Não é possível engravidar fora do período fértil. Isso porque, para ocorrer a fecundação, é necessário haver a liberação do óvulo, que só ocorre na fase fértil. O que acontece é que nem sempre dá para saber quando ocorrem os dias férteis, pois são estimativas. Isso faz com que a ovulação possa adiantar ou atrasar.

Em alguns casos, o que ocorre é que a relação sexual acontece pouco antes da ovulação. Como o espermatozoide sobrevive até 72 horas no canal vaginal, se o óvulo for liberado, pode acontecer a fecundação.

Por exemplo, se a relação sexual aconteceu no dia 10 e a mulher ovulou no dia 13, é possível que algum espermatozoide tenha sobrevivido e consiga fecundar o óvulo. 

O período fértil acontece na metade do ciclo menstrual e dura entre 4 e 6 dias.

A maioria das mulheres tem ciclos de 28 a 30 dias, o que indica que o dia da ovulação é normalmente o 14º dia do ciclo. Então, o período fértil acontece entre o 11º e 17º dia do ciclo.   

Contudo, essas datas são apenas estimativas

Se os ciclos menstruais forem irregulares (com tempo de duração variável) as chances também aumentam. Isso porque, nesses casos, a mulher não consegue calcular corretamente a data do período fértil. 

Por isso, não é aconselhável usar somente a tabelinha como método contraceptivo. Ela pode até ser usada, desde que sempre acompanhada de mais um método de prevenção (tabelinha e anticoncepcional ou tabelinha e camisinha, por exemplo). 


Além dos cálculos estimados, o organismo feminino dá alguns sinais que podem ajudar a identificar o período fértil: 

  • Aumento da libido;  
  • Aumento da temperatura corporal em até 1° C; 
  • Aumento da secreção vaginal (parecida com clara de ovo); 
  • Leves pontadas ou vibrações na região pélvica (conhecidas como dores do meio do ciclo). 

É possível engravidar fora do período fértil e tomando anticoncepcional?

Quem usa corretamente o anticoncepcional não tem período fértil, pois o medicamento inibe a ovulação. No entanto, mulheres que usam anticoncepcionais (pílula e injeção) de forma desregulada, esquecendo de tomar as doses ou tomando-as em horários muito diferentes, correm risco de engravidar. Isso porque o medicamento perde seu efeito e permite a ovulação.

Leia mais: Como saber se estou ovulando? Dicas e calculadora para engravidar

Qual a probabilidade de engravidar no período fértil?

A probabilidade de engravidar durante o período fértil varia conforme alguns fatores, mas de forma geral, é bem alta. A idade e as condições de saúde da mulher e do homem podem interferir a qualidade dos gametas (óvulo e espermatozoides) disponíveis. 

Antes dos 30 anos, a mulher em boas condições de saúde tem cerca de 75% de chances de engravidar.

Aos 40 anos de idade, essas chances caem para menos de 10%, embora ainda precise usar métodos contraceptivos se não quiser engravidar. 

Outras complicações, como doenças (principalmente no sistema reprodutor masculino e feminino) também podem dificultar a concepção, mesmo que a mulher esteja no período fértil. 

Leia mais: É possível engravidar menstruada? Riscos durante o ciclo menstrual


Não é possível engravidar fora do período fértil. Entretanto, a mulher pode não saber que está ovulando, ter relações sexuais sem a proteção e acabar engravidando. 

O Minuto Saudável tem outras informações sobre saúde da mulher. Confira!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *