Saúde

Gonadotrofina coriônica (hCG): o que indica e como interpretar

Publicado em: 02/05/2022Última atualização: 02/05/2022
Publicado em: 02/05/2022Última atualização: 02/05/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

O corpo da mulher passa por diversas mudanças ao longo da gravidez para melhor acomodar o bebê. Entre elas está a produção de hormônios como a progesterona, o estrogênio, a prolactina e a gonadotrofina coriônica (hCG).

Neste artigo, você descobre mais sobre o hCG, o que indica, seus níveis, impacto na gravidez e como interpretar os valores. 

O que é gonadotrofina coriônica?

A gonadotrofina coriônica (hCG), também conhecida como o hormônio da gravidez, é um hormônio presente no sangue e na urina da mulher durante a gravidez. O hCG é produzido pelas mesmas células do embrião que também formam a placenta e sua produção inicia aproximadamente uma semana após a fecundação. 

Além disso, o hormônio tem função importante na gravidez, pois é ele que mantém o corpo lúteo (estrutura formada no ovário após a ovulação) e o estimula a produzir a progesterona necessária para manter a gravidez. 

Publicidade
Publicidade

O que a gonadotrofina coriônica indica?

O hCG indica se a mulher está grávida ou não, portanto, é possível afirmar que o hormônio tem grande relevância durante a gravidez e para mulheres em processo de reprodução assistida.   

Publicidade
Publicidade

Níveis de gonadotrofina coriônica

A gonadotrofina coriônica pode ser detectada por meio de exames de sangue e de urina. Os níveis do hormônio são medidos por mili unidades internacionais por mililitro (mIU/mL) e os valores para cada semana de gravidez, assim como para mulheres não grávidas e pós-menopausa, são os seguintes:

  • 3 semanas: de 5 a 50 mIU/mL;
  • 4 semanas: de 5 a 426 mIU/mL;
  • 5 semanas: de 18 a 7.340 mIU/mL;
  • 6 semanas: de 1.080 a 56.500 mIU/mL;
  • 7 a 8 semanas: de 7.650 a 229.000 mIU/mL;
  • 9 a 12 semanas: de 25.700 a 288.000 mIU/mL;
  • 13 a 16 semanas: de 13.300 a 254.000 mIU/mL;
  • 17 a 24 semanas: de 4.060 a 165.400 mIU/mL;
  • 25 a 40 semanas: de 3.640 a 117.000 mIU/mL;
  • Mulheres não grávidas: menor que 5.0 mIU/mL;
  • Pós-menopausa: 9.5 mIU/mL.

É importante ressaltar que cada gravidez tem suas próprias características e, portanto, os valores podem variar de mulher para mulher. Além disso, os valores de referência podem variar de acordo com o laboratório. 

Os níveis do hormônio variam de acordo com as semanas de gestação.

Leia também: Em quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez?

Função e impacto do hCG na gravidez

A gonadotrofina coriônica é a causadora dos primeiros sintomas da gravidez, entre eles estão:

  • Náusea;
  • Sensibilidade mamária;
  • Alterações no humor;
  • Fadiga

Além disso, os níveis do hormônio costumam aumentar até aproximadamente a 10ª ou 12ª semana de gravidez e, a partir desse período, se mantêm estáveis ou diminuem. Por conta disso, os sintomas são mais intensos durante os primeiros 3 meses de gestação. 

Publicidade
Publicidade

hCG e teste de gravidez

Os testes de gravidez verificam a presença da gonadotrofina coriônica no sangue do corpo. Portanto, um teste com resultado positivo detecta a presença do hormônio enquanto o resultado negativo não detecta quantidade suficiente de hCG para constatar a gravidez. 

Ademais, existem dois tipos de teste de gravidez o qualitativo (testes de gravidez feitos em casa), que indica a presença do hormônio e o quantitativo (feito por meio de exame de sangue) que indica a presença do hCG e sua quantidade. 

Ademais, quando realizados no início da gravidez, os testes de gravidez podem apresentar resultado falso negativo e, devido a isso, devem ser feitos cerca de 10 a 14 dias após o atraso da menstruação.

O teste de farmácia deve ser realizado, preferencialmente, pela manhã e não é recomendado beber uma grande quantidade de líquidos para estimular a urina. Já para o exame de sangue laboratorial não é necessário jejum.

Como interpretar valores de gonadotrofina coriônica?

Os valores de gonadotrofina coriônica indicados no teste de gravidez quantitativo devem ser interpretados da seguinte maneira:

  • Menor que 5 mIU/mL: resultado negativo que não atesta a gravidez;
  • Entre 5 e 25 mIU/mL: resultado indefinido, podendo ser negativo ou gravidez recente (neste caso pode ser necessária a realização de um novo teste);
  • Maior que 25 mIU/mL: resultado positivo que atesta a gravidez.

É importante ressaltar que os valores do hormônio não determinam o tempo da gravidez. Além disso, valores maiores do que os normais podem indicar a gravidez de gêmeos.

Leia também: Teste de farmácia: é confiável? Veja marcas e preços

____________________

Os exames laboratoriais devem ser interpretados por um (a) profissional especializado (a). No caso de dúvidas a respeito da gestação e/ou dos seus níveis de hCG, entre em contato com um (a) médico (a). 

Continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações sobre saúde, exames e gravidez

Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2023 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade