A partir das 14 semanas de gestação, os riscos de aborto espontâneo são bem baixos e a mãe em geral já consegue ficar mais segura. É o momento de relaxar e se concentrar no que está por vir. 

Nessa fase, o bebê já começa a tomar forma e tem a estrutura dos seus órgãos toda formada. Logo logo já será possível ver o rostinho e saber o sexo do bebê.

Como é bom poder acompanhar o passo a passo do desenvolvimento dele. A cada dia são novas descobertas sobre o bebê e sobre si mesma. Aproveite da melhor maneira esse momento.

14 semanas de gestação são quantos meses?

Com 14 semanas de gestação, a mamãe já está no quarto mês de gravidez. É o início do segundo trimestre da gestação. 

É no segundo trimestre que começam a aparecer as mudanças no corpo. Em geral, até as 14 semanas a barriga é quase imperceptível. Os seios já começam a se preparar para a amamentação e os quadris começam a ficar um pouco mais largos.

Não somente o seu corpo muda, como também o corpo do bebê. Já é possível perceber os primeiros movimentos dentro de sua barriga, ainda bem sutis.

O desenvolvimento do bebê

Quando a mamãe chega na14ª semana de gestação, a estrutura dos órgãos internos do bebê já estão formadas. O cordão umbilical já está bem desenvolvido, levando ao bebê o oxigênio e o alimento que ele precisa para crescer saudável.

Os rins do bebê já estão desenvolvidos, assim como o esôfago, a traqueia, a laringe e as cordas vocais. Surgem também os primeiros fios de cabelo, que são,na verdade, uma penugem bem fina por todo o corpo.


Os movimentos respiratórios também já estão começando a acontecer. A boca do bebê já está fazendo movimentos de abrir e fechar, exercitando os músculos do rosto e também das mãos, fazendo movimentos de “pegar”.

Já que falamos do rostinho dele, é nessa fase que os olhos se movem para a parte superior do rosto e as orelhas para os lados da cabeça. 

Tudo está no seu devido lugar e em breve será possível vê-lo através do ultrassom. Além disso, também é possível identificar os órgãos sexuais do bebê através do exame de ultrassom.

E por falar em exame, a 14ª semana de gestação é o limite máximo para se realizar o exame de translucência nucal (TN), importante para identificar possíveis anomalias nos cromossomos, como a Síndrome de Down, por exemplo. 

Qual o tamanho e peso do bebê?

Apesar de o feto estar com os órgãos formados, ele ainda é bem pequeno. Com 14 semanas de gestação ele está do tamanho aproximado de uma laranja. 

Nessa etapa, o bebê está medindo entre 8cm e 9,5 cm (da cabeça às nádegas) e pesa entre 40g a 60g aproximadamente.

Essa é a fase em que ele começa a ganhar peso e crescer de forma acelerada. De agora em diante, será mais fácil ver o bebê com maior nitidez no exame de ultrassom.

Vale lembrar que cada bebê se desenvolve em um ritmo diferente, seja dentro ou fora do útero. Isso vai variar de acordo com o biotipo dos pais e o organismo da criança.

Como está a gestante com 14 semanas de gestação?

Os incômodos dos primeiros meses começam a desaparecer. Os enjoos costumam diminuir, assim como a vontade de urinar o tempo todo.

É muito importante não só se preocupar com o desenvolvimento do bebê, mas também estar atenta às modificações no corpo da mamãe.

Com tudo acontecendo rápido demais, é normal algumas alterações acontecerem no corpo da mulher.

Alguns acontecimentos são comuns nessa fase, tais como:

Mudanças no corpo

Os seios começam a crescer cada vez mais e é possível notar a mudança gradativa nas aréolas, que aumentam de diâmetro e ficam mais pigmentadas devido ao aumento da produção de melanina.

Também pode acontecer o surgimento da “linha nigra”, a conhecida linha escura que surge no meio da barriga e que só irá desaparecer algum tempo depois do parto. Não é uma regra, mas em geral quando acontece é nesse período.

Prisão de ventre 

O alto nível de progesterona diminui a atuação da musculatura intestinal, podendo levar à prisão de ventre. É recomendado tomar muita água e comer frutas e vegetais ricos em fibras para ajudar no funcionamento do intestino.

Congestionamento nasal

A progesterona também pode causar a chamada “rinite gestacional”. Ela aumenta a circulação para as membranas mucosas do nariz, fazendo com que elas fiquem congestionadas.

Além da obstrução nasal, em alguns casos podem também ocorrer episódios de epistaxes (sangramentos nasais). Um umidificador de ambientes pode ajudar na desobstrução nasal.

Qual o tamanho da barriga com 14 semanas de gestação?

É no segundo trimestre que começam a aparecer as mudanças no corpo. Em geral, antes da 14ª semana de gestação, a barriga é quase imperceptível.

A partir de agora, o útero começa a aumentar de tamanho. O que antes era apenas uma “pochete” na altura do umbigo, começa a tomar uma forma mais arredondada, ficando gradativamente mais alta.

Vale lembrar que o tempo de aparecimento da barriguinha pode variar de mulher para mulher, pois cada uma tem um biotipo. Mas é importante ressaltar que o tamanho da barriga não define o tamanho do bebê.


Tente prestar atenção em você durante a gestação, pois é um período em que as emoções estão à flor da pele. É muito importante ter esse autocuidado.

Procure fazer atividades físicas regularmente, para ajudar o organismo a ter mais energia e disposição para lidar com as mudanças no corpo.

Antes de mais nada, peça sempre a orientação do seu médico para qualquer mudança na rotina que pretende fazer, seja na alimentação, atividades físicas etc.

Continue acompanhando o Minuto Saudável nessa jornada para descobrir as fases da gestação mês a mês!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *