Algumas mudanças em nossos hábitos nos permitem estar no controle de algumas situações. Com a nossa saúde pode ser assim também.

Mesmo levando uma vida saudável, estamos sujeitos a alguma doença. É bem normal. Contudo, podemos tentar algumas coisas, como enriquecer nossa alimentação.

Pensando nisso, vamos conhecer a quinoa e seus benefícios. O grão de ouro, como era conhecido pelos incas, pode ser um aliado na prevenção de algumas doenças, como a hipertensão, osteoporose, colesterol alto e anemia. Entenda:

Fortalecimento muscular

A quinoa contém grandes quantidades de proteína e por isso, pode ajudar as pessoas que praticam exercícios físicos a fortalecerem os músculos. Além disso, é um alimento saudável e trará outras vantagens além dessa.

Contudo, em questões de calorias, para quem quer emagrecer, deve ser considerado como um substituto de outro alimento. Por exemplo, entre o arroz e a quinoa, prefira a quinoa como fonte de carboidrato, mas não os dois, pois a quinoa apresenta valor calórico maior.

Previne doenças cardiovasculares

A quinoa é um alimento muito importante para prevenir doenças cardiovasculares, pois contém significantes quantidades de Ômega 3 e 6, forte aliado contra possíveis doenças que prejudicam o coração.

Além disso, incluí-la na alimentação pode ajudar a reduzir o colesterol ruim, outro ponto positivo na prevenção de doenças cardiovasculares.

Ajuda no fortalecimento dos ossos

Você já deve ter ouvido, em algum momento da sua vida, o quanto cálcio faz bem para os ossos e como é importantíssimo ter em sua dieta alimentos ricos nesse mineral.


Se já, não ignore esse conselho valioso e coloque na lista desses alimentos a quinoa. Dessa forma, a longo prazo, você estará prevenindo seu corpo contra doenças como a osteoporose.

Auxilia em dietas para hipertrofia muscular

As dietas para hipertrofia muscular visam o aumento da massa muscular e a redução da gordura corporal. Simplificando bem, para que isso aconteça com o nosso corpo, é necessária uma combinação de alguns elementos essenciais como exercício físicos, alimentação específica e sono de qualidade.

A quinoa, obviamente, entra na parte de alimentação. Pessoas que querem aumentar a massa muscular precisam de quantidades significativas de proteínas e a quinoa é um complemento e tanto.

Além de ser uma alternativa a proteína animal, a quinoa apresenta quantidade superior de proteína presente na soja, no trigo, arroz e aveia.

Alivia os sintomas da TPM

A TPM, ou Tensão Pré-Menstrual, é a sigla que reúne vários sintomas de um período comum e normal na vida da maioria das mulheres.

Existem, com certeza, mulheres que não apresentam alterações no humor e no corpo quando estão entre os dias que antecedem a menstruação e até mesmo naqueles dias, mas para muitas esse período do mês pode ser um pesadelo.

O sintoma mais conhecido da TPM são as variações de humor, muitas vezes utilizado em contextos estereotipados. Contudo, os sinais vão além. As mulheres na TPM podem apresentar também dores de cabeça, dores nas pernas, ansiedade, cansaço, inchaço, sensibilidade e inchaço nas mamas, entre outros desconfortos.

A quinoa apresenta quantidades de fitoestrógenos que auxiliam na redução desses sintomas, portanto, deve ser consumida pelas mulheres que sofrem tanto nesses dias.

Também é indicado para mulheres que estão passando pela menopausa, quando os sintomas apresentados também não são nada bons, como ondas de calor, dificuldade para dormir, ganho de peso, queda de cabelo e alterações no humor.

Ajuda a combater a anemia

A anemia é uma condição muito comum na medicina e acontece devido a insuficiência de um ou mais nutrientes essenciais para o nosso corpo, o que leva a redução de glóbulos vermelhos (eritrócitos) no sangue.

Dessa forma, ele fica mais diluído e o conteúdo das hemoglobinas fica prejudicado, abaixo do normal. Os glóbulos vermelhos, também conhecidos por hemácias e eritrócitos, são os responsáveis por levar o oxigênio pela circulação sanguínea.

Quando algo está fora do normal, esse transporte fica prejudicado. A pessoa quando está anêmica apresenta sintomas como falta de apetite, palidez, apatia, câimbras, dores no peito, fadiga, indisposição entre outros sinais.

É muito comum o tipo de anemia ferropriva, causada devido a carência de ferro. Nessas situações, a quinoa é muito importante, pois contém quantidades valiosas de ferro, sendo superior ao feijão.

Portanto, diante de uma anemia ou para evitá-la, tenha como aliado a quinoa. Lembrando que o consumo do grão não substitui uma consulta com um médico para o melhor tratamento.

É bom para a imunidade

A imunidade é a defesa natural do nosso corpo contra possíveis doenças. Quando ela está baixa, ficamos mais suscetíveis a doenças. É muito comum gripes e resfriados quando o nosso organismo não está fortalecido.

Uma alimentação saudável contribui para que a nossa imunidade se mantenha forte e a quinoa é um dos alimentos com esse poder. Por esse e outros motivos, ela deve fazer parte do nosso cardápio.

Melhora a memória

A quinoa possui Ômega 3, uma gordura que faz bem para nossa saúde e para a nossa memória. Estudos mostram que pessoas que possuem dietas pobres dessa gordura se mostram mais esquecidas e com pouca concentração. Então, se você quer preservar a sua memória, não se esqueça de incluir esse grão na dieta.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *