Apesar de estar praticamente na reta final, com 32 semanas de gestação, a mulher e o bebê ainda estão passando por algumas mudanças físicas.

Ainda tem espaço no útero, mas aos poucos os movimentos do bebê vão se tornando mais limitados, pois ele tende a ganhar bastante peso da 32ª semana até o parto.

A mulher também passa por mudanças no corpo e tem sintomas específicos do fim da gravidez, como dores nas costas, especialmente na região lombar.

Por estar muito perto do parto, é importante que a gestante inicie um curso preparatório para esse momento, para ficar mais calma, controlar a ansiedade e saber o que fazer quando chegar a hora.

Conheça abaixo as principais mudanças dessa semana gestacional, na mãe e no bebê:

32 semanas de gestação são quantos meses?

A gestante com 32 semanas está no oitavo mês de gravidez, pertinho do fim. Ao contar por semanas, se o parto não for prematuro, em média são 40 semanas para o bebê nascer. No entanto, até 42 semanas ainda está dentro do tempo normal, ainda que seja preciso mais atenção médica.

Normalmente, a gestação é contada em semanas porque o bebê se desenvolve e muda bastante em curtos intervalos de tempo.

Assim, com 32 semanas, o bebê ainda se mexe bastante no útero e está em fase de ganhar peso até o momento do parto. Com esse crescimento, a mulher tende a notar que os movimentos ficam menos frequentes.


Desenvolvimento do feto

O bebê de 32 semanas consegue ter uma boa percepção dos sons externos. O crescimento e desenvolvimento do cérebro são constantes. Com exceção do crânio, os ossos do resto do corpo também começam a ficar mais rígidos.

Há também um crescimento das unhas, maior desenvolvimento da audição e o coração começa a bater, em média, 150 vezes por minuto.

Além disso, nesse período o feto também já fica de olhos abertos quando acordado e é capaz de piscar, respondendo a estímulos de luz externos (como aproximar uma lanterna da barriga da mãe).

Com 8 meses, o bebê já é capaz de sobreviver fora do útero, apesar de ainda ser considerado prematuro. Mas não é um parto considerável saudável porque ele ainda é muito magrinho e precisa desse último mês para continuar seu desenvolvimento e ganhar peso.

Sintomas e mudanças na gestante durante 32 semanas de gestação

Com 32 semanas de gestação a mulher está com a barriga dura, característica das gestantes que estão próximas do parto. Ela pode sentir cólicas, inchaço nos pés, na panturrilha, dor nas costas e na região lombar. É comum que o umbigo da mulher fique maior, podendo ser notado até mesmo por baixo das roupas.

Uma linha escura pode surgir do umbigo até a região íntima também, devido a mudanças hormonais na gravidez. No entanto, essa marca é passageira e tende a desaparecer ainda nos primeiros meses após o parto.

Assim como na 31ª semana de gestação, a mulher também pode apresentar fadiga, cansaço e falta de ar pela posição do bebê na barriga. Dependendo de como ele está posicionado, pode acabar pressionando o diafragma, o que dificulta a respiração da mãe.

A mulher também pode sofrer bastante para encontrar uma posição confortável para dormir e descansar, devido às dores pélvicas e ao tamanho da barriga.

Leia mais: É normal sentir cólicas na gravidez? Até quando elas ocorrem?

Com 32 semanas de gestação o bebê já está encaixado?

Com 32 semanas, o bebê já consegue ficar de cabeça para baixo (posição vértex), encaixado na posição ideal para o nascimento. No entanto, até o nascimento ele pode se mexer e mudar de posição várias vezes.

Isso porque ele está envolto por uma quantidade grande de líquido amniótico no útero, o que facilita essa mudança para ficar de cabeça para baixo. Nas próximas semanas, a quantidade do líquido diminui conforme o crescimento do bebê.

O bebê encaixa entre a 32ª e 34ª semana, pois, como visto, após esse período dificilmente ele terá esse espaço livre para muitos movimentos.

Leia mais: Tampão mucoso: saiba como é e se pode provocar cólicas

Tamanho do bebê de 32 semanas de gestação

O bebê nessa fase tem seu tamanho comparado ao de um pé de couve. Em média, o feto com 32 semanas de gestação tem 42cm de comprimento (da cabeça ao pé).

Qual o peso ideal para um bebê de 32 semanas?

Com 32 semanas de gestação, o bebê ainda está um pouco longe do peso do nascimento. O ideal é que nesse estágio ele tenha entre 1,5 kg e 1,7 kg. Até o fim da gestação, o bebê tende a dobrar de peso.

Assim como ao longo de toda a gravidez, também é essencial que a gestante mantenha uma alimentação saudável, consumindo alimentos nutritivos, ricos em vitaminas e minerais essenciais para o desenvolvimento do bebê.

Por meio dos exames e acompanhamento médico também é possível confirmar se o desenvolvimento e o peso dele estão dentro do esperado para essa fase.

Como se preparar até o momento do parto?

O ideal é que a gestante busque ficar tranquila e preparada física e psicologicamente para o momento do nascimento. Exercícios leves podem ser feitos, como caminhadas e ioga, para ajudar no preparo físico. 

O fortalecimento do assoalho pélvico, mais do que nunca, é importante. Alguns exercícios indicados pela(o) obstetra podem auxiliar.

A alimentação deve ser rica em nutrientes e o consumo de água deve ser de cerca de 2 litros por dia. Evitar o consumo exagerado de sal também pode ajudar a reduzir o inchaço nos pés e pernas.

Diante de qualquer sintoma incomum, a gestante deve procurar ajuda médica.


A gestante com 32 semanas está bem próxima do fim da gravidez, perto de conhecer o bebê, de fato. Os cuidados e preparos para o parto começam a ser planejados.

Para as mamães e papais ansiosos e nervosos por esse momento, existem cursos que ajudam a preparar a gestante e o parceiro para o parto.

Continue acompanhando notícias sobre gestação semana a semana aqui no Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *