A 15ª semana de gestação é quando se completam 100 dias de gravidez. Essa fase é marcada por desenvolvimentos importantes para o bebê, como a sensibilidade à luz e a capacidade de articulação.

Nessa semana, o bebê está no início do desenvolvimento de seu órgão sexual. Em breve, será possível descobrir o seu sexo no ultrassom, dependendo da posição em que ele estiver dentro do útero.

Também é nesse momento que a barriga da gestante começa a ficar maior, com o crescimento dos ossos do bebê e o início do ganho de gordura. 

Confira a seguir mais informações sobre o que acontece na 15ª semana de gestação.

15 semanas de gestação são quantos meses?

A 15ª semana faz parte do 4º mês de gestação. É o mês que marca o início do segundo trimestre.

Apesar de ser a fase onde há o maior aumento de tamanho do bebê e, consequentemente, da barriga, esse período é normalmente menos difícil para a mamãe do que o primeiro trimestre.

Os enjoos, que antes eram comuns, tendem a diminuir e as mudanças no corpo da gestante começam a ser mais evidentes. 

Quais são os sintomas com 15 semanas de gestação?

Com 15 semanas de gestação, o bebê está com cerca de 50g. É a partir dessa semana que o ritmo de crescimento aumenta e esse peso vai ficando maior cada vez mais rápido.


Com isso, a barriga cresce e pode começar a ser difícil encontrar posições confortáveis para dormir. Além disso, com o aumento de volume do útero, a pressão exercida na bexiga é maior e podem ocorrer pequenas liberações de urina.

Também pode aumentar os edemas (inchaços) nas mãos, pés e tornozelos. Eles são causados pelo aumento da circulação de sangue e pela pressão exercida pelo útero em crescimento nas veias pélvicas.

Com isso, durante a adaptação do corpo da mulher ao crescimento do bebê, podem surgir algumas dores na pélvis, na lateral da barriga e nas costas.

Alguns exercícios leves podem ser feitos para aliviar esses sintomas, como caminhadas, natação ou ioga. 

O bebê já mexe? Como está o desenvolvimento?

Sim! O bebê já está com as suas articulações desenvolvidas e tem muito espaço para movimentar-se. Com 15 semanas de gestação ele já se mexe, mas ainda é difícil perceber seus movimentos com precisão, devido ao seu tamanho.

É nessa semana que o couro cabeludo da criança começa a tomar forma. Esse estágio também é marcado pelo crescimento de lanugo — pelos macios e ultrafinos — por todo o corpo do bebê, protegendo-o do líquido amniótico. Após o nascimento, esses pelos caem e começa o crescimento dos definitivos.

Na 15ª semana de gestação, a ponta dos dedos do bebê já toma forma. Além disso, o pequeno começa a chupar os dedinhos, principalmente o polegar.

Sua pele é uma camada fininha, pela qual é possível enxergar os vasos sanguíneos já em funcionamento. 

Além disso, nessa semana da gestação, o bebê já começa a desenvolver a visão. Ainda não abre os olhos, mas já é capaz de perceber a luz.


Com 15 semanas de gravidez, mais de ⅓ da fase de gestação já passou.

É um período em que o desenvolvimento do bebê acelera muito, passa a ser possível descobrir seu sexo e sentir seus movimentos dentro da barriga. Normalmente, é uma fase mais tranquila da gestação. 

Confira outras informações sobre as semanas da gestação e as fases da gravidez aqui no Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *