O funcho é uma plantinha muito utilizada no Brasil com o propósito de amenizar sintomas relacionados a cólicas e má digestão. Muito usado em medicamentos, infusões, chás e em banhos de ervas, também pode ser reaproveitado em receitas salgadas e doces.
Devido aos seus benefícios para a saúde, está presente na Renisus (Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS) junto com outras 72 plantas com ação medicinal cientificamente comprovada.
Por isso, a seguir você confere algumas informações importantes sobre a planta, para que serve, suas propriedades e contraindicações. Confira!
O funcho (com nome científico Foeniculum vulgare) é uma herbácea que possui como características coloração verde clara, flores amarelas e folhagem fina. De origem europeia e mediterrânea, seu consumo é comum em várias regiões do mundo, especialmente nas subtropicais.
Os benefícios da planta são conhecidos há séculos. Manuscritos medievais já associavam o funcho ao tratamento de algumas doenças e sintomas, especialmente inflamatórios. Dependendo da região, era e ainda é utilizado de diferentes maneiras, tanto de forma externa (chás, infusões e xaropes, por exemplo) quanto externa (óleos, gel, pomadas, entre outros).
Como vimos anteriormente, os benefícios do funcho são conhecidos há séculos. Com o avanço da tecnologia e com a adoção de alguns métodos científicos, foi possível comprovar ou não grande parte das crenças populares que permeavam a planta. Na lista abaixo você encontra algumas das principais indicações e propriedades reconhecidas:
Os ativos anti-inflamatórios da herbácea contribuem tanto para a prevenção de algumas doenças, como câncer e reumatismo, quanto para o alívio de sintomas gripais, alérgicos e de dores estomacais, por exemplo.
O funcho se mostrou eficaz também no alívio de contrações (cólicas) intestinais e menstruais. Dessa forma, o óleo e o chá da planta podem ser muito úteis para diminuir a intensidade da dor.
Inchaço, eructação (arrotos), dor e mal-estar são alguns dos sintomas da má digestão. Infusões e chás de funcho são capazes de aliviar esses sintomas característicos. Basta ingerir uma pequena xícara após as refeições mais pesadas, como jantar e almoço.
Insônia, ansiedade e tensão são alguns dos sintomas que a herbácea pode ajudar a amenizar. Isso é possível graças à sua ação ansiolítica, ou seja, calmante e tranquilizante. Plantas com ação ansiolítica reduzem o estado de alerta, relaxam a musculatura e induzem ao sono. É uma boa opção também para amenizar sintomas característicos da TPM (tensão pré-menstrual), como irritação, oscilação de humor e dores.
A retenção de líquido abdominal e em outras regiões do corpo causadas por uma alimentação inadequada ou por algumas doenças, por exemplo, também pode ser amenizada com a ajuda da herbácea, já que a planta é diurética.
A planta é uma ótima aliada no combate aos gases. Ela ajuda a quebrar as bolhas de ar intestinais e estomacais e, dessa forma, ameniza o inchaço e o desconforto.
O funcho é um ótimo aliado no combate à prisão de ventre, pois possui ação laxante. Contudo, deve ser ingerido para essa finalidade com cautela e apenas com recomendação médica, pois o uso excessivo do chá pode provocar diversas complicações.
Apesar de possuírem algumas características semelhantes, a erva-doce e o funcho possuem propriedades diferentes. Portanto, é um erro dizer que ambas são a mesma planta.
A principal diferença pode ser reconhecida nas sementes e nas flores de ambas as plantas. Enquanto o funcho possui flores amarelas e sementes finas e compridas de coloração esbranquiçada, a erva-doce tem flores brancas e suas sementinhas são pequenas e escuras.
É possível acrescentar o funcho em diversos pratos, tanto doces quanto salgados e, até mesmo em bebidas alcoólicas ou não. A seguir você confere 3 receitinhas super práticas para acrescentar no seu dia a dia:
Modo de preparo:
Modo de preparo:
Sirva o talo assado com arroz, carnes ou, até mesmo, em saladas e como recheio de tortas salgadas.
Modo de preparo:
Caso queira adaptar a receita e utilizar bebidas alcoólicas, como gin e vodka, acrescente 1 colher de chá de açúcar.
Assim como qualquer medicamento e alimento, as plantas também possuem algumas contraindicações e podem desencadear sintomas adversos. Em altas dosagens o funcho pode causar as seguintes complicações:
Além disso, sobre contraindicações, a plantinha não é recomendada para alguns grupos. São eles:
Em bebês e crianças a herbácea deve ser usada apenas com prescrição médica e na quantidade recomendada.
Leia também: Chás que grávidas não podem tomar: veja quais são
O funcho pode ser encontrado em lojinhas de produtos naturais e em farmácias físicas e onlines. Além disso, é comum que mercados, feiras livres e hortifrutis também vendam a plantinha.
Útil para o tratamento e alívio de diversos sintomas, o uso do funcho deve ser feito cautelosamente. Caso tenha diagnóstico de alguma doença ou complicação não citada acima, consulte seu (a) médico (a) antes de fazer uso da plantinha.
Acesse a categoria Saúde para mais dicas e informações sobre sintomas e tratamentos.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.