Com 29 semanas de gestação, faltam cerca de 10 semanas para o parto e é normal que a ansiedade e o frio na barriga acompanhem a mamãe a partir de agora. 

A barriga já está grande, o que pode causar alguns incômodos como dores nas costas e dificuldades para deitar, subir ou descer escadas e agachar. 

A gestante também precisa cuidar da sua alimentação, já que alguns nutrientes ajudarão na formação dos ossos e sangue do neném.

Por isso, consumir alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas e legumes verdes, como brócolis e couve) e cálcio (leite e sementes, como soja e grão-de-bico) é fundamental nessa fase da gestação. 

Os pais ainda podem pesquisar sobre amamentação, vacinas e cuidados importantes para a reta final da gestação e primeiros meses após o nascimento.

29 semanas de gestação são quantos meses? 

Com 29 semanas de gestação, a mãe e o neném estão no 7º mês. Nessa fase, o bebê já está com todos os órgãos formados, embora alguns ainda precisem passar por um processo de maturação ou crescimento. Ele também já começa a se virar para encaixar na pélvis da mãe e esperar o parto. 

Nessa fase, as células responsáveis pelo controle da temperatura corporal já estão desenvolvidas. Além disso, o sistema nervoso e bilhões de neurônios já estão presentes no cérebro e no corpo do pequeno. 

A pele do bebê, que antes era enrugada, agora começa a ficar lisa e rosada. As unhas e alguns pelos (como sobrancelhas e cílios) podem começar a crescer nessa fase. 


Leia mais: Terceiro trimestre de gravidez: conheça os sintomas e exames

Qual o peso ideal para um feto de 29 semanas? 

Na 29ª semana, o neném pesa cerca de 800g e mede aproximadamente 36cm, devendo crescer e ganhar peso cada dia mais. É aproximadamente o tamanho de um repolho!

Nessa fase, a mamãe deve sentir o bebê mexer-se com frequência e em intervalos máximos de 12 horas. Mas o ritmo e a agitação podem variar para cada criança. 

É muito comum que a movimentação do pequeno aconteça quando a grávida estiver deitada e relaxada. 

Isso ocorre porque, quando a mulher está acordada e agitando-se, os movimentos embalam o bebê fazendo-o dormir. Já quando a mãe deita, esses movimentos cessam e o neném tende a acordar e se movimentar. 

Contrações com 29 semanas de gestação 

O 3º trimestre da gravidez é marcado por alguns desconfortos sentidos pela gestante. Dores nas costas, inchaço, cólicas, dificuldade para dormir e contrações são as principais queixas dessa fase. 

Todos esses sintomas, inclusive as contrações, são naturais e já podem ser sentidos a partir da 25ª semana. 

Em grande parte dos casos, as contrações que acontecem nessa época da gestação são as chamadas “contrações de treinamento”. 

No início, elas são indolores e quase imperceptíveis e são como um treinamento para os músculos do útero se prepararem para o parto. 

Elas também não devem durar mais de 1 minuto e os intervalos entre cada uma deve ser superior a 10 minutos.  

Com 29 semanas, contrações são normais desde que não sejam acompanhadas de dores intensas, sangramento, febre ou dilatação do canal vaginal. 

Caso tenha contrações acompanhadas de algum desses quadros, a gestante deve procurar um serviço médico com urgência. 

Leia mais: É normal sentir cólicas na gravidez? Até quando elas ocorrem?


A 29ª semana de gestação é um ótimo momento para acertar todos os detalhes para a chegada do neném. O pequeno já está completamente formado e começa a encaixar-se na pélvis da mamãe. 

As contrações e outros sintomas já podem ser sentidos e não devem preocupar desde que sejam passageiras e leves. 

O Minuto Saudável traz muitos outros conteúdos sobre gravidez. Acompanhe nossas postagens!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *