Beleza

Botox Capilar: o que é, para que serve, preço, marcas, alisa?

Publicado em: 16/07/2018Última atualização: 16/08/2021
Publicado em: 16/07/2018Última atualização: 16/08/2021
Foto de capa do artigo

O que é botox capilar?

O botox capilar é um tratamento aplicado diretamente nos fios, que promove o preenchimento das fibras capilares. Seu objetivo é deixar os cabelos com uma aparência mais saudável e brilhosa.

A proposta é oferecer um tratamento menos agressivo em comparação a outros procedimentos, como a escova progressiva — que faz uso do formol.

Publicidade
Publicidade

Qual a diferença entre botox facial e botox para cabelo?

O botox tradicional é uma composição à base de toxina botulínica, que atua na paralisação muscular. Em quantidades maiores, ela é tóxica.

No entanto, médicos a administram em níveis mais baixos para amenizar condições de saúde, como sudorese, enxaqueca, olhos preguiçosos (diminuição de visão por causa de um desenvolvimento visual anormal) e problemas de deglutição.

O que talvez pouca gente saiba, é que o termo botox também pode ser empregado em cosméticos.

Eles compartilham o mesmo nome devido a funcionalidade semelhante.

Da mesma maneira que o botox facial relaxa os músculos e ameniza as rugas, o botox capilar promove o preenchimento das fibras do cabelo, melhorando seu aspecto.

https://minutosaudavel.com.br/glicerina-no-cabelo/

Botox capilar utiliza os mesmos componentes que o botox facial?

Não! A única semelhança entre os dois está no nome. Diferentemente do botox facial ou somente botox, que utiliza a toxina botulínica tipo A, extraída da bactéria Clostridium botulinum, o botox capilar contém aminoácidos, nutrientes e vitaminas.

O nome é o mesmo por causa do efeito do produto nos cabelos, que seria semelhante ao do botox na pele.

Publicidade
Publicidade

Como funciona o botox para cabelo?

No botox capilar o produto é colocado sob os fios a fim de promover a reestruturação capilar, atuando diretamente na fibra ou haste capilar, como também pode ser chamada.

Essa estrutura é constituída principalmente por queratina e melanina, responsáveis pela rigidez e cor dos fios, respectivamente.

A queratina é uma proteína, encontrada na pele, unha e cabelos. É formada por aminoácidos e está localizada na parte interna do fio, conhecida como córtex.

O córtex é preservado por uma camada externa protetora, produzida por células sobrepostas e com aparência de escamas, denominada cutícula. A cutícula é a parte do fio que podemos enxergar e tocar.

Assim como a pele, os cabelos também envelhecem. A ação do tempo faz com que eles se tornem mais ressecados, quebradiços, esmaecidos e com perda de pigmentação.

Além disso, a ação de fatores externos, como vento, sol, poeira, umidade, poluição e uso de químicas nos cabelos pode causar danos à queratina e prejudicar toda a estrutura dos fios.

É aí que entra o botox no cabelo!

Seu objetivo é restituir a massa capilar perdida e deixar os fios hidratados e com uma aparência saudável.

Os ingredientes variam de acordo com o tipo de produto. No geral, o cosmético é constituído por aminoácidos, nutrientes e vitaminas, promovendo uma hidratação intensa.

Com isso, a raiz e as pontas ficarão com as mesmas dimensões, melhorando aspectos como volume, frizz e pontas duplas.

https://minutosaudavel.com.br/hidratacao-para-cabelo/

Para que serve o botox capilar?

O botox capilar apresenta diversas conveniências. Algumas são:

Hidratação

O botox capilar promove uma alta hidratação nos fios, amenizando os efeitos de um cabelo ressecado.

Consegue agir internamente na estrutura capilar para recuperar os nutrientes perdidos. Com isso, as mechas ficam mais sedosas, suaves e elásticas.

Alinhamento da fibra capilar

O tratamento auxilia no alinhamento e blindagem das fibras capilares, deixando o cabelo com um aspecto ordenado e liso.

Resistência dos fios

Graças a selagem e a reposição da massa perdida, que regenera os fios quebradiços e com pontas duplas, o cabelo cresce mais forte e resistente.

Maleabilidade

O movimento natural dos fios é restituído, tornando-os mais maleáveis.

Redução de volume

Redução no volume dos cabelos, eliminação do frizz e aspecto natural são outros benefícios do botox.

Proteção

O botox protege os cabelos contra agentes externos ao produzir uma camada ao redor do fio. Assim, fatores como o vento e o sol não causam tantos danos.

Publicidade
Publicidade

Botox capilar alisa o cabelo?

Originalmente, não. Sua função, na essência, é apenas promover recuperação da massa capilar.

Porém, diversas marcas passaram a optar pelo nome botox capilar devido a demanda pelo tratamento.

Em consequência da perspectiva fiel a selagem das cutículas, substâncias alisantes, como amônia e guanidina, passaram a ser inseridas em alguns produtos.

Fique atenta a fórmula do cosmético, pois aqueles com efeito hidratante possuem queratina como base.

Em cabelos cacheados, o botox capilar pode mudar a aparência dos cachos.

As mechas tipo 2A (ondulações leves) e 2B (ondulações intermediárias) podem perder essas características e ficar com um aspecto liso, ainda que por um tempo limitado.

https://minutosaudavel.com.br/como-acabar-com-a-caspa/

Botox capilar tem formol?

É preciso salientar que o botox capilar é distinto da escova progressiva. Ao contrário da escova, o botox capilar não utiliza o formol em sua composição, substância proibida para este fim pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por causar danos à saúde.

Os cabelos ficam mais alinhados e nutridos, o que aparenta torná-los mais lisos, mas não é um alisamento definitivo.

Mas, segundo o profissional Boris Deziderio, na prática, em alguns salões de beleza, o botox é misturado com o tratamento progressivo ou com o próprio formol.

“Por isso temos esses botox no mercado às vezes que garantem alisamento. Mas o botox in natura, como nas máscaras e revitalizadores, não possui formol”.

Ou seja, consulte sempre o profissional, antes de fazer a aplicação.

Qual a diferença entre botox capilar e progressiva?

A principal diferença do botox capilar e da escova progressiva é que o botox tem como objetivo repor a massa capilar dos fios, deixando-os mais hidratados e saudáveis. Consequentemente, pode deixar os cabelos mais lisos, sem frizz e com volume controlado.No entanto, a progressiva é, de fato, um alisamento.

Os produtos usados nas progressivas são capazes de mudar temporariamente a estrutura dos fios, deixando-os bem alisados e alinhados.

Simplificando, o alisamento causado pelo botox é uma consequência, na progressiva, é o objetivo principal.

https://minutosaudavel.com.br/melhor-mascara-para-cabelos/

Quem pode fazer botox no cabelo?

No geral, o tratamento capilar com botox pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, com tinturas, mechas ou alisamento, sem contraindicações.

É eficiente especialmente nas seguintes condições:

  • Cabelos com pontas duplas;
  • Cabelos muito finos, sem volume ou brilho;
  • Cabelos secos e danificados;
  • Cabelos muito crespos;
  • Cabelos que passaram por alisamentos e coloração.

Contudo, algumas marcas utilizam produtos químicos em sua composição, o que pode ser prejudicial em algumas situações. Por isso, não deixe de consultar um profissional, especialmente se você estiver grávida ou amamentando.

Quanto tempo dura?

De acordo com cabeleireiro Boris Deziderio, os resultados do botox capilar duram cerca de 1 mês a 1 mês e meio, dependendo de cada pessoa e dos cuidados empregados após o tratamento. As manutenções devem ser realizadas pelo menos a cada 15 dias.

Aplicação do botox no cabelo

O botox capilar pode ser realizado em um salão de beleza ou em casa. No entanto, os produtos utilizados possuem especificações distintas para cada uso.

O tempo no salão varia de 2 a 3 horas, conforme quantidade e comprimento do cabelo.

Durante o procedimento, os fios são lavados com um shampoo de limpeza profunda, que elimina as impurezas concentradas no couro cabeludo e ao longo dos fios. Isto faz com que o produto atinja mais profundamente as mechas.

Depois o botox é aplicado, massageando da raiz às pontas. O produto permanece no cabelo molhado em torno de 20 a 90 minutos.

O profissional poderá prosseguir com o processo de duas formas: enxaguar o botox antes de secar e finalizar com chapinha, ou permitir que o produto permaneça no cabelo enquanto seca e depois alisar para que ele penetre de maneira mais intensa.

Os resultados podem ser percebidos logo após a finalização do processo. Por possuir pouca composição química, o método não contém cheiro e não ocasiona reações, como coceira e ardência nos olhos.

Botox capilar caseiro: passo a passo

O botox capilar também pode ser administrado em casa. Vale ressaltar que os produtos utilizados são específicos para este fim. Faça os testes de toque e mecha antes de iniciar o tratamento.

Fique atenta aos passos necessários para a aplicação do produto:

  1. Lave o cabelo e o couro cabeludo por 2 vezes. Use um shampoo antirresíduos ou o shampoo que vem no kit de botox capilar;
  2. Retire o excesso de água do cabelo com o secador;
  3. Separe o cabelo em mechas uniformes;
  4. Aplique o produto massageando os cabelos, se estendendo da raiz às pontas;
  5. Deixe o botox agir por 20 minutos ou de acordo com a recomendação do fabricante. Não é preciso cobrir a cabeça;
  6. Enxágue e escove o cabelo com o secador e, posteriormente, faça o uso da chapinha.

Cuidados posteriores

Apesar dos efeitos positivos, é preciso de alguns cuidados após o tratamento. Devem ser feitas hidratações semanais ou quinzenais e cauterização a cada 30 ou 45 dias.

Outra precaução é evitar shampoos antirresíduos, pois eles podem retirar o produto dos fios e, com isso, diminuir seu tempo de ação e eficácia.

Riscos do botox no cabelo

Apesar de não oferecer perigo, o botox é um tratamento capilar, por isso, pode haver risco de irritação na pele ou reação alérgica. Para minimizar as chances de efeitos colaterais, o botox não deve entrar em contato com pele.

Quando em excesso, o produto pode causar engrossamento e endurecimento dos fios.

Administradores do produto não aconselham usar por mais de 3 ou 4 vezes ao ano. Isto porque pode acarretar em quebra, queda e enfraquecimento capilar.

Marcas e produtos

O produto ideal a ser usado vai depender do seu tipo de cabelo e efeitos desejados. Listamos algumas opções de produtos e marcas para facilitar sua escolha:

Uso profissional

O cabelereiro poderá indicar o produto mais vantajoso para o seu caso. Dentre as opções usadas nos salões de beleza, estão:

L’Oréal Fiberceutic

Ideal para cabelos grossos, danificados, com porosidade alta — quando as cutículas estão muito abertas, absorvendo a água de forma veloz, mas perdendo na mesma prontidão —, a L’Oréal Fiberceutic garante mechas saudáveis e flexíveis.

Contendo a molécula Intra-Cylane, o produto permeia até chegar no núcleo da fibra capilar. Nela, as moléculas são mais resistentes, o que ancora a fibra e dificulta a quebra capilar. Segundo a marca, a molécula é capaz de agir por 10 lavagens.

Botox Portier Ciclos

Alinhamento e selagem dos fios são as melhorias oferecidas pelo Botox Portier Ciclos, que também afirma ser eficaz na diminuição de volume e reconstrução das fibras capilares.

O produto é constituído por proteína de trigo, que umedece os fios; ácido lático, que recupera as mechas danificadas; e proteína de soja, que garante movimento e maleabilidade ao cabelo.

Uso em casa

Além das marcas utilizadas por profissionais, outros produtos anunciam efeitos semelhantes e podem ser usados em casa. São eles:

Creme Alisante Lola Vintage Girls (100g)

O Creme Alisante Lola Vintage Girls é indicado para todos os tipos de cabelo, especialmente os danificados ou agredidos por chapinha e secador.

O produto não é um relaxamento, sua ação consiste em alinhamento e redução de volume. Oferece tratamentos únicos com ingredientes que rejuvenescem, alisam e revitalizam os fios.

Preço médio: entre R$ 30 e R$ 35.

Botox Capilar Desalfy Hair Biotex Asiática (250g)

Indicado para o tratamento de cabelos com química e volumosos, o produto tem como base a queratina (selagem capilar), além de óleo de argan e proteínas, promovendo uma hidratação intensa. A linha asiática não possui formol.

Preço médio: R$ 57.

Botox Capilar Capicilin Redutor de Volume (100mL)

Botox Capilar Capicilin Redutor de Volume é apropriado para cabelos volumosos, armados ou rebeldes. Em sua composição se encontram óleos como o de Argan, Monoi, Macadâmia e Ojon.

Este produto é liberado para a técnica Low Poo, método que consiste na lavagem capilar sem agressões químicas.

Preço médio: R$ 25.

Botox de Chuveiro Retrô Cosmético Mona & Lisa (50g)

Cabelos normais ou ressecados, com ou sem tratamento químico, podem se beneficiar com o Botox de Chuveiro Retrô Cosmético Mona & Lisa. Sua fórmula não contém formol, mas sim ácidos naturais, que agem na preparação dos fios para serem termicamente ativados.

Preço médio: R$ 8,77.

Natuhair Botox Tradicional (210g)

Indicado para todos os tipos de cabelo, Natuhair Botox Tradicional, não tem formol. O produto é um realinhador térmico que promove a redução de volume. Oléo de Argan e Arginina são alguns dos componentes utilizados.

Preço médio: entre R$ 46 até R$ 53.

Preço: quanto custa uma aplicação de botox no cabelo?

O preço a ser pago no tratamento feito no salão de beleza vai depender do comprimento e volume dos fios, bem como o tipo de produto a ser aplicado. O valor varia bastante, sendo em média algo entre 60 a 600 reais.

Os preços vão variar também de acordo com o os profissionais, o salão e até mesmo a região em que você mora.

Mas você pode ficar atenta em promoções em salões de beleza ou optar pela compra dos produtos individuais.

Botox capilar injetável

O botox capilar injetável, que faz uso da toxina botulínica tipo A, vem sendo usado especialmente nos Estados Unidos por mulheres que desejam sair da academia sem sofrer mudanças em seu penteado.

O suor em excesso (hiperidrose) na cabeça acomete principalmente mulheres entre 39 e 50 anos, devido ao período da menopausa, caracterizado pelas alterações hormonais.

Mas nem todas as mulheres que fazem o tratamento possuem o problema. Muitas só querem evitar o suor no couro cabeludo enquanto praticam exercícios físicos.

As injeções de botox são indicadas para pessoas que transpiram muito, pois o suor pode ocasionar ressecamento dos fios e obstruir o folículo.

A toxina botulínica impossibilita o impulso nervoso que provoca a formação de suor pelas glândulas sudoríparas. As glândulas possuem um revestimento fino de células musculares situadas ao seu redor, que se contraem e liberam o suor.

Este tipo de tratamento possibilita que as lavagens sejam feitas entre períodos mais prolongados. Boatos sugerem que as injeções estimulam o crescimento do cabelo, mas isso não foi comprovado.

O produto é injetado a cada 2 centímetros na região a ser tratada. Seus efeitos perduram por cerca de 7 meses. No couro cabeludo são necessárias 7 agulhadas no local próximo a nuca e mais 6 na região perto da testa.

Quando absorvido pelo organismo, o botox injetável pode diminuir seus efeitos a partir de 2 a 3 meses após a primeira aplicação. Além disso, o tratamento pode simplesmente não funcionar.

Contudo, a Food and Drug Administration (FDA ou USFDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, não autoriza a utilização deste tipo de tratamento.

Outras opções de tratamento

Fora o botox para cabelo, há muitos outros tipos de tratamentos. Segundo alguns especialistas, os tratamentos de queratina são similares ao botox.

O produto é aplicado diretamente no cabelo a fim de torná-lo mais macio e resistente. Entre os ingredientes estão a queratina e aminoácidos.

Porém, algumas opções no mercado que utilizam queratina passaram sob análise por possuírem em sua composição metilenoglicol ou formalina. Esses ingredientes são conservantes que se transformam em formaldeídos compostos quando esquentados.

O formaldeído é um agente que pode causar câncer. Por conta disso, tratamentos com estes componentes não são recomendados.

Já tratamentos de suavização de queratina têm como base o biformilo, que não é considerado de alto risco. No entanto, pode provocar uma considerável irritação na pele, olhos e canal respiratório.

Ao invés de optar por esses tratamentos, a pessoa também pode mudar seu estilo de vida, e assim, contribuir para um cabelo mais bonito e saudável:

  • Evitar a exposição do cabelo em altas temperaturas: usar secadores e chapinhas pode enfraquecer o cabelo, além de favorecer a quebra;
  • Reduzir o nível de estresse: o estresse pode atingir a pele e as madeixas. Em situações como essa, o organismo libera mais hormônios. Casos mais graves podem gerar perda de cabelo;
  • Ter uma alimentação balanceada: o consumo de frutas e legumes fornecem as vitaminas e minerais que o cabelo precisa para crescer bonito e saudável.

Algumas pessoas preferem ingerir suplementos contendo vitaminas e minerais, como biotina, ferro, sílica e zinco. Em tese, estes compostos ajudam a melhorar a apresentação do cabelo, mas não há estudos que comprovem completamente sua eficácia.

Fotos: antes e depois

Comparando o antes e depois de quem já fez o procedimento podemos ver o quanto o botox capilar é capaz de transformar os fios, deixando-os com um aspecto mais nutrido, brilhoso e com frizz controlado.

Eles podem ficar bem mais alinhados, mas é importante saber que para manter esse resultado é preciso ter cuidados diários com os fios, hidratando-os, não exagerando no uso de chapinha, secador ou banhos quentes.

Veja alguns modelos de antes e depois:

https://www.instagram.com/p/B0rAXeMFOhb/
https://www.instagram.com/p/B0rAa8mgQ9d/
https://www.instagram.com/p/B0q_eLthJXS/
https://www.instagram.com/p/B0q-8QhhNGt/
https://www.instagram.com/p/B0q1QTsjUZk/

O botox capilar é um tratamento que melhora a aparência do cabelo ao devolver a massa perdida dos fios. Apesar dos efeitos positivos, o produto não tem ação alisante, uma vez que o formol não é usado em sua composição.

Acompanhe nossos textos e não deixe de compartilhar estas informações!

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade