Com 6 semanas de gestação, é possível que as outras pessoas nem desconfiem ainda de sua gravidez. Isso porque não há sinal de uma barriga de gestante aparente, assim como há no segundo e terceiro trimestres de gravidez.

São quase 2 meses de gestação até essa 6ª semana e o feto é ainda muito pequenininho. Seu tamanho é de aproximadamente 4mm (comparado ao tamanho de uma semente de romã).

O que acontece com 6 semanas de gestação?

O feto, com 6 semanas de gestação, é um embrião muito pequeno, mas o seu desenvolvimento é acelerado. No ultrassom, já é possível notar algumas estruturas formando-se, como o coração bombardeando sangue, de forma ritmada (como um tambor), por todas as regiões já desenvolvidas.

O tubo neural, durante essa semana, também começa a se fechar sobre o que será, futuramente, a medula espinhal. Há também o desenvolvimento de pequenas dobras de tecido que, ao longo da gestação, se tornará as bochechas, mandíbulas e queixo da criança.

Onde futuramente estarão os olhos do bebê, se enxergam apenas manchinhas pretas. Ainda que muito pequeno e primitivo, algumas estruturas como braços e pernas começam a surgir.

Na gestante, alguns sintomas também se manifestam e se tornam mais frequentes, como os enjoos matinais. Também é comum a mãe ter maior sensibilidade nos seios, como consequência de uma maior circulação sanguínea e aumento na produção de células mamárias.

Ultrassom

Normalmente, o primeiro ultrassom acontece após a 11ª semana, quando o desenvolvimento do bebê já está um pouco mais avançado. No entanto, após a 5ª semana já é possível marcar o primeiro exame.

Antes disso, ele não é recomendado porque não é possível identificar nenhum sinal da gestação.


Na 6ª semana, se o ultrassom for realizado, o médico ou médica já poderá observar o saco gestacional. Também consegue verificar se não ocorreu uma gravidez ectópica e identificar os batimentos cardíacos do feto.

No entanto, se a mulher esperar mais algumas semanas, poderá confirmar a idade gestacional e quantos bebês há dentro da barriga.

Quais os cuidados com 6 semanas de gestação? 

Durante esse início de gestação, é importante que a mulher mantenha uma rotina de vida saudável, descansando, alimentando-se bem e praticando exercícios leves. Deve manter sempre o acompanhamento médico e buscar ajuda caso tenha algum sintoma incomum, como dores e sangramentos.

Por ter uma maior sensibilidade nos seios, é recomendado sempre o uso de sutiãs e roupas confortáveis, que não apertem a região das mamas.

Como está a barriga? Já dá para ver?

Com 6 semanas, quase 2 meses de gestação, ainda não é possível ver a barriga da mãe. O feto ainda é muito pequeno e por isso as mudanças físicas quase não são perceptíveis. Para ter uma ideia, o tamanho dele com 6 semanas é de aproximadamente 4mm e o peso de 1g.


Com 6 semanas de gestação, a mamãe ainda está bem no início da gestação. Nesse primeiro trimestre, os sintomas podem ser desconfortáveis, mas em breve a maioria das mulheres vão percebê-los com menos intensidade. O feto, ainda que pequeno, está com o desenvolvimento a todo vapor.

Continue se informando sobre todas as semanas gestacionais aqui no Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *