O chá de amora é conhecido por oferecer muitos benefícios à saúde e bem-estar das pessoas. 

A bebida é muito usada por mulheres que estão no período da menopausa e TPM, para pessoas que buscam emagrecer ou para que pessoas com problemas no estômago, atuando como antioxidante.

Apesar de haver versões em saquinho (sachê), o ideal é optar pelo preparo da bebida com as folhas ou a fruta in natura. Feito com a fruta, a bebida tem maiores propriedades antioxidantes, porém, quando preparada com a folha, há maior concentração de nutrientes.

Conheça mais sobre o chá de amora!

Para que serve tomar chá de amora?

O chá de amora possui as vitaminas C, E, K, B1, B2, em cálcio, potássio, magnésio, ferro e outras propriedades importantes para o bom funcionamento do corpo. Sem falar que é pouco calórico, tendo menos de 50 calorias por xícara.

Além disso, a bebida é usada também como auxiliar ao emagrecimento, logo que pode substituir aquelas bebidas calóricas. Além disso, o chá ajuda a diminuir a retenção de líquidos e, por isso, ameniza o inchaço.

Como a amora contém fitoestrógeno (substância presente em plantas que age de forma parecida com o estrogênio), a bebida pode auxiliar na regulação hormonal. Isso ameniza sintomas da TPM e menopausa.

Por isso, ele serve para quem busca uma dieta mais saudável, mais variedade na ingestão de líquidos e busca formas de reforçar a alimentação de forma natural.


Emagrece?

O chá de amora pode auxiliar no emagrecimento. Mas é importante lembrar que, sozinha, a bebida não promove redução do peso. Por isso, o seu consumo deve ser aliado à alimentação balanceada e saudável, bem como aos exercícios e hábitos saudáveis.

Quando preparado com suas folhas, o chá pode contribuir no bom funcionamento do intestino, desinchaço do corpo e redução do excesso de gordura no corpo. Auxiliando assim, na prevenção da obesidade

É comum o consumo do chá de amora juntamente com o chá verde, pois pode auxiliar na redução do apetite e acelerar o metabolismo, colaborando na perda de gordura. 

Benefícios do chá de amora

O chá de amora, em geral, é muito benéfico. Possui diversas propriedades que auxiliam na saúde do corpo. 

Beber o chá de amora com frequência pode auxiliar em algumas funções do organismo, equilibrando-as e trazendo melhor qualidade de vida. Entre elas:

  • Combate e prevenção de diabetes e osteoporose;
  • Controle de pressão alta;
  • Prevenção da anemia;
  • Aumento de energia e imunidade;
  • Alívio do desconforto no período menstrual;
  • Melhora e fortalecimento da saúde da pele;
  • Regulação do intestino.

Malefícios: há contraindicações?

Apesar de a bebida ser natural, é preciso dar atenção à quantidade consumida. Em excesso, o chá de amora pode causar efeitos colaterais, causando náuseas e vômitos.

Também não é recomendado que mulheres no período gestacional façam uso do chá sem acompanhamento ou orientação médica.

Pessoas que sofrem com hipoglicemia ou diabetes devem consumir com moderação e avaliar o impacto que o chá pode ter no controle glicêmico, pois pode haver queda glicêmica ou intensificação da ação dos medicamentos.

Como fazer?

O modo de preparo é bem simples. Basta ferver 250mL de água e adicionar 2 colheres de folhas de amora. Deixe em infusão por 10 minuto e coe.

Se a bebida for preparada com a fruta, basta ferver 500mL de água e adicionar 1 colher de amora. O ideal é cobrir o recipiente e deixe abafando por cerca de 10 minutos.

Depois basta coar e beber.

Recomenda-se que o chá seja consumido durante 24h após a preparação, para que não perca suas propriedades.

O ideal é que seja consumido no máximo três vezes ao dia, podendo ter divergências de pessoa para pessoa. Por isso, a consulta com um(a) nutricionista é essencial.

Chá de amora dá sono?

Não há indicação de que o chá de amora tenha efeito sonífero ou sedativo. No entanto, assim como outras bebidas quentes, o consumo pode auxiliar no relaxamento do corpo e regulação do sono.


O chá de amora pode fornecer benefícios, auxiliando na saúde e bem-estar do corpo. Seu modo de preparo é simples e fácil, podendo ser facilmente encontrada em mercados, feiras e outros. 

Acesse o Minuto Saudável e saiba também sobre outros chás nutritivos que podem fazer parte do seu dia a dia!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *