Muitas mulheres menstruam 2 vezes no mês em algum momento da vida. Isso pode acontecer por vários fatores como problemas hormonais, anticoncepcionais e até estresse.

A síndrome dos ovários policísticos e a recuperação de cirurgias (como laqueadura) também são alguns fatores relacionados ao aparecimento da menstruação fora do ciclo.

O tratamento de tumores benignos (miomas) também pode causar dois sangramentos no mesmo mês.

Nesse caso, se os sangramentos acontecerem com frequência (por mais de 2 meses seguidos) o médico deverá ser avisado e poderá prescrever outra forma de tratamento.

Quando é normal ficar menstruada duas vezes no mesmo mês?

O surgimento da menstruação duas vezes ao mês ocorre comumente com mulheres que têm ciclos menstruais curtos, ou seja, com menos de 28 dias de duração.

Por exemplo, se a menstruação veio no dia 1º e o ciclo menstrual desta mulher dura 25 dias, ela estará menstruada novamente no 25º dia daquele mesmo mês. Isso é normal.

Leia mais: Calendário Menstrual (tabelinha): como calcular período fértil?


De forma geral, essas irregularidades só devem preocupar se acontecerem com frequência ou durarem muitos dias.

Dores não menstruais, odores e coloração anormal no sangue menstrual também são sinais de alerta de que algo não está bem.

Nessas situações, menstruar duas vezes ao mês pode ser um sinal de outras complicações, como doenças e aparecimentos e nódulos no sistema reprodutor feminino.

Ao perceber alterações no organismo, ou em caso de dúvidas, consulte um(a) ginecologista.

É importante que a mulher acompanhe seu ciclo menstrual e saiba detalhes como duração e sintomas, já que isso pode ajudar a identificar anormalidades e saber quando procurar um médico ou médica.

Menstruei duas vezes no mês e agora está atrasada: quando vou menstruar de novo?

Primeiramente, cada mulher tem seu ciclo menstrual e como diversos fatores podem interferir na regularidade, não há exatamente como saber.

Por isso, pode ser que a menstruação venha normalmente, conforme esperado, ou não.

Fatores como estresse, amamentação, uso de drogas ou métodos contraceptivos, alimentação em falta ou excesso, sono insuficiente e problemas hormonais podem contribuir para que a menstruação tenha ciclos desregrados.

Por isso, o mais recomendado é consultar um médico ginecologista que poderá analisar qual foi o motivo para a menstruação descer duas vezes e fazer estimativas de quando a próxima virá.

É normal menstruar duas vezes no mês tomando anticoncepcional?

Sim. O uso de métodos contraceptivos como fármacos anticoncepcionais e DIU podem influenciar o ciclo e causar o aparecimento da menstruação dupla no mesmo mês.

Anticoncepcional (pílula e injeção)

O uso de anticoncepcionais pode desencadear variações hormonais levando a mulher a menstruar duas vezes no mesmo mês.

Por exemplo, a progesterona e o estrogênio são hormônios presentes em anticoncepcionais e capazes de causar um sangramento anormal.

Esses fármacos também podem provocar o chamado “sangramento de escape”.

Embora dure menos dias que a menstruação e tenha aspectos diferentes, o sangramento de escape pode ser confundido com a menstruação comum.

DIU

No caso do Dispositivo Intrauterino (DIU), é normal que a mulher tenha sangramentos após a colocação do mesmo.

O DIU pode provocar dois sangramentos no mesmo mês. Um deles pode ser o sangramento de escape, que é diferente da menstruação.

A colocação errada desse dispositivo pode fazer com que o mesmo se movimente e provoque sangramentos.

É normal menstruar duas vezes no mês amamentando?

Sim. Durante a amamentação, os hormônios liberados podem causar grandes mudanças no ciclo menstrual.

A lactante pode ter pequenos sangramentos de escape, confundidos com a menstruação,  sem afetar a qualidade da amamentação.

Ainda é possível que a mulher demore até 8 meses para voltar a menstruar depois do parto. Também é normal se a lactante menstruar um mês sim e um mês não.

Essas irregularidades apenas indicam que o organismo está voltando ao normal, após a fase da gravidez.

Ficar menstruada duas vezes no mesmo mês pode ser gravidez?

Quando o embrião se aloja na parede do útero (nidação), pode ocorrer um pequeno sangramento que pode ser confundido com a menstruação, mesmo que dure menos dias e tenha aspectos diferentes.

O sangue é menos encorpado e pode apresentar coloração mais clara ou escura em comparação com o sangue menstrual.

Se o primeiro sangramento do mês for menstrual e o segundo for nidação, a mulher está grávida. Se for ao contrário, as chances de gestação diminuem.

Geralmente, a gravidez vem acompanhada de outros sintomas como enjoo, tonturas e inchaços nas mamas.

Em caso de dúvida, faça um teste de gravidez ou procure um ginecologista.

Leia mais: Quando fazer o teste de gravidez de farmácia ou de sangue?


A menstruação pode descer duas vezes no mesmo mês e isso é normal em grande maioria dos casos.

Fatores como estresse, ciclo menstruais curtos e uso de métodos contraceptivos podem ser desencadeadores dessa condição. Mesmo assim, em caso de dúvidas, procure um ginecologista.

O Minuto Saudável traz vários conteúdos sobre saúde da mulher. Leia outras postagens e tenha dicas de saúde, beleza e bem-estar!!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

57 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. minha menstruação veio no mes de maio no dia 7 e no final do mas meio de novo e no mes de junho não veio .e agora oque pode ser

    1. Olá, Luciana.
      Os atrasos menstruais podem ser decorrentes de uma série da fatores, alguns normais, como mudanças hormonais, estresse, alimentação e usos de outros medicamentos.
      Caso haja outros sintomas ou o atraso persista, orienta-se buscar uma consulta ginecológica.

    2. Olá, Luciana.
      Os atrasos menstruais podem ser decorrentes de diferentes fatores. Alguns, inclusive, normais.
      Se você teve ou tem relações sexuais com um parceiro, a indicação é fazer um teste de gravidez para descartar a possibilidade de gestação.
      Caso contrário, o ideal é observar outros sintomas. Se houver dores, cólicas, coceira ou ardência ao urinar, e o atraso menstrual persistir, o ideal é fazer uma consulta ginecológica.

  2. Minha menstruação veio dia 21 durou 7 dias certinhos, porém desceu novamente depois de uma semana… ela sempre foi desregulada mas isso nunca a aconteceu…

    1. Olá, Aylla.
      Podem ocorrer sangramentos fora do período de menstruação sem que isso signifique, necessariamente, algo errado. No entanto, é sempre importante fazer acompanhamento com ginecologista para investigar as causas.

  3. Olá. Meus seios sempre ficam inchados e tenho cólica antes da menstruação,e dura no máximo 4 dias; normal. Esse mês menstruei 2 vezes, no começo do mês, normalmente com todos os sintomas antes e a duração certa, mas na segunda vez quase no final do mês, menstruei novamente porém não tive os sintomas comuns antes e durou 8 dias, sendo 6 dias na cor rosa e os 2 últimos dias um fraco fluxo de sangue. Quando parou senti fracas cólicas durante alguns dias. Pq aconteceu isso ? Agradeço desde já!!
    Obs: nunca passou de 4 dias.

    1. Olá, Sthefani.
      É preciso investigar as causas. Somente levando em consideração a duração do seu ciclo normal é possível indicar se houve apenas uma irregularidade menstrual ou se foi um sangramento devido a outras causas.
      Muitas vezes, essas mudanças da menstruação são comuns e não indicam nada grave, mas em outros casos elas podem ser um sinal de alterações hormonais. Por isso, é preciso fazer uma consulta ginecológica.

  4. Olá! Minha menstruação veio dia 28/07 e agora dia 15/07 desceu novamente…. Isso está acontecendo a dois meses…. Minha menstruação sempre tem duração de 7 dias . A menstruação que vem em seguida o fluxo e menor. Tipo gotinha com borra de café… Oque pode ser ?

    1. Olá, Sueli.
      É preciso fazer um levantamento do seu quadro clínico. Os escapes podem ser decorrentes do uso de anticoncepcionais ou outros fatores. Somente com uma avaliação clínica e, possivelmente, exames, a(o) ginecologista poderá indicar quais as causas do sangramento.

  5. Olá!
    Estou com algumas dúvidas,eu tomei mesygina em Maio dia 04,e e minha "M"desceu dia 17 durou 3 dias no fluxo normal.
    Junho eu não tomei injeção e minha "M"desceu no dia 03 fluxo normal,daí treinei o mês quase tdo e dia 24 desceu um sangramento tipo escape,parou dia 26 no do 27 não tinha nada nada dai dia 28 sai um sanguinho no papel apenas!daí meu App mostrou q minha "M"desceria dia 15 por causa do ciclo de 21 dias,mais hj é dia 17/07e nada ainda,a M ainda não desceu fiz o teste do cotonete e saiu branco normal,será q posso ter engravidado?

    1. Olá, Bia.
      Após interromper o uso de anticoncepcionais, é comum ocorrer mudanças no ciclo, pois não há interferência dos hormônios do medicamento.
      Em geral, é necessário esperar o corpo se restabelecer e ajustar novamente o cilo.
      Caso esteja com dúvidas, recomenda-se a realização de um exame de sangue ou urina para descartar a possibilidade de uma gestação.

  6. Olá!
    Estou com algumas dúvidas,eu tomei mesygina em Maio dia 04,e e minha "M"desceu dia 17 durou 3 dias no fluxo normal.
    Junho eu não tomei injeção e minha "M"desceu no dia 03 fluxo normal,daí treinei o mês quase tdo e dia 24 desceu um sangramento tipo escape,parou dia 26 no do 27 não tinha nada nada dai dia 28 sai um sanguinho no papel apenas!daí meu App mostrou q minha "M"desceria dia 15 por causa do ciclo de 21 dias,mais hj é dia 18/07e nada ainda,a M ainda não desceu fiz o teste do cotonete e saiu branco normal,será q posso ter engravidado?

  7. Boa Noite. estava tomando o anticoncepcional injetável Perluta, dia 15-06 era para ter tomado só que a farmacêutica falou que ela ta fora do mercado, procurei em vairas drogaria mas não achei. A farmacêutica falou que eu poderia tomar a mensigyna, tomei a mensigyna no dia 22-06, lembrando q dia 15 tiver relação mornal com meu marido, no dia 16 nos comecei a usar preservativo, ai no dia 22 tomei a mensigyna, depois de 3 dia veio uma menstruação tipo borra de cafe que durou 3 dia, depois de 1 semana no dia 15-07 desceu de novo como sangue vivo e durou 1 dia, depois de 2 dia desceu de novo só q dessa vez ta um sangramento vermelho vivo só que bem clarinho. lembrando que ante de de tomar perlutan eu tomava o mesmo anticoncepcional Mensigyna e nunca tinha acontecido isso.

    1. Olá, Tais.
      É sempre importante fazer acompanhamento ginecológico, sobretudo na troca de medicação.
      Muitas vezes, mudar o anticoncepcional pode acarretar alterações no organismo, pois o organismo nem sempre se adapta à ação do medicamento.
      Nesses casos, ter assistência médica é necessário, logo que a(o) profissional saberá quais os resultados esperados e o que significam estes sangramentos.
      Por isso, a orientação é buscar uma consulta médica, sobretudo se os escapes continuarem.

  8. Olá mestruei no dia 07 desse mês e tive relação sexual quando acabou a menstruação dois dias depois menstruei denovo o que pode ser?

  9. Oi.
    Menstruei no dia 29/06 e durou 5 dias como sempre ocorreu. Tive relação no dia 11 e ele gozou, no mesmo dia tomei a pílula. No dia 17/07 eu menstruei novamente mais durou apenas 3 dias e com um corrimento mais claro no primeiro dia e um fluxo forte, no segundo dia um pouco mais escuro com alguns jatos durante o dia e no terceiro dia era muito escuro e o fluxo era fraco.
    Espero que me ajudem a entender, se é sintoma da pílula ou se pode indicar algo. Desde ja agradeço…beijossss

    1. Olá, Eduarda.
      A mudança no fluxo menstrual pode, sim, ser decorrente da pílula do dia seguinte.
      Mas como ela é um método emergencial com mais possibilidade de falhas do que outros métodos, a orientação é realizar um exame de gravidez para descartar a possibilidade.

  10. Olá! Eu nn uso injeções e nem tomo anticoncepcional,minha menstruação veio dia 06/07 e voltou dia 21/07 nunca aconteceu isso antes e preocupo querendo saber oque deve ser tenho 19 anos!Podem me informar? Alguma hipótese do q seja!

    1. Olá, Ludimila.
      Várias coisas podem mudar o ciclo menstrual, como o uso de medicamentos, perda ou ganho de peso, estresse ou apenas uma mudança normal do seu ciclo.
      Se não houver outros sintomas (e não houver possibilidade de gravidez), não há, a princípio, com o que preocupar-se.

  11. Olá mim chamo kelly mês de junior minha menstruação veio duas vezes dia 1 e passou 6 dias e dia 29 de novo e passou 6 dias também eu não tomo nada quando posso contar o atraso do qual dia

  12. Olá minha menstruação desceu mês passado no começo do mês com a duração 7 dia q é o normal dela e dia 30desceu novamente e ficou até dia 2 de julho isso nunca tinha acontecido e esse mês 7 até agr não desceu isso pode ser uma iniciação de uma gravidez? Tenho sentido u!as tonteira cansaços dores de cabeça

    1. Olá, Letícia.
      Atrasos menstruais podem ocorrer por diversas causas além da gestação. Mas é sempre necessário fazer um teste de gravidez para confirmar ou descartar a possibilidade.
      Caso o resultado seja negativo, deve-se buscar orientação ginecológica.

  13. Olá queria saber porquê tomo injeção de evita Perlutan assim que tomei no outro dia deceu um sanguinho saber mais já tinha mestrado o que pode ser

    1. Olá, Larissa.
      O sangramento é comum em mulheres que utilizam injeção anticoncepcional, devido aos efeitos adversos, sobretudo nos primeiros dias após a aplicação. Converse com a(o) ginecologista que te acompanha para esclarecer dúvidas e verificar se o método e o medicamento estão adequados para o seu organismo.

  14. Eu menstruei,quando chegou o 5 dia da menstruação eu parei de tomar o remédio por 4 dias e as duas vezes que eu não tomei o remédio eu tive relação sexual e ontem começou a descer um escorrimento tipo borra de café e depois veio um sangue vermelho forte,o que pode ser ?

    1. Olá, Karolayne.
      O uso de alguns medicamentos podem alterar o ciclo menstrual e o aspecto da menstruação. Mesmo assim, esses sintomas devem ser avaliados por um ginecologista. Esse profissional também poderá te indicar qual o melhor tratamento para combatê-los.

  15. Olá minha menstruação veio no dia primeiro de junho durou 7 dias.ai parou depois do sua 20 veio dinovo indicou 2 semanas descendo direto .agora no mês de julho vaio dia primeiro normal 7 dias aí parou .e agora dia 26 veio dinovo estou até agora menstruando isso é normal?

    1. Olá, Ana.
      A desregularidade do ciclo menstrual pode ser causada por vários fatores como o uso de remédios (mesmo que não sejam anticoncepcionais), estresse, excesso de exercício físico, má alimentação e entre outros. Para descobrir quais são as causas dessa desregularidade e como tratá-la, o recomendado é buscar auxílio de um ginecologista que poderá te orientar corretamente.

  16. Olá, minha menstruação veio em maio 06-10/05
    Em junho foi de 02-05/06 e para o mês de julho data prevista era 2/07 e veio adiantada no dia 30/06 até 04/07(que essa é menstruação de julho e com fluxo normal) tive relação com proteção dia 12/07.. Pela contas é pra chegar final do deste mês e até agora nada ou chega no começo? sinto sintomas, mama doloridos, dor de cabeça. Risco de grávidez? Ja estou aflita por não quero.
    Aguardo sua resposta.

  17. Ola! tenho visto a M nos ultimos dois meses duas vezes durante sete dias em cada ciclo, vi no dia 30 de junho a 7 de julho, voltei a ver no dia28 de julho e vou levar mais sete dias…estou preocupada o que pode ser? nunca tinha acontecido e nao uso nenhum metodo contraceptivo.

    1. Olá Ricardina,
      O ciclo menstrual pode ser desregulado por vários fatores como estresse, má alimentação e uso de medicamentos (mesmo que não sejam anticoncepcionais). O recomendado é conversar com um médico ginecologista que poderá te orientar corretamente e solicitar exames, se for necessário.

  18. Bom dia desde junho eu venho tendo alterações na minha menstruação, tomo injetavel e no mes passado voltou muito sangue após a aplicação, segundo ginicologista normal isso acontecer, só que pra minha supresa depois de anos sem atroso mestrual minha menstruação que sempre desceu dia 19 ou 20 dependendo do mês não apareceu, qando foi dia 28 ela desceu, não tomei a injetavel porque precisava esperar meu beta hcg ficar pronto, esse mes quando foi dia 19 minhas menstruação desceu durou 4 dias e ontem dia 29 ela desceu novamente, to aqui sem entender essa confusão meu ciclo sempre foi certinho

    1. Olá Grazi,
      O uso contínuo de fármacos anticoncepcionais pode desregular o ciclo menstrual. Nesses casos, o recomendado é consultar o ginecologista que te acompanha para esclarecer todas as dúvidas e discutir a possibilidade de usar outro anticoncepcional, se for necessário.

  19. Olá, eu fiquei menstruada no dia 01/07 passei o mês com colicas fracas e fiquei novamente no dia 29/07, e agora estou tendo enjoo. Tem possibilidade de gravidez ?

  20. Olá por favor me tire uma dúvida! Minha menstruação veio dia 02/05 e depois dia 20/05…ficou sem vim no mês de junho e em Julho novamente desceu dia 02/07 e 21/07…das duas vezes vieram 5 dias normais…o que pode ser?

    1. Olá, Andréa.
      É importante verificar se ambos os sangramentos são decorrentes da menstruação. Muitas vezes, podem ocorrer sangramentos por outros fatores.
      O uso de anticoncepcional pode acarretar mudanças no ciclo ou escapes. Mas, além disso, há uma série de outros fatores que pode estar associada. Em caso de dúvidas, sempre consulte um(a) ginecologista.

  21. Deixei de tomar a pílula á 2 semanas mas eu sotomava as vezes , e minha menstruação veio dia 7de julho e dia 17de julho será porqe deixei de tomar a pipula , ou será algum problema , ou será gravidez

    1. Olá, Patri.
      O uso irregular da pílula, além de afetar o ciclo menstrual, pode trazer riscos à saúde e não impede a gravidez.
      A única forma de confirmar ou descartar a possibilidade de gestação é por meio do teste de sangue ou urina.
      Caso haja dúvidas, busque orientação ginecológica. Há diversas opções contraceptivas e você não precisa, necessariamente, usar a pílula. O método de proteção deve ser o mais adequado e confortável para você.

  22. Bom dia menstruei dia 7 de julho ela foi embora dia 11 e agora dia 31 menstruei dinovo isso é normal ñ tomo nenhum tipo de contraceptivos.

    1. Olá, Carmem.
      Em geral, pode ocorrer alterações menstruais decorrentes de variações hormonais, uso de medicamentos e até estresse. Muitas vezes, elas não indicam nenhuma condição preocupante.
      O mais indicado é observar se o sangramento persiste ou se torna recorrente, bem como a aparição de outros sintomas. Em caso de dúvidas, sempre consulte um(a) ginecologista.

  23. Já é o segundo mes consecutivo, que minha menstruaçao desce duas vezes. A primeira desce uns 10 antes da segunda vez. A primeira dura em torno de 3 dias e a segunda em torno de 5 dias. O que poderia ser? Nao tomo pilula a 1 ano.

    1. Olá, Ellen.
      Conforme citado no texto, a menstruação pode descer duas vezes no mesmo mês por vários motivos como desregulações hormonais, uso de medicamentos (mesmo que não seja anticoncepcionais) ou até ciclos menstruais curtos. O recomendado é conversar sobre isso com o médico ginecologista que te acompanha. Esse profissional poderá descobrir o porque isso acontece e como deve ser tratado, se for necessário.

  24. Eu tinha mestrado normal , os 4 dias , depois q acabou ela veio muito mais forte e a cor bem vermelho vivo durou só um dia ,mas estou sentindo fortes cólicas e dores de cabeça ,o que poria ser ?
    Obg desde já

    1. Olá, Daniela.
      Os sintomas descritos acima (alteração no sangue menstrual, fortes cólicas e dores de cabeça) devem ser avaliados por um médico ginecologista. Esse profissional poderá analisar os sintomas, descobrir o que está provocando-os e ainda receitar um tratamento, se for necessário.

  25. Boa noite, minha menstruação veio dia 17/07 e tenho a duração de 6 dias, uma semana depois 31/08 ela veio novamente.
    Fui ao banheiro e quando fui me secar percebi, um vermelho meio escuro rosado( nao sei explicar) e esta esta durando 2 dias ate o momento porém esta vindo em pouca quantidade e com o mesmo aspecto um sangue meio grosso e vermelho escuro.
    Pode ser gravidez ?

    1. Olá,
      A mulher pode menstruar duas vezes no mesmo mês por várias razões como uso de alguns remédios (mesmo que não sejam anticoncepcionais), desregulação hormonal e ciclos curtos. Nesses casos, o recomendado é buscar o auxílio de um ginecologista que poderá avaliar os sintomas e te orientar corretamente. Se suspeitar de gestação, faça um teste de urina ou de sangue.

  26. Oi
    Minha menstruação veio dia 3 de julho fico 5 dias no dia 17 desceu um pouco fico 2 dia mais não sei se era menstruação ou nidação
    E no dia 30 de julho desceu e fico 1 dia so
    E hoje dia 5 de agosto estou atrasada 4 dias se passa d hoje vai fazer 5
    Será que estou Grávida ?

    1. Olá, Stephany.
      Muitas vezes, essas mudanças da menstruação são comuns e não indicam nada grave, mas em outros casos elas podem ser um sinal de alterações hormonais. O mais indicado para este caso é consultar um médico ginecologista que poderá analisar qual foi o motivo para a menstruação descer duas vezes.

  27. Boa noite , estou com uma candidíase repetida , em julho minha menstruação veio duas vezes , fluxo intenso até e muita cólica das duas vezes , mais estão falando que to com barriga de grávida , mesmo não tendo nenhum outro sintomas , é possível ?

    1. Olá, Bianca.
      O mais indicado é não confiar somente nos sintomas de uma gravidez. Eles são apenas indicativos mas não garantem um diagnóstico. O único modo de confirmar ou descartar a possibilidade de uma gravidez é por meio da realização de um exame. Você pode fazer o teste de urina, comprado em farmácia, ou o exame de sangue, em laboratório.

  28. olá. minha minha menstruação o mês passado veio duas vezes, e esse mês ainda não veio. oque será.
    e tenho um ano sem usar anticoncepcional,e não uso preservativo, pq estou tentado engravidar e não consigo..

    obrigada

    1. Olá, Bianca.
      Menstruar duas vezes no mês pode acontecer por conta de vários fatores como problemas hormonais, anticoncepcionais e até estresse. Então, é importante que você sempre acompanhe seu ciclo menstrual e saiba detalhes como duração e sintomas. Assim, qualquer alteração no sangramento como dores não menstruais, odores e coloração anormal no sangue menstrual podem ser um indicativo de que algo não está bem. O mais indicado é consultar com um(a) ginecologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *