O óleo de copaíba é uma resina muito conhecida por suas propriedades terapêuticas, sendo utilizado há centenas de anos como um anti-inflamatório e antibiótico natural.

Ele é encontrado na árvore copaíba, também conhecida como copaibeira. Essa planta faz parte do gênero Copaifera, que conta com cerca de 30 espécies.

Ao contrário da maioria dos óleos vegetais, o óleo de copaíba não é extraído do fruto da árvore, e sim de seu tronco. Ele pode ser extraído de forma sustentável, sem ser necessário o desmatamento ou a morte da planta.

No Brasil, existem 5 espécies diferentes de Copaíba. A qualidade do óleo varia entre as espécies, e os melhores são retirados das árvores nativas da Amazônia.

Neste texto, vamos ver algumas propriedades do óleo de copaíba, bem como seus benefícios para a saúde, a forma de usá-lo, onde comprar e efeitos colaterais. Continue a leitura e confira!

Para que serve o óleo de copaíba?

O óleo de copaíba é considerado um produto milagroso por muitas populações indígenas por ser um poderoso anti-inflamatório, antibiótico e analgésico. Ele possui essas propriedades devido à alta concentração de alguns compostos químicos que têm esse efeito no organismo, como o cariofileno e o ácido caurenóico.

Devido às suas propriedades terapêuticas, o óleo é comercializado puro, e também é adicionado à fórmula de produtos como loções, cremes e pomadas.

Isso porque ele pode ser usado de forma interna ou externa. Na pele, age favorecendo o restabelecimento de membranas e mucosas, podendo ajudar no tratamento de feridas ou inflamações na pele. Já quando ingerido, apresenta benefícios para o sistema digestivo e urinário. 


Quais os benefícios do óleo de copaíba para a saúde?

O óleo de copaíba pode apresentar diversos benefícios à saúde. Suas propriedades terapêuticas fazem desse produto uma alternativa natural para manter o bom funcionamento do organismo, além de favorecer alguns processos de recuperação.

Seus principais benefícios são:

Ajuda na cicatrização

O óleo de copaíba é usado para tratar feridas e inflamações na pele, agindo como um desinfectante e colaborando com a cicatrização. Da mesma forma, ele pode contribuir no tratamento de doenças de pele como a psoríase e eczemas.

Ajuda na tosse e na expectoração

Como o óleo de copaíba funciona como um anti-inflamatório, ele pode ser usado para fazer gargarejo em quadros de garganta inflamada, como amigdalite.

Além disso, também tem função expectorante. Assim, o seu consumo pode ajudar a desobstruir as vias respiratórias, em quadros como sinusite ou resfriado.

Contribui com o sistema digestivo e urinário

Um outro benefício do óleo de copaíba é sua ação no sistema digestório. A ingestão do produto ajuda no tratamento de disenteria, pois tem função laxativa.

As propriedades da copaíba também são úteis no caso dos problemas urinários. O óleo atua como diurético e pode ser usado em casos de infecção urinária e de cistite

Pode prevenir o câncer

Estudos foram realizados acerca do poder do óleo de copaíba de prevenir o câncer. Há indícios de que seus compostos são eficazes contra o surgimento de tumores, como os no pulmão, na pele e nas mamas.

Ainda não são certos seus benefícios nesse sentido, sendo necessários mais estudos para confirmar sua ação anticancerígena.

Bom para os cabelos

Devido à sua ação anti-inflamatória, o óleo de copaíba pode ajudar no alívio de sintomas decorrentes de inflamações no couro cabeludo, como a caspa. 

Além disso, algumas receitas de hidratantes para cabelos o utilizam na composição, pois ele confere brilho aos cabelos, controla a oleosidade e previne a queda.

Emagrece?

Não existe uma relação direta entre o consumo do óleo de copaíba e o emagrecimento. Isso porque, diferente de outros óleos essenciais, ele não apresenta propriedades relacionadas à saciedade.

Porém, os seus benefícios ao funcionamento do intestino podem contribuir indiretamente para a redução de peso. Isso porque o óleo ajuda a evitar a retenção de líquidos e a prisão de ventre.

Como usar o óleo essencial de copaíba?

O óleo de copaíba não deve ser ingerido em baixas quantidades, porque pode ser tóxico ao organismo. Por isso, o consumo deve ser orientados por especialistas. Em geral, usa-se 3 gotas diluídas em água. A forma mais indicada e mais práticas para ingeri-lo é optar pela versão em cápsulas, e a dose recomendada é de 250mg por dia.

Já no tratamento de inflamações ou feridas na pele, o óleo deve ser usado de forma tópica (aplicação diretamente na pele). Basta aplicar duas ou três gotas no local e massagear.

Também é possível usá-lo para realizar gargarejos (para inflamação na garganta) e em receitas de produtos capilares.

Onde comprar?

O óleo de copaíba pode ser encontrado em farmácias, físicas e online, e lojas de produtos naturais. Confira os produtos disponíveis para compra online no Consulta Remédios:

* Valores consultados no Consulta Remédios. Os preços podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do óleo de copaíba são um grande motivo de controvérsia para o seu uso. Há profissionais da saúde que não recomendam o uso do óleo pois ele pode trazer riscos.

Se ingerido em uma quantidade maior do que a recomendada, pode causar alergias, desconforto gástrico, enjoo e diarreia

Além disso, o óleo é contraindicado para mulheres grávidas ou em fase de lactação, bem como para pessoas que possuem doenças no estômago ou no intestino.

O ideal é consultar um fitoterapeuta ou um nutricionista para avaliar o uso do óleo, a quantidade e a forma de consumi-lo. 


Há muitos óleos extraídos de plantas que apresentam benefícios para a saúde. 

Nesse texto, falamos um pouco sobre a utilização do óleo de copaíba, suas propriedades terapêuticas e a forma de usá-lo como um tratamento.

E você? Já utilizou o óleo de copaíba? Conta pra gente nos comentários!

Continue acompanhando os conteúdos do Minuto Saudável para mais dicas e informações sobre saúde.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *