Redação Minuto Saudável
26/02/2019 18:53

Atraso menstrual é normal? 11 mitos e verdades sobre menstruação

A menstruação é um processo natural que envolve inúmeros questionamentos. Esclareça os principais mitos e verdades sobre o tema:

Publicidade

1. Atraso menstrual é normal

Verdade! Além de ser normal, o atraso também é natural. Existem fatores comuns que contribuem para que os atrasos aconteçam, como o estresse e distúrbios emocionais que podem interferir no ciclo menstrual.

Contudo, se durar muito tempo, esse atraso pode ser sinal de uma possível gravidez ou problemas mais sérios, como síndrome de ovários policísticos, endometriose, problemas na tireoide, anorexia, obesidade, entre outros.

2. A menstruação pausa quando se está dentro d’água

Mito! Em geral, o sangramento menstrual não tem grande volume, sendo um fluxo contínuo e pequeno.

Por isso, quando a mulher entra na água, o filete de sangue que escorre tende a se diluir na água e não ser percebido. Mas ele não é interrompido.

Entretanto, se a água estiver gelada, pode haver um efeito nos vasos sanguíneos, fazendo com que eles se contraiam, dificultando e diminuindo a saída do sangue.

Leia mais: O que é Coletor menstrual, como usar, prós e contras e como limpar

3. É impossível engravidar no período menstrual

Mito! Apesar da chance de gravidez durante a menstruação ser bastante pequena, ainda é possível que o óvulo seja fecundado.

Para que uma gravidez aconteça durante a menstruação, é necessário que o ciclo menstrual seja muito curto, para que a data da ovulação ocorra próxima a do sangramento inicial. Outra possibilidade é do sangramento durar muito tempo, fazendo com que a ovulação ocorra ao mesmo tempo.

Ou seja, embora raro, pode acontecer. Por essa razão, o uso de preservativos deve ser priorizado sempre.

Publicidade

4. Pílula do dia seguinte desregula o ciclo menstrual

Verdade! A pílula do dia seguinte possui uma grande dosagem hormonal e isso acaba interferindo no ciclo menstrual, podendo o tornar desregular durante o mês em que foi usado.

Por isso, não deve ser usada como método contraceptivo constante, mas sim em casos de emergência.

Mulheres que mantém vida sexual ativa e que não pretendem engravidar devem buscar algum método contraceptivo com a orientação de um ginecologista.

5. Atraso menstrual pode ser psicológico

Verdade! Inclusive o desejo de engravidar pode levar a uma gravidez psicológica.

A ansiedade, nervosismo e emoções em excesso geram um desequilíbrio hormonal e, por conta disso, os resultados são sintomas de gravidez, inclusive a falta de menstruação.

6. Anticoncepcional não muda o fluxo menstrual

Mito! O ciclo menstrual da mulher pode sim sofrer alterações por conta de tratamentos hormonais contraceptivos.

O uso da pílula, do anel vaginal e dos implantes fazem o corpo acreditar que não precisa mais produzir progesterona, o que faz com o fluxo menstrual seja mais leve.

Além disso, outros fatores podem estar envolvidos na mudança do ciclo, como doenças. Câncer, transtornos do coração e problemas na tireoide, por exemplo, podem causar alterações na regularidade dos sangramentos.

Contudo, vale ressaltar que não é porque o período menstrual está desregulado ou anormal que você tem indícios de uma doença ou disfunção. Antes de pressupor qualquer coisa, converse com o seu ginecologista.

7. Sexo durante a menstruação é mais prazeroso

Mito! Existe uma ideia de que a mulher sente mais prazer quando está menstruada, mas nem sempre isso é verdade.

Publicidade

Durante a menstruação, os níveis de testosterona estão mais elevados, o que pode fazer com que o desejo sexual esteja aumentado, mas por si só não torna o sexo mais ou menos prazeroso.

Leia mais: Pompoarismo: o que é, como fazer, exercícios, técnicas, bolinhas

8. Mulheres grávidas não menstruam

Verdade! Grávidas não menstruam, porém, podem ter sangramentos durante o estado gestacional.

Não há menstruação porque o corpo da mulher libera gonadotropina coriônica humana (hCG), um hormônio produzido pela placenta durante a gestação, que impede a descamação do endométrio, fator determinante para a menstruação.

Os sangramentos podem acontecer com sexo, ultrassom transvaginal ou exame de toque, miomas e pólipos, medicamentos coagulantes, início de trabalho de parto, ruptura uterina, aborto espontâneo, entre outros.

Leia mais: Corrimento Marrom (claro, escuro): na gravidez, o que pode ser?

9. Fazer exercício durante o período menstrual faz mal

Mito! Muito pelo contrário! Na verdade, há um benefício da atividade física na liberação de hormônios. Não existem contraindicações para a prática de exercícios físicos durante o período menstrual da mulher saudável.

Os exercícios podem até mesmo ajudar no alívio das cólicas graças à endorfina (hormônio do bem estar) produzida após a atividade física.

10. Sangramento menstrual excessivo é perigoso

Verdade! Menstruar em grande quantidade provoca perda de ferro, mineral ligado à hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio para as células.

Como consequência, a mulher pode desenvolver anemia e apresentar sinais de fraqueza e cansaço. Em casos mais graves, a paciente necessita de internação e transfusão sanguínea.

11. Atraso menstrual pode ser cisto

Verdade! O atraso pode ser um sinal de cisto no ovário.

Os cistos podem se formar na região interna, externa ou até mesmo sobre o ovário, e são raros os casos de cisto cancerígenos. O desenvolvimento de um cisto está intimamente vinculado aos hormônios sexuais.

Eles podem impedir a ovulação e o período fértil e, portanto, acabam atrasando a menstruação.

26/02/2019 18:57

Redação Minuto Saudável

Somos um time de jornalistas e especialistas em comunicação digital dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*