Com 12 semanas de gestação, o período mais complicado e com maior risco de aborto espontâneo está chegando ao fim. 

Se a mulher ainda não contou a notícia para amigos e familiares, está na hora de conversarem sobre isso já que, a partir de agora, esconder a gravidez ficará cada vez mais difícil por conta das mudanças no corpo. 

Pequenas mudanças, embora sejam sutis, já podem ser percebidas. Por exemplo a barriga, as mamas, as coxas e até os braços e pés tendem a aumentar o volume. 

Também é normal que tonturas e dores de cabeça estejam mais presentes enquanto os  enjoos podem diminuir. Continue a leitura para saber mais sobre essa semana gestacional!

12 semanas de gestação são quantos meses? 

12 semanas de gestação correspondem ao final do 3º mês, ou seja, a gravidez está quase entrandono segundo trimestre. 

O pequeno já se mexe com bastante frequência (quase sem parar) embora ainda seja muito cedo para a mamãe senti-lo. 

Nessa fase da gravidez, é muito comum as gestantes sentirem mais fome do que o normal. 

Isso acontece porque o processo de desenvolvimento do neném não para e ele precisa de energia para crescer. 


Por isso, é importante que a gestante se alimente corretamente, dando preferência a uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, cereais e carnes magras. Ter o acompanhamento de um nutricionista pode ser uma opção.

Qual o tamanho do bebê com 12 semanas de gestação? 

Na 12ª semana, o bebê pesa, em média, 14g e mede (da cabeça até o bumbum) cerca de 7cm. Órgãos vitais (coração e pulmão) já estão formados e agora vão crescer e passar pela maturação. 

O bebê também está desenvolvendo uma fisionomia mais humana e o rosto está ganhando os traços da bochecha, dos lábios e queixo. 

Os ouvidos internos já estão formados e as orelhas (cartilagem que os envolvem) está se desenvolvendo na lateral da cabeça. 

As unhas do neném já podem estar começando a crescer nas pontinhas dos dedos. Muitos bebês nascem com as unhas grandes e precisam cortá-las ainda na maternidade.

Como é a ultrassom?

O exame de imagem (ultrassom) feito na 12ª semana é um momento importante e de ansiedade já que a mamãe poderá ver o seu neném pela primeira vez. 

Antes desse tempo, a imagem pode não estar tão nítida justamente porque o bebê ainda é muito pequeninho. 

Durante essa fase, esse exame é fundamental pois, através dele, será possível diagnosticar complicações ou síndromes. 

Se houver a suspeita, o obstetra poderá solicitar outros exames e todas as dúvidas devem ser esclarecidas com esse profissional. 

A ultrassom com 12 semanas ainda pode revelar outras coisas como a presença de outro neném (gêmeos) ou estimar a provável data do parto com base na idade fetal. 

A consulta geralmente dura 30 minutos e no final dela, o médico obstetra já informa se há a necessidade de fazer outros exames ou seguir outras recomendações.


A 12ª semana de gestação pode trazer muitas surpresas para a mamãe, que verá seu neném pela primeira vez em 3 meses. O pequeno cresce cada dia mais e não para um segundo. Por isso, a gestante deve se alimentar corretamente dar preferência para uma dieta saudável. 

O Minuto Saudável traz outras informações sobre gravidez e saúde do bebê. Não deixe de conferir nossas postagens. 


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *