Com 28 semanas, a gestação está no 7º mês.   

O último trimestre, assim como toda a gestação, é repleto de mudanças. Mas agora a hora do parto está ficando efetivamente mais próxima.

É recomendado que a gestante tente relaxar e aproveite para fortalecer os laços com a criança. Alimentação rica em frutas, verduras e legumes, e boa qualidade de sono também são fundamentais.

Leia mais: Terceiro trimestre de gravidez: conheça os sintomas e exames

Quais são os sintomas com 28 semanas de gestação? 

Na 28ª semana de gravidez, os sintomas são contrações de treinamento e dificuldade de respirar. Estrias também podem ser comuns nessa fase.  

Saiba um pouco mais sobre cada um deles: 

Falsas contrações

É normal que a gestante tenha a sensação de que o útero endureceu e depois de alguns segundos relaxou. 

A essa sensação se dá o nome de falsa contração ou contração de treinamento e servem para preparar a musculatura do útero e do canal vaginal para o momento parto. 


Elas não indicam que a mulher está prestes a dar à luz ou que o parto vá ocorrer em breve. De forma geral, não devem causar preocupações quando forem passageiras, durando menos de 1 minuto. 

Essas contrações não são acompanhadas de dores intensas, sangramentos ou febre. Se a grávida manifestar esses sintomas, deverá procurar orientação médica com urgência.

Leia mais: É normal sentir cólicas na gravidez? Até quando elas ocorrem?

Dificuldade de respirar 

Como o bebê está crescendo, o útero precisa expandir junto. Isso pode acabar espremendo o diafragma, causando dor nessa região, soluços e dificuldade para respirar.

Os movimentos do neném, como chutes e socos, também podem causar esses desconfortos. Nessas situações, a gestante pode sentar-se ou deitar-se numa posição confortável, respirar profunda e calmamente, e fazer leves massagens na barriga.

Estrias 

Com o crescimento do bebê, é normal que a pele (principalmente da barriga) estique. Isso pode causar as estrias.  

Nessa fase, a gestante pode fazer massagens com óleos e cremes hidratantes específicos para a gravidez, que podem prevenir as estrias.

Leia mais: Estrias na Gravidez: tipos (vermelhas), melhor creme, como evitar?

Como está o bebê na barriga? Ele mexe muito?

Com 28 semanas de gestação, o bebê tem aproximadamente 37cm e seu peso varia entre 900g e 1,1kg. Alguns sistemas (como o respiratório e imunológico) ainda estão em formação e vão amadurecer até o momento do parto.   

Se o neném não se virou ainda, encaixando a cabeça na pélvis, o médico pode avaliar a posição que ele está e, se necessário, passar algumas dicas, como os exercícios físicos.

Ele consegue identificar sons, como a voz da mãe, e os olhinhos podem abrir durante alguns momentos, o que permite que ele reconheça a luz. Nessa fase, a visão e audição está sendo aperfeiçoados.

Apesar de estar aprendendo a usar os sentidos, a atividade favorita do bebê dentro da barriga é dormir, podendo chegar até 12 horas consecutivas de sono. 

Além disso, o espaço está reduzindo-se o que dificulta os movimentos, que tendem a ocorrer cada vez com menos frequência. 

Entretanto, as mamães devem procurar sentir o bebê se mexendo, principalmente depois de comerem um doce ou se estiverem deitadas. 

Afinal, a movimentação é um indício que o neném está saudável e cheio de vitalidade.  


Com a chegada da 28ª semana, a mamãe deve procurar descansar e alimentar-se saudavelmente. 

Alguns desconfortos como contrações de treinamento, dificuldade para respirar e estrias podem marcar essa fase da gestação.

Mas o bebê se desenvolve tranquilamente, gosta de dormir bastante e aprende coisas novas sobre o próprio corpo. 

O Minuto Saudável traz outras informações sobre gestação. Confira nossas postagens sobre as outras semanas:


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *