O chá de hortelã é um dos mais populares. As suas características mais marcantes são o cheiro e o sabor.

Ele é muito usado como receita caseira para aliviar problemas intestinais e cólicas menstruais, além de ser bastante ingerido apenas pelo seu sabor. 

O consumo desse chá durante a gestação divide a opinião de especialistas. Alguns desaprovam enquantos outros indicam.   

Por isso, o mais recomendado é conversar sobre isso com o(a) obstetra. Assim, com o auxílio do seu histórico médico e seu quadro clínico atual, será possível dar a orientação quanto à segurança de consumir a bebida durante a gestação. 

Grávida pode tomar chá de hortelã natural?

Quando o consumo do chá de hortelã está liberado, em geral, a melhor opção é a natural. Isso porque a erva in natura preserva seus nutrientes e oferece maiores benefícios à saúde. Não necessariamente a versão de saquinho é ruim, mas ela pode não ser tão vantajosa se o objetivo é manter os nutrientes. 

O ideal é a mulher limitar a ingestão a 1 xícara (cerca de 250 mL) por dia. Isso se aplica tanto para o chá natural quanto para o industrializado (de saquinho). 

Como a divergência é grande, a tabela abaixo traz os possíveis benefícios e os malefícios do consumo dessa planta durante a gestação: 

Benefícios:


  • Alivia enjoos e cólicas;
  • Age como calmante natural;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Malefícios:

  • Diminui a produção de leite materno;
  • Pode causar diarreias;
  • Pode favorecer o aborto.

Misturas no chá: quais são permitidas para grávidas?

Durante a gestação, é normal que as mulheres tenham os famosos “desejos de grávidas”. Mas é importante saber o que pode e o que não pode ser misturado no chá e em casos de dúvidas, procurar auxílio médico:  

Pimenta 

A pimenta pode ser consumida normalmente pelas gestantes sem provocar nenhuma complicação para o neném. 

Mas essa iguaria pode causar algumas complicações na gestante como azias, complicações intestinais e diarreia, principalmente se a mulher não estava acostumada a comer pimenta antes da gestação. 

Mel 

O consumo de mel durante a gravidez é recomendado para a maioria das gestantes. Esse alimento ajuda no fortalecimento do sistema imunológico da mãe e do bebê. 

A única contraindicação é para alguns casos de mulheres que possuem diabetes ou diabetes gestacional.  

Com exceção dessas situações, o mel está liberado para adoçar a gravidez. Mas se lembre que moderação é fundamental. 

Gengibre 

O gengibre é outro alimento que pode ser consumido se for com moderação. 

Isso porque essa raiz é muito forte e, em caso extremos, quando a mulher já possui sensibilidade a ele, pode provocar abortos espontâneos ou a morte do bebê dentro da barriga. 

Grávida pode tomar chá de hortelã com folha miúda?

Depende. A hortelã com a folha miúda é um tipo de hortelã, diferenciando-se por sua folhas que são menores quando comparada a da hortelã normal.  

Se a gravidez estiver saudável e o consumo do chá de hortelã com folha miúda for esporádico, essa bebida não gera nenhuma consequência para a gravidez.

Por outro lado, se a gestação tiver complicações ou houver restrições médicas, o melhor é evitar essa planta.  

Uma dica que pode ser colocada em prática é misturar as folhas miúdas de hortelã com outras plantas permitidas durante a gestação (como erva-doce e camomila). Assim, os efeitos do chá podem ser amenizados. 


O consumo do chá de hortelã divide opiniões entre especialistas. Alguns desaconselham e outros recomendam. Por isso, o mais indicado é conversar com o(a) obstetra que acompanha a gestação para avaliar se esse chá vai oferecer riscos para a sua gestação ou não. 

O Minuto Saudável traz outras informações sobre cuidados durante a gravidez. Acompanhe nossas postagens!!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Fiz um exame de sangue deo reagente o médico pediu uma ultrassom não viram nada só o mioma de um sentimetro q eu já tinha o médico desconfia de uma gravidez ectópica fora do útero fiz outro exame de sangue deo negativo minha mestruacao não tá atrasada sinto muita dor nas costas PR barriga o lado esquerdo da minha barriga está com um inxaso sinto dor de cabeça enjôo cansaso físico muito sensível tudo q vejo ou leio da vontade de chorar q Faso Dr será uma gravidez sem eu está com a mestruacao atrasada mim ajudar por favor

    1. Olá, Cícera.
      Antes de mais nada, se acalme!!!
      A gravidez ectópica apresenta sintomas como desmaios, sangramentos vaginais intensos e dor durante as relações sexuais.
      Uma série de fatores podem afetar o ciclo menstrual e causar os sintomas mencionados.
      Além da gravidez, o estresse, alimentação, mudanças comuns dos hormônios ou uso de medicamentos podem estar entre as causas.
      A única forma de detectar ou descartar uma possível gravidez é por meio do teste de urina ou de sangue.
      Caso os sintoma persistam, indica-se buscar orientação ginecológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *