Cross pilates é uma modalidade de exercício físico que foi criada recentemente, com o objetivo de fortalecer a musculatura e aperfeiçoar os movimentos. 

Essa modalidade, por meio de equipamentos e barras, visa desenvolver a parte cardiorrespiratória, musculoesquelética e neuromotora. Ou seja, é uma união dos exercícios do pilates com a intensidade do treinamento funcional

As aulas têm cerca de 45 minutos de duração, sendo ideal praticá-la pelo menos 2 vezes por semana.  

Os princípios do cross pilates são: força, flexibilidade, velocidade, potência, equilíbrio e precisão. Para quem já fez uma aula de pilates da aparelho, não há muitas novidades além da intensidade.

O trabalho de resistência é maior no cross pilates, sendo exigido mais força, equilíbrio e foco, mas sempre trabalhando o corpo em conjunto.

Leia mais: Exercitar corpo e mente pode evitar doenças no envelhecimento

Como são os exercícios? Usa aparelho? 

Para garantir o bem-estar do praticante e evitar lesões, as aulas começam com aquecimento e alongamento. 

Entre os exercícios desenvolvidos estão levantar, agachar, correr, puxar e girar, feitos em aparelhos como cadillac, reformer, barrel e chair.


Cada movimento ou sequência de exercícios é adaptada ao praticante, levando em consideração suas habilidades e limitações. Assim, as aulas visam a progressão do condicionamento e performance por meio de execuções simples. 

Quem pode praticar cross pilates?

Essa modalidade esportiva pode ser praticada por todas as pessoas, inclusive crianças, gestantes, idosos e pessoas com deficiências físicas (como os cadeirantes). Isso porque cada exercício é planejado levando em consideração os objetivos e necessidades do praticante.  

A intensidade dos exercícios de cross pilates pode variar conforme a preparação física do praticante. 

É aconselhável que sempre se pratique o cross pilates com um profissional que supervisione as técnicas, a postura, as modalidades e a quantidade de exercícios que deve ser feito em cada treino.   

Cross pilates emagrece? Quais os benefícios da prática?

Se for feito da forma correta e aliado a uma alimentação saudável, o cross pilates pode ajudar no emagrecimento. Mesmo que não seja exatamente uma atividade aeróbica, a intensidade dos treinos e a exigência muscular são altas.

Assim, o gasto calórico pode ser elevado, favorecendo o emagrecimento.

Além disso, esse esporte ajuda na definição muscular e permite o ganho de força, agilidade, flexibilidade e resistência.   

Outro benefício é a prevenção de doenças cardíacas e respiratórias, já que aumenta o fluxo sanguíneo, melhorando a respiração e a oxigenação do corpo. 

Essa modalidade, assim como outras atividades físicas, ainda ajuda no combate ao estresse e também melhora a autoestima, o conhecimento do corpo, a postura e a socialização.

Leia mais: O que comer antes da academia para emagrecer e ganhar massa?


O Cross pilates é uma modalidade que traz muitos benefícios para os praticantes, que podem ser todas as faixas etárias.

É aconselhável que a prática seja supervisionada por um profissional de educação física ou fisioterapia. Isso para evitar lesões e exercícios inapropriados que podem prejudicar a saúde e o bem-estar do praticante. 

O Minuto Saudável traz outras informações sobre os mais variados tipos de exercícios físicos. Confira nossas postagens!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *