Anelise Wickert (Minuto Saudável)
28/05/2019 11:15

É normal menstruar duas vezes no mês? O que pode ser?

Muitas mulheres menstruam 2 vezes no mês em algum momento da vida. Isso pode acontecer por vários fatores como problemas hormonais, anticoncepcionais e até estresse.

A síndrome dos ovários policísticos e a recuperação de cirurgias (como laqueadura) também são alguns fatores relacionados ao aparecimento da menstruação fora do ciclo.

O tratamento de tumores benignos (miomas) também pode causar dois sangramentos no mesmo mês.

Nesse caso, se os sangramentos acontecerem com frequência (por mais de 2 meses seguidos) o médico deverá ser avisado e poderá prescrever outra forma de tratamento.

Quando é normal ficar menstruada duas vezes no mesmo mês?

O surgimento da menstruação duas vezes ao mês ocorre comumente com mulheres que têm ciclos menstruais curtos, ou seja, com menos de 28 dias de duração.

Por exemplo, se a menstruação veio no dia 1º e o ciclo menstrual desta mulher dura 25 dias, ela estará menstruada novamente no 25º dia daquele mesmo mês. Isso é normal.

Leia mais: Calendário Menstrual (tabelinha): como calcular período fértil?

De forma geral, essas irregularidades só devem preocupar se acontecerem com frequência ou durarem muitos dias.

Dores não menstruais, odores e coloração anormal no sangue menstrual também são sinais de alerta de que algo não está bem.

Nessas situações, menstruar duas vezes ao mês pode ser um sinal de outras complicações, como doenças e aparecimentos e nódulos no sistema reprodutor feminino.

Ao perceber alterações no organismo, ou em caso de dúvidas, consulte um(a) ginecologista.

É importante que a mulher acompanhe seu ciclo menstrual e saiba detalhes como duração e sintomas, já que isso pode ajudar a identificar anormalidades e saber quando procurar um médico ou médica.

Menstruei duas vezes no mês e agora está atrasada: quando vou menstruar de novo?

Primeiramente, cada mulher tem seu ciclo menstrual e como diversos fatores podem interferir na regularidade, não há exatamente como saber.

Por isso, pode ser que a menstruação venha normalmente, conforme esperado, ou não.

Fatores como estresse, amamentação, uso de drogas ou métodos contraceptivos, alimentação em falta ou excesso, sono insuficiente e problemas hormonais podem contribuir para que a menstruação tenha ciclos desregrados.

Por isso, o mais recomendado é consultar um médico ginecologista que poderá analisar qual foi o motivo para a menstruação descer duas vezes e fazer estimativas de quando a próxima virá.

É normal menstruar duas vezes no mês tomando anticoncepcional?

Sim. O uso de métodos contraceptivos como fármacos anticoncepcionais e DIU podem influenciar o ciclo e causar o aparecimento da menstruação dupla no mesmo mês.

Anticoncepcional (pílula e injeção)

O uso de anticoncepcionais pode desencadear variações hormonais levando a mulher a menstruar duas vezes no mesmo mês.

Por exemplo, a progesterona e o estrogênio são hormônios presentes em anticoncepcionais e capazes de causar um sangramento anormal.

Esses fármacos também podem provocar o chamado “sangramento de escape”.

Embora dure menos dias que a menstruação e tenha aspectos diferentes, o sangramento de escape pode ser confundido com a menstruação comum.

DIU

No caso do Dispositivo Intrauterino (DIU), é normal que a mulher tenha sangramentos após a colocação do mesmo.

O DIU pode provocar dois sangramentos no mesmo mês. Um deles pode ser o sangramento de escape, que é diferente da menstruação.

A colocação errada desse dispositivo pode fazer com que o mesmo se movimente e provoque sangramentos.

É normal menstruar duas vezes no mês amamentando?

Sim. Durante a amamentação, os hormônios liberados podem causar grandes mudanças no ciclo menstrual.

A lactante pode ter pequenos sangramentos de escape, confundidos com a menstruação,  sem afetar a qualidade da amamentação.

Ainda é possível que a mulher demore até 8 meses para voltar a menstruar depois do parto. Também é normal se a lactante menstruar um mês sim e um mês não.

Essas irregularidades apenas indicam que o organismo está voltando ao normal, após a fase da gravidez.

Ficar menstruada duas vezes no mesmo mês pode ser gravidez?

Quando o embrião se aloja na parede do útero (nidação), pode ocorrer um pequeno sangramento que pode ser confundido com a menstruação, mesmo que dure menos dias e tenha aspectos diferentes.

O sangue é menos encorpado e pode apresentar coloração mais clara ou escura em comparação com o sangue menstrual.

Se o primeiro sangramento do mês for menstrual e o segundo for nidação, a mulher está grávida. Se for ao contrário, as chances de gestação diminuem.

Geralmente, a gravidez vem acompanhada de outros sintomas como enjoo, tonturas e inchaços nas mamas.

Em caso de dúvida, faça um teste de gravidez ou procure um ginecologista.

Leia mais: Quando fazer o teste de gravidez de farmácia ou de sangue?


A menstruação pode descer duas vezes no mesmo mês e isso é normal em grande maioria dos casos.

Fatores como estresse, ciclo menstruais curtos e uso de métodos contraceptivos podem ser desencadeadores dessa condição. Mesmo assim, em caso de dúvidas, procure um ginecologista.

O Minuto Saudável traz vários conteúdos sobre saúde da mulher. Leia outras postagens e tenha dicas de saúde, beleza e bem-estar!!!

28/05/2019 11:17

Anelise Wickert (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*