Para a maioria das pessoas, uma das grandes dificuldades é perder alguns quilinhos. Mas o oposto (ou seja, fazer os números da balança subirem) também é uma batalha.

Primeiro, é bom ter em mente que antes de querer emagrecer ou engordar, é importante fazê-lo com saúde. 

Para ganhar peso saudavelmente, a alimentação correta é fundamental. E para complementar a dieta, existem algumas vitaminas que podem ajudar nessa missão.  

Qual a vitamina que engorda?

As vitaminas do complexo B, C e E desempenham um papel importante para ajudar a engordar. Elas não abrem o apetite, mas fazem com que o organismo funcione corretamente, aproveitando bem os nutrientes. Se houver deficiências dessas vitaminas, será necessário fazer a reposição com suplementos.  

Para saber se você deverá utilizar algum complemento vitamínico,  procure a opinião de um médico ou médica, que poderá orientar quanto a melhor opção.  

As principais vitaminas para engordar que podem ser compradas em farmácias são: 

Lembrando que antes de tomar qualquer medicamento ou substância, é recomendado que se consulte um profissional de medicina. 

Caseira 

A alimentação correta é uma das principais formas de ganhar peso, sem prejudicar a saúde. Por meio do aumento da quantia de calorias, reforçando também as vitaminas e minerais, é possível obter bons resultados.   


Alguns alimentos como massas integrais (arroz e pão), carnes magras vermelhas e brancas (bife, frango e peixe) e derivados de leite integral (iogurte, queijo branco) devem ser acrescentados à dieta. 

Dicas de vitamina para engordar e ganhar massa muscular

Tomar as vitaminas caseiras é uma das opções que podem ajudar a engordar com saúde. 

Vitamina de maçã

A receita envolve ½ maçã, 300mL de leite desnatado e 3 colheres de suplemento hipercalórico. 

Basta bater tudo e tomar em seguida. Pode-se acrescentar aveia, banana, laranja e mamão a gosto. 

A maçã contém as 3 vitaminas (B, C e E) fundamentais para ganhar peso. Além disso, o fruto possui outras substâncias que fazem bem para a saúde como o potássio, ferro e magnésio. 

Outro ponto positivo dessa receita é o leite desnatado que traz cálcio e ferro de uma forma menos gordurosa que o leite integral.  

Já o suplemento hipercalórico, aliado aos nutrientes, é uma forma de reforçar a quantia energética ingerida.

Vitamina de morangos 

Para fazer é necessário 100mL de leite desnatado, 1 pote de iogurte natural, morangos a gosto e 2 colheres de suplemento hipercalórico. 

Ainda pode colocar chia a gosto antes de bater e tomar. 

Os moranguinhos são ricos em vitaminas A, B, C e E. A bebida auxilia a suprir as necessidades de cálcio, potássio, ferro e manganês. 

Vitamina de abacate

Para a receita, é necessário 1 abacate sem caroço, 2 colheres de leite em pó integral e ½ copo de iogurte de baunilha. 

Se for necessário, pode-se colocar um pouquinho de mel antes de bater. 

O abacate, se for consumido com moderação, pode fornecer gordura boa para o organismo.  Esse fruto ainda contém as vitaminas (B, C e E) e a vitamina reforça a ingestão de cálcio.

Vitamina ajuda a engordar rápido? 

Depende. Cuidar da alimentação é um bom modo de ganhar peso de forma saudável. Com refeições balanceadas, é possível oferecer ao organismo todos os nutrientes importantes.

Reforçar a alimentação, com a ajuda de um planejamento alimentar, pode ser suficiente para ganhar peso sem recorrer à suplementação. No entanto, em caso de carência nutricional, o uso de remédios e vitamínicos pode ser preciso.

É importante ressaltar que quem busca engordar com qualidade não deve sair comendo “de tudo e mais um pouco”. 

Ou seja, a velha recomendação de evitar gorduras, massas brancas, frituras, açúcares e produtos industrializados também é válida para ganhar peso sem desenvolver doenças e complicações futuras.


As vitaminas para engordar podem ser caseiras ou químicas. O ideal é que se consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento. 

O Minuto Saudável traz outras informações sobre remédios e bem-estar. Confira nossas postagens!!! 


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

1 comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Fui num nutricionista para ganhar massa muscular mas não conseguir uma dieta para ganho de peso e diminuição da glicemia. Queria que eu tomasse whey protein e outras bombas industrializadas… Sem falar no óleo de coco que é super controverso e ele queria colocar no meu café da manhã. Saí muito decepcionada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *