses tenho um bebe de 5 meses hj faz 5 dias que tive relação com meu marido e hj fui ao banheiro manchou o papel higiênico de sangue e agora está saindo marrom. Pode ser gravidez?

    1. Olá, Daiane!

      O corrimento marrom pode ser sinal de gravidez, como também pode ser indício de outras condições (veja aqui). Muitas vezes ele nem caracteriza um problema. Mas para ficar mais tranquila e saber do que se trata, é importante consultar um ginecologista. Somente o médico pode oferecer um diagnóstico 😉

  2. Ola Meu Nome e
    esthefanny,Tomo Antconcepncional a Tres meses Mesal todo dia 17,minha Mestruaçao sem pre vem dia 7,e pelo que sei dia 18 e meu periodo fertil,Parei de toma Injeção esse mes,E quando foi no dia deu ovular dia 21 tive sagramento,durou cerca de 3 dias depois comerço dece borra dd café.Oque sera?Mim Ajude

    1. Olá Sthefanny!

      A interrupção de tratamentos anticoncepcionais pode provocar alterações no ciclo menstrual. Isso é natural e muitas vezes não indica qualquer problema. É importante que você observe como serão os próximos ciclos e, caso esteja sentindo algum sintomas suspeito, consulte um médico 😉

  3. Ola pra fazer o teste de gravides pra saber se está gravida é antes ou depois da nidaçao?

    1. Olá, Elizangela.
      O exame de gravidez deve ser feito após a nidação, que é o processo em que o óvulo é implantado no útero.
      A partir da nidação começam ocorrer as alterações hormonais. Alguns exames conseguem detectar a gravidez após 2 ou 3 dias da nidação, mas o mais indicado é esperar pelo menos 5 dias para reduzir os riscos de resultados inconclusivos ou incorretos.

  4. Munha menstruaçao veio dia 25 de novembro de 2018 e hodia 10 de fevereiro veio um corrimento bem cor borra de cafe tomava injeçao mesigyna 5meses e esse mes nao tomei pous inha menstruaçao ta ateasada quase 3meses posso estar gravida tenho enjoo.dor nos seios.cansaço

    1. Olá, Mi.
      É preciso que você faça um exame de gravidez. Ele pode ser feito em laboratório ou comprado em farmácias.
      O atraso menstrual pode ser um sinal de gravidez, mas somente o teste é capaz de confirmar o resultado.

  5. Olá eu so Hermínia minha mistruacao veio no dia 19 de janeiro de 2019 e no dia 12 de fevereiro apareceu uma mancha de sangue o que pode ser?

    1. Olá, Hermínia.
      Às vezes, podem ocorrer vazamentos ou irregularidades do ciclo menstrual e, geralmente, não representam nenhuma condição preocupante.
      É importante que você avalie o seu caso especificamente: usa métodos contraceptivos que regulam a menstruação? Tem vida sexual ativa? Tem menstruação irregular?
      Todos são aspectos importantes para indicar se o escape deve ser investigado. Caso haja dúvidas, converse sempre com um ginecologista, pois ele poderá avaliar seu quadro adequadamente.

  6. Oii, estou nuka dúvida imensa. Tomo anticoncepcional mensal injetável a 1 ano e meio,e em janeiro minha menstruação veio na data certa,depois de 15 dias veio novamente. E agora em fevereiro ela nao veio, veio apenas uka sujeira. E estou tendo tds sintomas de tpm, inchaço,dor de cabexa,peitos inchados, alteração de humor. Será que posso estar grávida mesmo tomando certinho a injecao tds os meses?

    1. Olá, Bruna!

      Os métodos contraceptivos podem apresentar falhas, ainda que este risco seja baixo. Alguns medicamentos, como os antibióticos, podem causar interações com os hormônios e afetar o ciclo menstrual ou diminuir a eficácia da injeção. Se você suspeita de gravidez, o recomendado é que faça um teste de farmácia ou exame de sangue.

    2. Oi meu nome é Rose, mestruei dia 2 de julho, tive relação sem proteção no dia 9 e 11,tomo anticoncepcional level. No dia 18 em diante comecei a sentir cólicas na barriga, e os seios sensíveis, no dia 21 um sangramento no papel higiênico. Estou grávida?que dia posso fazer o teste?tomei antibiótico, para infecção urinária, no período fértil, isso tira o efeito do remédio?

      1. Olá, Roseli.
        Os riscos de gravidez são baixos caso você use corretamente o anticoncepcional.
        Em geral, alguns antibióticos podem reduzir o efeito da pílula, mas é preciso sempre conversar com o(a) médico(a) para avaliar se há, de fato, interação medicamentosa.
        A única forma de confirmar ou descartar a possibilidade da gestação é por meio do exame de sangue ou urina. Lembrando que estes sintomas relatados são bastante abrangentes e podem estar relacionados a diversas causas além da gestação.

  7. Olá! Eu parei de tomar anticoncepcional a 7 meses e desde então não menstruei mais. Fiz exames e foi detectado micropolicistos. A médica me passou metformina e pediu que mudasse minha alimentação e praticadas exercícios físicos. Assim fiz e já perdi quase 7 quilos. A uns 3 ou 4 dias tenho notado um corrimento que começou marrom e agora está rosinha claro. Meio aguado. Está sem fluxo e acompanhada por uma leve coloca no baixo ventre. Será possível uma nidação? Grata pela resposta.

    1. Olá Ramille!

      Os sintomas de nidação geralmente ocorrem em até 15 dias depois da ovulação (isso pode te dar indícios sobre uma possível gravidez). As características do sangramento também estão compatíveis com seu relato. Mas vale ressaltar que esses fatores não necessariamente indicam a gestação, pois existem diversas situações que podem provocar alterações no ciclo menstrual.

      É importante que você consulte um ginecologista para identificar a origem do atraso. Somente a partir da análise do paciente e de exames será possível obter um diagnóstico correto.

  8. Olá minha mestrucacao sempre vem no dia 8 e a minha última foi dia 8 de fevereiro, tenho relações diárias com meu eaoose e a mais de 2 anos que não tomo anticoncepcional. Dia 26 de fevereiro percebi ao ir no banheiro esse escape rosado no papel higiênico que durou por volta de 3 dias e sumiu.e dia 8 ela não deeceu. Estou com seios sensíveis será que pode ser gravidez?

    1. Olá, Lorrana!

      Se houve relações sexuais desprotegidas, existem boas chances de gravidez. O atraso na menstruação também pode ser um indício. O indicado é que você faça um teste de gravidez (de sangue ou de farmácia) para confirmar ou não a gestação.

  9. Olá, estou com uma dúvida, minha menstruação é irregular chega a ficar até 60 dias, nunca vem antes de 45 ou 50 dias, veio mes passado no dia 06/02 e esse mes dia 12/03 começou como se fosse a menstruação porém só sujava com uma cor meio marrom e isso foi um dia eu percebia quando ia me limpar, no dia 13 a mesma coisa apenas sujou um pouquinho mais ,só que sem nenhum fluxo e ontem não saiu mais nada , daí hoje ta tipo um corrimento rosa bem clarinho, só quando faço xixi, cólicas bem leves e o estranho que sempre que vem minha m no primeiro e segundo dia vem bastante com vermelho vivo intenso e cessa no terceiro dia, e sinto muitas dores nos seios no meu período e nao estou sentindo dor nenhuma nos seios apenas cólicas bem leves e dor nas costas, tenho 37 anos.

    1. Olá, Fátima.
      Se você teve relações sexuais neste período antecedendo os sangramentos, é recomendável fazer um exame de gravidez.
      Você pode buscar orientação com um especialista, que poderá pedir, além do teste de gravidez, outros exames para avaliar o quadro.
      Somente com base nos resultados laboratoriais é possível indicar as causas dos sangramentos e cólica.

      1. Minha menstruação está atrasada 27 dias minha menstruação sempre vem certinha eu não tomo anticoncepcional pois não me dou com nenhum eu posso está grávida?

        1. Olá, Wanderlayne.
          Se você tem relações sexuais desprotegidas, há sempre o risco de gravidez. Converse com um/uma ginecologista e procure algum método preventivo que seja adequado a você.
          Existem várias opções e é importante escolher uma que você se sinta confortável e segura em utilizar. Nem sempre a pílula é recomendada, mas há, por exemplo, a própria camisinha, que não afeta no funcionamento hormonal e, em geral, é bem tolerada pelas mulheres (salvo em condições de alergia).
          Caso esteja em dúvida, você pode fazer um exame de gravidez.

  10. Olá Boa noite tive um pequeno sangramento durante dois dias 10 dias depois da menstruação e três depois da ovulação lembrando que tive relação um dia antes da ovulação no dia É no outro também sem me prevenir estou tentando engravidar a mais de três anos já fiz vários exames e estão todos normais junto com o pequeno sangramento vieram pequenas cólicas e pontadas em baixo do ventre o sangramento que tive não era um sangue vivo e nem com fluxo isso pode ser sinal de gravidez? Minha menstruação e regular e nao tomo anticoncepcional .

    1. Olá, Jessika.
      A nidação pode desencadear um sangramento que, em geral, é pontual e limitado. Nesse caso, há a possibilidade da fecundação ter ocorrido.
      Por isso, é importante que seja feito um exame de gravidez para confirmar, lembrando que nidação nem sempre manifesta sintomas e somente um teste e avaliação médica poderá determinar o quadro.

  11. Olha estou passando por todo esse processo de nidação, e aqui foi o único lugar que explicou corretamente tudo que estou passando .
    Parabéns pelo trabalho e carrinho que vocês com tds nós.Deus Abençoe muito vocês ????

  12. Olá eu sou Tamires minha menstruação veio dia 3 de março e foi embora dia 7
    Só que no dia 14 15 por ai eu estou sangrando como uma menstruação é com dor ao pé da barriga e normal?

    1. Olá, Tamires.
      O sangramento irregular, sobretudo acompanhado de dor, deve ser investigado. É importante realizar uma consulta ginecológica para que o profissional investigue o seu quadro.

  13. Ola!tive relaçao no meu periodo fertil e 13dias antes da data prevista da M desceo um sangue sem cheiro marrom e e sem fluxo isso durante 5dias ele so desciaia de manha ao acordar sujava so a calsinha e nao descia mais a minha M é regular ,estou com febres vem e vai seios doloridos dores de cabeça sera gravidez?minha M vai descer dia 30

    1. Olá!
      Você pode realizar um exame de gravidez para confirmar ou descartar a possibilidade. Em geral, os exames têm maior sensibilidade (ou seja, menos chances de dar resultados errados) após o 1º dia do atraso menstrual.
      No entanto, é importante consultar um médico, sobretudo devido à febre, logo que é um sintoma que precisa de avaliação profissional e exames complementares.

  14. Ola, bom dia.
    Tive um escape de 2 dias no meu período fértil. Isso nunca aconteceu comigo.
    Minha menstruação geralmente vem a cada 35 dias. Tenho cistos no ovário e mioma.
    Venho tendo relações desprotegidas com meu marido. Mas nem sempre acontece de ejacular dentro.
    Ai agora 7 dias antes da minha menstruação descer novamente, estou de novo com pequenos escapes.Um gotinha na calcinha e noto mais quando passo o papel higienico. Fiz exames ginecologicos e de sangue, e a unica coisa que constou alta foi a Prolacina 83,8 (Hormônio que produz leite).
    Ando sentindo bastante indisposição e já acordo com sono. Meus seios estão sensíveis ao ponto de me incomodar com o sutiã. Mas só as vezes.
    Tenho retorno com a média daqui 4 dias.
    Mas alguém sabe me dizer o pq desses escapes fora de hora ?

    1. Olá, Thais!

      Pequenos sangramentos podem ocorrer durante a gravidez. É importante que você faça os exames para confirmar ou descartar a gestação.

  15. Olá, tive relações com meu parceiro sem preservativo porém ele não ejaculou dentro, e eu tomo anticoncepcional já tem um bom tempo, no dia seguinte fui ao banheiro e saiu no papel mesmo uma quantidade mínima um pouco rosada, pode ser nidação ?

    1. Olá, Juliana!

      Para que ocorra a gravidez, é necessário que haja ejaculação. O sangramento que você notou pode ser apenas um sangramento de escape, que é algo natural. De qualquer maneira, se você tem dúvidas, o indicado é fazer um teste de farmácia ou exame de sangue para confirmar ou descartar a gestação.

  16. Bom dia tive um aborto em outubro e em janeiro engravidei de novo e em fevereiro perdi de novo ,estou a 54 dias após aborto e a mestruacao não desceu ainda a data da mestruacao é dia 18 e exatamente nesse dia segunda feira sujou a calcinha com corrimento caramelo e depois na terça no outro dia após fazer xixi e me limpar e depois na quinta feira saiu uma gosma transparente com resquícios de sangue com cólicas esses 3 dias e hoje dia 26 ainda não veio a mestruacao e a 4 dias seios doloridos será novamente outra gravidez?

    1. Olá, Soneide.

      A única maneira de confirmar ou descartar a gravidez é por meio de exame de sangue ou teste de farmácia. Devido seu histórico de abortos, o mais aconselhável é consultar um médico para uma avaliação mais precisa.

  17. Ola ,minha menstruaçao veio dia 1 de março e tive relaçao no meu periodo fértil sem proteçao .meu ciclo é de 28 dias .mais hoje dia 26 de manha estou com um sangramento amarronzado so quando seco com o papel .no caso minha M tinha q descer dia 29 .posso estar gravida ?

    1. Olá, Rita.
      É importante observar o fluxo desse sangramento. Em geral, a nidação é caracterizada por um sangramento bastante pontual e de curta duração.
      O mais indicado é realizar um exame de gravidez para confirmar ou descartar a possibilidade.

  18. Olá, tive um corrimento marrom aguado 5 dias antes da menstruação quando levantei de manhã, e durou 2 dias diminuindo de fluxo ao longo desses 2 dias e no final ficou um muco cremoso marrom bem claro tipo um creme bege. Minha menstruação desce daqui 2 dias segundo meu ciclo que é regular. Hoje está um muco normal branco meio cremoso. Não saiu mais nenhum corrimento marrom. Sinto algumas cólicas que vem das costas. Tive umas pontadas antes do corrimento marrom. Pode ser nidacão? Devo esperar atrasar para fazer o teste ou já posso fazê-lo? Obrigada desde já..

    1. Olá, Cinthia!

      O teste de gravidez, especialmente o de farmácia, apresenta mais eficácia quando feito após o atraso menstrual. Isso porque os níveis de hCG (hormônio da gravidez) ficam mais baixos antes deste período. Caso o resultado dê negativo e o atraso permaneça, o recomendado é consultar um ginecologista para identificar a causa do problema.

  19. Oi boa tarde
    Então eu descobri que estou grávida dia 14 de fevereiro ainda não comecei o pré natal pois tive sangrando e dores de cólica fui ao ginecologista e ela logo fez a trans vaginal mas no Exame de saco gestacional visualizado porem sem embrião e vou volta quinta pra repetir o exame Mas ainda estou sangrando e sentindo dor mas o sangue tá vindo tipo uma liga, será que e notação ou aborto espontâneo?

    1. Olá, Michele.
      É importante que você seja examinada pelo médico ou médica que te acompanha. Somente uma avaliação pessoalmente, com solicitação de exames, pode indicar o que está ocorrendo.
      Os sangramentos podem ter causas diversas e necessitar de encaminhamento ou cuidados que somente o profissional que te avaliou poderá indicar. Desejamos boa sorte!

  20. Oi boa tarde
    Estou com dúvidas
    Minha última mestruacao foi dia 16 de março… Dia 12 de abril sentir meus seios doloridos dia 13 e 14 sentir tontura e mau estar e cólicas no ovário direito veio um pouco de sangue marrom no dia 15 sentir cólicas e saiu pequena quantidade de sangue marrom novamente isso de manhã anoite veio bastante sangue vermelho vivo e cólicas
    Estou na dúvida se estou grávida ou não
    Porque nunca senti isso nas minhas mestruacao.

    1. Olá, Gessyka.
      A gravidez pode apresentar sintomas e sinais ou não. O mais recomendado, se você está em dúvida, é realizar um exame de gravidez.
      O teste é simples e rapidamente você confirma ou descarta o diagnóstico. Em caso negativo, persistindo os sintomas, o ideal é consultar um especialista.

  21. Oi boa noite minha m foi 15/03/19 e sempre tenho relacoes sem nenhum contraceptivo nem tomo remedios,estou sentindo colica bem fraquinha azia dor de cabeca leve mto sono dor no pe da barriga e nem sinal da m

    1. Olá, Adriana.
      Caso esteja com dúvidas, é indicado realizar um exame de gravidez, pois esses sintomas podem estar relacionados.

  22. Olá minha menstruação veio dia 05/04/2019 quando entrei no período fértil tranzei sem proteção no dia 21 apareceu um ligeiro sangramento que durou quase duas horas é possível que eu esteja na Nidação sendo que meu período tem de vir dia 05 /05/2019

    1. Olá Rayane.

      Se você transou sem proteção durante o período fértil, existe chance de gravidez e de este sangramento ter sido a nidação. Entretanto, o recomendável é esperar para ver se sua menstruação vai atrasar e, caso isso aconteça, fazer um teste de gravidez de farmácia, ou visitar o ginecologista para fazer um teste médico. Assim você pode ter certeza disso, além de investigar este sangramento caso ele não tenha sido a nidação.

      Obrigado pelo comentário!

  23. Ola bom dia eu meu período menstrual desceu no dia 5/04/2019 após entrar no período fértil tranzei sem proteção pó várias vezes no dia 20 pela manhã vi uma pequena quantidade de sangue na mãe Nha calcinha que nao demorou a ir meu período está previsto para o dia 05/05/2019 eu não tomo nenhuma pirula e possível ser uma nidação? Estou desesperada

    1. Olá, Rayane.
      A melhor maneira de certificar a possibilidade da gravidez é por meio de um exame. Você pode fazer em laboratórios ou comprá-lo em farmácias.
      Sabendo que os ciclos menstruais podem sofrer alterações, como atrasar ou adiantar, é bastante difícil afirmar, sem um exame médico, se há possibilidade de ser uma nidação.

  24. Boa tarde! Estou muito confusa minha menstruação veio no dia 21 de Março então iniciei a injeção pela 1 primeira vez, nunca havia tomado injeção antes…
    No segundo dia minha menstruação parou, porém meu normal é 4 dias então, No dia 9 de abril desceu de novo fiquei 7 dias mais todos os dias descia bem pouco … No domingo começou a descer uma borra de café olhei na internet tem as características de nidação? Posso estar grávida? ontem a noite senti umas fisgadinhas do lado esquerdo …

    1. Olá, Maiara.
      É possível que essa alteração do ciclo seja decorrente do uso da injeção anticoncepcional.
      Converse com o médico ou médica que te indicou o uso, indicando a alteração. Somente a/o profissional poderá, com base em seu histórico médico, avaliar se são efeitos colaterais do medicamento.
      Em caso de dúvidas sobre uma possível gravidez, recomenda-se a realização de um exame de gravidez.

  25. Olá bom dia estou num desespero danado minha menstruação apareceu no dia 5 deste mês quando entrei no período fértil tranzei sem usar nenhum método contraceptivo nunca fiz uso de pílulas no dia 20 notei um ligeiro sangramento que durou poucas horas menos de uma hora minha próxima menstruação está prevista para o dia 6 do próximo mês será que este sangramento pode estar associado a Nidação?

    1. Olá, Miane.
      Caso esteja com sintomas ou dúvidas sobre uma possível gravidez, o mais recomendado é realizar um exame de urina ou sangue para detectar ou descartar a gestação.

  26. Minha menstruação caiu dia 22/04 lembrando que já estava atrasada a 4 dias sendo assim caiu dia 22 e no dia seguinte diminuiu o fluxo e ficou na borra de café hj dia 25 não veio mais nada , é possível que seja nidação?, já tenho 2 filhos e estou muito assustada ????

    1. Olá, Luiene.
      A única forma de confirmar ou descartar a possibilidade da gravidez é por meio de um exame. A partir do primeiro dia do atraso menstrual, já é possível realizar os testes de farmácia ou de sangue com bastante segurança do resultado.

      1. Ola vc poderia me tirar uma dúvida. Tomei anticoncepcional por 10 anos;parei de tomar a 11 meses . E minha menstruação é regular ciclo 28 dias
        Ela desceu dia 06/09 e parou dia 08/09
        Dia 12 tive relação
        Será q tenho possibilidade de engravidar?

        1. Olá, Zilma.
          Nesse caso, as possibilidades de gestação são baixas, porque acredita-se que você não estava no período fértil quando houve a relação.
          Mesmo assim, as chances de conceber existem.
          Em casos de dúvidas, a única forma de confirmar ou descartar uma gestação é por meio do teste de sangue ou de urina que deve ser feito no 1º dia do atraso menstrual.

  27. Eu vim comentar pois estou com uma dúvida atroz, nesse sábado eu senti uma dor terrível mas logo passou, quando cheguei em casa umas três horas depois da cólica(não tive tempo de ir ao banheiro antes) fui fazer xixi e tinha um sanguezinho amarronzado e parou não foi muita coisa pra ser uma menstruação, dois dias depois saiu também um pouquinho de sangue quase transparente, no dia primeiro de maio está previsto pra minha menstruação descer, eu estou tentando engravidar tem um tempo, eu queria saber se isso pode ser uma nidação e se sim quando eu posso fazer o teste, estou muito anciosa por um positivo mas estou tentando me controlar pra não quebrar a cara, pfvr me ajudem…

  28. Então, minha menstruação veio dia 10/04, a um ano faço controle natural, fiz o teste de ovulação e deu positivo para o dia 19/04 (prazo normal de ovulação) ontem dia 27/04 apareceu corrimento rosado e ralinho, e hoje voltou a aparece 28/04. Conheço meu corpo não tenho corrimento rosado no meio do ciclo, nunca tive, meu ciclo sempre é 24 dias. Estou com variação de humor, cólica e enxaqueca quase a semana toda. Estou esperando a menstruação para o dia 3/05. Mas to bem desconfiada de estar grávida.

    1. Olá!

      Os métodos de controle naturais reduzem as chances de gravidez, mas ainda assim não são métodos contraceptivos efetivos e as chances de gravidez não são tão baixas. Entretanto, sua menstruação não está atrasada até o momento. Recomendo esperar o atraso para então fazer um teste de gravidez de farmácia.

      Obrigado pelo comentário.

  29. Olá boa noite Tive relação desprotegida e 6 dias depois estou com um corrimento Marron claro pode ser nidação desde já obrigada

    1. Olá Izana. É sim possível que se trate da nidação. Recomenda-se esperar até que a menstruação esteja atrasada para realizar então um teste de gravidez de farmácia. Caso ele dê positivo, vá ao médico para confirmar.
      Obrigado pelo comentário!

      1. Olá estou preocupa porque estou tentando engravidar a 1 ano e 7 meses . minha menstruação veio dia 18/04 e tive relação no dia 23 e dia 29 tive relação novamente só q logo após começou um leve sangramento e hoje dia 30 ainda continua como se fosse um corrimento marrom e aguado . será q pode ser Nidação ou ainda é cedo ?

        1. Olá!

          É possível sim que seja a nidação. Para ter certeza, recomenda-se esperar para ver se a menstruação atrasa e então fazer um teste de farmácia seguido de uma visita ao ginecologista.

          Obrigado pelo comentário e boa sorte!

  30. ola tenho dúvidas de que possa está grávida pois minha última menstruação vei dia 01/04 e tive relação no meu período fértil e meu círculo da minha menstruação e de 28 so que dia 20 tive um pequeno sangramento que nem foi de 3h de relógio foi so uma pequena macha. quando foi agora di 29 pela tarde minha percebi que tinha um pequeno sangramento que foi continuando so que foi embora dia 01.isso pode ser uma nidacao.

    1. Olá, Gaby.
      O único modo de confirmar a possibilidade de ser uma gravidez é por meio da realização de um exame. Pode ser tanto o de farmácia quanto o de sangue.
      A partir do 1º dia de atraso menstrual já pode ser feito o teste.

  31. Olá meu nome é Lohanny..Minha menstruação nunca atrasa e este mês era p ter vindo dia 28/04 e terminar amanhã dia 03/05.Tive relação com meu esposo nos dias férteis e possível ovulação. Estou com sintomas náusea colicas no ventre
    Constante tontura dores de cabeça dores nas costas principalmente na região sacral. Fiz teste de farmácia hj de manhã e deu negativo. Pelo que vi estava com nidação. Porém agora a noite parece ter mais sangue e não está mais transparente a secreção/muco.O que me aconselha. Usei absorvente todos esses dias e não sujou nada. Somente ao me limpar..Estou preocupada..Grata pela atenção.

    1. Olá, Lohanny.
      Caso sinta qualquer desconforto ou mal-estar, é preciso buscar orientação médica. Somente com uma avaliação presencial e, em alguns casos, solicitação de exames, será possível avaliar o que está acontecendo.

  32. Olá!
    Minha menstruação costuma vir todo dia 22 de cada mês às vezes ela atrasa ou adianta mas esse mês ela veio dia 10/04 e diferente pois veio um sangramento amarronzado e durou 3 dias e senti cólica, desde o dia15/04 eu sinto enjoos, cansaço, e o bico dos meus seios estão levemente doloridos.
    No dia 22/04 eu senti muita dor no estomago então eu fiz um teste de farmácia mas fiz às 10 horas da manhã não foi com a primeira urina e o resultado foi negativo, no dia 25/04 eu fiz um beta-hcg e o resultado também foi negativo. No dia 01/05 realizei outro teste de farmácia o CLEARBLUE PLUS e o resultado também foi negativo. Hoje dia 03/05 minha menstruaçao ainda não veio, e quando fiz xixi e me sequei, saiu um sangue rosado, aguado no papel. Eu ainda tenho dúvida pois estou com todos os sintomas e minha barriga está muito inchada. Será que é gravidez ,ou tpm? Será que ainda esta cedo para fazer o exame? Estou começando ficar assustada!

    1. Olá, Katia.
      Em geral, os exames de farmácia são bastante confiáveis e com baixas chances de falso-negativo. Após o primeiro dia de atraso menstrual, é possível ter resultados confiáveis com os testes.
      Os sintomas de gravidez são bastante amplos e, muitas vezes, podem ser causados por outras condições, até mesmo emocionais.
      A ansiedade, por exemplo, pode afetar o seu ciclo menstrual e causar sintomas, como o enjoo.
      Caso os sintomas persistam e a sua menstruação não desça, o mais recomendado é buscar orientação média. Somente com outros exames, além dos de gravidez, é possível investigas as causas do seu estado.

  33. Minha menstruação tem o ciclo desregulado sempre adianta uns dois ou três dias. Meu fluxo é intenso dura de 7 a 10 dias. Última vez que menstruei normal foi lá pra dia 24 de fevereiro de 2019, meados de março eu acordei num dia e senti saindo algo da minha vagina fui ver o que era, era água. Fiquei preocupada pq nunca aconteceu isso comigo. Foram passando os dias e estava sentindo cólicas que vinham da costa pro pé da barriga fiz um ultrasson transvaginal e o médico falou q não estava grávida e que estava TD certo comigo nem corrimento eu tinha. Passaram dois meses com colicas supsrtaveis e nd da menstruacao aparecer. No dia 27 de abril saiu um corrimento pastoso e marrom no dia 28 veio um pouco de sangue bem pouco, no dia 29 não tinha mais nd. Passaram alguns dias e começou a sair um corrimento pastoso marrom de novo por três dias e parou. Quando foi 8 de maio começou a sair um corrimento lixo q esticava com uma cor rosada até no meio do dia e parou, no dia 9 ficou saindo tbm e hj parou. Porém estou tendo colicas e nesse período q passei fiz teste de farmácia deu negativo e de sangue tbm deu negativo. Posso estar grávida.? Ou o que pode ser…estou preocupada já? Me ajudem.

    1. Olá, Fabiana.
      Em geral, os testes e exames de gravidez feitos após o 1º dia do atraso menstrual são bastante confiáveis e precisos.
      Uma série da fatores pode levar à irregularidade menstrual, como os emocionais, o uso de medicamentos, a alimentação ou sua taxa de gordura corporal.
      Como você está tendo outros sinais, como corrimentos e cólicas, é importante buscar orientação médica e prosseguir com os exames e investigação.
      É importante que você relate todo o seu histórico ao profissional e leve os resultados dos exames. Somente uma avaliação física, feita pessoalmente, pode indicar quais os procedimentos corretos agora.

  34. ola, no ultimo dia 26/04 minha menstruação até então tomava anticoncepcional, mais iria iniciar uma nova cartela no dia no dia 29/05 e não comecei, tomava anticoncepcional já a 10 anos, e dessa vez decidi parar, e no dia 10/05 começou a vir um sangue bem escuro meio amarronzado durou dois dias e parou, senti umas dores na barriga e dores nas costas também, e ando me sentindo muito cansada, não tenho disposição para nada, a única coisa que quero e dormir, e a minha menstruação está para vir no dia 24/05, será que tem possibilidade de eu estar grávida? estou com muita duvida… o que vocês acham?

    1. Olá, Cristiane.
      O fato de você ter parado o anticoncepcional pode afetar o seu ciclo e provocar alterações na intensidade e frequência do fluxo, até que seu corpo se restabeleça.
      Caso esteja com dúvidas sobre uma possível gravidez, o mais indicado é fazer um exame de sangue ou de urina.

  35. minha menstruação era pra descer dia 3/5 mas hoje é 22/5 e até agora não desceu o que eu faço e ontem anoite deceu um pouco de sangue o que sera.

    1. Olá, Vanessa.
      Uma série da fatores podem causar o atraso menstrual. Entre eles o uso de medicamentos, a perda de peso acentuada, o estresse ou a ansiedade, por exemplo.
      Somente a avaliação médica, presencial e com exames, pode indicar quais as causas da desregulação.

  36. Bom dia, Ana. Tenho 41 anos e um filho de 1a4m que o amamento em LD. Desde o parto não menstruei e não previno gravidez, pois sempre tive menstruação irregular dificuldades pra engravidar. Há duas semanas tive relação sexual e nesses últimos dias tenho sentido sensibilidade nas mamas, uma cólica leve e uma sensação de enjoo sutil e esporádica. Ainda não fiz um teste de gravidez, pois nem tenho um parâmetro de tempo para saber quando fazer. Acredita que devo esperar mais uns 15 dias para fazer um teste de farmácia para que ele seja eficaz ou já dá pra saber se se trata ou não de uma gravidez.
    Obrigada.

    1. Olá, Tatiana.
      Os testes de gravidez, sejam de farmácia ou de sangue, são bastante sensíveis a partir do 1º dia do atraso menstrual. Como você mencionou que sua menstruação é irregular, é mais difícil saber quando seria, então, a data prevista para o seu ciclo.
      Nesse caso, é importante que o teste seja feito para descartar a gravidez já neste momento. Todo o caso, ainda pode ser recomendado que dentro de 10 a 15 dias o teste seja repetido, a fim de confirmar o resultado.

  37. Olá Ana
    Fiz sexo com o meu namorado quando estava menstruada e ele acabou ejaculado dentro, não tomo anticoncepcional faz 3 meses tiver um pouco de sangramento 2 antes dá minha menstruação que durou 2 dias. Será que o sangramento foi uma nidação?
    Posso está grávida?

    1. Olá, Ellem.
      Em geral, o sangramento da nidação é bem curto e pontual. Por isso, pode ser que o sangramento que você teve, e durou 2 dias, tenha sido um escape menstrual comum.
      No entanto, a única e mais segura forma de descartar a possibilidade de gravidez é por meio do exame, que pode ser de sangue ou urina.
      Com ele, rapidamente você elimina sua dúvida.

  38. Me tirem uma dúvida, tive coito interrompido dia 26 e minha “menstruação” veio dia 3 só uma mancha marrom…
    Numa escala de ••••
    Dia 4 ••
    Dia 5 ••
    Dia 6 •
    Dia 7 somente uma manchinha marrom de novo, nesses dias não tive necessidade de ficar trocando de absorvente pois não tinha um fluxo.
    Porém menstruo 6 dias intensos com diminuição do fluxo somente no 5° dia de menstruação. Pode ser que eu tenha engravidado no dia 26 ??? Me ajudem ??

    1. Olá, Georgia.
      A única maneira e saber se houve gravidez é por meio do teste de urina ou de sangue. O seu período fértil está diretamente relacionado ao risco de gravidez.
      Sobre a menstruação, vários fatores podem afetar o fluxo e a regularidade. Por isso, mesmo com as informações que você forneceu, somente um médico ou médica pode determinar se essa mudança na menstruação pode ser decorrente de alterações no organismo. Ou seja, ela pode ser normal também.

  39. Eu uso o diu a dez meses desde que tive o meu primeiro filho, minha menstruação era pra ter vindo dia 28/05 e não veio.fiz o exame beta hcg e deu negativo, fiz com quatro dias de atraso menstrual, e nesses dez meses com diu de cobre nunca houve atraso menstrual. A moça do laboratório disse que quatro dias ainda não é considerado atraso, ela me disse que o exame poderia dar nagativo e que se a menstruação não viesse até o dia 10/06 que era bom eu repetir o exame. Porque assim no início o nível de hcg no sangue é muito baixo,hoje é dia 02/06 e estou com leve sangramento marrom tipo borra de café, vc acha que isso pode ser nidação? E eu devo repetir o exame dia 10/06?

    1. Olá, Gabriele.
      É importante acompanhar o quadro com o médico ou médica responsável pelo DIU. Todo contraceptivo interno precisa de avaliação periódica para a correta manutenção.
      Recomenda-se que o exame seja repetido na data sugerida, mas que outros fatores sejam levados em consideração para o atraso menstrual: mudanças na rotina, estresse, a manutenção do DIU e o uso de medicamentos, por exemplo.

      1. Olá eu me chamo Simone,estou sem saber o que fazer,estou suspeitamos de está grávida,mas o q mais me intriga é que no penúltimo mês,ou Se a 28 /04 a minha mestruaçao deceu normal só q eu comecei sentir enjoou alguns dias depois,eu fiz o teste mas deu negativo,ai esperei a próxima mestruaçao e durante essa espera os enjoou e colicas n passou do aumento.
        Ai chegando o dia de eu menstruar fiquei apenas 4 dias e com um grande fluxo seguidos de coágulos,agora faz uma semana dez do dia 2/5 q parou e as colicas continuou e os enjoos tbm,sem contar dor de cabeça e sono excessivo,isso pode ser gravidez,estou com dúvida pois já fiz outro teste de farmácia e sei negativo de novo!o q pode ser?
        Além disso sinto os meus seios doloridos.

        1. Olá, Simone.
          Os testes de gravidez são bastante sensíveis e, por isso, seguros. As chances de um resultado errado (falso negativo) são pequenas.
          Uma série de outros fatores pode causar estes sintomas, inclusive fatores emocionais.
          Algumas alterações hormonais, normais do organismo, também podem ser a causa.
          O mais indicado é que, se os sintomas estão te incomodando e não diminuem, você busque orientação médica para fazer o correto diagnóstico.

  40. tive uma relação desprotegida, coito interrompido, um dia depois veio a menstruação como ja estava prevendo para o fim do mês, porém veio marrom em todo o período, logo imaginei que pudesse ser a nidação, mas não me preocupei pois era um dia depois, e ja que a menstruAção viria mesmo no fim do mês, eu não estaria tão fertil… porém agora nesse mês, a menstruação está atrasada, mas ja aconteceu de atrasar assim outras vezes. possibilidade de gravidez?

    1. Olá, Carolina.
      A melhor maneira de você descartar ou confirmar a possibilidade de gravidez é por meio de um teste de sangue ou urina.
      Uma série de fatores pode afetar o seu ciclo, incluindo a gravidez, mas também estresse, uso de medicamentos ou ciclos irregulares normais.
      Com um exame de gravidez, você rapidamente obtém um resultado confiável.

  41. Bom dia.
    Estou com uma dúvida, minha menstruação veio dia 29/04 e pelo meu ciclo era pra vim dia 29/05 só que não veio quando foi dia 01/06 apareceu um pequeno sangramento de cor rosada cremoso mais só se percebe no papel higiênico será que pode ser nidação?

    1. Olá, Renata.
      A nidação é caracterizada por um pequeno sangramento, cerca de 15 dias após o período fértil (podendo variar de acordo com cada organismo).
      No entanto, o sangramento pode ser apenas um escape também. O ideal é fazer um exame, de sangue ou urina, para detectar ou descartar a possibilidade de gravidez.

  42. tive uma relação desprotegida, coito interrompido, um dia depois veio a menstruação como ja estava prevendo para o fim do mês, porém veio marrom em todo o período, logo imaginei que pudesse ser a nidação, mas não me preocupei pois era um dia depois, e ja que a menstruAção viria mesmo no fim do mês, eu não estaria tão fertil… porém agora nesse mês, a menstruação está atrasada, mas ja aconteceu de atrasar assim outras vezes. possibilidade de gravidez?

    1. Olá, Camila.
      A nidação é, em geral, um sangramento bastante pequeno e temporário. Muitas vezes, nem caracteriza um fluxo.
      No entanto, caso haja dúvidas ou insegurança, você deve fazer um exame de gravidez, pois é a única maneira de confirmar ou descartar a possibilidade de gestação.

  43. Minha menstuação veio dia 30/04 e durou até 04/05,quando foi dia 01/06 veio umas cólicas e desceu um sagramento com aspecto amarronzado e subiu no dia seguinte,já tenho um filho,será que é sinal de gravidez?

    1. Olá, Viviane.
      A única forma de confirmar a gravidez é por meio de um teste de urina ou sangue e rapidamente você obtém um resultado.
      As alterações na cor da sangramento podem ter causas diversas, como a gravidez ou apenas mecanismos naturais do organismo.

  44. Olá
    No dia 17/05 tomei o anticoncecional injetável pela primeira vez, no 25/05 tive um relação desprotegida e ontem apareceu um corrimento morrom e hoje teve um pouco de fluxo com cólica mas a minha menstruação esta prevista pro dia 18/06, pode ser gravidez?

    1. Olá, Luiza.
      Se você começou a usar os anticoncepcionais injetáveis recentemente, o escape pode ser decorrente da adaptação do seu organismo.
      Somente um exame de sangue ou urina pode descartar a possibilidade da gravidez. Por isso, recomenda-se a realização do teste para esclarecer dúvidas.

  45. Boa noite meninas eu faço uso do dufhaston tou no quinto ciclo esse meis tive cólicas bem França fui fazer xixi saiu pequena contidas sangue quando fui me limpar será que que ocorreu nidação?

    1. Olá, Débora.
      O sangramento pode ser um sinal de nidação, mas somente um exame de gravidez, posterior ao atraso menstrual, poderá confirmar se houve fecundação e gravidez.

  46. Olá. Estou super preocupada pois minha menstruação desceu dia 18/05 então comecei a tomar anticoncepcional injetável mensal. Só tive relações sem proteção no dia 27/05, desde esse dia até hoje fazemos coito interrompido, nenhuma vez ejaculou dentro. Ontem desceu um sangramento que só sujou a calcinha era meio vermelho/marrom. Hoje desceu novamente quando acordei. Queria saber se pode ser nidaçao ou escape.

    1. Olá, Lidya.
      Como o uso do anticoncepcional injetável é recente, há chances de ser escape decorrente da adaptação do organismo à carga hormonal.
      No entanto, recomenda-se observar a regularidade do seu ciclo e fazer um teste de gravidez se houver atrasos. Caso os escapes continuem, indica-se conversar com o(a) ginecologista que te acompanha e verificar as orientações.

  47. Ola, meu nome é Aline… Parei o anticoncepcional mes passado, e pratiquei todos os dias do meu período fertil, dia 14 deu 14 dias apos a ovulacao e comecei a sentir umas colicas chatinhas, em seguida fui ao banheiro e vi uma secreção rosada, depois começou a sair um pouco mais de sangue, hoje é o terceiro dia e ja quase nao sai nada, sai as vezes quando vou ao banheiro fazer xixi!! Ontem e hoje estou sentindo tonturas e enjoos e ontem a noite passei muito mal com vômitos! A colica ainda nao parou, sera que pode ser nidacao?

    1. Olá, Aline.
      É possível que estes sejam sintomas de uma gravidez, mas também podem ser apenas resultado da readaptação do seu corpo à ausência de anticoncepcional.
      Para confirmar a gravidez, indica-se fazer um teste de gravidez.

  48. Olá meu nome é Fabiana,

    Estou com uma dúvida e gostaria de uma ajudinha.

    Eu estava tomando anticoncepcional E na terceira semana faltando 6 comprimidos eu passei 3 dias sem tomar. No terceiro dia tive relações sem proteção, nondia seguinte tomei 1 comprimido e depois não continuei com a cartela. Nesse mesmo dia no caso no 4° dia eu tive um sangramento q durou 4 dias, como de costume,

    Dois após a o sangramento parar eu comecei sentir cólicas com pontadas a barriga inchada.. E com aquela sensação q a menstruação vai descer novamente. E tive uma leve dor de cabeça.

    Com 8 dias fiz um beta e deu negativo.
    Hoje Já está com 16 dias após a relação, e tem dois dias q estou com um leve enjoo, com uma cólica leve também, os bicos dos seios um pouco sensível, dolorido.
    E minha menstruação é para o dia 02 de julho, meu ciclo é regular.
    Eu posso estar grávida?
    Desde já agradeço.

    1. Olá, Fabiana.
      Em geral, quando há uma interrupção do anticoncepcional, é comum haver o sangramento devido à falta da ingestão hormonal.
      Nesse caso, você estava desprotegida e há riscos de gravidez.
      Os exames de gravidez são indicados após o 1º dia do atraso menstrual e são a única forma segura de confirmar ou descartar a gravidez.
      Em geral, recomenda-se esperar entre 10 e 15 dias após a realização do primeiro exame para repeti-lo.

  49. Parei o anticoncepcional a 2 meses pois quero engravidar, minha menstruação passou e comecei logo a treinar mas passados 4 dias veio um tom rosado que só sai no papel e uma cólica fraquinho que incomoda um pouco será possível ser a nidação? Assim tão recente?

    1. Olá, Vanessa.
      Toda relação sexual sem proteção tem riscos de gravidez. Mas, além disso, o sangramento rosado pode ser um escape normal, decorrente da pausa do anticoncepcional, por exemplo.
      A melhor maneira de verificar se foi uma nidação é por meio de um exame de gravidez, de sangue ou urina.

  50. Boa tarde. 10dias antes da menstruação chegar tomei benzetacil e já estava tomando antiflamatorio, no dia da menstruacao chegar,desceu um sangue mas no dia seguinte só percebia com papelecomecei mais um tratamento de antibiotico, e a menstruação nada. O q pode ser?

    1. Olá, Elizangela.
      O atraso menstrual pode ser decorrente do uso dos medicamentos. É importante conversar com a médica ou médico que te acompanha neste tratamento e relatar a alteração.
      Em geral, o quadro é comum e tende a regulariza-se novamente após finalizar a medicação. Mas a orientação médica é sempre necessária.

  51. Ola gostaria de saber se estou grávida veio uma clara tipo de ovo com sangue posso ter engravidado

    1. Olá, Joseane.
      As secreções vaginais podem ter diversas causas, alguma normais.
      A única forma de detectar a gravidez é realizando um exame, que pode ser de sangue ou de urina.

  52. Bos tarde.
    Minha menstruação veio no dia 18 de Maio de 2019….
    E no dia 26 de Junho começou a descer um sangramento leve na cor meio amarronzada quase uma cor de borra de café que durou 3 dias, do dia 26/06 até 28/06 … Como acho que era menstruação eu tomei antcincepicional no primeiro dia do sangramento…. e comecei a sentir umas dores leves de cólicas.. Mais só durou 3 dias… eu tou desconfiando.
    Eu posso estar grávida ou não ??Oua menstruação deve ter durando3 dias ou faltado a menstruação devido eu ter tomado anticoncepcional??…
    Me ajuda…. Desde já agradeço

    1. Olá, Fernanda.
      O anticoncepcional pode causar alterações menstruais, pois nem todos os tipos de pílula são adequadas ao nosso organismo.
      Às vezes, as cólicas podem ser causadas por ele também. Por isso, é importante o acompanhamento ginecológico.
      Como você está em dúvida, o ideal é fazer um teste de gravidez. Essa é a única forma de detectar ou descartar a possibilidade.

  53. Me chamo Alessandra.
    Tive relação dia 22 e 23 sem proteção e dia 26 começou a sair um corrimento rosado,mancha o papel e a calcinha. É aguado e sem fluxo. Hoje é dia 30 e ainda sai. Sempre desce minha mestruação dia 8. Pode ser gravidez? Tenho 31 anos e isso nunca tinha acontecido.

    1. Olá, Alessandra.
      Essas secreções podem ocorrer por uma série da fatores, como estresse ou uso de medicamentos.
      A nidação pode desencadear um corrimento rosado, mas nem todas as mulheres têm.
      Por isso, a única forma de detectar uma gravidez é por meio do exame de sangue ou urina.
      Caso o corrimento persista e outros sintomas se manifestem, a orientação é buscar uma consulta ginecológica.

  54. Tomo meu anticoncepcional a anos, mas venho tendo escapes, na quinta transei sem camisinha e ele gozou dentro, no sábado tive um corrimento tipo clara de ovo e logo depois um corrimento rosado, o que pode ser?

    1. Olá, Daniela.
      Se o anticoncepcional é tomado corretamente, independente do escape, os riscos de gravidez são bastante baixos.
      A secreção que você teve pode ser decorrente de vários fatores que podem ser, inclusive, normais.
      Em geral, recomenda-se que o teste de gravidez seja feito se houver atraso menstrual. Se houver sintomas, cólicas intensas ou outras alterações, a orientação é buscar uma consulta ginecológica — inclusive para avaliar o seu anticoncepcional. Às vezes, é necessário trocar o medicamento, evitando ou corrigindo esses escapes.

  55. Olá gostaria de tirar uma dúvida. Eu mestruei dia 17 de junho e quando foi dia 1 de julho ela veio e foi embora hoje nesses dias estou sentindo cólicas queria tirar essa dúvida o que pode ser

    1. Olá, Jucimara.
      As causas dos atrasos ou irregularidades menstruais podem ser diversas.
      Alterações de peso (emagrecimento rápido), uso de medicamentos, estresse e até condições normais do organismo podem afetar o seu ciclo.
      Se você teve relações sexuais, indica-se realizar um exame de gravidez para verificar a possibilidade. Caso contrário, se o atraso persistir, a orientação é realizar uma consulta ginecológica.

  56. Boa tarde, eu tomava injeção trimestral a 4 anos, em fevereiro parei de tomar, em junho minha menstruação desceu, já voltei a ovular ?

    1. Olá, Rosane.
      A ovulação é inibida enquanto você usa o anticoncepcional. Após fazer a interrupção, ela volta a ocorrer, já que não há doses hormonais interferindo.

      1. Eu parei a trimestral,p depois desses 4anos para tentar engravidar. Nesse primeiro ciclo já entro nos 25% de probabilidade de engravidar ou ainda está muito recente?

        1. Olá, Rosane.
          As injeções podem ter um efeito mais longo no seu organismo se comparadas à pílula oral. Quando você finaliza o uso, o seu organismo vai gradualmente eliminando a ação delas e retornando à ovulação normal.
          Mas é importante lembrar que as porcentagens são estatísticas e que cada organismo responde de formas diferentes.

  57. meu nome e Angelica gostaria de tirar uma duvida minha mentruacao foi dia 9 ai ela foi ate dia 13 e parou ai dia 13 tive relacao desprotegida depois dia 18 20 22 23 25 desprotegida e a minha mestruacao seria agora domingo so que hoje comecei a sagra sera que pode ser a nidacao e vou conseguir engravida me ajude

    1. Olá, Angelica.
      É importante observar como é o sangramento. Em geral, a nidação tem uma duração curta e é diferente da menstruação. Mas se a sua menstruação deveria vir dia 07 (domingo) e houve sangramento dia 05, pode ser apenas uma alteração do ciclo.

  58. Tô com uma dúvida danada. Minha menstruação adiantou uma semana no mês de junho, fazendo assim um ciclo de 28 dias, o meu ciclo é em média de 32 dias. Minha menstruação veio normal e com duração normal do dia 09/06 ao dia 16/06. No dia 20/06 exatamente 4 dias após o fim da menstruação tive um sangramento que só era notado no papel higiênico, era rosa e aguado e vezes caramelo, vezes nem aparecia, no dia 21/06 também tive e no dia 22/06 desapareceu. Sendo que um dia antes, 19/06 eu senti uma pressão forte no baixo ventre, uma cólica suportável mas continua. Não tomo pílulas há anos então não pode ser scape por hormônios. Pelo meu calendário a menstruação deveria vir hoje e até agora nada, mas como meus ciclos costumam ser de 32 dias estou no aguardo. Minha dúvida é: posso ter ovulado 2 dias após a minha mensagem ter terminado?

    1. Olá, Thata.
      Apesar de ser pouco comum, considerando o seu ciclo regular, pode acontecer uma ovulação logo após o término da menstruação.
      Nesses casos, mudanças hormonais podem ter alterado o seu ciclo, mas que não necessariamente representam riscos ou problemas.
      O ideal é prestar atenção aos sinais do seu organismo e, caso haja dúvidas, consultar um(a) especialista.

  59. Boa noite! Eu parei de tomar anticoncepcional há 3 meses, estou tentando engravidar. A menstruação atrasou. Com 9 dias de atraso fiz o teste de farmácia deu positivo. Depois do teste até hoje houve corrimento rosado e hoje está avermelhado e um pouco de cólica. É normal? Tenho muito medo de aborto espontâneo ou outro problema.

    1. Olá, Adriana.
      Após o resultado positivo, é bastante importante que você agende uma consulta obstetrícia para que todos os exames sejam feitos, além dos aconselhamentos e informações.
      Em geral, esse corrimento rosado é a nidação, que pode ser acompanhada de cólica e outros sintomas característicos da gestação. Mas é sempre importante que haja uma avaliação médica.

  60. Oi meu nome é Raquel
    Tive relação sem proteção dia 15/06 e minha menstruação acabou dia 12/06 ela sempre bem dia 8 eu e meu marido sempre usamos camisinha mas nesse dia não usamos .e não tomo nenhum tipo de remedio.bom esse mês de Julho minha menstrucao adiantou 5 dias antes da data prevista .no caso veio dia 2 e veio abundante bem vermlho por dois dias descia muito .no segundo dia a noite tive uma leve colica como se fosse contracao uma forte dor de cabeça .no terceiro dia parou o sangramento.a noite o sangue estava escuro da cor marronzada e do quarto dia ate o setimo dia so sujava um pouco marronzado.pode ser algo grave?

    1. Olá, Raquel.
      Muitos fatores podem afetar o fluxo menstrual. O uso de algum medicamento ou mudanças no seu estado emocional, por exemplo, são algumas das causas.
      Em geral, essas alterações não indicam, sozinhas, algo grave ou anormal. Mas se houver outros sintomas, como dores persistentes, coceira, ardência vaginal, corrimentos com odor, é preciso buscar orientação médica.

  61. Desceu pra mim dia 13 ,14,15 de junho , mais pelo app não treinei nos dias férteis , comecei treinar do dia 28 e fiz até dia 1 , hoje (08/07) acordei com cólicas fracas , dor de cabeça , e pontadas na ppk e sinto uma pressão embaixo que vá descer , mais de manhã fui me limpar saiu um filete de sangue , depois disso só suja a calcinha às vezes nem sai só quando me limpo com um muco rosa mais as os sintomas continua , é muita dor nas costas e nas pernas !

  62. Olá boa tarde…
    Minha menstruação veio dia 26/o6 ..tive relação dia 02/07, tomei pílula do dia seguinte no mesmo dia…
    Dia 08/07 fui ao banheiro e tinha descido tipo borra de café porém textura meio fina. E até hoje estou sangrando ..o que pode ser?

    1. Olá, Jhenifer.
      O sangramento pode ser decorrente do uso da própria pílula do dia seguinte, devido a alterações hormonais.
      É importante observar outros sintomas e sinais, e havendo dúvidas se deve consultar um(a) ginecologista.

  63. Olá, tive relações no meu período fertil e minha mentruaçao é pra descer dia 16 ( daqui a 5 dias) mas estou sentindo um leve engôo e umas pontadas no pé da barriga. É muito cedo para fazer um beta quantitativo?

    1. Olá, Roseane.
      Em geral, os exames de gravidez têm uma melhor sensibilidade a partir do primeiro dia do atraso menstrual. Mas sobretudo os exames de sangue podem detectar a gestação antes do atraso.
      Vale reforçar que no início da gravidez as chances de falsos negativos são maiores porque nem sempre o organismo da mulher produz rapidamente o HGC. Por isso, o caso faço-o agora, o ideal é repetir daqui 15 dias, por questões de confirmação.

  64. Boa noite, tive relação com coito interropindo, na madrugada do dia 12 pro dia 13 de junho, dia 15 de jullho tive um sangramento vivo , nos outros dias quase nao apareceu e no ultimo veio borra. ( 5 dias)
    Meu ciclo não é certinho, mas pelo app estou atrasada 2 dias.

    1. Olá, Carla.
      O sangramento não necessariamente indica uma gestação, mas pode ser um indício que deve ser investigado.
      A principal recomendação é fazer um teste de gravidez para descartar a possibilidade, logo que o coito interrompido é um método pouco seguro de prevenção à gravidez.

  65. Fiz um beta quantitativo que deu 2,00 antes do atraso menstrual (5 dias) pois estou sentindo alguns sintomas. Todas as outras vezes que fiz deu muito menos. É possível que eu ainda esteja em implantacão do ovulo e que os níveis de HCG aumentem ou muito improvável uma gravidez?

  66. tive minha primeira vez com coito interropindo dia 12 ao 13 madrugada de junho.
    dia 15 veio um sangramento até que com fluxo o 2 e 3 veio pouco e o 4 borra.
    mi ha mestruacao tava prevista para o dia 20 de junho ( 5 dias adiantado)
    falta 4 dias pra vim a mestruacao.
    eh normal adiantar por conta da primeira relação?

    1. Olá, Carla.
      Não há nenhuma relação da relação sexual com o ciclo menstrual. Isso significa que ter perdido a virgindade não afetou a sua menstruação.
      O que pode ter ocorrido é que a ansiedade (talvez referente ao próprio sexo) tenha afetado o seu período, pois ele tem bastante relação com o emocional.
      Situações estressantes (boas e ruins) podem causar irregularidades na menstruação.
      Porém, vale lembrar que se você não deseja engravidar, o coito interrompido não é um método seguro. Deve-se usar camisinha ou outro contraceptivo de sua preferência.

  67. Parabéns pela matéria!!!! Excelente explicação, muito bem escrita.
    Uma dúvida, por favor. Fiz o bhcg e deu positivo, mas no ultrassom ainda não havia saco gestacional. Segundo a médica, estava tudo normal para o tempo de gestação, vou repetir o exame em alguns dias. A nidação ocorre antes de formar o saco gestacional? Obrigada!

    1. Olá, Tati.
      A nidação é implantação do óvulo no útero. O saco gestacional começa a formar-se logo após a fecundação. Mas no começo ele é um aglomerado de células que, aos poucos, cresce e forma a estrutura do saco gestacional.
      Apesar de estar presente desde o início, ele aparece na ultrassom por volta da 5ª semana gestacional. Por isso, fique tranquila! Tudo está correndo normalmente 😉

  68. Tive relçao desprotegida dia 12 ( período fértil ) entao dia 17 tive relaçao e logo fui ao banheiro e no papel higiênico tinha uma mancha rosadinha . sera a nidação do dia 12 ?

  69. Olá, tive eu estava tomando minha primeira cartela de ac só que eu estava tomando bem desregulada, acabei esquecendo de tomar 3 dias seguidos e quando lembrei, tomei todos de um vez, porém tive relações no dia 21/06 com ejaculação dentro e acabei esquecendo de tomar o ac e no dia 23/06 do mesmo jeito com ejaculação dentro, porém assim que terminei tive um sangramento como se minha menstruação tivesse descido e ficou por 3 dias mas com poucos fluxos, quando foi agora dia 21/07 acabei tendo um sangramento vermelho um pouco vivo e depois amarronzado, mela a calcinha muito pouco mas quando passo o papel mela um pouco mais e vem acompanhada com leves cólicas. Me sinto diferente, pois quando vou menstruar sinto fortes dores nos seios, muita cólica e enxaqueca e dessa vez não veio. Corre o risco de ser nidação? E existe possibilidade de estar grávida?

    1. Olá, Lu.
      Usar o anticoncepcional de forma irregular acarreta riscos de gravidez.
      O sangramento pode, inclusive, ser decorrente deste uso incorreto, sobretudo quando você ingeriu mais de um comprimido. Vale lembrar que, além dos riscos de gravidez, isso pode causar danos à saúde.
      E para confirmar ou descartar a possibilidade de gestação, deve-se fazer um teste de urina ou de sangue.

  70. Boa tarde! Minha menstruação veio no dia 05/07 e foi embora dia 07/07. Sou tentante a 1 ano e 8 meses, já fizemos exames e está tudo ok conosco, tenho relações sexuais frequentes, não faço uso de nenhum medicamento e minha menstruação é regular. No dia 20/07 veio um pequeno corrimento rosado com um fio de sangue, bem sutil e sem fluxo, dia 21/07 apareceu um pequeno corrimento marrom claro sem fluxo também e hoje 22/07 a mesma coisa, marrom claro, esse corrimento sujou pouca coisa a calcinha e aparece quando passo o papel higiênico, mas em pequena quantidade. Hoje senti uma pontada no pé da barriga hoje e estou com gases (Não sei se tem a ver). Minha menstruação está prevista para o dia 03/08, ou seja, 14 dias após esse corrimento. Nunca senti isso antes, posso estar passando pela nidação?
    Desde já agradeço.

  71. Eu fiquei um mês inteiro sem menstruar, dia o teste de sangue e de farmácia com 15 dias de atraso. Ambos negativo. Mesmo com o negativo, meu noivo e eu consideramos uma possível gravidez e paramos de nos cuidar. Tivemos relação sem proteção e fizemos o coito interrompido. Após um mês de atraso, no exato dia que deveria vir pra mim, veio um pequeno sangramento, vermelho, puxado p marrom e bem aguado. No primeiro dia chegou sujar o absorvente (achei que fosse menstruação chegando), mas bem pouco. No outro dia só sujava o papel. No terceiro dia já não tinha mais nada…. Pode ser nidação? Se for, quanto tempo devo esperar pra refazer o teste?

    1. Olá, Karol.
      A partir do 1º dia do atraso menstrual já é possível fazer o teste de gravidez.
      Alterações na menstruação e a presença de corrimentos merecem atenção e, caso persistam, devem ser investigadas por ginecologistas.

  72. Olá bom dia meu nome é Engrácia tenho 27 anos de idade e sou tentante meu ciclo e de 30 dias regular minha menstruação desceu no dia 5 de setembro no dia 14 transei no dia 16 transei no dia 21 transei no dia 22 transei a propano idades de engravidar nessas datas que eu me relacionei sem proteção?

    1. Olá, Engrácia.
      As possibilidades de engravidar dependem de vários fatores. Caso você e seu companheiro sintam dificuldades ou precisem de informações sobre fertilidade, deve-se buscar uma consulta médica.
      Alguns aspectos, como qualidade do sêmen e data mais fértil devem ser avaliadas por meio de exames. Isso ajuda vocês a saberem as possibilidade de engravidar.

  73. Ola meu nome é Ketelin tive relação a 5 dias atrás e na segunda veio um corrimento marrom pode ser nidação ? Estava no período fértil…tinha que ter começado o remédio a 5 dias antes porém n tinha aqui em minha cidade
    Na segunda veio um marrom mais escuro na terça veio mais claro tive relação em um sábado.

    1. Olá, Ketelin.
      Toda relação sexual sem proteção envolve riscos de gravidez.
      Mas o corrimento marrom também pode ser causado por outros fatores, inclusive mudanças comuns do fluxo e aspecto menstrual.
      Para confirmar ou descartar uma possível gravidez, deve-se fazer um exame de sangue ou urina.

  74. Olá tudo bem…? Tomo anticoncepcional a um bom tempo, porém parei de tomar fiquei dois meses sem toma nada, durante dois meses, dia 04/07 minha menstruação veio normal ciclo de 28 dias, ai voltei a tomar meu anticoncecional, dia 09/07 tive relação sem nenhuma proteção, dia 12/ 07 também, sendo que meu período fértil é do dia 14 ao dia 20 do 07 exatamente dia 16 é minha ovulação, porém dia dia 20 e 21 não tomei meu anticoncecional por esquecimento e um outro dia no meio da cartela tbm que não me recordo a data exatamente…! Dia 01/08 seria minha próxima menstruação, Mas ontem dia 23/07 comecei a ter um corrimento na cor amarronzada como mencionada no poste, mancha na calcinha e no papel higiênico…! Estou grávida?

    1. Olá, Prislla.
      A alteração no aspecto da menstruação pode ser decorrente do uso incorreto do anticoncepcional. Mas a orientação é fazer um teste de gravidez, de sangue ou farmácia, para confirmar ou descartar a possibilidade de gestação, logo que o anticoncepcional não foi devidamente utilizado.

  75. Tive relação desprotegida dois dias após o término da minha menstruação, mas fiz uso da pílula do dia seguinte e em seguindo comecei a tomar o anticoncepcional.
    Cerca de uns 7 dias depois comecei a ter um "sangramento" com escamação. O que pode ser?

  76. Bom dia!
    Não faço uso de nenhum contraceptivo, sou tendente, já fizemos exames e estão todos ok. Minha menstruação veio dia 05/07 e foi embora dia 07/07, tenho um ciclo regular. No dia 20/07 veio um pequeno corrimento rosa com um fio de sangue, 21/07 veio marrom claro e ficou assim até dia 22/07, sem fluxo e sujava só um pouco a calcinha e mais perceptível quando passava o papel, senti também uma pontada no pé da barriga e estou com a barriga inchada até hoje. Minha próxima menstruação está para vir no dia 03/08, ou seja, isso ocorreu 14 dias antes da minha menstruação prevista vim. Poderia eu ter passado pela nidação?

  77. Tive relação sexual desprotegida dois dias após o término da minha menstruação, mas fiz uso da pílula do dia seguinte e em seguindo comecei a tomar o anticoncepcional.
    Cerca de uns 7 dias depois comecei a ter um "sangramento" com escamação mas em pouca quantidade (perceptível mais quando sujava a calcinha ou manchava o absorvente) e tem uns dois dias que estou tendo esse tipo de sangramento. Pode ser nidação?

    1. Olá, Geannini,
      A pílula do dia seguinte tem uma eficácia de 95% se for tomada até 48h após a relação. O uso de remédios anticoncepcionais também pode provocar alterações no ciclo menstrual. Mas lembrando que toda relação desprotegida pode resultar em gravidez. A melhor forma de diagnosticar uma gestação é fazendo um teste de urina ou de sangue.

  78. Olá Boa noite, minha menstruação veio dia 1 de julho, e ontem desceu um pouco mas na cor bem marrom escuro e agora está mais claro é bem pouco, oque pode ser?!

    1. Olá, Jaqueline.
      Esse sintoma pode ser normal ou pode ser causado por vários fatores como uso de medicamentos (mesmo que não seja anticoncepcionais), alergias e irritação, entre outros. Nesses casos, o correto é buscar o auxílio de um médico ginecologista que poderá avaliar os sintomas e prescrever o melhor tratamento, se for necessário.

  79. Oi Eu tive relações no meu período fértil e 3 dias depois minha menstruação desceu ficou 5 dias queria tirar uma dúvida até pq meu bebê tem 4 meses queria saber se a possibilidade de ter ocorrido nidação

    1. Olá, Anatieli.
      Vários fatores podem acarretar mudanças no ciclo menstrual. Até mesmo o fato de sua gravidez ter acabado há pouco tempo, 4 meses, pode estar relacionada.
      Vale lembrar que toda relação sem proteção pode resultar em gravidez, mas, para confirmar, é preciso realizar um exame de sangue ou de urina.

  80. Olá boa tarde meu nome e Josilene…bom menstruei dia 21 de junho e era pra minha menstruação vir dia 21 d julho e n veio,no dia 26 senti um desconforto na barriga d manhã n foi nd intenso portanto nem me levantei e dormi normalmente pq n senti nd descendo….as 9:00 qd fui ao banheiro fzd xixi sujou o papel higiênico mas n era um vermelho forte e sim meio rosa e o dia TD do dia 26 d julhocontinuou assim e sem dor…mas as 2 e pko d madrugada do dia 27 d julho,senti uma cólica,fui ao banheiro e desceu vermelhinho voltei a deitar,qd acordei d manhã n sujou o absorvente…só descia qd ia dar xixi mesmo,mas o absorvente estar borrado com uma cor amarronzada…soq agr pko,mais ou menos 13:00 fui novamente ao banheiro e o papel higiênico sujou Bem pouquinho quase nada,e n desceu tbm p chegar a dar descarga na privada….oq será?? Desde já agradeço,bjus

    1. Olá Josilene,
      Se teve relação sexual desprotegida, os sintomas e a irregularidade menstrual pode estar relacionada à gestação. Mas vale lembrar que outros fatores podem causar os mesmos sintomas. Por isso, a orientação é buscar auxílio médico ginecológico.

  81. Olá, tomei injeção trimestral durante 7 anos, esse ano parei, tomei a ultima dose em janeiro, pois desejo engravidar, mas minha menstruação ainda não veio, mas esse mes veio um corrimento marrom claro e durou 7 dias, será que é sinal de uma possível volta da menstruação?

    1. Olá, Tainá.
      É comum que após a interrupção da injeção anticoncepcional a menstruação demore algum tempo para retornar regularmente.
      Esse corrimento pode ser um indício do sangramento menstrual, mas sempre que houver dúvidas, o ideal é consultar um(a) ginecologista.

  82. Olá! Estou com uma duvida. .. Minha menstruação desceu dia 12 de julho de 2019 e foi embora dia 15 .. No dia 16 tive relação sem proteção e no dia 18 tbm … Quando foi dia 23 ao fazer xixi percebi um pequeno sangramento rosado no papel higiénico. . e no dia seguinte também mais só pela manhã depois não saiu mais … Ai tem uns 3 dias que esta saindo um muco branco pastoso em grande quantidade sem cheiro … Estou sentindo cólicas leves desde o dia 18 .. Posso estar grávida? ??
    Agradeço pela resposta

    1. Olá, Tatielle.
      A melhor forma de diagnosticar uma gestação é fazendo um teste de sangue ou de urina. Lembrando que toda relação sexual desprotegida pode resultar em gestação. Você também poderá procurar um ginecologista para avaliar esses sintomas e prescrever um tratamento, se necessário.

  83. Bom meninas, minha M tem ciclo de 28 dias e minha ultima M foi dia 06/07/2019 e dia 19/07/2019 começou co corrimento clara de ovo e dia 22/07/2019 também apareceu o corrimento clara de ovo(tive relação o meu período fértil todo), e no dia 28/07/2019 apareceu uma corrimento como borra de café e apareceu no dia 29/07/2019 também esse corrimento marrom ( que so sujou a calcinha, sem fluxo) hj dia 30/07/2019 fiz o teste de farmácia da fitinha e deu negativo, será que tenho chance de estar gravida?

    1. Olá, Paula.
      De forma geral, os teste de gravidez possuem boa eficácia com poucas chances de darem falsos negativos. Os sintomas apresentados acima podem estar relacionados com gravidez ou não. Em caso de suspeitas, pode-se fazer outro teste de gravidez (de sangue ou de urina) ou ainda buscar o auxílio de um médico ginecologista.

  84. Olá, me chamo Vitória. E estou com uma dúvida imensa.

    Vamos lá, no dia 26( sexta feira) onde seria o 15° dia da cartela de 24 dias. Ou seja 3 semana. Eu acabei esquecendo de tomar o anticoncepcional. E lembrei apenas no sábado dia 27 e tive que tomar os 2 comprimidos. A noite tive relação com meu parceiro, domingo tomei o comprimido, e mais tarde notei um "escape" o que seria normal acontecer conforme a bula do Anticoncepcional. Segunda novamente,tive outra relação, e ainda sim continuei com e escape até hoje. Estou confusa sobre ser só um escape ou uma nidação…. O "escape" possuia cor vermelho claro, não rosa, e hoje está marrom… me ajude

    1. Olá, Vitória.
      O esquecimento de doses do anticoncepcional pode provocar sangramentos de escape ou desregularidades no ciclo menstrual. A melhor forma de diagnosticar uma gestação é fazendo um exame de sangue ou de urina. Você também pode buscar o auxílio de um ginecologista que poderá avaliar corretamente esses escapes e receitar um tratamento, se for necessário.

  85. Oi demorei 12 dia pra tomar injeção tive relação nesses 12 dia tomei injeção dia 25 do mês De junho…. Agora e esta decendo uma coisa preta muito pouca mais bem escura e firme..já esta fazendo 4 dias fisso teste de gravidez e deu negativo oq será que pode ser ?

    1. Olá, Nabia.
      O sangramento alterado pode ser decorrente da injeção anticoncepcional. Nesse caso, o quadro é bastante comum e não representa preocupações.
      Mas é necessário que você informe à(ao) ginecologista que te acompanha, para que os efeitos sejam considerados e avaliados. Muitas vezes, é necessário adaptar ou trocar o medicamento, evitando riscos desnecessários.

  86. Oi sou anatieli tenho um bebê de 4 meses minha menstruação desceu dia 4
    De junho e no meu período fértil eu fiz relações sexuais e alguns dias depois desceu a minha menstruação não sei se foi realmente menstruação mais durou cinco dias queria saber se foi a nidação ou talvez menstruação mesmo pq me fico confusa até já nem sei mais quando vou menstruar novamente

    1. Olá, Anatieli.
      Como citado no texto, o sangramento da nidação geralmente não perdura pro mais de 3 dias.
      Após o parto e durante todo o período em que a mulher estiver amamentado, o ciclo menstrual tende a apresentar alterações devido aos hormônios que estão se normalizado.
      Mesmo assim, a ovulação está presente, ou seja, a mulher tem chances de engravidar novamente.
      Por isso, se a suspeita for de gestação, pode-se fazer um teste de sangue ou de urina. Em casos de dúvidas, procure seu médico ginecologista.

  87. Olá bom dia.
    Eu fiz um tratamento de uma Fiv. Nu dia 24 foi por o meu embrião e nu dia 2 foi fazer o beta e nu meu beta veio o positivo baixo e nesse mesmo dia de noite veio colicas e quando eu foi fazer xixi nu papel estavam lá um corrimento muito leve castanho as dores continuavam Nu outro dia a leventei me e também foi ingual saio só nu papel a minha mestruação e pra dia 4 e eu vou repetir o beta nu dia 5 e continua com colicas. Nem sei o que pensar

  88. Ola meu nome e Sarah,minha duvida é pq no mes d junho tomei minha cartela d anticoncepcional e enmendei a outra no mes d agosto mais nao terminei ela, ai dei a pausa normal e a 4 dias esta vindo sp um pouco d borra d café,junto a ela me deu dor d estomago,dor d cabeça e enjoo,sera possivel ser gravidez??

    1. Olá, Sarah.
      É importante fazer o suo adequado da pílula anticoncepcional para que efeitos adversos e irregularidades menstruais sejam minimizadas.
      O sangramento pode ser decorrente da pausa incorreta do remédio, bem como a má adaptação a ele. Em caso de dúvidas, converse sempre com um(a) ginecologista que pode avaliar se este remédio é o mais adequado para o seu organismo.

  89. Olá, estou com a menstruação atrasada a 5 dias. Realizei um teste de farmácia no segundo dia de atraso e deu negativo.
    Porém hoje tive um sangramento de cor rosa claro e bem ralo. Não me parece menstruação.
    Gostaria de saber se posso considerar uma possível gravidez? Se sim, quanto tempo devo aguardar para refazer o teste?
    Lembrando que minha última relação sexual foi no dia 27/07, e que não faço uso de anticoncepcional a quase 1 ano. Não me previni de nenhuma outra forma.
    Muito obrigada!

    1. Olá, Andressa.
      Em geral, os exames de gravidez tendem a ser bem sensíveis após o 1º dia do atraso menstrual. Mas, às vezes, o organismo demora para apresentar altas taxas hormonais. Por isso, o ideal é repetir o teste após 10 dias.

  90. Olá queria muito a opinião de alguém minha ciclo e de 28 dias minha menstruação veio muito estranha esse mês veio apenas por um dia E meio e bem pouca mesmo será se pode ser gravidez? Fiz um teste de farmácia com 4 dias depois dese sangramento e deu negativo será que fiz muito cedo ?

    1. Olá, Reylane.
      Os testes de sangue ou de urina, em geral, são confiáveis e possuem poucas chances de falsos negativos se forem feitos corretamente. Esses sintomas podem ser causados por vários fatores podendo estar relacionados à gestação ou não. No seu caso, se ainda desconfiar de gestação, você poderá repetir o teste. Um médico ginecologista também poderá te orientar corretamente.

  91. Olá ! Tive relação protegida no dia 25/06/2019 , no dia 28/06 a menstruação desceu mas hoje dia 8/08/2019 veio um corrimento rosa , ele garantiu me que não rompeu e ejaculou fora o que pode ser ?? Estou muito preocupada ! Ajudem me !

  92. Estou com uma leve cólica e um leve sangramento nao uso nenhum anticoncepcional
    Estou enjoada com tontura colicar e um mar de emoções
    Posso esta gravida? Minha menstruação nao atrasou

    1. Olá, Cawanny.
      Os sintomas que você relatou podem ter relações com a gravidez ou não. O único modo de confirmar ou descartar a possibilidade de uma gravidez é por meio da realização de um exame. Você pode fazer o teste de urina, comprado em farmácia, ou o exame de sangue, em laboratório.

      1. Mais assim
        Eu menstruei duas vezes em um mês so que agora dia 9/08 começou a sair tipo um sangramento
        Mais muito pouco
        Estou muito mais muito enjoada
        Com cólica me deu dor de cabeça dor nas costas
        E uma certa sonolência
        Mais assim quando posso fazer o exame?

        1. Olá, Cawanny.
          O exame de sangue (Beta HCG) pode indicar gravidez após o 2º dia de atraso menstrual. Já o exame de urina pode ser feito a partir do 5º dia de atraso menstrual. Os sintomas podem estar relacionados a gravidez ou não.
          Se o resultado der positivo, é importante marcar uma consulta com um obstetra para receber as primeiras orientações da gestação (quais os exames que devem ser feitos, que hábitos devem ser cortados ou adquiridos, etc).

  93. Olá tive relação desprotegida dia 30/07, no mesmo dia tomei a pirula do dia seguinte , meu período fértil começou dia 31/07, dia 06/08 veio um corrimento mais marron e um sangue bem aguado pode ser gravidez ou reação a pílula do dia seguinte ?

    1. Olá, Suellen.
      Sintomas como corrimento marrom e sangramento na menstruação pode ter diversos motivos. A gravidez é um deles, mas o uso de pílulas do dia seguinte, anticoncepcional, e alterações hormonais também são. Então, o mais indicado para este caso é realizar teste de gravidez por meio do exame de sangue ou urina.

  94. Olá! 13 dias depois da ovulação tive um sagramento tipo borra de café dia 07/08 no dia seguinte um pouco mais de sangue escuro mas só quando limpava, nem usei absorvente nesses dias, no outro dia só rosado e aguado.Depois disso comecei um muco elástico tipo período fértil e sinto outros sintomas tipo náuseas,as vzs não consigo comer e largo a comida, cólicas fracas no decorrer do dia,e só mamilos começaram a ficar sensíveis. Não senti sintoma de TPM antes do dia 07. Minhas dúvidas são, isso foi escape ou nidação? No outro dia fiz um teste de farmácia e deu negativo. Se foi escape, pode ter período fértil logo seguido assim?

    1. Olá.
      Geralmente os sangramentos de uma nidação para um sangramento de escape não possuem tanta diferença. Para identificar é preciso prestar atenção nos sintomas que podem aparecer na sequência. Então, o mais indicado é procurar um médico. O profissional poderá confirmar ou descartar a possibilidade de uma gravidez ou então encontrar a causa desses sintomas.

  95. Olá, minha M veio no dia 17e tive relação no dia 23, no dia 14 apareceu um corrimento marrom no papel higiênico acompanhado de inchaço nos seios. Posso estar grávida?

    1. Olá, Celeste.
      Os sintomas descritos acima podem ser provocados por vários fatores, estando relacionados à gestação ou não. A melhor forma de diagnosticar uma gravidez é fazendo um teste de sangue ou de urina. Um médico ginecologista também poderá te orientar corretamente e avaliar esses sintomas.

  96. Boa noite, tenho implante no braço e dia 7 de julho fez os 3 anos só que ainda não fui tirar. A minha última menstruação foi 11/07 a 17/07 a hoje de manhã fui a casa de banho e saiu um leve corrimento rosado , depois a segunda vez um marrom a agora ao fim do dia já não saiu nada e a minha menstruação ainda não veio posso estar grávida?

    1. Olá.
      Os sintomas descritos acima podem ser causados por vários fatores, estando relacionados à gestação ou não. A melhor forma de diagnosticar uma gestação é fazendo um teste de sangue ou de urina. Um profissional ginecologista também poderá te orientar corretamente sobre isso.

    2. Tive relação sexual desprotegida no dia 14 de julho, dois dias após o término da minha menstruação, mas fiz uso da pílula do dia seguinte e em seguindo comecei a tomar o anticoncepcional.
      Cerca de uns 7 dias depois comecei a ter um “sangramento” com escamação mas em pouca quantidade (perceptível mais quando sujava a calcinha ou manchava o absorvente) que durou uns 5 dias. No período do dia 11 ao 14 de agosto minha menstruação desceu porém pouco, de uns dias pra cá tenho sentido muito enjôo durante o dia todo e já realizei o teste de farmácia e deu negativo.
      Ainda assim tem alguma possibilidade de estar grávida?!

      1. Olá, Giovanna.
        Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual e causas os sintomas mencionados. Além da gravidez, o estresse, alimentação, mudanças comuns dos hormônios ou uso de medicamentos podem estar entre as causas. Os testes de gestaçaõ costumam ser confiáveis, se forem feitos de forma correta. Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

  97. Olá me chamo Camila minha menstruação tava atrasada 12 dias ai veio só q veio só de pouco fluxo é um vermelho escuro e sentindo muitas dor de colica pode ser uma nidacão

    1. Olá, Camila.
      Estes sinais e sintomas podem estar relacionados com a nidação, mas também podem ser desencadeados por uma série de outras coisas, até mesmo alterações normais do organismo.
      Caso o atraso menstrual persista, a orientação é buscar auxílio médico.

  98. Ola, .e chamo Elisandra, tenho 42 anos. Estou tentando uma gravidez e mantive relação sexual sem proteção. Umas duas semanas antes do dia de vir minha menstruação eu comecei a ter muito enjoo, cólicas leve, estou comendo muito, fico cansada muito fácil…
    Minha menstruação veio no dia 31/07 e estava esperando para o dia 25/08, mas não desceu. No dia 26 fiz o teste de gravidez e deu Negativo e nessa noite eu mantive relação com meu esposo e tive um sangramento, porém, no dia 27/08 percebi na minha calcinha um muco marrom e fica saindo esse sangramento de cor escura sem fluxo.
    Pergunto: isso pode ser uma possível gravidez ou é a minha menstruação que desceu?

    1. Olá, Elisandra.
      Toda relação sexual desprotegida envolve riscos de gravidez. Nesses casos, a única forma de confirmar ou descartar a possibilidade é por meio de um exame de sangue ou urina.
      Procurar o auxílio de um médico ginecologista também é recomendado, caso surja outras dúvidas.

  99. Tive relações com minha namorada 8 dias após sua menstruação, no caso a relação aconteceu no dia 24/08, porém ela tem o ciclo bem desregulado devido ao hipotireoidismo, no dia 02/09 ela teve um pequeno sangramento de cor normal, e no dia 03/09 ela teve 7 sangramentos no dia que de acordo com ela eram parecidos com sua menstruação, de cor vermelha e um marrom clarinho, porém ela não teve nenhum sintomas além do sangramento e gostaria de saber se isso é mesmo a menstruação ou pode ser gravidez? (Ela geralmente não tem cólicas quando menstrua).

    1. Olá, Gian.
      A nidação nem sempre pode ser percebida pela mulher ou, às vezes, pode ser confundida com um pequeno sangramento de escape.
      Vários fatores podem levar a essa condição e é preciso que o caso seja avaliado por um(a) ginecologista.
      Para confirmar a gravidez é preciso realizar um teste de urina ou de sangue.
      Em casos de dúvidas, o recomendado é buscar orientação ginecológica.

  100. Olá tudo bem , Me chamo Nara , então minha última menstruação foi 22/08/19 aí dia 30/08 entrei no meu período fértil , dês então tive relação sem proteção nenhuma , dia 01 /09 foi meu período fértil , e denovo tivemos relação sem camisinha , depois disso ficamos sem ter relação , hoje e quarta feira dia 04/09 estou no meu período fértil mais alta , tivemos relação ontem 00:00 , e tivemos ejaculação dentro da vagina , lembrondo que as minhas relações fora todas com ejaculação dentro ! Pois então , ontem ele , ejaculo dentro ! Mais os espermatozóides não desceu , quando eu levantei da cama ? Fora as outras relações tbm aconteceu isso ! , E como minha ovoluçao hoje está com a probabilidade alta de engravidar , será que engravidei , durante essa relação ? Alguém pode tira minha dúvida por favor ,? No momento sinto leves cólicas , e um pouco de queimação ? Será que vou fica grávida ?

    1. Olá, Nara.
      Toda relação sexual desprotegida envolve riscos de gravidez.
      A única forma de confirmar ou descartar a possibilidade é por meio de um exame de sangue ou urina.
      No seu caso, como a relação foi recente, o mais recomendado é aguardar pelo menos 10 dias (tempo necessário para a fecundação e a liberação do hormônio da gravidez – HCG) para fazer o exame de gestação.

      Se desejar evitar a gestação, uma das alternativas é tomar a pílula do dia seguinte.
      Esse medicamento tem eficácia de 95% se for tomada até 48h após a relação. Assim, a possibilidade de gravidez é reduzida.
      Lembrando que esse remédio pode ter efeitos colaterais (como atraso menstrual ou desregularização do ciclo).

  101. Oi meu nome é Bárbara 🙂
    Mentruei dia 24 e terminou no dia 29, dia 30 e dia 1 tive relações desprotegidas no dia 5 hoje veio um leve corrimento meio rosa…
    Isso significa que estou grávida?
    Ou e muito cedo?
    Me ajudem :'(
    Obrigado des de já!

    1. Olá, Bárbara.
      A nidação nem sempre pode ser percebida pela mulher ou, às vezes, pode ser confundida com um pequeno sangramento de escape.
      Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual e causas os sintomas mencionados.
      Além da gravidez, o estresse, alimentação, mudanças comuns dos hormônios ou uso de medicamentos podem estar entre as causas.
      A única forma de detectar ou descartar uma possível gravidez é por meio do teste de urina ou de sangue. Lembrando que toda relação sexual desprotegida pode resultar em gestação.
      Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

  102. Olá… Bem eu tive relação 1 dia após minha Ovulação Dia 28/08, Minha Menstruação estava prevista pra dia 10/09, Quando foi no dia 05/09 De manhã fui fazer xixi ao me limpar Saiu um pouquinho de sangue rosinha no papel mais Não descia, quando foi no dia 07/09 Sujou um pouco a calcinha coloquei Absorvente e desceu sangue aguado porém não com o mesmo fluxo da minha Menstruação e quando foi hoje dia 08/09 Parou Tudo!!! Tem possibilidade ser uma possível Nidaçao bem sucedida?

    1. Olá, Thays.
      A nidação nem sempre pode ser percebida pela mulher ou, às vezes, pode ser confundida com um pequeno sangramento de escape.
      Para confirmar a gravidez é preciso realizar um teste de urina ou de sangue.
      Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

  103. Olá tive relações nos dias férteis sem proteção e ontem umas 4 horas tive um sangramento na cor vermelha minha ??mmenstruação é para vir hoje pode ser sinal de gravidez?

    1. Olá, Tatiane.
      Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual e causas os sintomas mencionados.
      Além da gravidez, o estresse, alimentação, mudanças comuns dos hormônios ou uso de medicamentos podem estar entre as causas.
      A única forma de detectar ou descartar uma possível gravidez é por meio do teste de urina ou de sangue.
      Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

  104. Oiee!
    Me chamo Luciana
    Minha menstruação está atrasada a 2 dias, hj comecei a ter cólicas bem fraquinhas e saiu um pouco de sangue hj a tarde, mais agora a noite não mais, só continuo com cólicas fracas q vai e vem… O que pode ser? Será o meu tão sonhado positivo??

    1. Olá, Luciana.
      A nidação nem sempre pode ser percebida pela mulher ou, às vezes, pode ser confundida com um pequeno sangramento de escape.
      A única forma de detectar ou descartar uma possível gravidez é por meio do teste de urina ou de sangue. Boa Sorte!!!
      Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *