Fisiologicamente, o período fértil acontece antes da menstruação, já que o sangramento menstrual ocorre justamente quando não houve concepção. Mas para tornar mais fácil a contagem de quando ele ocorre, diz-se que é 11 dias após o sangramento.

O período fértil é caracterizado pela liberação do óvulo dos ovários, o que acontece, normalmente, uma vez por ciclo. Em raros casos, pode ocorrer a liberação de um óvulo de cada ovário (esquerdo e direito) ou 2 óvulos do mesmo ovário.  

É importante relembrar que o ciclo menstrual começa no 1º dia da menstruação, ou seja, no dia do sangramento, e termina no último dia antes de descer a menstruação seguinte. 

Por exemplo, se a menstruação desceu no dia 10 e no mês seguinte desceu no dia 7, o ciclo começou no dia 10 e encerrou no dia 6.

Apesar de muitas mulheres não se enquadrarem em ciclos de 28 dias, esse período é usado como base para a contagem. Assim, quem tem ciclos de 28 dias, o período fértil fica entre o 11º e o 17º.

Isso porque a fase fértil pode durar entre 4 e 6 dias. Destes, o 14º dia (metade do ciclo) é o dia mais fértil e com mais probabilidade de fecundação.

Leia mais: É possível engravidar menstruada? Riscos durante o ciclo menstrual

Sintomas: como saber se estou no período fértil? 

O período fértil acontece na metade do ciclo menstrual, com uma margem de erro de 3 dias antes e 3 dias depois. Por exemplo, se o ciclo menstrual começou dia 1º e terminou dia 30, o período de liberação do óvulo e, portanto, propício para a concepção, é entre os dias 12 e 18 daquele mês. 


Por isso, é importante que você anote os dias que começou a menstruar e saiba quantos dias duram os seus ciclos. 

Com essas informações, basta calcular a metade do ciclo e acrescentar 3 dias antes e depois.   

Se os ciclos forem irregulares, faça uma média entre os 3 últimos meses. Para isso, some os dias daqueles ciclos menstruais e divida o valor total por 3. 

Leia mais: Como saber se estou ovulando? Dicas e calculadora para engravidar

Mas se mesmo com toda essa matemática, você tiver dificuldades para identificar o período fértil, saiba que seu corpo dá alguns sinais: 

Aumento da temperatura   

É normal que a mulher tenha um aumento que pode variar entre 0,5° C e 1° C na temperatura corporal durante o período fértil. 

Mas para observar corretamente a temperatura, deve-se medi-la quando acordar pela manhã, de preferência ainda deitada. Isso porque os movimentos vão esquentando o corpo e podem alterar o resultado da temperatura corporal.   

Também se deve começar a medir a temperatura no primeiro dia do ciclo menstrual, ou seja, no dia em que desce a menstruação. 

Aumento da libido 

O desejo sexual feminino tende a aumentar durante a fase do período fértil. Isso acontece porque, biologicamente, o organismo feminino está pronto para conceber uma gestação, o que acontece por meio da relação sexual. 

Nessa fase, o organismo também aumenta a produção dos odores responsáveis por atrair e excitar os homens (feromônios). O que também pode deixar a pele e o cabelo mais sedosos e brilhantes. 

Secreção vaginal 

Durante o período fértil, os hormônios femininos aumentam a produção de uma secreção transparente, sem cheiro e de consistência elástica (parecida com a clara de ovo). 

Ela é liberada pelo canal vaginal e tem como objetivo facilitar o encontro entre o espermatozoide e o óvulo, permitindo a fecundação.  


O período fértil acontece aproximadamente na metade do ciclo menstrual.

Como são diferentes, é recomendado que cada mulher perceba os dias de duração do ciclo e assim calcule quando está no período fértil. 

O Minuto Saudável tem vários conteúdos sobre saúde da mulher. Acompanhe nossas postagens!!!  


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *