Conhecida como lipo sem corte, a lipocavitação é um procedimento não-cirúrgico que quebra a gordura localizada e a celulite por meio de um ultrassom.
Vale frisar que esse procedimento estético não é voltado especificamente para o emagrecimento, mas para a remodelação do corpo, quebrando as camadas de gordura sob a pele. É possível reduzir medidas e perder alguns quilinhos, mas para isso é fundamental seguir as orientações do (a) profissional.
Além disso, é preciso aliar o tratamento com uma rotina de cuidados com a alimentação, prática regular de atividade física e ingestão adequada de água para obter os resultados.
Diferentemente do ultrassom comum, que é um exame de imagem, por meio das ondas emitidas pelo ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU), a lipocavitação quebra a camada de gordura no corpo, facilitando sua metabolização pelo organismo. Especialmente a localizada (como o famoso “pneuzinho” no abdômen) e as celulites.
Antes de mais nada, um (a) bom (ou boa) profissional vai realizar uma consulta para identificar qual o seu histórico de saúde, objetivos com o procedimento e se esse tratamento é o mais indicado para você. Em alguns casos, ele (a) vai pedir também a realização de alguns exames para ter mais certeza, como o próprio lipidograma.
Sendo assim, se a lipocavitação for o melhor procedimento a se fazer, parte-se para as sessões. Basicamente, o processo envolve a aplicação de um gel na região e movimentos circulares com o aparelho de ultrassom por cerca de 35 a 40 minutos.
Esse processo não costuma doer, mas pode causar um leve incômodo pelo barulho ou sensação de aquecimento ou formigamento da região. Mesmo assim, relate para o (a) profissional qualquer desconforto durante o procedimento.
Cada caso e região do corpo demanda uma quantidade de sessões diferentes, mas os resultados já podem ser percebidos desde a primeira sessão.
Além disso, ao fim de cada sessão, é recomendado um cuidado complementar que pode envolver massagens, drenagens linfáticas, uso da plataforma vibratória ou exercícios aeróbicos para estimular a região e melhorar a circulação de todo o corpo.
Leia mais em: Exercícios para perder barriga: quais são e como fazer? | MS (minutosaudavel.com.br)
Em síntese, a camada de gordura quebrada é eliminada pelo organismo por diferentes meios: pode ser metabolizada pelo fígado e se tornar fonte de energia para o corpo ou ainda ser eliminada junto à urina.
Como resultado de maus hábitos alimentares, sedentarismo e baixa ingestão de líquidos, o organismo vai depositando a gordura ingerida e não utilizada formando camadas maiores de tecido adiposo abaixo da pele.
Por outro lado, quando a pessoa tem um estilo de vida mais ativo, a tendência natural é que essa gordura seja queimada como fonte de energia para o corpo.
Porém, em alguns casos há também fatores genéticos, hormonais e de metabolismo que podem desregular esse processo. Por isso, vale sempre manter os exames de saúde em dia, especialmente antes de iniciar algum tratamento estético.
De qualquer forma, o padrão estético ainda gera muita insatisfação com o próprio corpo, especialmente para as mulheres. Por isso, procedimentos estéticos e até cirúrgicos são extremamente procurados diariamente.
No entanto, é sempre importante levar em conta se a tão sonhada mudança é para você se sentir bem consigo mesma (o) ou para agradar os outros. Nesse caso, ter um acompanhamento psicológico pode auxiliar no fortalecimento e construção do amor próprio e de uma autoestima saudável.
Dito isso, procedimentos como a lipocavitação são recomendados para fins estéticos no tratamento das gorduras que costumam incomodar: as localizadas. Seja no abdômen, nas costas, no bumbum, nas coxas ou em qualquer parte do corpo.
Apesar disso, não é um tratamento para pessoas com obesidade, apenas para quem tem sobrepeso leve, a fim de reduzir medidas e contornar melhor o corpo.
Quando aliada a uma mudança de hábitos para uma vida mais saudável, a lipocavitação auxilia na remodelação do corpo e eliminação de gorduras. No entanto, é preciso seguir todas as recomendações, bem como fazer todas as sessões estipuladas pelo (a) profissional.
De maneira geral, são feitas sessões semanais por 1 a 2 meses, mas essa quantidade pode variar de acordo com os objetivos e o caso de cada um (a). Sendo que o tratamento costuma reduzir em média 3,5 cm de medida já na primeira sessão.
Além disso, os estímulos do ultrassom estético podem contribuir com a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e saudável.
A adoção de um estilo de vida mais saudável também melhora os resultados:
Antes de mais nada, vale lembrar que o preço não deve ser um fator decisivo para a realização de um procedimento estético. Assim como o mais barato pode não ser feito corretamente, o mais caro pode não ser o melhor. Portanto, pesquise muito e procure a indicação e relatos de pacientes que já foram atendidos nesses lugares.
A partir dessas informações, é importante que você se sinta à vontade e confiante durante o tratamento. Claro, que o preço também é um fator importante, para ter um preparo financeiro. Mas vale lembrar que os valores do tratamento variam de acordo com diversos fatores, como:
Mas de maneira geral, uma estimativa média é de que cada sessão custa em torno de R$100 a R$300. Além disso, vale frisar que a lipocavitação pode ser feita apenas por:
Apesar de ser um procedimento estético seguro, a lipocavitação não é indicada para pessoas:
Da mesma forma que, temporariamente, também deve ser evitada por pessoas com feridas ou inflamações na região de realização do procedimento até a cicatrização total da pele.
De maneira geral, a lipocavitação é um procedimento estético seguro. No entanto, devido ao uso incorreto do aparelho, em alguns casos, é possível ter algumas reações como feridas, queimaduras, inflamações nos poros, entre outros danos à pele.
Por isso, é fundamental escolher bem um (a) profissional capacitado (a) que irá realizar o procedimento, seja dermatologista, fisioterapeuta ou esteticista. Também é importante levar em consideração a qualidade da clínica, dos produtos e dos aparelhos a serem utilizados, para sua segurança e saúde.
Por fim, há ainda outros procedimentos de maior ou menor segurança para diferentes objetivos, como a carboxiterapia, a criolipólise ou a abdominoplastia, clique nos links para ler mais sobre cada uma, caso seja do seu interesse.
Mas de qualquer forma, o mais importante na hora de considerar qualquer procedimento ou cirurgia para fins estéticos, é importante ter em mente que é para você se sentir bem com você mesma (o). Por isso, valorize sua própria beleza e faça aquilo que quiser de maneira segura e positiva para a sua saúde.
Busque profissionais devidamente qualificados e realize acompanhamento médico para conferir se a sua saúde está em dia. Além disso, siga acompanhando os conteúdos do Minuto Saudável para saber mais sobre saúde, beleza e bem-estar!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.