O Neosoro e outros sprays nasais devem ser usados durante a gestação somente sob orientação médica. 

A farmacêutica Francielle Mathias diz que o medicamento não tem segurança confirmada para gestantes. Por isso, é necessário que o médico analise o quadro clínico da mesma que indicará se ela pode ou não fazer o uso desse medicamento.  

A orientação é importante porque não é difícil o nariz entupir durante a gravidez. Isso ocorre porque há um aumento do fluxo de sangue da mulher, fazendo com que as veias nasais fiquem mais dilatadas.  

Além disso, o aumento de alguns hormônios, como o estrogênio, também pode estimular a produção de muco nasal. 

Essa condição é chamada de rinite gestacional e pode ocorrer a partir das primeiras semanas de gestação, podendo ser intensificada no último trimestre e passar depois do parto.  

A rinite gestacional é caracterizada somente pelo nariz entupido ou escorrendo e deve ser comunicada ao médico. 

Também é comum que essa fase seja marcada por alergias temporárias a pelos de animais ou poeira, por exemplo. 

Se a grávida apresentar outros sintomas como dor de cabeça ou de garganta, tosse e febre, é possível que haja alguma complicação como resfriado ou gripe


Nesses casos, o indicado é consultar um médico que poderá indicar qual o melhor tratamento farmacológico para tratar a origem do problema. Pois aliviar somente os sintomas nasais pode gerar uma melhora apenas momentânea.  

Antes de fazer uso de qualquer medicamento, procure um médico. A automedicação pode comprometer a saúde da mãe e do bebê.

Leia mais: Grávida pode tomar paracetamol? Saiba a dosagem e riscos

Neosoro prejudica o feto?

Depende. Se o uso for orientado e acompanhado pelo obstetra, em geral, não é prejudicial ao bebê. 

Mas em casos de automedicação (sem prescrição médica) esses sprays podem  trazer consequências negativas. Isso porque esses são medicamentos vasoconstritores, ou seja, diminuem os vasos sanguíneos.

Entre os efeitos colaterais, podem haver alteração dos batimentos do coração e da circulação de sangue. 

Quando uma gestante está com o sistema circulatório comprometido, o fluxo sanguíneo na placenta também pode ser prejudicado, comprometendo a saúde e o bom desenvolvimento do neném.   

Além disso, o uso destes soros nasais durante a gestação pode provocar insônia e inquietação.   

O que fazer com o nariz entupido na gravidez?

As grávidas devem evitar o uso de sprays e soros nasais que podem alterar o fluxo sanguíneo e prejudicar o neném. Algumas medidas caseiras, como reforçar a ingestão de vitamina C e beber 2L de água por dia podem ajudar a aliviar os sintomas da rinite gestacional sem riscos para a mamãe e para o bebê.

Leia mais: O que é permitido durante a gravidez?

Confira outras dicas para desentupir o nariz durante a gestação:  

  • Tome banho com água quente e assoe o nariz durante o banho; 
  • Coloque água quente em uma bacia e inale o vapor. Pode-se misturar uma pitada de sal com a água fervida para potencializar o efeito da inalação do vapor;
  • Evite cheiros fortes (como produtos químicos, tinta e fumaça de cigarro) que podem irritar ainda mais o nariz; 
  • Quando estiver deitada, eleve a cabeça com almofadas ou travesseiros.  

O Neosoro e outros sprays nasais podem prejudicar a gravidez. Por isso, as gestantes devem evitar o uso destes fármacos.

Para ajudar a desentupir o nariz e combater a rinite gestacional, deve-se aumentar o consumo de vitamina C, água e fazer inalações com vapores de água quente. 

O Minuto Saudável traz muitas outras informações para você ter uma gravidez com mais saúde!


Fontes consultadas

  • Dra. Francielle Tatiana Mathias (CRF/PR 24612), farmacêutica generalista (CRF/PR 24612) com mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2018).


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *