Pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade de Campinas (Unicamp) constataram efeitos benéficos do extrato feito da casca da jabuticaba. Ela seria capaz de prevenir a pré-diabetes e diminuir o acúmulo de gordura no fígado, condição conhecida como esteatose hepática.
A jabuticaba é uma fruta natural da floresta atlântica e grande parte de seus principais nutrientes se encontram na casca. O extrato foi criado em parceria com a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp.
Para a realização do teste foram usados 70 ratos de laboratório, separados em 7 grupos de 10. Eles foram divididos por idade, dietas e administração do extrato de casca de jabuticaba em duas quantidades diferentes.
Constatou-se que nos ratos envelhecidos, que receberam o extrato e uma dieta gordurosa — com até 5 vezes mais gordura do que o recomendado —, a quantidade de colesterol ruim (LDL) foi significantemente menor do que nos ratos que não tiveram contato com o extrato.
Essa quantidade mais baixa de colesterol foi parecida com as taxas encontradas em ratos mais jovens, que não receberam o extrato da casca de jabuticaba.
Além disso, os fígados dos ratos envelhecidos com dieta gordurosa que usaram o extrato demonstraram menor quantidade de gordura do que os que não usaram.
Também foi constatado que maiores quantidades de extrato fizeram com que o acúmulo de gordura fosse ainda menor, equalizando-o aos fígados dos ratos jovens com dieta normal.
Os ratos que ingeriram o extrato também apresentaram menores quantidades de açúcar no sangue em comparação com os que não usaram ingeriram.
A pré-diabetes é caracterizada por um nível elevado de açúcar no sangue, e a esteatose hepática pela presença de gordura no fígado. Ambas as condições podem ser causadas pela má alimentação, entre outras causas.
A dieta que foi dada aos ratos causou as duas condições, mas apenas nos roedores que não estavam ingerindo o extrato.
Nem sempre os resultados que aparecem em ratos podem ser reproduzidos em humanos, já que envolvem organismos diferentes. Mas aquilo que se encontra nos pequenos animais de laboratório costuma ser o passo inicial para que avanços positivos na saúde humana aconteçam.
O estudo comprova que a casca de jabuticaba possui compostos saudáveis e que podem ajudar as pessoas a lidar com condições relacionadas frequentemente ao envelhecimento, como é o caso da diabetes e a esteatose hepática.
Conforme envelhecemos, muitas de nossas funções metabólicas começam a apresentar problemas. Com a expectativa de vida humana aumentando a cada ano, estas condições afetam cada vez mais pessoas.
Este tipo de descoberta pode dar pistas de como melhorar a qualidade de vida de todos nós, por meio dos benefícios da boa alimentação.
A casca da jabuticaba é a parte em que os principais nutrientes da fruta se encontram, mas o alimento como um todo traz diversos benefícios para a saúde. Confira as principais propriedades:
A jabuticaba tem diversos antioxidantes. A vitamina C e a vitamina E também o são e estão presentes nessa fruta.
Antioxidantes são protetores celulares. Eles impedem os radicais livres de envelhecerem as células antes da hora e também funcionam como anti-inflamatórios, evitando danos celulares causados pela inflamação.
O principal deles, no caso da jabuticaba, é a antocianina. Ela está presente de 2 a 10 vezes mais na jabuticaba do que em outras frutas. Acontece que nesta fruta, a antocianina está presente na casca, que frequentemente é jogada fora.
A vitamina C, além de ser um antioxidante, também serve para fortalecer o sistema imunológico e para a formação de colágeno. O colágeno é o que nosso corpo usa para conectar uma célula na outra. Ele dá firmeza para a pele, para os músculos, para os órgãos e até para os ossos.
A vitamina C é essencial para a vida humana e precisamos ingeri-la nos alimentos, portanto é sempre positivo comer frutas que a possuem, como a jabuticaba.
O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, está presente na jabuticaba e é usado na formação de proteínas estruturais e da hemoglobina, que é uma proteína presente no sangue.
É essencial para a produção de sangue de nosso corpo e tem diversos efeitos benéficos como a ajuda na prevenção de anemia, a proteção contra mal de Alzheimer e o controle da hipertensão.
O ácido fólico também é muito importante para grávidas, já que ele ajuda a prevenir anomalias fetais no primeiro trimestre da gravidez.
A alimentação é essencial para manter a saúde, especialmente se você quiser continuar saudável até a velhice. Problemas de metabolismo, e inclusive outras coisas relacionadas a maneira como comemos, começam a aparecer conforme o tempo passa.
As mudanças que ocorrem no organismo são lentas e podem passar despercebidas.
Diabetes, hepatite, esteatose hepática, gota, osteoporose, todas essas condições podem começar a aparecer no decorrer dos anos e a maneira como comemos durante nossas vidas pode acelerar ou atrasar tudo isso.
Busque se alimentar de maneira equilibrada, se hidratar e não esqueça de visitar o médico com frequência.
Leia mais: Alimentação Saudável: o que é, benefícios, como ter, cardápio, dicas
Uma consulta com um nutricionista conforme os anos passam também pode ajudar a montar um cardápio saudável para que a velhice chegue sem maiores complicações.
A jabuticaba possui diversos nutrientes, especialmente em sua casca, que é rica em antioxidantes, e estudos mostram seus benefícios para a saúde.
Compartilhe este texto com seus amigos para eles descobrirem o bem que a jabuticaba pode fazer!
Fique ligado em mais dicas de alimentação no Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.