O uxi amarelo é uma planta medicinal, originária da Floresta Amazônica, utilizada como suplemento alimentar. Também é chamada popularmente de uxi-pucu, uxi-liso, uxi, pururu e uxuá, sendo bastante consumida em forma de chá.
A planta se origina de uma árvore alta, de tronco reto e liso, casca cinzenta, com folhas denteadas e com sementes oleaginosas. Além disso, possui diversas propriedades medicinais, por isso, vale a pena conhecer melhor!
Índice – neste artigo você vai encontrar:
O uxi amarelo, que tem como nome científico: Endopleura uchi, pode ser encontrado em feiras, mercados e lojas de produtos naturais. Sua casca pode ser vendida em lascas, cápsulas ou pó.
A planta possui um princípio ativo chamado de bergenina, que proporciona diversos benefícios para o organismo, por ter propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e diuréticas. Também contribui com a melhora do sistema imunológico, podendo prevenir doenças como os resfriados.
Embora, ainda não existam pesquisas científicas que comprovem sua eficácia para combater ou prevenir doenças, a planta medicinal é comumente usada para:
Por possuir substâncias anti-inflamatórias, a planta medicinal ajuda a diminuir as inflamações que surgem no corpo. Por isso, o uxi amarelo pode tratar doenças inflamatórias como artrite (inflamação das articulações), bursite (inflamação das bursas – pequenas bolsas que ficam entre ossos, músculos e tendões), diferentes tipos de reumatismos, entre outros problemas de saúde.
O uxi amarelo contribui com o tratamento da endometriose (doença inflamatória que atinge o tecido que reveste o útero) e a síndrome dos ovários policísticos (distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais).
Além disso, alivia os desconfortos dos miomas, ou seja, tumores uterinos benignos e a planta também é benéfica para regular o ciclo menstrual.
Por ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o uxi amarelo contribui com a saúde do estômago. O consumo regular melhora os sintomas da gastrite, que é um tipo de inflamação na mucosa que reveste as paredes internas do órgão.
A planta também traz benefícios para quem está tentando controlar o colesterol alto. E indiretamente, contribui com a prevenção de doenças cardiovasculares. Isso porque o colesterol elevado é um fator de risco para diversos problemas, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Além disso, é frequentemente usado para diversas condições de saúde. Entre elas, podemos citar:
Um dos maiores benefícios do uxi amarelo é em relação aos seus efeitos na fertilidade feminina. Sabe-se que os povos indígenas, usam a planta medicinal há muitos séculos para aumentar as chances de uma gestação.
Esse benefício deve-se ao fato do fruto ser um aliado da saúde da mulher, ao combater os cistos, a endometriose e os ovários policísticos. Esses problemas de saúde podem diminuir a fertilidade feminina e dificultar a gravidez.
A recomendação é beber o chá no primeiro dia da menstruação até o primeiro dia fértil, quando se aumentam as chances de uma fecundação. No entanto, vale destacar que ainda não há comprovação científica de que o uxi amarelo aumente a fertilidade da mulher.
Para fazer o chá, coloque 10g de casca de uxi amarelo em 1 Litro de água fervente. Deixe na panela por cerca de 3 minutos. Depois, deixe repousar por mais 10 minutos. Em seguida, coe e beba pelo menos três xícaras por dia.
A quantidade indicada por dia varia: o ideal é ingerir 500mL de chá por dia - sendo 250mL de manhã e 250mL de noite. Já em alguns casos, os (as) especialistas podem indicar 500mL do chá de uxi amarelo pela manhã e mais 500mL durante a noite, dependendo do problema da pessoa.
É bastante comum associar seu consumo com o chá de unha de gato. Isso porque ambos possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam na fertilidade feminina.
Até o momento, não foram relatados efeitos colaterais do uxi amarelo. Por isso, o uso da planta é considerado bastante seguro para a maioria das pessoas que o utilizam.
O uso da planta não é recomendado para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Isso porque não há pesquisas que comprovem que o uxi amarelo é seguro para esse grupo de pessoas ou se pode causar problemas para a formação do bebê.
Também não é indicado para crianças e pessoas que realizaram transplante recentemente, pois pode afinar o sangue e levar a hemorragias.
Em excesso, pode causar alguns desconfortos como dores abdominais, diarreia e outros problemas gastrointestinais. Por isso, o consumo deve ser moderado.
___________________________________________________________________
Por fim, vale lembrar que não é recomendado consumir a planta medicinal sem seguir a orientação profissional de um (a) profissional de saúde confiável.
Além disso, o fruto deve ser utilizado como um complemento ao tratamento recomendado pelo (a) médico (a). Portanto, a planta medicinal nunca deve substituir as medicações prescritas pelos (as) profissionais de saúde.
Gostou deste conteúdo? Aqui no Minuto Saudável tem diversos materiais como este voltados para a saúde e bem-estar das pessoas. Então, siga nos acompanhando!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.