Com 31 semanas de gestação a mulher está encaminhando-se para a reta final da gravidez, já no último trimestre dessa fase de sua vida.
O bebê está mais alerta aos estímulos externos e reage com maior facilidade aos movimentos e sons emitidos pela mamãe.
Mas, em alguns casos, a mulher pode não sentir tanto os movimentos do bebê.
Isso ocorre porque os movimentos do feto se tornam cada vez mais limitados, como consequência do menor espaço no útero.
É um período de maior atenção aos sintomas, pela possibilidade de um parto prematuro e, muitas vezes, de bastante desconforto para a mulher devido ao tamanho da barriga.
Devido ao espaço cada vez menor, o bebê passa a maior parte do tempo apertado no útero, com os braços cruzados, joelhos dobrados e o queixo próximo ao peito.
Quando as mãos estão próximas à boca, o bebê pode começar, ainda na barriga da mãe, a ter o costume de chupar o dedo.
É uma ação que ajuda posteriormente na amamentação, na hora de pegar o peito, já que ele consegue firmar a boca no polegar e fazer o movimento de sucção.
Veja no texto a seguir os principais sintomas que a gestante tem e as mudanças do bebê em 31 semanas de gestação:
31 semanas de gestação são quantos meses? Já pode nascer?
Quando a gestante está com 31 semanas de gestação significa que está no final do sétimo mês. Com esse tempo, é possível que o bebê possa nascer, mas ainda é considerado um parto prematuro.
Pelo risco desse tipo de parto, é importante que as mulheres saibam a diferença entre os sintomas do parto e das contrações de Braxton Hicks.
Sintomas do parto prematuro
As contrações de Braxton Hicks surgem durante o terceiro trimestre de forma irregular e passageira.
A mulher pode sentir um aperto geral do útero ou ter a sensação de que o bebê está fazendo movimentos bruscos.
Não são tão dolorosas quanto as contrações pré-parto e não são motivo de alarme ou preocupação.
Elas podem ocorrer e passar após algumas horas, mas não são todas as mulheres que as sentem, especialmente tratando-se da primeira gestação.
Os sintomas que realmente indicam que a mulher está entrando em trabalho de parto prematuro são:
- Cólicas semelhantes às menstruais localizadas acima do osso púbico;
- Dor ou pressão na região lombar;
- Diarreia;
- Aumento de corrimento vaginal;
- Corrimento rosado ou marrom;
- Sangramentos;
- Cólicas intestinais.
Leia mais: Sétimo mês de gravidez: conheça as mudanças da mãe e do bebê
Qual o tamanho e quanto pesa um feto de 31 semanas?
O bebê com 31 semanas de gestação possui um peso, em média, entre 1300g e 1500g. O tamanho do feto nesse estágio é de cerca de 38cm.
Nessa fase, o bebê passa a ganhar peso de forma mais acelerada, cerca de 200g por semana.
A cabeça do bebê é uma das que mais crescem, pois o cérebro tem um aumento no tamanho. As células nervosas também apresentam um crescimento maior.
A visão do bebê também está bem desenvolvida e até o nascimento ainda continua aprimorando-se. Ao nascer, o recém-nascido foca mais em objetos próximos e aos poucos vai se acostumando às cores e a focar em objetos distantes.
Leia mais: Terceiro trimestre de gravidez: conheça os sintomas e exames
Sintomas com 31 semanas de gestação
Com 31 semanas de gestação a mulher pode apresentar sintomas como dor na região da bacia, prisão de ventre, dor na região das costelas e perda de fôlego.
Este último sintoma pode acontecer devido ao fato do bebê empurrar o diafragma em direção aos pulmões. Assim, a mulher apresenta maior cansaço, falta de ar e perda de ritmo na respiração.
Entre a 37ª e 38ª semana, a falta de fôlego dá uma trégua pois o bebê desce para a pélvis, deixando mais espaço para o diafragma.
A mulher também pode sentir maior cansaço pela dificuldade de encontrar uma posição confortável, devido ao peso do bebê e ao tamanho da barriga.
Com 31 semanas de gestação, o bebê está mais apertado dentro da barriga da mãe, mais consciente dos estímulos externos e continuando a ganhar mais peso nesta reta final da gestação.
A mulher também pode ter alguns sintomas e características específicas, como as contrações de Braxton Hicks, que dão aquela sensação de barriga dura. Diante de qualquer sintoma incomum, a gestante deve procurar ajuda médica.
Continue acompanhando artigos sobre gravidez aqui no Minuto Saudável!