As 13 semanas de gestação marcam uma fase muito importante: o final do primeiro trimestre. Nesta etapa, o corpo da mãe e seus sentimentos continuam em fase de adaptação.

É comum nessa fase a variação do humor, por ser uma fase de grandes mudanças. O mais indicado é tentar ficar tranquila, pois certamente irá adaptar-se. É importante vivenciar intensamente cada parte desse processo.

Nesse momento, o feto está mais parecido com um bebê recém nascido e já é possível ver suas expressões faciais no exame de ultrassom.

13 semanas corresponde a quantos meses?

Quando a gestante está com 13 semanas de gestação, quer dizer que ela está com 3 meses de gestação. Esse é oficialmente o final do primeiro trimestre (a última semana). 

Essa primeira fase que já se passou, em geral, é a mais difícil. O corpo ainda está em fase de adaptação e os riscos da gravidez são maiores.

A partir de agora, você pode ficar um pouco mais tranquila, pois está entrando no segundo trimestre. Algumas mulheres relatam ser a fase na qual você começa a gostar ainda mais de estar grávida.

Sintomas e mudanças no corpo da gestante

Você já vivenciou 3 meses de gravidez e está aprendendo a lidar com tudo o que está acontecendo dentro e fora do seu corpo.

As mudanças físicas começam a ficar mais evidentes, como o aumento dos seios e da barriga, nos quais as veias começar a ficar mais aparentes e o aumento da circunferência da cintura fica evidente.


Em algumas mulheres, a barriga é mais aparente que em outras. Mas fique tranquila, se a barriguinha ainda não entrega que você está grávida, isso em breve vai acontecer.

Alguns outros fatores também são frequentemente relatados pelas mamães:

Vontade de urinar constantemente

O bebê começa a crescer e o útero acompanha esse crescimento. Por isso, é normal sentir uma pressão na bexiga, o que dá a sensação de que ela está cheia o tempo todo.

Porém, se você sentir dor ou queimação na hora de urinar, pode ser uma infecção urinária. Nesse caso, procure seu médico para verificar.

Tontura

As alterações na pressão sanguínea e o turbilhão de hormônios podem causar tonturas e até desmaios. Mas não se assuste, isso em geral é bem comum. 

Procure ter cuidado com as mudanças bruscas de posição, principalmente na hora de levantar-se.

Gengivas sensíveis

A variação dos níveis hormonais podem deixar as gengivas mais sensíveis e propensas ao aparecimento de placa bacteriana. 

Cuide bem da higiene bucal e mantenha uma alimentação saudável, controlando a quantidade de açúcares e fazendo um acompanhamento durante o pré-natal com um(a) dentista.

Aumento do apetite

Em geral, com 13 semanas de gestação, os enjoos já diminuíram. Isso pode significar um aumento no apetite, já que antes era tão difícil comer algo sem ficar enjoada.

Procure alimentar-se de 6 a 8 vezes por dia, intercalando as refeições principais com lanches leves. É importante evitar exageros e controlar seu peso, pois assim você preserva a sua saúde e a do bebê. 

Como está o desenvolvimento do bebê? Ele já mexe?

O bebê já está com a sua estrutura prévia formada, mas seus órgãos ainda precisam amadurecer. As mudanças nessa fase começar a ser mais rápidas. Parece que está tudo acontecendo ao mesmo tempo.

Ele já se mexe na barriga, pois está em fase de desenvolvimento dos ossos e músculos. Ainda são movimentos leves, mas vão intensificando-se no decorrer das próximas semanas.

Na primeira gravidez pode ser mais difícil sentir esses pequenos sinais do bebê, mas eles ficaram bem evidentes por volta da 18ª semana de gestação.

As principais mudanças no desenvolvimento do bebê com 13 semanas de gestação são:

  • O rostinho já está bem parecido com que o que será visto pela mamãe em breve; 
  • Na língua aparecem as papilas gustativas;
  • Seu fígado já começa a expelir bile, que irá captar nutrientes para o seu corpo e digerir as gorduras;
  • O pâncreas já está produzindo insulina;
  • Já é possível ouvir o coraçãozinho dele bater durante a consulta do pré-natal;
  • O pescoço já está formado e ele já consegue aguentar os movimentos da cabeça;
  • O cabelo já começa a crescer e o corpo está coberto por uma camada de pelo muito fino que protege a pele;
  • Os órgãos genitais externos e os ossos do esqueleto continuam a sua formação; 
  • O intestino, que antes residia no cordão umbilical, move-se para o abdômen, que já tem espaço para acomodá-lo;
  • Começa a escutar os sons e vibrações do interior do corpo da mãe;
  • Seus rins estão trabalhando a todo vapor e ele já consegue urinar eliminando o líquido amniótico;
  • A cabeça, que estava desproporcional ao tronco, vai dar uma pausa no crescimento e o corpo passa a ganhar mais volume.

Tamanho da barriga: qual o peso e tamanho de um bebê de 13 semanas?

Nessa fase, o bebê já tem aproximadamente 6,5cm a 8cm medidos da cabeça até o bumbum, e pesa entre 70g e 80g. O tamanho aproximado de um limão.

A cabecinha dele ocupa metade desse comprimento, graças ao desenvolvimento do cérebro. Ao longo dos próximos meses, o corpo vai crescer e ficar proporcional com a cabeça. 

Dicas

É importante consumir alimentos ricos em cálcio (como laticínios e grãos) durante esse período das 13 semanas de gestação. Isso irá ajudar no desenvolvimento dos ossos do bebê, que está a todo vapor nessa fase.

Outra vitamina importante de ser consumida é a Vitamina B12 (presente em laticínios, ovos e carnes), que contribui para a formação dos glóbulos vermelhos (células do sangue) e evita a anemia.


A gestação é um momento muito importante na vida das mamães, portanto, não deixe de cuidar-se e comparecer mensalmente às consultas do pré-natal.

Fazer todos os exames solicitados é indispensável para a sua saúde e a do bebê. Aproveite também para falar de suas inseguranças, preocupações e sentimentos.

E não deixe de continuar acompanhando, no Minuto Saudável, todas as semanas dessa grande jornada que é a gestação.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *