Não, a manga com leite não faz mal. Muito pelo contrário. Esses dois alimentos juntos têm muitos benefícios se forem equilibrados da forma correta.

Para entender da onde surgiu essa crença popular, precisamos voltar alguns séculos atrás. 

Durante a época da escravidão, os escravos consumiam muita manga que era encontrada em grandes quantidades no nordeste e norte brasileiros. 

Já o leite era um produto muito caro e destinado aos ricos (senhores de engenho e nobreza). Para evitar que fosse consumido pelos escravos, os senhores de engenho inventaram que o consumo dos dois juntos fazia mal à saúde. 

E o boato se espalhou, permanecendo até os dias atuais. 

Mas, com o avanço da medicina e da nutrição, várias pesquisas já foram feitas e nunca se constatou que os dois alimentos juntos pudessem fazer mal. 

Fazer sucos e vitaminas com eles é totalmente seguro e saudável, desde que essas bebidas sejam consumidas de forma balanceada dentro da alimentação diária. Isso evita que haja um acúmulo de calorias ou gorduras.

Para saber quais combinações alimentares podem prejudicar a saúde e causar indisposição, consulte um nutricionista. 


Quais os benefícios da manga e do leite?

Quando são consumidos juntos, esses dois ingredientes garantem vitamina A, cálcio, proteínas e fósforo que estão presentes em ambos. 

Por isso, essa combinação pode ajudar na saúde ocular, imunidade alta, ossos fortes, além de ser boa para a beleza da pele. 

Ricos em vitaminas e minerais, tanto a manga quanto o leite têm inúmeros benefícios para a saúde. Veja mais sobre cada um:

Manga 

A manga é um alimento saudável e nutritivo, que pode ser consumido com frequência, assim como outras frutas. Isso porque possui bastante fibra e nutrientes importantes para a rotina alimentar. 

A manga contém vitamina A, vitamina C, betacaroteno, fósforo, ferro e cálcio que são muito importantes para o organismo. 

Essa fruta reduz a prisão de ventre, ajuda a controlar a pressão e fortalece o sistema imunológico. 

Uma porção de 100g contém 50kcal e não contém sódio nem colesterol (como qualquer outra fruta).   

Leite 

O leite contém cálcio, proteínas, vitamina D, fósforo e magnésio, que são fundamentais para fortalecer os ossos e os dentes. 

Essa bebida, se consumida em quantidades corretas, pode ajudar a prevenir doenças, devido ao cálcio, que fortalece os ossos e dentes, combatendo a osteoporose

Entretanto, o leite também pode ser prejudicial, principalmente se for consumido demasiadamente, em versões ricas em gorduras ou associado a alimentos ricos em ferro, uma vez que esses dois nutrientes não podem ser absorvidos ao mesmo tempo.

A quantidade saudável é, entre 200mL e 500mL, dando preferência à versão desnatada, por dia. 

O leite integral pode ser consumido, mas em menor quantidade já que contém mais gorduras. 


Consumir manga com leite é seguro e saudável.

Esses dois ingredientes, juntos ou separados, trazem muitos benefícios para o corpo como vitaminas, sais minerais, cálcio, magnésio e ferro que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

A redação do Minuto Saudável traz todas as informações sobre o mundo fitness! Acompanhe nossas postagens.

Fontes consultadas

Angela Federau

(CRN-8 5047)

Nutricionista formada pelo Centro Universitário Campos de Andrade, especializada em nutrição clínica, escolar e personal diet. Pós graduada em Fitoterapia aplicada a nutrição clínica. Membro convidada da ASN (American Society of Nutrition).


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