Breno H. M. (Minuto Saudável)
02/12/2018 08:00

Conheça os benefícios do pilates na gravidez

Gestantes podem aproveitar os benefícios do pilates. O exercício físico é importante para mulheres grávidas e o método pilates pode trazer diversas vantagens à mulher que está esperando um bebê.

Por exemplo, o aumento da força no assoalho pélvico, o músculo que sustenta os órgãos e, no caso, o bebê também.

Fortalecer o assoalho pélvico pode ajudar no parto. Além disso, Pilates é um exercício de pouco esforço e impacto, o que é indicado para grávidas.

É importante lembrar que o instrutor deve estar preparado para atender gestantes e a prática só poder ser feita após recomendação de um especialista.

Confira os principais benefícios da prática do Pilates para mulheres grávidas:

Redução de dores nas costas

Os alongamentos e exercícios reduzem as dores nas costas devido ao fortalecimento da região do corpo que sustenta a coluna, que durante a gravidez pode sofrer com o peso extra do bebê.

Melhora de postura

A maior sustentação da coluna também melhora a postura da mulher grávida, assim como a de qualquer um. Mas a gestante pode precisar vigiar a própria postura devido ao peso da criança e, por isso, o pilates pode ajudar.

Prática de respiração

A respiração é essencial durante o parto para o alívio das dores das contrações e para a oxigenação do bebê. Pilates melhora a respiração e irá ajudar nesses momentos.

Leia mais: Os benefícios mentais (e físicos) da respiração profunda

Fortalecimento do assoalho pélvico

O assoalho pélvico sustenta os órgãos do corpo, incluindo o útero com o bebê durante uma gravidez. Manter este músculo forte e exercitado ajuda a ter uma gravidez mais saudável e um parto mais fácil. Também ajuda no controle da incontinência urinária.

Melhora da qualidade do sono

Exercícios físicos, no geral, melhoram a qualidade de sono do praticante. O Pilates, com as técnicas de respiração e o exercício físico, pode melhorar o sono, seja de grávidas ou não.

Socialização com outras grávidas

Existem grupos de gestantes para a prática de pilates. A socialização é um dos grandes benefícios do pilates.

23/04/2019 14:01

Breno H. M. (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*